O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Forçar DEBUG mode no Rm2k e 2k3

Iniciado por Crixus, 19/12/2012 às 19:55

19/12/2012 às 19:55 Última edição: 20/03/2019 às 14:37 por Crixus

Criado por: Crixus
Créditos: Rpg2kDev
Programas usados: Bloco de notas e compilador de BATCH
Tipos de jogos: Feitos em Rpg Maker 2000 e 2003 de qualquer versão.




Sobre:
Este aplicativo foi feito em BatchScript que é a linguagem do MS-DOS (Aquela tela preta).
Depois compilado para virar um EXE para evitar que alterassem o código dele.

Como usar:
Baixe o aplicativo no link no final do tópico, depois extrai-a, por fim copie o aplicativo extraido, Debug_RPG_RT, para a pasta do jogo que você deseja iniciar em modo de TESTE:
Citar




Agora ao invés de iniciar o jogo normalmente, inicie o aplicativo, em seguida siga as opções que você desejar e seja feliz.

[ Download ]
* Provavelmente pode não funcionar o tipo de tela FullScreen ou Window em jogos que foram usados o DestinyPatch, mas o resto provavelmente funcionará.




Para entender como funciona:
Eu descobri isso por um blog japonês de um cara que fez alguns utilitários de Rpg Maker 2000 e 2003:
http://rpg2kdev.sue445.net

Os comando são simples pra quem entende de linha de comando, porém existem vários métodos de executalos.
Spoiler

A linha de comando é essa:
CitarRPG_RT.exe [TestPlay/BattleTest] [ShowTitle/HideTitle] [FullScreen/Window] [1]

[TestPlay/BattleTest]
A opção TestPlay faz o jogo iniciar em modo DEBUG, onde o jogador poderá:
  • Acessar o gerenciador de Switches e Variáveis.
  • Andar por cima de qualquer bloqueio e obstaculo com a tecla [CTRL].
  • Passar falas\dialogos diratamente com a tecla [Shift].
  • Entre outras coisa que não lembro.

    Já a opção BattleTest faz com que entre diretamente numa batalha, que é a função executada no banco de dados e Group Monsters (Grupo de inimigos) para testar a batalha.

    [ShowTitle/HideTitle]
    A opção ShowTitle é inútil, pois ela é automática com o jogo, já a opção HidTitle faz com que a imagem de título não apareça e a música do mesmo não toque.

    [FullScreen/Window]
    FullScreen essa opção é inútil por que é padrão, mas na teoria ela serve para iniciar o jogo em tela cheia.
    Window essa opção faz com que o jogo não inicie em tela cheia.

    [1]
    Esse número funciona junto com o BattleTest para definir a ID do grupo de monstros que você deseja enfrentar. no jogo, obviamente você terá que abrir o banco de dados para saber o grupo.




    Vamos aos exemplos:

    RPG_RT.exe TestPlay HideTitle Window
    

    Este vai fazer o jogo iniciar em modo DEBUG sem o titulo e música do titulo e em modo de janela sem tela cheia.

    RPG_RT.exe Dummy ShowTitle FullScreen
    

    Isso faz exatamente NADA.

    RPG_RT.exe BattleTest ShowTitle FullScreen 1
    

    Esse faz com que inicie em modo de batalha contra o grupo de inimigos de ID 1 (Slimex 2)

    RPG_RT.exe Dummy Dummy Window
    

    Iniciar normal em modo Janela.




    Usando na prática
    Você pode criar um atalho do executavel do seu jogo e adiacionar a linha de comando logo após a ASPAS.
[close]