O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ajuda com mapeamento

Iniciado por pedrocarsamar, 17/06/2017 às 22:15

Boa noite. Eu decidi, pela primeira vez, usar a engine RMVXAce, porém estou tendo problemas com mapeamentos. É algo muito simples. Eu estava abrindo samples de RPGs para me inspirar a fazer os primeiras mapas de um projeto. No entanto, há um pequeno detalhe que tem me deixado intrigado: sempre que vou criar edifícios e casas no mapa, o tileset sempre sai homogêneo, eu não consigo pôr edifícios e casas lado à lado, parede com parede.

Para ser mais preciso, eu queria fazer algo assim:

Spoiler

[close]

Perceba que entre os prédios e casas há delimitações. É algo extremamente simples e que eu não tenho ideia de como fazer. Porque sempre que faço fica homogêneo.

Alguma alma bondosa poderia me ajudar? Estou começando agora e isso está me deixando muito intrigado. Hehe.

Eu acho que depende de como é suas tileset de casa/edifício. Por exemplo: na imagem da sua tileset, o desenho da casa e/ou edifícil está alinhado corretamente para que ao colocar no seu mapa fique lado a lado? Acredito que seja mais por causa desse detalhe, alinhamento da imagem de tileset... Se for o caso, tu poderia editar em algum editor de imagem para ficar alinhado.

Harus Game is coming.
https://www.indiexpo.net/pt/games/harus
© 2020 copyright.

20/06/2017 às 10:11 #2 Última edição: 20/06/2017 às 10:16 por pedrocarsamar
Eu não sei fazer isso. Mas o problema é justamente que eu não preciso de fazer isso. A imagem que mostrei é de uma amostra de projeto. Sempre que abro esse projeto, eu fico indignado, pois não consigo entender como, usando exatamente os mesmos tilesets e estando estes configurados exatamente da mesma forma, fazem as edificações ficarem do jeito certinho.

Mas enfim, essa parte eu já desisti de fazer: decidi improvisar. Mas estou tendo outro problema. As edificações ficam no mesmo nível do solo (algo que não acontece na amostra de projeto).

Um exemplo do meu projeto:

Spoiler
[close]

Se alguém puder me ajudar...

Fala Pedro, tudo bom? Vou tentar te ajudar aqui.

Até onde minha experiência vai, separar os tiles A2,3,4 como as paredes coladas, como sua dúvida, é impossível.  Eu tenho duas ideias do que a pessoa do projeto fez. Vamos lá:

Vendo aqui, a única coisa que separa uma casa da outra na imagem é uma espécie de risco vertical cinza(entre uma casa e outra). Se for esse o caso, verifique se no Tile B, C, D ou E desse tileset existe alguma imagem desse risco. Talvez não veja direito já que o transparente nos tilesets do ACE é um azul meio escuro, mas é provável que seja.

Tente essa também. Faça as casas separadas. Aí você seleciona uma delas  e cola ela ao lado da primeira segurando a tecla shift. Talvez funcione.

Qualquer duvida posta aqui.

24/06/2017 às 19:32 #4 Última edição: 24/06/2017 às 19:38 por Nazuska
Bem bem Não sou Mapper mas descobri uma maneira de solucionar seu problema, como sabe o botão esquerdo funciona como um conta-gotas que copia tal área, faça o seguinte segure SHIFT e clique com o esquerdo na divisa oposta a qual você quer criar por exemplo se a Casa for na direita pega a divisa esquerda e vise-versa e cole(Não solte o SHIFT ou não ira funcionar) ao lado da divisa já dita se tiver muito difícil de entender eu gravo um vídeo.



EDIT:
Na hora de copiar da pra arrastar e selecionar mas vc precisara de uma base da divisa antes