O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

MBS - FPLE MV

Iniciado por Brandt, 21/02/2016 às 22:56

21/02/2016 às 22:56 Última edição: 30/07/2016 às 19:28 por Masked

MBS - FPLE
por Masked

Introdução
Esse plugin transforma seu jogo num explorador de labirintos 3D em primeira pessoa.
E não, não dá pra fazer jogo de minecraft, antes que perguntem.

Screenshots
Spoiler
[close]

Como Usar
Eu recomendo muito fortemente que você baixe a demo desse plugin e monte seu projeto em cima dela, é meio chatinho de configurar. Se quiser, no entanto, pode baixar o script e salvar na pasta "js/plugins" do seu script, ativar ele no gerenciador de plugins e seguir as instruções de instalação na ajuda do plugin.

Mais informações estarão na ajuda do plugin.


Download
Demo (Mega): https://mega.nz/#!1ollhYBY!kAcFdlWg9Lhu-3-wXIu6KfxfKDs1ZU_HBIARfewnWZ0
Script (GitHub): https://github.com/MaskedRpg/JS/blob/master/mv/MBS_FPLE.js
Script (Raw): https://raw.githubusercontent.com/MaskedRpg/JS/master/mv/MBS_FPLE.js


Créditos e Agradecimentos
- a mim, por criar e disponibilizar;
- à equipe do babylon.js (https://github.com/BabylonJS/Babylon.js/graphs/contributors), pela biblioteca mais maravilhosa que a outra.
~ Masked

Wow, eu tava querendo testar algo do tipo a um bom tempo  :wow:

Só um problema, quando vou baixar a demo pelo Mega, ele pede a chave de decodificação.

Arrumei, quem mandou fazer o tópico na pressa? >_<

Adicionei uma screenshot também
~ Masked

Nossa, estou impressionado com o que fez Masked. :clap: :clap:

No momento estou sem RM, mas acompanhei o desenvolvimento com imagens.

Só umas curiosidades minhas, quanto tempo gastou para fazer esse plugin? E se fosse nas versões anteriores do RM demoraria muito e seria impossível fazer? Só curiosidade mesmo. :3

2010 ~ 2016 / 2024

22/02/2016 às 23:31 #4 Última edição: 22/02/2016 às 23:35 por Cronus
Cara, ficou muito bom!

Em muitos aspectos acho que evoluiu bastante em relação ao FPLE original. Poder remover o teto ou o chão e ainda dar continuidade pra textura em um espaço 3D é bem inteligente e dá uma profundidade bem maior aos cenários. Com um pouco de criatividade, dá pra criar mapas bem mais variados do que antes. Ter vários atributos facilmente configuráveis no plugin também é uma grande mão na roda, e acho que seria legal se você fizesse um add-on pra adicionar essas configurações dentro do menu de opções in-game, assim os próprios jogadores podem mexer caso o desempenho não esteja muito bom no seu pc.

Apesar de estar muito bom e perfeitamente usável, ainda faltam umas coisinhas meio obvias que seriam bem interessantes de implementar como maior controle sobre as texturas (fazer tetos diferentes do piso e etc) e suporte pra sprites no mapa, que por enquanto aparecem invisíveis.
Se não me engano, o FPLE original também usava o parallax como substituto pra escuridão e podia ser usado pra dar um certo efeito de névoa no cenário que era bem legal. Aliás, não sei se é uma ideia tosca mas acho que seria super maneiro se desse pra usar o parallax em perspectiva com o cenário pra poder criar efeitos como água ou céu, mas não faço a menor ideia do quão complicado isso seria.
E por fim, parece que não é possível alterar entre os dois modos misturar um jogo com visão top-down normal mas que use o FPLE em dungeons, que seria algo extremamente útil.

Você pensa em continuar trabalhando nele e adicionar coisas desse tipo? Imagino que pra poder fazer edições mais complexas no cenário seria necessário fazer uma aplicação externa, o que provavelmente seria bem trabalhoso. Mas imagino que ainda dê pra implementar algumas coisas mais simples sem precisar disso.

Enfim, excelente trabalho, gostei bastante. Já tentei fazer alguns joguinhos usando o FPLE mas acabava desistindo porque surgiam certas limitações de design ou até mesmo alguns bugs da engine. O seu parece bem sólido e já tem potencial pra ser bem melhor que o original, espero poder ver mais disso no futuro =)

Bom, primeiramente, imagina a surpresa ao ver um cenário tridimensional (é tridimensional, né?)
saindo do maker e num prazo tão recente.  :*-*:

Realmente é bonito. Trás na memória um joguinho de SNes que eu curtia pra caramba, com essa
visão, só não lembro o nome. Mas enfim, nem imagino quantos hexogramas tu usou pra fazer isso
uehaue, mas parabéns mesmo. Não sei quanto à funcionalidade, mas seria legal incrementar esse
"sistema" a ponto de deixar possível fazer um joguinho nele, ainda que com suas limitações.

Eu tentei baixar aqui pra ver, mas infelizmente tá dando um errozinho na hora de extrair.
Tentei várias vezes e mudando de navegador.

Spoiler
[close]

@Vash: Acho que foram umas duas semanas, quase três, contando com a versão de teste que foi só pra ver se era possível fazer.
E realmente, eu não conseguiria chegar nem perto disso aí usando as outras engines, não é que seja impossível, também, mas com certeza é bem mais difícil.

@Cronus: Valeu \o/
Eu mesmo mexi bem pouco com o FPLE das outras engines, nunca entendi direito como funcionava, mas é bom saber que consegui fazer algo além. Tudo isso também só graças ao javascript, não me imagino fazendo alguma coisa parecida usando Ruby (sem gems ainda), mesmo usando extensões em C.
Tenho uma lista de add-ons planejados aqui, vou incluir esse das configurações.

No final acabei deixando umas coisas de lado na pressa de lançar, assim que der eu implemento isso de usar texturas diferentes para o teto, também pensei em texturas cúbicas mesmo pra permitir fazer faces diferentes num mesmo bloco.
Sobre os sprites, eu até cheguei a colocar eles, mas tirei da versão final porque estava bem ruim o resultado e pra deixar algo decente ia precisar de bem mais tempo, se quiser pode apagar as linhas 526, 545, 559 e 566 do script que ele deve mostrar os eventos, só que fica bem tosco, só tem um frame e uma direção e fica redimensionado bugadamente, fora que só aceita charsets de oito chars com duas linhas e quatro colunas.

Vou ver sobre a névoa, até tem aqui como fazer mudar de cor e tals, mas não sei sobre usar texturas. E na verdade o parallax já deveria funcionar como céu, mas esqueci de testar isso xP

Pretendo adicionar mais umas coisas sim, só não sei sobre fazer coisas fora do RM, seria muito trabalhoso mesmo >_<

@King Gerar: É 3D sim, e valeu :D
Me custou um braço e um irmão pra terminar isso aí, mas valeu a pena xP

Já é possível fazer um jogo com ele, não despreza meu sistema mano ;u;
Sobre o erro, é porque o arquivo tá em RAR5, tenta usar esse: https://mega.nz/#!R0kQiaRJ!rrJIcqODzeoU0882JnqrGAvbqMdGZaHhu9ilMjNX3co
~ Masked

28/02/2016 às 03:10 #7 Última edição: 03/07/2016 às 22:32 por Fine Cut
Citação de: King Gerar online 23/02/2016 às 07:31
Trás na memória um joguinho de SNes que eu curtia pra caramba, com essa
visão, só não lembro o nome.
WOLFENSTEIN? DOOM?

Que surpresa [user]Masked[/user]

não é tentativa de mode 7, não tem centenas de "pictures"

bem maneiro

Primeiramente, olá Masked :D

Eu queria saber se tem como inserir eventos no mapa como o FPLE do Ace, desde já, vlws xD

Demorou, mas chegou:

Plugin atualizado
- Dá pra ativar ou desativar o FPLE dependendo do mapa, pra isso basta colocar um "<fple>" nas notas dele, sem aspas
- Código organizado. Não é mais aquela desgraça de antes, dá pra entender as coisas >_<
- Melhoria de performance. Meu computador é um lixo e tá rodando entre 30 e 40 fps no mapa da Demo, não é 60fps mas é tolerável
- Adicionei um parâmetro pro plugin para configurar o ângulo de visão da câmera
- O canvas do FPLE agora tem o mesmo tamanho que o do PIXI, antes o tamanho ficava diferente porque eu, em minha louvável preguiça, nem tentei deixar do tamanho certo e larguei em 100% ^_^
- EVENTOS! \o/

Ainda tem uns problemas na parte dos eventos, tipo o plugin só aceitar charsets feitos no esquema do charset padrão (chars de 48x48px, 4 chars por linha, 3 frames e 4 direções) e a mudança de direção do sprite do evento que acontece um pouco antes do que deveria. O sprite fica um pouco estourado também, preciso ver se tem como resolver isso.

O "!" no começo do nome dos arquivos de charset não serviam pra nada no FPLE, então charsets que comecem com "!" não mudam de direção dinamicamente quando na cena do labirinto. Isso permite que você use o evento de tesouro da criação rápida pra criar baús no meio do labirinto, por exemplo.
~ Masked

Tive um problema com o plugin  :lol:

Quando eu inicio o jogo, após apertar "New Game" o jogo fica todo preto

Spoiler
[close]

Mas não está crashado porque ainda da pra usar o menu

Spoiler
[close]

Eu não tenho ideia do que pode ser  :será:

Bem interessante, dá para fazer algo no estilo Phantasy Star ou os jogos antigos de D&D, vou testar. Obrigado por Disponibilizar.

Oi gente! Sou novo no forum e cheguei aqui pq eu tava procurando saber mais sobre esse plugin de fazer labirintos em 3D, justamente pq estou fazendo um Remake do Phantasy Star 1 pra homenagear os 30 anos da fraquia... Precisava saber mais justamente pq a versão q eu tenho dele, não da pra usar ele em apenas alguns mapas do jogo. Só se for o jogo inteiro em 3D... Q bom q já tem uma nova versão aonde isso é possível!!! Masked, eu sei q eu nem te conheço, mas queria muito de dizer duas coisas:

1) ]MUITÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍSSIMO OBRIGADO por criar esse plugin!!! Eu já tava ficando desesperado sobre como fazer o Remake.. E o plugin vai me ajudar com outros projetos tb... Queria perguntar como funciona os direitos de uso dele...

2) Não deu pra não reparar, lendo o post, q tu é fã de Fullmetall Alchemist kkkk Muito bacana mano! Parabéns mais uma vez pelo plugin!

Eu tenho algumas sugestões e gostaria de conversar com vc... Se vc quiser... Tenho um programador de JavaScript na minha equipe, e se quiser ajuda com melhoras no plugin pode contar conosco mano! Se for pra ajudar, ajudamos no que pudermos! Brigado mais uma vez e grande abraço!...   :ok:
A vida, a vida como a conhecemos, forrada de suas surpresas, decepções, alegrias e barreiras, é algo que muitas vezes é interpretada e encarada, por conta de nossos medos, preocupações e inseguranças em alcançarmos nossos objetivos, de forma tão maniqueísta, tão estreita, que sequer percebe-se que tão precioso quanto o futuro que almejamos, é também o caminho que percorremos através do tempo.
Por que não é o futuro que construímos que nos deixa o exemplo, mas sim o caminho pelo qual percorremos que molda em nós, um exemplo a ser seguido.

[user]joshuas3[/user]: Opa, valeu pelo feedback mano \o

1) De nada, é um prazer fazer plugins que sejam de utilidade =D
Sobre os direitos de uso, tem um badge da licensa creative commons ali, é isso aqui: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Basicamente, você é livre para usar e modificar como quiser, desde que credite o autor, e se for publicar modificações você deve publicá-las sobre os mesmos termos.

2) Curto bastante FMA mesmo kkk

Sobre ter mapas 3D e não 3D, na versão mais nova do plugin você só precisa colocar <fple> nas notas dos mapas que vocês quiser que sejam 3D. Precisa ser <fple>, não pode ser <FPLE> ou <FpLe>.

No momento eu posso receber as suas sugestões, só não tenho como te garantir que vou implementá-las porque o tempo anda curto :P
Você pode pedir pro seu programador modificar o plugin pra você, ele é livre pra modificá-lo da maneira que quiser. Qualquer ajuda é bem vinda, caso queiram, podem mandar uns pull requests lá no github que eu vejo o que faço pra implementar.

Valeu \o




Atualizei o script: https://github.com/MaskedRpg/JS/blob/master/mv/MBS_FPLE.js

Agora tem uma skybox que usa o parallax como fundo e tem suporte para telhado diferente do chão. Também atualizei o Babylon.JS pra última versão. É ESSENCIAL que você atualize o babylon, se não vai ficar tudo de ponta cabeça e invertido por algum motivo (vai entender...)

Pra fazer o teto diferente do chão, agora as texturas de teto tem nomes diferentes das de chão. Você PRECISA criar um arquivo pra textura do teto, se não vai ficar parecendo um tabuleiro de xadrez :)

As imagens na pasta img/textures ficam mais ou menos assim:

~ Masked

Eu te amo muito.