O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Não estou conseguindo fazer uma condição funcionar!

Iniciado por MeiaNoite, 02/10/2017 às 17:42

02/10/2017 às 17:42 Última edição: 04/10/2017 às 19:02 por Corvo
Pessoal, algum de vocês pode me ajudar com uma coisa?

Eu estou finalizando a construção de uma quest. Ela se inicia com um pescador que precisa que eu vá até um local para conseguir um determinado item para ele. Até aí ok, a sequência de eventos se desenrola sem problemas, o que tá pegando é que em determinada parte da quest, eu preciso encontrar um grupo de bandidos, só que as condições para eles aparecerem no mapa em questão é ser 18 horas e ter ativado a primeira parte da quest (ao falar com o pescador). A condição das 18 horas funciona perfeitamente sozinha, mas quando coloco a segunda condição setada no switch que eu liguei lá ao terminar de falar com o pescador, o evento dos bandidos não ocorre.
Onde diabos eu tô errando?

O switch ligado no início da quest com o pescador:

Spoiler


[close]

Ele como condição para que os bandidos apareçam:

Spoiler
[close]

Pelo que vejo na sua imagem o evento liga os switches 6 e 11 enquanto a condição pede os switches 25 e 11. Você verificou ambos separadamente e viu se funcionam? Aliás, defina "não ocorre". O evento dos bandidos possui mais páginas, mas a primeira está vazia. Pelas suas imagens não há nada ligando-as.

Citação de: Corvo online 02/10/2017 às 17:54
Pelo que vejo na sua imagem o evento liga os switches 6 e 11 enquanto a condição pede os switches 25 e 11. Você verificou ambos separadamente e viu se funcionam? Aliás, defina "não ocorre". O evento dos bandidos possui mais páginas, mas a primeira está vazia. Pelas suas imagens não há nada ligando-as.

Sim, sim! Verifiquei separadamente e o switch referente às 18 horas funciona de boa. O switch referente ao maldito início de quest após falar com o pescador, é que não funfa.


A primeira imagem tem o 11 e o 6 porque o 11 é o switch que teoricamente serviria para acessar a parte dos bandidos (em outro mapa), e o 6 é apenas para ser usado de condição na próxima página do npc pescador, para prosseguir a segunda etapa do diálogo.

O 11 é o único importante, mesmo.

Então, a quest começa com o protagonista falando com esse pescador, aí após duas escolhas de diálogos, ambas levam ao início da quest (mostrado na print) onde eu ligo o switch 11.

O próximo passo da quest seria ir até outro mapa e dar de cara com alguns bandidos que após uma cena curta, iniciam a batalha. A questão é que pra isso começar, eu preciso usar como condição o switch 11 (ligado após falar com o pescador), porque se eu usar apenas o switch das 18 horas da tarde, o player poderá achar os bandidos sem nem falar com o pescador, e aí vai descaralhar toda a sequência cronológica da quest.  :'0':

Ok, mas o evento dos bandidos ao menos aparece no mapa? Se sim, não ocorre por você apenas colocou eles lá e não ligou as outras páginas do mesmo. Se ele sequer aparece, verifique se há outros eventos utilizando os switches em questão. É possível que outro evento esteja desligando algum deles.

02/10/2017 às 18:44 #4 Última edição: 02/10/2017 às 19:01 por Corvo
Citação de: Corvo online 02/10/2017 às 18:18
Ok, mas o evento dos bandidos ao menos aparece no mapa? Se sim, não ocorre por você apenas colocou eles lá e não ligou as outras páginas do mesmo. Se ele sequer aparece, verifique se há outros eventos utilizando os switches em questão. É possível que outro evento esteja desligando algum deles.

Ele simplesmente não aparece. ;(

É impossível porque o switch foi criado exclusivamente pra essa parte da quest. Mas vou verificar e posto aqui.


Esqueci de mencionar que são três bandidos, ou seja, três eventos incluídos nessa parte da quest. Eu pensei que por estar usando o mesmo switch para os três (O 11) devia estar dando conflito. Então criei switchs separados para cada um, e deixei eles daquela forma, no fim do diálogo com o pescador, ligados. Apliquei eles nas condições dos três bandidos e eles apareceram ao deixar SOMENTE a condição do switch 11, mas quando coloco junto com a condição do horário das 18 horas, os três voltam a desaparecer. Ou seja, o problema é não conseguir usar essas duas condições juntas.

Eu realmente tenho uma dificuldade imensa em imaginar esse sistema funcionando, mas vou tentar ajudar.

Primeiramente os eventos têm mais de uma página, eu não sei o que ocorre nas demais, então fica complicado estipular algo pois talvez as páginas seguintes estejam sendo ativadas. O que pega é o seguinte: quando um evento tem várias páginas, a preferência de leitura é a da página com ID mais alto. Por exemplo, se tu coloca as condições de switch na primeira página e a última página não possuir nenhuma condição, esta última sempre será lida, mesmo as condições da primeira sendo saciadas.

Dito isto, coloque as demais páginas para emitirem um SE continuamente, cada uma um SE diferente. Caso um dos sons seja emitido, você vai saber qual página está sendo lida ao invés da que tu quer. Se for esta a causa do problema, obviamente.

04/10/2017 às 18:59 #6 Última edição: 04/10/2017 às 19:04 por Corvo
Citação de: King Gerar online 02/10/2017 às 20:40
Eu realmente tenho uma dificuldade imensa em imaginar esse sistema funcionando, mas vou tentar ajudar.

Primeiramente os eventos têm mais de uma página, eu não sei o que ocorre nas demais, então fica complicado estipular algo pois talvez as páginas seguintes estejam sendo ativadas. O que pega é o seguinte: quando um evento tem várias páginas, a preferência de leitura é a da página com ID mais alto. Por exemplo, se tu coloca as condições de switch na primeira página e a última página não possuir nenhuma condição, esta última sempre será lida, mesmo as condições da primeira sendo saciadas.

Dito isto, coloque as demais páginas para emitirem um SE continuamente, cada uma um SE diferente. Caso um dos sons seja emitido, você vai saber qual página está sendo lida ao invés da que tu quer. Se for esta a causa do problema, obviamente.



Opa, beleza! Tentarei aqui.


Citação de: King Gerar online 02/10/2017 às 20:40
Eu realmente tenho uma dificuldade imensa em imaginar esse sistema funcionando, mas vou tentar ajudar.

Primeiramente os eventos têm mais de uma página, eu não sei o que ocorre nas demais, então fica complicado estipular algo pois talvez as páginas seguintes estejam sendo ativadas. O que pega é o seguinte: quando um evento tem várias páginas, a preferência de leitura é a da página com ID mais alto. Por exemplo, se tu coloca as condições de switch na primeira página e a última página não possuir nenhuma condição, esta última sempre será lida, mesmo as condições da primeira sendo saciadas.

Dito isto, coloque as demais páginas para emitirem um SE continuamente, cada uma um SE diferente. Caso um dos sons seja emitido, você vai saber qual página está sendo lida ao invés da que tu quer. Se for esta a causa do problema, obviamente.


King, se liga em como eu resolvi o problema!

O grupo de bandido é formado por três deles (cada bandido é um evento, mas somente o bandido do meio é o que realmente importa, pois ele contém todas as informações e switchs e eventos que dão continuidade a quest, sendo assim os outros dois são apenas para manter a imersão, já que na hora da batalha são chamados três battlers pra nós combatermos, então não faria sentido apenas um character no mapa).

O problema é que a terceira aba desse bandido principal por algum motivo, quando setada em paralelo, desaparecia com toda a cadeia de eventos do mapa. Quando mudei a terceira aba de evento de "paralelo" para "toque do jogador" (pois ela equivale ao momento pós batalha, em que os bandidos estão caídos e eu precisaria me aproximar deles para ter a última conversa), tudo passa a funcionar de acordo, inclusive as condições de 18 horas e a que era ativada após falar com o pescador, voltaram a funcionar em conjunto. Mas aí surgiu o problema seguinte: Eu precisaria ainda fazer o player andar até o corpo. E se o player foi um desembestado maluco que não futuca nada no jogo e resolvesse dar as costas e sair do mapa logo após a batalha?

Aí resolvi da minha forma: inclui uma rota de movimento do jogador até o corpo do bandido após a batalha. Esse evento eu coloquei em um dos bandidos menos importantes que só estavam lá pra cumprir tabela, e dessa forma pude colocar o início dele em "paralelo", ativado após o switch "morte dos bandidos" ter sido ativado. Deu trabalho, mas deu certo!

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]

Só não vou dizer que está por encerrado o tópico porque ainda vou completar o restante dessa quest, então pra não ter que poluir o fórum com mais um tópico caso alguma dúvida surja, vou esperar terminar essa quest toda, aí venho aqui dar meu parecer. Mas desde já agradeço ao King e ao Corvo pela ajuda!


Eeeee, desgraça. KKKKK

Fui criar um outro evento no mesmo mapa e acho que ele interferiu de alguma forma na cadeia de eventos da quest, aí mesmo excluindo ele, agora a merda do troço voltou a não funcionar.

Tô quase desistindo disso tudo. Putz, é muito estresse tem hora.


Pronto, todos os problemas dessa quest resolvidos. Foi um baita evento de 8 páginas pra fazer tudo dar certo, mas deu. Tudo certinho agora.