O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Gráficos: Ripados ou Originais?

Iniciado por Misty, 12/08/2016 às 17:33



   Hoje em dia na indústria dos games, o que mais tem preocupado os desenvolvedores é a qualidade de seus gráficos. Afinal de contas, os jogadores estão cada vez mais exigentes e estão sempre de olhos bem abertos para relatarem qualquer mínimo defeito que possa existir nos gráficos. No RPG Maker não é nem um pouco diferente. Pois é, você aí que está apenas começando o seu projeto deve estar se perguntando: "E agora? Uso gráficos ripados ou faço gráficos originais?".

   Não tema, aqui vão algumas dicas que poderão te ajudar na hora de decidir que tipo de gráficos utilizar em seu projeto. Vale lembrar que essas dicas não são regras que precisam ser seguidas, mas vale a pena dar uma conferida e, quem sabe, encontrar um novo meio de dar continuidade para suas ideias.





   Então você não sabe o que são gráficos ripados? É simples. Esse é o termo utilizado para se referir a gráficos que são retirados de outros jogos, ele é derivado da palavra do inglês Rip, que na tradução livre poderíamos obter os verbos "arrancar" ou "tirar". No RPG Maker é muito comum ver projetos que utilizam gráficos ripados, isso se dá pela facilidade de conseguir gráficos que sejam diferenciados do RTP.

   Existem diferentes tipos de gráficos que podem ser ripados, o que é ripado com mais frequência são as faces de personagens. Mas você também pode ripar characters, tilesets e até mesmo efeitos sonoros e músicas, tudo depende da sua disposição e do jogo que você estiver ripando.




   Hoje em dia com a popularização do RPG Maker e com a facilidade de aprendizado, é muito mais comum encontrar jogos onde os desenvolvedores resolvem deixar de lado todos os gráficos que são disponibilizados na internet e também a ideia de utilizar gráficos ripados, e colocam a mão na massa para trabalharem com gráficos originais.

   Muitos escolhem seguir esse caminho para se livrarem de quaisquer problemas que por ventura possam surgir em relação aos gráficos, já que eles não são de sua autoria. Outros optam por esse caminho simplesmente para poder dar um toque diferenciado em seu projeto, para que assim possa receber um pouco mais de atenção na hora da divulgação.




   Basicamente, nenhuma. Isso levando em consideração que ambos serão utilizados da melhor maneira possível. Mas existem pontos que pesam para os dois lados, deixando aquela velha dúvida que vimos no começo do tópico: "E agora? Uso gráficos ripados ou faço gráficos originais?".

   Você pode estar pensando em utilizar gráficos ripados, pois ao fazer isso existe aquela facilidade de não precisar gastar muito tempo trabalhando em cima dos gráficos e, dessa forma, você pode trabalhar diretamente no projeto, como na programação ou mapeamento, por exemplo. Essa é uma grande facilidade que esse tipo de gráfico nos proporciona. Mas assim como qualquer outra coisa, existem pontos negativos que podem fazer com que você opte por utilizar gráficos originais. Sempre terão pessoas que irão reconhecer os gráficos, e consequentemente (mas não necessariamente) podem surgir algumas comparações entre o seu projeto e o jogo de onde os gráficos foram tirados.

   Talvez a melhor escolha realmente seja optar por fazer os seus próprios gráficos. Claro, isso com certeza traria uma atenção maior para o seu projeto, tendo em vista que é realmente complicado fazer gráficos originais, as pessoas comentariam mais sobre os pontos em que você deveria trabalhar em relação aos gráficos. Além de tudo, você tem total liberdade para trabalhar da forma que você quiser, você pode fazer seus personagens como sempre sonhou, ou seus mapas com um estilo diferenciado. Gráficos originais são bons pois eles sempre darão aquele ar de originalidade que sempre pesa bastante. Por outro lado, você gastará muito tempo trabalhando nesses gráficos, o desenvolvimento do projeto será muito mais lento do que seria caso utilizasse gráficos já prontos. Isso pode acarretar em um possível desânimo e até mesmo na desistência do projeto.




   Os pontos citados acima podem causar uma pequena confusão, mas também servem para pensarem um pouco antes de tomarem essa decisão. Vale lembrar que, se você não consegue trabalhar com Pixel Art, por exemplo, seria mais fácil e prudente utilizar gráficos prontos em vez de fazer gráficos originais. Não adianta ser apenas uma escolha de preferência, é preciso ser algo que vá dar certo.

   Outra coisa que pode facilitar muito o seu trabalho na hora de decidir por qual caminho seguir, é optar por seguir ambos. Misturar gráficos não é demérito algum, e se feito de uma maneira que fique harmônica, não tem porque não fazer. Você pode, por exemplo, desenhar as faces de seus personagens originais e utilizar gráficos de tilesets ripados. Não deixa de ser uma opção, e muitas vezes pode ser a decisão mais correta a se fazer.

   É claro que, caso você ainda não consiga criar os seus próprios gráficos começando do zero, mas ainda assim tem aquela vontade de dar um toque mais original na parte gráfica do seu projeto, você tem a opção de fazer edições. Sim, você pode procurar por gráficos prontos e dar o seu toque especial neles, fazer modificações até que fique harmonioso com os demais elementos do projeto e que deixe de lado a característica usual dele, tornando-o único para o seu projeto. É uma opção que fica no meio termo entre os gráficos originais e os ripados, mas é o ideal para quem quer algo diferente mas ainda não consegue criar, além de ser uma boa fonte de aprendizado.

   Finalizando, os gráficos são parte importante na hora de desenvolver o seu projeto, com os pontos citados acima, você pode repensar sobre suas decisões e ver qual mais se encaixa no seu projeto e trabalhar firme nela. De ambas as formas, o que importa é ter força de vontade suficiente para sempre continuar trabalhando até que um dia o seu projeto se complete e se torne, finalmente, um jogo.


Eu conheci a expressão numa espécie de tutorial bem criativo, mas na realidade achei meio cara-de-pau. Penso que ripar gráficos pode dar problemas ferrados, minha paranoia me impede  :derp:

Ótima matéria! A escolha dos gráficos é realmente uma parte muito importante do projeto e que pode definir uma identidade visual para o jogo. Ainda não experimentei ripar gráficos de jogos, mas já vi projetos que fizeram isso e que ficaram bem legais. E acho que não há problema se o projeto não for comercializado depois.
     

Ótimo conteúdo, acho interessante como maker utilizar as duas formas de gráficos. É bom ter essas experiências para criar um estilo próprio.(Assim penso eu  :o__o:) Mas um jogo comercial deveria ter somente gráficos de sua autoria. (Isso vocês sabem melhor que eu  :derp:).
"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer!"

 Seria correto dizer que o ponto forte de usar gráficos ripados seria o impulso que tal ação dá ao seu projeto, já que todo o gráfico está pronto para uso. Mas isso também trás uma coisa muito ruim: Limitação.
Dependendo do que seu projeto tiver, se não houver um gráfico ripado de forma que agrade ou que tenha o mesmo estilo que os demais gráficos sendo usados, você é forçado ou a largar a ideia ou então tentar editar... O que nem sempre fica bom, convenhamos.

Ja nos gráficos originais você tem total liberdade para fazer o que bem entende e nunca terá problemas com limitação se não for pela própria habilidade de desenhar e afins. O ponto contra obviamente é o tempo que você precisará investir... O que pode no final das contas te fazer apenas liberar os gráficos pros outros usarem e você cancelar o próprio projeto.

Enfim, ótima matéria.

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Muito bom o texto e as dicas!
Uma dica pra quem for criar gráficos originais.

Pense em todos os ambientes de antemão e liste-os. Não saia desenhando tiles de neve se depois você concluir que seu jogo vai se passar só no deserto.
Quanto aos objetos: Vá fazendo os gráficos aos pouquinhos, não precisa de primeira já desenhar todos os arbustos, pedras, caixas, vasos que vão ter no seu jogo. Se você está trabalhando numa área e surge um evento que o jogador precisa interagir com uma caixa, dá um alt+tab e desenha a caixa.

Se você passar muito tempo construindo um ambiente apenas, quando for começar um novo, você vai se desanimar, por ter de começar do "zero".

Primeiramente, uma boa matéria, muito legal, porém ela não aborda um ponto, ou se aborda não esta tão visível assim, eu nunca tive chance de trabalhar em um projeto com equipe (mas também não vou condenar ninguém pois todos nos temos os desafios do dia a dia pra enfrentar e nem sempre é possível fazer parte de uma equipe, ou seja todo mundo tem seus dilemas por assim dizer, mais uma vez não condeno ninguém.

Estou fazendo um misto das opções principalmente de fotos que encontro na net para criar uma cutscene e editar as roupas e as animações de batalha com elas também.

Bom, isso é apenas uma experiência pessoal minha. Mas desejo boa sorte para a galera em seus projetos e perdão se falei algo que possa ter ofendido alguém, acredite foi sem querer.

Muito bom o projeto eu precisei decidir isso antes de começar o meu e optei em desenvolver o projeto com o que o Editor disponibiliza , mas quando terminar a historia pretendo dar uma revisada no grafico pra ficar com cara de original.





Ripar outros jogos e criar algo "original" disso sempre foi uma atividade bem comum entre usuários e RPG Maker e até mesmo desenvolvedores de jogos amadores no geral. Tirar coisas de outros jogos é uma boa introdução ao funcionamento de arte pra games, além de também ser excelente material de referência. Pra quem ainda não tem experiência em fazer os próprios gráficos, é uma alternativa pra conseguir fazer jogos bonitos e diferentes. Por muitos anos meus jogos consistiam de material ripado e editado, e isso me ajudou a aprender muita coisa.

Mas hoje em dia, se você quiser fazer um jogo que seja levado a sério, é preciso optar por recursos originais ou licensiados pra uso. A ripagem vai te limitar a jogos feitos pra nichos e fan games. Então recomendo sempre buscar gráficos licensiados, aprender edição e tentar fazer os seus próprios se for uma área de interesse.

Se você não tem experiência com criação de imagens e modelos para seus próprios jogos, o ideal é procurar referencias gráficas para em jogos conhecidos, e até mesmo utilizar os recursos deles.

Porém, se você queira algo de maior destaque tanto comercialmente quanto de reconhecimento pelo público, você deve colocar a mão na massa e fazer seus próprios recursos.