O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[RMV][Dúvida] Como criar um equipamento com efeito no mapa?

Iniciado por ManoFeH, 23/06/2017 às 14:24

Olá!
Criei um equipamento "botas de velocidade" (acessorio) minha intenção era ela ter dois efeitos:

1 - O personagem não pode correr
Bota equipada: Ele pode correr

2 - caso encoste num determinado evento ele pule 1 bloco pra frente
Bota equipada: Ele pula 3 blocos pra frente

To perdido no Rpg Maker MV, é uma duvida creio que seja bem besta, mas gostaria de saber
Eu juro que um dia vou terminar um projeto... - ManoFeh 2013

A base para este tipo de coisa é uma condição que verifica se o jogador está ou não equipado com determinada armadura / bota / anel / etc. Na janela de condições, quarta aba, você encontra o seguinte:


Essa condição verifica se o jogador possui o "Anel". É importante marcar a caixa logo abaixo, pois ela define se itens equipados são ou não relevantes na condição. A caixa abaixo, desmarcada, insere uma exceção. Marcando-a, você teria algo como isto:

Aqui "Escudo" representa uma categoria.

Quanto ao resto, creio que você não precise de explicação, mas aí vai. Para criar um salto, abra o "Definir Rota de Movimento" na segunda página do menu de eventos. O comando saltar está abaixo à esquerda, onde você configura os parâmetros do salto.


Para colocar* isso em um mapa, basta iniciar a condição assim que o jogador atingir o ponto de salto. Verificando a posse do item, configure seu evento.  :blink:

23/06/2017 às 15:34 #2 Última edição: 23/06/2017 às 15:40 por ManoFeH
Vlw Corvo na Teoria eu entendi, mas suas imagens não carregaram aqui, tem como me enviar o Link delas?

@Edit - As imagens carregaram, e você me explicou certinho sim, mas isso meio que... eu já sabia. '-'

O procedimento que quero fazer é realmente mais complexo, no RMVXACE tinha a opção de deixar ou não o personagem correr. E o mais perto que consegui pelo MV foi "Definir velocidade 1-6"
A forma mais perto em que eu cheguei foi: (Criar Evento comum > Condição de Botas Equipadas > Alterar Velocidade.)
Mas quando desequipo ela, ele continua andando rapido, sendo que no "Mais" deixo para Alterar Velocidade para o normal. Entendeu?
Eu juro que um dia vou terminar um projeto... - ManoFeh 2013

23/06/2017 às 15:37 #3 Última edição: 23/06/2017 às 15:50 por Corvo
Quarta aba do menu de condições: http://i.imgur.com/2Fwlkbj.png
Exemplo de evento: http://i.imgur.com/EazTFn3.png
Comando "Saltar": http://i.imgur.com/j9XJZYu.png

Sempre que não conseguir ver um link, mesmo clicando com o botão direito sobre o ícone, basta "citar" a mensagem. A nova janela onde você posta sua resposta incluirá o texto da forma como foi digitado. :>


Edit: Ah, sim. Bom, essa questão é o seguinte: A condição verifica se o jogador possui determinado item, incluindo itens equipados. Se você tiver o item no inventário não faz diferença. Para contornar isso eu sugiro o seguinte: Faça sua bota como item e como equipamento. Explicando, mas já aviso que seria um tantinho trabalhoso:

O item inicia um evento comum ao ser utilizado. Nele, você verifica quantos e quais membros estão no grupo, e se os mesmos já possuem uma bota dessa equipada. Para dar menos trabalho, poderia fazer com que apenas um personagem tivesse a capacidade de utilizar a bota, mas continuando: Caso o jogador não esteja a utilizando, equipe a bota equipamento por meio do evento mesmo.

É basicamente um switch. Use o item uma vez: equipe a bota. Use de novo: retire a bota. Dessa vez não ficou bem explicado, qualquer coisa eu te arrumo uma demo. Agora, sobre a questão de ativar e/ou desativar a corrida: Não sei te dizer como, mas certamente existe alguma linha de comando que ativa/desativa essa mecânica. Nisso algum membro com maior experiência em programação poderá te ajudar melhor. :(

23/06/2017 às 15:45 #4 Última edição: 23/06/2017 às 16:07 por ManoFeH
Citação de: Corvo online 23/06/2017 às 15:37
Quarta aba do menu de condições: http://i.imgur.com/2Fwlkbj.png
Exemplo de evento: http://i.imgur.com/EazTFn3.png
Comando "Saltar": http://i.imgur.com/j9XJZYu.png

Sempre que não conseguir ver um link, mesmo clicando com o botão direito sobre o ícone, basta "citar" a mensagem. A nova janela onde você posta sua resposta incluirá o texto da forma como foi digitado. :>


Edit: Ah, sim. Bom, essa questão é o seguinte: A condição verifica se o jogador possui determinado item, incluindo itens equipados. Se você tiver o item no inventário não faz diferença. Para contornar isso eu sugiro o seguinte: Faça sua bota como item e como equipamento. Explicando, mas já aviso que seria um tantinho trabalhoso:

O item inicia um evento comum ao ser utilizado. Nele, você verifica quantos e quais membros estão no grupo, e se os mesmos já possuem uma bota dessa equipada. Para dar menos trabalho, poderia fazer com que apenas um personagem tivesse a capacidade de utilizar a bota, mas continuando: Caso o jogador não esteja a utilizando, equipe a bota equipamento por meio do evento mesmo.

É basicamente um switch. Use o item uma vez: equipe a bota. Use de novo: retire a bota. Dessa vez não ficou bem explicado, qualquer coisa eu te arrumo uma demo. Agora, sobre a questão de ativar e/ou desativar a corrida: Não sei te dizer como, mas certamente existe alguma linha de comando que ativa/desativa essa mecânica. Nisso algum membro com maior experiência em programação poderá te ajudar melhor. :(
Editei o meu segundo post Corvo, da uma olhada.

@Edit novamente uahuahhua

Então cara vou precisar de uma Demo mesmo, e meu jogo só é com 1 personagem mesmo então acaba ficando mais fácil de criar, eu sou até que bem experiente no Rpg Maker mas faz muito tempo que não uso, então perdi a pratica.
Se você puder por favor dar um pouco do seu tempo me ajudando com isso. Prometo que será para um bem maior. No meu projeto estou pretendendo incluir esses Equipamentos:
1. Luvas para deslizar pedra, Feito
2. Botas pra correr, Fazendo agora
3. Lampião, Nada
4. Pá, Feito
5. Bombas, Nada
6. Pote, Feito
7. Escudo, não feito
8. Boomerang, não feito
9. Hookshot ou Corda, não feito
10. Mapa, feito
11. Bestiario, Feito

Estou criando um projeto em ABS falso, quero continuar em SBL mas usar essas coisas In-game
Eu juro que um dia vou terminar um projeto... - ManoFeh 2013

Antes que eu comece alguma coisa: É realmente necessário usar o MV no seu projeto? Porque se tu migra pro Ace, só este ABS já tem tudo isso que você está querendo, salvo as botas e o bestiário. Mesmo assim, scripts para isso existem aos montes. Aqui no fórum tu deve achar três de cada. Se estiver usando o MV apenas por resolução, basta alterar a do Ace e poupar semanas ou meses de trabalho.

Índice de scripts do Ace onde você encontra tudo o que está querendo e mais. E só estou contando os scripts postados aqui.  :sera:

hahah Valew Corvo, eu conheço o Falcao Pearl sim, mas realmente queria migrar pro RMV.
Sou do tipo de pessoa que se tiver um jogo 80% feito no RMV e lançar um RMVACE da vida, eu paro tudo e migro pra Engine mais nova. De toda forma, obrigadão.
Eu juro que um dia vou terminar um projeto... - ManoFeh 2013