O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Poesia] Soneto da Tua Beleza

Iniciado por Eyesday, 10/04/2017 às 18:38

10/04/2017 às 18:38 Última edição: 10/04/2017 às 19:21 por Revali
És expressão da divina beleza!
Sua forma enobrece a natureza,
Seus olhos remetem às estrelas
Que transluzem de tão perfeitas!

E o aroma me rouba a convicção
De que um dia não foi encarnação
Da própria paixão e do amor,
Que hoje cultivo com louvor.

E dirão eles que tu não existe!
Que acaso lhe tiro dos sonhos
E que, de fato, tudo isto inexiste

E eu vos direi: Ela é invisível!
Pois o que é perfeito não é crível
Assim como as estrelas no céu.

Tive certa dificuldade com o fechamento desta obra e a coloco aqui com o intuito de ouvir a opinião daqueles interessados e, se calhar, uma sugestão ou outra do que possa usar para encerrar. :)
~ Designer e Roteirista ~
Puhart Chronicles
SM4 Project

Não sou a melhor pessoa para avaliar poesias, então me limito na técnica - que também não é minha especialidade. O trecho:

Citação de: Eyesday online 10/04/2017 às 18:38

És expressão da divina beleza!
Sua forma enobrece a natureza [...]

Essa rima não ficou muito boa, já que o ritmo das palavras - e da pontuação - é rápido. De início, achei que fosse pela métrica, mas a segunda estrofe segue muito bem, então eu culpo as palavras mesmo.

Citação de: Eyesday online 10/04/2017 às 18:38
E o aroma me rouba a convicção
De que um dia não foi encarnação
Da própria paixão e do amor,
Que hoje cultivo com louvor.

Exagerada, sem dúvida. Mas soa bem melhor que a primeira.  A terceira, também por causa do ritmo forçado, ficou muito rápido e a rima iste não teve tempo de ser absorvida pelo leitor antes do fim - o que seria o correto.

Citação de: Eyesday online 10/04/2017 às 18:38
E eu vos direi: Ela é invisível!
Pois o que é perfeito não é crível
Assim como as estrelas no céu.

Aqui melhora novamente, mas ainda não está cem por cento. Repetindo que eu não entendo de poesia, e a chance de falar bobagem é grande. Estou me baseando unicamente no ritmo, e qualquer erro meu, corrija.

Citação de: Eyesday online 10/04/2017 às 18:38
Tive certa dificuldade com o fechamento desta obra e a coloco aqui com o intuito de ouvir a opinião daqueles interessados e, se calhar, uma sugestão ou outra do que possa usar para encerrar. :)
Tu rimou até a descrição.  :viiish:

Citação de: Corvo online 10/04/2017 às 19:20
Não sou a melhor pessoa para avaliar poesias, então me limito na técnica - que também não é minha especialidade. O trecho:

Citação de: Eyesday online 10/04/2017 às 18:38

És expressão da divina beleza!
Sua forma enobrece a natureza [...]

Essa rima não ficou muito boa, já que o ritmo das palavras - e da pontuação - é rápido. De início, achei que fosse pela métrica, mas a segunda estrofe segue muito bem, então eu culpo as palavras mesmo.

Citação de: Eyesday online 10/04/2017 às 18:38
E o aroma me rouba a convicção
De que um dia não foi encarnação
Da própria paixão e do amor,
Que hoje cultivo com louvor.

Exagerada, sem dúvida. Mas soa bem melhor que a primeira.  A terceira, também por causa do ritmo forçado, ficou muito rápido e a rima iste não teve tempo de ser absorvida pelo leitor antes do fim - o que seria o correto.

Citação de: Eyesday online 10/04/2017 às 18:38
E eu vos direi: Ela é invisível!
Pois o que é perfeito não é crível
Assim como as estrelas no céu.

Aqui melhora novamente, mas ainda não está cem por cento. Repetindo que eu não entendo de poesia, e a chance de falar bobagem é grande. Estou me baseando unicamente no ritmo, e qualquer erro meu, corrija.

Citação de: Eyesday online 10/04/2017 às 18:38
Tive certa dificuldade com o fechamento desta obra e a coloco aqui com o intuito de ouvir a opinião daqueles interessados e, se calhar, uma sugestão ou outra do que possa usar para encerrar. :)
Tu rimou até a descrição.  :viiish:

Sobre o primeiro ponto, não entendi a razão da rima não ter ficado muito boa, é uma rima rica e que encaixou - na minha opinião - bem com a temática inicial romântica desta poesia. Opiniões divergentes, tudo bem.

O segundo ponto, ao ler novamente pude notar que está bem acelerado mesmo, a segunda estrofe acabou ficando mal pontuada e preciso corrigir isso. Com relação à terceira estrofe, talvez você tenha lido de uma forma diferente da que eu imaginei neste ponto, tendo em vista que a ideia era justamente desacelerar a leitura e forçar uma parada no terceiro verso por conta da grande quantidade de vírgulas. Irei buscar rever também a questão da rima do existe com inexiste, tentei pra caramba (inclusive essa daí já é uma segunda versão) e não encontrei uma rima adequada pra existe que mantivesse o sentido e a forma, talvez eu tenha que refazer essa estrofe inteira. De novo.

E com relação à última estrofe, sinceramente, achei a rima do primeiro com o terceiro verso bem ruinzinhas agora que li de novo. Vou procurar melhorar isso sem perder a métrica de soneto.

Anyway, obrigado pela leitura, espero que tenha gostado, afinal, não disse se gostou ou não do tema, da mensagem e tudo mais.  :T.T:
~ Designer e Roteirista ~
Puhart Chronicles
SM4 Project