O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

COMO CRIAR JOGO DE CARTA NO RPG MAKER XP?

Iniciado por Kumatetsu, 13/12/2016 às 02:19

Galera eu quero criar um jogo de carta no RPG Maker XP, mas não sei como criar.
Alguém poderia me dizer como fazer?
Grato!
Desenho desde sempre, vejo isso mais que um hobbie, e gostaria de usar minhas artes em jogos (alias esse é o propósito de eu ter vindo nesse fórum).
Eu não tenho muita criatividade para desenvolver histórias, então se quiserem me chamar para um projeto só ajudo na parte artistica visual.

13/12/2016 às 10:10 #1 Última edição: 13/12/2016 às 10:12 por Resque
Você pode criar utilizando scripts, mas você vai precisar ter uma boa base em programação, ou até utilizar algum script que tenha todo o mecanismo pronto.

Talvez você consiga fazer por eventos também.

Obrigado! Vou procurar por scripts.  :ok:
Desenho desde sempre, vejo isso mais que um hobbie, e gostaria de usar minhas artes em jogos (alias esse é o propósito de eu ter vindo nesse fórum).
Eu não tenho muita criatividade para desenvolver histórias, então se quiserem me chamar para um projeto só ajudo na parte artistica visual.

Isso vai depender muito do tipo de game card você deseja fazer.
Na minha opinião o que mais dificulta na criação de um sistema/jogo de cartas (pelo menos no maker) é a I.A (Inteligência Artificial), ou seja, o modo como o oponente-máquina pensa e forma as suas estratégias.
Eu por exemplo já me arrisquei a criar um sistema de truco (clique) e sinceramente não encontrei grandes dificuldades na parte da I.A porque as regras do truco são simples e a estratégia de jogo é quase sempre a mesma, porém não nego que deu muito trabalho, principalmente pela parte de embaralhar e distribuir as cartas para cada jogador e as verificações de vitória/derrota.

Em alguns tipos de card games (como Pokémon TCG ou Yu Gi Oh) o banco de dados das cartas e o sistema de manipulação do deck também é algo muito trabalhoso de se programar.

De qualquer forma, para criar um sistema de cartas eficiente (boa I.A e mecânica funcional) você deve ter uma boa noção de programação, principalmente com relação a variáveis e condições.

Existem alguns códigos prontos no RPG Maker de mini-games de cartas, apesar de que eles não sejam exatamente pro RPG Maker XP, achei interessante você dar uma olhada neles para ter uma noção:

Final Fantasy 8 - Triple Triad
Poker
Card Game/Skill Battle System
Card Game Battle


E também existe esse projeto da autoria de thiago_d_d:
http://centrorpg.com/index.php?topic=784.0

obrigado! ajudou bastante
Desenho desde sempre, vejo isso mais que um hobbie, e gostaria de usar minhas artes em jogos (alias esse é o propósito de eu ter vindo nesse fórum).
Eu não tenho muita criatividade para desenvolver histórias, então se quiserem me chamar para um projeto só ajudo na parte artistica visual.