O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Fixar uma Picture em cima do Personagem?!

Iniciado por Tatutoy, 04/09/2017 às 09:43

04/09/2017 às 09:43 Última edição: 04/09/2017 às 11:37 por Tatutoy
Olá pessoal,

Estou precisando manter uma imagem (HUD) em cima do herói, e mesmo posicionando as coordenadas, quando
o herói chega nos cantos da tela, a imagem continua naquelas coordenadas (centro da tela), saindo de cima do personagem.
Gostaria de saber como faço para que esta imagem fique em bind com o personagem, independente de onde ele estiver em relação a tela.

Talvez dê para fazer por eventos?
Algum luz?!

:sera:

Obrigado.

04/09/2017 às 09:48 #1 Última edição: 04/09/2017 às 09:50 por Corvo
A forma menos trabalhosa é impedir que o jogador se aproxime das bordas do mapa. Por exemplo, você cria um mapa de 30x30, mas só mapeia 20x20 no centro, de modo que a "câmera" nunca alcance o limite. O personagem continua no centro da tela o tempo todo. O modo mais trabalhoso é verificar constantemente as coordenadas do jogador e mover com a mesma frequência a imagem para estas coordenadas. Recomendo o primeiro modo.

Tinha pensado sobre as bordas, porém gosto tanto delas :(
Como seria realizar essas coordenadas por eventos?

Só de imaginar que o evento teria que constantemente verificar se o player está próximo das bordas, já imagino a dor de cabeça!




Nem é tanto trabalho assim, preguiça minha haha. E bom, vai depender de que tipo de HUD você está criando. Suponhamos que seja uma barrinha acima da cabeça do jogador:



Primeiro definimos as coordenadas do jogador em variáveis. Vá em:

Controle de Variáveis > Dados do Jogo > Personagem > Jogador > Tela X/Y


Cuidado para não confundir Tela X/Y com Mapa X/Y, são coordenadas distintas. Feito isso, conseguimos a posição do jogador, entretanto a imagem aparecerá sobre ele. Por isso fazemos a correção do eixo Y, altere o valor até que a posição da imagem lhe agrade. Depois, basta mostrar a imagem utilizando as variáveis como coordenadas e pronto. Para atualizar, você pode repetir o processo usando "Mover Imagem" e, no caso de uma barrinha, sempre atualize as coordenadas antes de atualizar a barra.

Fiz por evento comum seguindo suas variáveis, deu certinho!
Não imaginava que seria tão fácil...Acho que o preguiçoso sou eu haha.

Obrigado.


[Anexo excluído pelo administrador]