O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

COMO LANÇAR GOLPE DE ONDE DE ENERGIA POR EVENTOS

Iniciado por herrmarcus, 28/08/2017 às 15:19

28/08/2017 às 15:19 Última edição: 04/09/2017 às 11:48 por Corvo
  Boa tarde, pessoal
Estou criando um jogo de Dragon Ball no RPG Maker VX Ace e queria saber de que modo posso fazer para os personagens lançarem os golpes especiais de energia à distância. De preferência, executar isso por eventos. Algo parecido com o da imagem desse jogo de GBA. Desde já agradeço.

[Anexo excluído pelo administrador]

Por eventos é um tanto trabalhoso. Um resumo: defina as coordenadas de onde o personagem se encontra em variáveis distintas. Elas vão te informar onde iniciar a animação. Em cada mapa onde fosse possível utilizar a habilidade, você teria de colocar alguns eventos em branco que seriam chamados ao "soltar a energia" para tomar os gráficos do golpe. Depois, configure o movimento do projétil como queira, mas coloque uma condição para cada objeto / parede / personagem no mapa. Essas condições devem verificar se as coordenadas atuais da "bola de energia" são idênticas as destes objetos - teriam de ser pré-definidas. Assim você sabe se a energia colidiu ou não com os objetos. Feito isso, creio que com o resto você não tenha problemas.

E bom, eu disse que era um trampo. Talvez eu possa te convencer a utilizar um destes sistemas de batalha. Te poupa toda essa programação e você se preocupa apenas em adaptar uma coisa ou outra.

Obrigado pelas dicas. Mas, o problema desses sistemas prontos é que tem de ter uma noção razoável sobre scripts e, apesar de já ter tentado e pesquisado, eu não consegui mexer com scripts (só com os mais básicos mesmo). Então, com os inimigos e eventos que vem pré-determinados eu não sei como modificar ou alterar a meu modo.

Bom, se você tiver o RPG Maker XP instalado, eu sugiro que estude esse sistema aqui. Vai te dar uma boa ideia de como fazer o seu. Sobre os scripts, veja estas aulas e com uma semana você já está entendendo e programando scripts no Ace.

Infelizmente, o link para download daquele sistema ABS está OFF. Eu já baixei alguns sistemas, como o XAS Hero e o Sapphire, mas não consegui entender como se dá o funcionamento de cada coisa. Porém, vou dar uma olhada nessas aulas para ver se aprendo. Muito obrigado.

Que coisa, não? Baixe aquele sistema aqui. Sobre os que você citou, o Xas é meio exagerado. Para estudos, recomendo o do Khas mesmo. E não se preocupe, as aulas vão ajudar bastante.