O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Uma Trama, 2 grupos diferentes.

Iniciado por Adriano Henrique, 24/11/2015 às 17:11

24/11/2015 às 17:11 Última edição: 23/02/2016 às 14:34 por Adriano Henrique
Saudações pessoal tudo bem? Vou explicar o titulo do tópico: Estou desenvolvendo um game (dois games pra ser mais exato) e em um deles estou vendo a possibilidade de se jogar com 2 grupos na mesma história. Um grupo seria o principal e o outro secundário.

Perguntas: Como troco de grupos? eu utilizaria um Teleporte com o outro grupo substituindo o primeiro em outro mapa? E pra voltar ao grupo inicial como fica a questão do líder da equipe continuar sendo o líder?

Bom, nesse caso você deve usar das Opções de Eventos: Mudar Grupo e Teleporte, pra se fazer algo básico, você Retira os personagens do Grupo Principal e Põe os do Secundário, por fim da Teleporte pra parte que deseja.

Na verdade, isso buga bastante. Há menos que tenha um forma de armazenas informações de "itens" e remove-las/adiciona-las quando quiser, isso faz com que o jogo fiquei meio bugado, Afinal... Os dois grupos separados vão acabar ficando com os mesmos itens.


Daria bug se eu colocasse itens próprios para o segundo grupo? Mas eu entendo que isso pode ser meio arriscado, estava pensando nas habilidades e background dos personagens que me esqueci desse detalhe.

Vou fazer 2 grupos e tomarei cuidado com isso. Obrigado galera. Mas ainda não posso dar por encerrado pois tem aquele detalhe dos níveis deles também, O que vocês me sugerem quanto a isso? 

Citação de: Skyloftian online 24/11/2015 às 17:54
Na verdade, isso buga bastante. Há menos que tenha um forma de armazenas informações de "itens" e remove-las/adiciona-las quando quiser, isso faz com que o jogo fiquei meio bugado, Afinal... Os dois grupos separados vão acabar ficando com os mesmos itens.

Não acho que isso seja um problema. É comum se jogar com personagens diferentes em diversos RPGs tradicionais, e muitas vezes o inventário continua sendo o mesmo - o que definitivamente não é visto como "bug". Em Final Fantasy VI por exemplo, você vive mudando de personagens e há momentos em que você os divide e controla vários grupos ao mesmo tempo, compartilhando o mesmo inventário mesmo quando os personagens estão em lugares diferentes. Nunca vi isso como um problema, especialmente em JRPGs.

Sobre a dúvida do tópico, não é algo muito difícil de se fazer. Você poderia até mesmo criar um evento comum e ativá-lo sempre que fosse fazer a transição de grupo, pra não ter que ficar copiando e colando comandos de eventos. Você só precisa de conhecimento básico sobre os eventos mesmo, de resto é só ver como você quer que o esquema de troque funcione e executar.

Por exemplo, faça uma switch chamada "Grupo". Se a switch estiver ligada, remova os membros 1,2 e 3 e adicione os membros 4,5 e 6. Se a switch estiver desligada, faça o contrário. Enfim, acho que a lógica é bem simples, só depende de como você quer fazer mesmo.

O que eu pretendo fazer é dois grupos se ajudarem em locais, na maioria das vezes diferentes, se encontrando raramente durante as cutscenes. Por exemplo, criar mapas próprios para o grupo B e que no final se encontram com o grupo A. Uma das minhas maiores preocupações e em devolver a liderança para os lideres de cada grupo, mas eu acho que um Add/Remove resolve o problema.

Só pra confirmar: O primeiro membro Adicionado sempre será o líder certo?

Exatamente. O primeiro membro adicionado será o líder, mas isso se não tiver ninguém na party. Sempre remova todos, dai comece adicionando o líder, e em sequencia os outros na ordem desejada.