O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker - Não só para RPGs!

Iniciado por Misty, 18/02/2015 às 14:50

Vamos considerar que, até o MV, RPG Maker é uma ferramenta amadora para ser usada no desenvolvimento de jogos mais casuais e genéricos no estilo em que é proposto (RPG). A comunidade que se denomina Maker, desde sempre curte inventar umas modas, mas a verdade é:
Se você quer fazer um projeto sério, não sendo RPG (e mesmo sendo, em todo caso), não vale a pena usar o RPG Maker.
Terão os que digam: "Ah, mas os limites são a imaginação, não adianta ter um cara super foda com o conhecimento de crair um MMORPG mas não sabe fazer algo divertido com um enredo interessante"; É, legal. Você ainda tá limitado ao mundo de sprite-sheets limitados com tilesets limitados, condições limitadas, movimentação limitadas, eventos limitados e não importa o quão bom programador de Javascript você for no MV, ou quão bom seja a fonte dos seus "plugins": você vai juntar um monte de gambiarra e ter um jogo mal otimizado.
Podem me considerar hater, mas como alguém que desenvolve jogos não só como hobbie, é o que eu penso e vejo acontecer.
Enfim. Isso não impede o RPG Maker ser o forno de incríveis jogos muito melhores feitos em super poderosas engines, mas independente do motor, o diferencial é quem faz, e não com o que faz. Espero não dar-me a entender de forma contraditória.
seus pubububu.

nho
DeMolay

06/07/2017 às 09:53 #16 Última edição: 06/07/2017 às 09:58 por Nuninho09
Excelente matéria! Dependendo da criatividade do maker, creio que se possa fazer qualquer coisa na engine, eu até já vi jogos 3d feitos no RPGXP! Então a questão é  botar a mão na massa, aprimorar as suas habilidades no maker e ter criatividade. E para ter criatividade, você precisa gostar do que faz, hoje em dia vejo muitas pessoas preocupadas em vender em seus jogos, graças a Deus, que eu venho de uma época onde os makers faziam seus jogos por diversão (Tinham uns espertinhos que vendiam para os amigos também kk) Bom, mas a suma é: Ame seu trabalho e você não terá que trabalhar nem um dia da sua vida e assim você será criativo! Vamos ser criativos!  :link:

Bom, você tem total razão. Vou lhe dizer uma verdade, eu nunca fiz um RPG no RPG MAKER, não sei o porque, mas acho que não é a minha praia. Por isso, fiz um jogo de puzzle (The Hidden Miner), estou pensando em criar um de terror.

O RPG MAKER foi criado para fazer rpg, mas com as possibilidades que a engine dá, você pensa em criar muito mais do que um RPG. Fazer sistemas, jogos inimagináveis e fantásticos.

"A imaginação é mais importante que o conhecimento." - Albert Einstein

Imaginar o que se pode criar é mais importante do que se tem de limitação.
Por menos preocupações :\