O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida de fazer skill que causa dano no inimigo e no heroí.É possível no Rm2k3?

Iniciado por Oca_Maru, 20/08/2017 às 18:35

Acho que já fiz essa pergunta antes, mas ninguém me respondeu. Vi uma skill assim feita em jogos de Pokémon e em um fan game de Final Fantasy(que seria o meu caso).
Queria que alguém me respondesse, por favor.

Dá, mas tu precisa programar um sisteminha para burlar algumas limitações da engine. Por exemplo: no RPG Maker 2k/3 não é possível utilizar eventos comuns nas habilidades, logo você não pode causar dano ao jogador e ao inimigo ao mesmo tempo. Mas pode fazer isso pela aba de eventos das tropas de inimigos. Vamos lá:

Primeiro, em cada turno da batalha, adicione determinado número a uma variável. Ela será responsável por nos dizer quando a habilidade está pronta para uso:

[close]

Depois, crie uma condição verificando o valor dessa variável. Configure de forma que, quando a "barrinha estiver completa", o jogador tenha a opção de usar ou não a habilidade. Caso ele opte por "Usar", você calcula os danos pelos comandos por evento e mostra a animação que preferir, simulando o uso de uma habilidade:

[close]

Na imagem eu esqueci de colocar, mas você deve - ou não - reduzir o valor da variável ao utilizar a habilidade. Para os valores dos danos, você pode definir números fixos ou variáveis - recomendo estas. Todas as variáveis podem ser definidas dentro ou fora das batalhas.

Enfim, é uma volta que tu tem de dar, apesar de complicar uma coisa fácil, funciona.

Eu fiz a skill já como se fosse uma skill qualquer que tira dano físico.Eu chamei ela de Meltdown.
Mas eu fiz o que você disse.Tirou dano sim ambos do heroí e do inimigo.Porém foi antes da batalha começar,aparece um show choice e só atacou uma vez.Eu queria usar mais vezes como uma skill comum.
E durante a animação,o Sprite do heroí não desapareceu.

Para que a habilidade não seja possível logo no início, você deve zerar a variável ao final de cada batalha. E aí é que está o trabalhinho: você precisa replicar está página com o sistema ao menos umas vinte vezes para cada tropa. Parece muito, mas é só clicar naquele Copy e depois no Paste - que vai ficar disponível após copiar - algumas vezes.

Por que fazer isso? Para essa gambiarra se tornar funcional, ela precisa estar presente em todos os turnos da batalha. Você deve calcular quantos turnos o jogador precisará, em média, para finalizar determinadas batalhas, levando em consideração os turnos gastos utilizando itens ou defendendo. E vai dar para usar quantas vezes você quiser, basta configurar o evento do modo que te agrade. Você pode, inclusive, usar a habilidade mais de uma vez por turno, mas torná-la prática como uma habilidade comum é difícil.

Não é algo que eu recomende. Muito trabalho para pouca coisa.

Porque seria interessante.Esse fan game de final fantasy foi feito no rpg maker VX Ace.Eu achei que seria possível e simples de fazer.
Mas parece que vou ter que considerar a skill que eu disse uma skill comum mesmo que tira dano apenas do inimigo.