O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Centro Pokémon - Um tópico sobre Pokémon

Iniciado por Sotelie, 07/10/2017 às 12:10

07/10/2017 às 12:10 Última edição: 31/10/2017 às 16:03 por Alisson
Centro Pokémon
Este é um tópico sobre Pokémon.

[box title=Introdução]
Pokémon é uma franquia gigantesca da Nintendo. Tanto o anime, mangá, filmes, brinquedos... mas neste tópico eu estarei falando principalmente sobre os jogos. De preferência, os jogos principais.
Aqui eu estarei compartilhando minhas experiências como treinador pokémon, oferecendo dicas tanto para quem estiver começando quanto para aqueles que estão jogando faz um tempo.
Desde já gostaria de deixar claro que os jogos não possuem conexão alguma com o anime. O Ash não existe nos jogos (a Jessie e o James existem apenas no Yellow), e personagens como Brock e Misty são completamente diferentes, então se acostumem.
Como o tópico será grande, irei deixar tudo em spoilers para meus amigos leitores.
Eventualmente estarei atualizando este tópico com mais informações,[/box]

[box title=Os Jogos]
Nos jogos Pokémon você geralmente é um(a) jovem que recebe um pokémon inicial e sai em uma jornada, enfrentando líderes de ginásio para vencer a Liga Pokémon.
No entanto, o objetivo principal de todos os jogos principais é completar a Pokédex que lhe é dada no início do jogo. A Pokédex é uma enciclopédia que registra informações sobre todos os pokémons que você vê ou captura. Completar a pokédex é geralmente a tarefa mais difícil dos jogos, não pelo fato de existirem inúmeros pokémons, mas sim porque alguns deles são extremamente difíceis de se encontrar ou até impossíveis de serem obtidos caso o Pokémon tenha sido distribuído apenas por eventos, ou para uma região específica (Japão).

Os jogos são divididos em Gerações, cada uma com uma região diferente e pokémons novos.


Spoiler
[/box]

[box title=Emulação]
Se você pretende jogar os jogos no computador ou android, abaixo deixo uma lista de emuladores que recomendo.


Emuladores para PC

TGB Dual 7: Emulador de GB/GBC.
É o único emulador que lhe permite realizar trocas entre os jogos de GB e GBC.

Visual Boy Advance: Emulador de GB/GBC/GBA.
Um dos melhores emuladores de GB/GBC e GBA. Você pode realizar trocas via wireless com uma pessoa de longe, no entanto eu recomendo o No$gba caso queira realizar trocas locais. A propósito, o sistema de link dele não funciona nas versões de GB/GBC, apenas GBA.

Visual Boy Advance M: Uma versão melhorada do Visual Boy Advance.

No$gba: Emulador de GBA/NDS.
Recomendo este emulador mais especificamente para GBA. Se você pretende realizar trocas entre as versões de GBA, o NO$GBA é o mais estável para esse propósito.
Ao contrário do VBA, você irá sofrer menos, senão zero riscos de perda de conexão durante as trocas.

DeSmuME: Emulador de NDS.
Basicamente o melhor emulador de NDS. Se você possui um computador mais antigo, então recomendo o No$gba. Fora isso, não existem muitas razões para não usar o DeSmuME.
[close]
Emuladores para Android

My OldBoy!: Emulador de GB/GBC.
Você pode realizar trocas facilmente com outra pessoa usando este emulador.

My Boy!: Emulador de GBA.
Você pode também realizar trocas com extrema facilidade usando este emulador.

DraStic: Emulador de NDS.
Digo por experiência que este emulador é tão rápido quanto o DeSmuME. Mesmo em dispositivos mais antigos, ele ainda consegue rodar uma boa quantidade de jogos com rapidez. Infelizmente você não pode realizar trocas com este emulador.
[close]
[/box]

[box title=Fazendo Trocas]
Realizar trocas nos emuladores de android é tão fácil quanto trocar mensagens, então eu estarei focando nos emuladores de PC aqui.
Trocas com TGB Dual 7

Aqui eu estarei utilizando os jogos Pokémon Red e Pokémon Crystal.
No TGB Dual 7, os jogos salvos ficam na pasta "save" (sem aspas).
O save do jogo que você carregar no primeiro slot possui a extensão .sav, normal.
Já o save do jogo que você for carregar no segundo slot, precisa ter a extensão .sa2.
Eu suponho que você já tenha configurado o emulador, como os controles e etc...

Carregue os jogos usando as opções em sequência, GB1 - Load para o primeiro slot e GB2 - Load para o segundo slot.

Fazendo isso, os dois jogos serão abertos e os dois já estarão conectados.
Você poderá trocar os pokémons normalmente controlando os dois jogos.

[close]
Trocas com No$gba

O No$gba lhe permite realizar trocas entre as versões de GBA.
Para isso, estarei utilizando os jogos Pokémon Fire Red e Pokémon Emerald.
Os saves ficam na pasta BATTERY.

O save do jogo que for carregado no primeiro slot possui a extensão .sav, normal.
O save do jogo que for carregado no segundo slot deve possuir a extensão .sv2.

Eu recomendo que você abra o arquivo NO$GBA.INI e altere "SAV/SNA File Format == Compressed" para "SAV/SNA File Format == Raw".

Abra o No$gba e uma popup irá aparecer. Deixe a opção "Autostart Cartridge" ligada e coloque em "All machines". Feito isso, carregue o primeiro jogo.

Vá em Options>Emulation Setup e altere o "Number of Emulated Gameboys" para 2.
Clique em Ok. Vá em Options novamente, e selecione Save Options.
Feche e abra novamente o emulador para que as alterações tenham efeito. Reabrindo o primeiro jogo.

Clique com o botão direito do mouse na tela e selecione Load Game.

Agora você irá escolher o segundo jogo. Dessa vez desmarque a opção "Autostart Cartridge" e selecione "2nd machine".

Se deu tudo certo, você já deve ter os dois jogos, já conectados no No$gba.
Se deu algo errado, repita o processo. O No$gba é bem chatinho mesmo de configurar.

Você será capaz de usar todas as firulas multiplayer, seja trocas, batalhas, mix records ou o que raios for.
Você poderá obter os pokémons de outras versões, evoluir pokémons que só são obtidos via trocas e ser feliz completando a pokédex.

Alá, consegui trocar meu Metagross pro Fire Red, agora xô ir lá me vingar do Mewtwo.
[close]
Trocas com Visual Boy Advance

Trocar pokémons com o Visual Boy Advance é relativamente fácil, mas é um pouco diferente dos outros emuladores.
Eu estarei utilizando os jogos Pokémon Fire Red e Pokémon Ruby.

No VBA, os saves ficam na mesma pasta do jogo. Ao contrário dos outros emuladores que usam a extensão .sav, o VBA usa saves com as extensões .sa1, .sa2 e etc...
Saves .sa1 são para o primeiro slot, enquanto saves .sa2 são para o segundo slot.

Abra duas instâncias do Visual Boy Advance. A primeira é para o primeiro slot, enquanto a segunda será automaticamente o segundo slot.
A configuração do VBA é separada entre slots, então você poderá ter que reconfigurar a segunda janela.

No emulador, vá em Options>Frame Skip e deixe 0.
Vá em Emulator e desmarque a opção "Pause when inactive window".
Deixe a opção "Synchronize" marcada.
Faça isso nas duas janelas.

Nós podemos fazer link usando Wireless ou Cabo Link.
No modo Wireless, você pode criar uma sala e esperar jogadores entrarem na sua sala, ou pode se juntar a uma sala existente.
O modo Wireless é bom caso você pretenda hostear um servidor e jogar com os amigos pela internet.
O processo é o mesmo do Cabo Link, e para simplificar este tutorial, eu estarei usando o método do Cabo Link.
Deixe a opção Wireless Adapter desmarcada nas duas janelas.

Vá em Link>Settings. Uma janela irá abrir com umas configurações não muito complexas.
Você pode marcar Network caso esteja hosteando um servidor ou pretenda se juntar a alguém que esteja hosteando, mas como pretendo trocar pokémons comigo mesmo, eu deixarei marcado Single Computer. Pressione OK. Lembrando de fazer isso nas duas versões.

Se deu tudo certo, você já deve ser capaz de se conectar com o outro jogo. Mas caso você esteja recebendo uma tela preta com erro de conexão, tente ir em Link>Settings, e altere a opção avançada de Safer para Faster (nas duas janelas).
A conexão é realmente instável e pode cair a qualquer momento, mas não é impossível de se realizar trocas nele.

[close]
[/box]

[box title=Naturezas]
As naturezas dos pokémons foram algo introduzido na geração 3.  Na época ninguém sabia se isso afetava alguma coisa no pokémon ou era só um detalhe bobo, mas acontece que elas afetam sim.
A natureza afeta o crescimento de um pokémon. Cada natureza aumenta um de seus stats em 10% e diminuem outro em 10% (até ele chegar no nível 100). Cinco dessas naturezas não afetam nada no pokémon.
Abaixo vai uma lista das naturezas e que stats elas aumentam/diminuem.
Spoiler


  • Adamant: +Attack -Sp. Atk
  • Bashful: Nada
  • Bold: +Defense -Attack
  • Brave: +Attack -Speed
  • Calm: +Sp. Def -Attack
  • Careful: +Sp.Def -Attack
  • Docile: Nada
  • Gentle: +Sp. Def -Defense
  • Hardy: Nada
  • Hasty: +Speed -Sp. Atk
  • Impish: +Defense -Sp. Atk
  • Jolly: +Speed -Sp. Atk
  • Lax: +Defense -Sp. Def
  • Lonely: +Attack -Defense
  • Mild: +Sp. Atk -Defense
  • Modest: +Sp. Atk -Attack
  • Naive: +Speed -Sp. Def
  • Naughty: +Attack -Sp. Def
  • Quiet: +Sp. Atk -Speed
  • Quirky: Nada
  • Rash: +Sp. Atk -Sp. Def
  • Relaxed: +Defense -Speed
  • Sassy: +Sp. Def -Speed
  • Serious: Nada
  • Timid: +Speed -Attack
[close]

A natureza de um pokémon também influencia no sabor da berry que ele gosta e não gosta. E isso depende do stat que é aumentado ou diminuído da natureza.
Spoiler


  • Attack: Spicy
  • Defense: Sour
  • Speed: Sweet
  • Sp. Atk: Dry
  • Sp. Defense: Bitter
[close]
Desta forma, um pokémon de natureza Sassy irá gostar de Berries com sabor Bitter, e não irá gostar de Berries com sabor Sweet.
Você achará esta informação valiosa quanto tentar evoluir um Feebas para Milotic.
[/box]

[box title=Individual Values/Valores Individuais]
Você já deve ter falado com algum NPC que disse algo sobre dois pokémons de mesmo nível serem diferentes. Isso é verdade, em vários sentidos.
Quando você vai na telinha de stats dos pokémons, você irá ver o ataque, defesa, ataque especial e etc... Mas acontece que existem alguns valores escondidos.

IVs (Individual Values) são importantes valores que determinam os stats dos seus pokémons. Eles são aleatórios para cada pokémon e não podem ser alterados de maneira alguma. Isso é algo que torna os pokémons únicos, mesmo que eles aparentem idênticos a outros.
Os IVs consistem de 6 valores que correspondem ao HP, Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade. Cada um vai de 0 a 31 e, quanto maior o valor, maior será o stat específico.
IVs também determinam o tipo do golpe Hidden Power. Dependendo dos IVs, o tipo desse golpe pode ser Planta, Venenoso, Dragão e etc...
[/box]

[box title=Effort Values/Valores de Esforço]
Quando os pokémons batalham, além deles ganharem experiência, eles também ganham alguns valores de esforço (conhecidos também como EVs).
Eles são parecidos com os IVs (Valores Individuais), a diferença é que você pode mudar estes valores.
Quando você derrota um Geodude, o seu pokémon irá ganhar 1 ponto em Defesa, e quando você derrota um Gengar, o seu pokémon irá ganhar três pontos de Ataque Especial.
Desta forma nota-se a razão de se chamar Valores de Esforço. Quando você batalha com vários pokémons, você realmente está treinando seus pokémons. Mesmo que ele esteja no nível 100, você ainda pode ganhar estes valores, então o treinamento não termina por aí.
Os itens Carbon, Iron, Protein e etc... cada um dá 10 pontos de EV no seu específico stat.

Se você quiser saber mais sobre EVs, eu recomendo que venha aqui. Há bastante informação útil.
Claro, se não estiver interessado no lado competitivo de Pokémon, você não precisa saber nada disso, mas acredito que seja uma informação curiosa mesmo assim.
[/box]

[box title=Ovos Pokémon]
Sabe aqueles lugares que você deixa dois pokémons aos cuidados de criadores? Aqueles que os pokémons são treinados sozinhos e etc...?
Então, se você deixar dois pokémons compatíveis e sair pra dar uma volta, esses pokémons podem deixar um ovo.
O pokémon que irá sair do ovo pode ser tanto da espécie do pai quanto da espécie do filho, então fica a surpresa aí.

É importante saber chocar ovos pois alguns pokémons bebês como Pichu e Igglybuff só podem ser obtidos através de Ovos.
Para mais informações, voalá.
[/box]


Eita, não é que fez mesmo. haha
Aí sim, legal ter citado os programas de uma vez. Seguindo seus conselhos estou com a seguinte equipe:

Foram investidas 138 ultraballs, 46 greatballs e 122 pokéballs nessa turma.
[close]
Há possibilidades de engambiarrar um servidor nos emuladores (aka hamachi) para jogarmos online?  :*-*:

Haha pô, tô feliz de ver que conseguiu xD
E dá sim, isso a gente faz pelo Visual Boy Advance, ele tem suporte pra multiplayer online.
Eu vou cobrir ele assim que terminar o almoço o/

Bom, eu preciso manifestar meu desgosto pelo que Pokémon se tornou após a segunda geração, o mesmo caso do Yu-Gi-Oh!, mas deixa pra lá. Voltando aos jogos: Do Gold pra frente eu não joguei nenhum, por isso nem conheço muitos aí. Vou dar uma chance qualquer hora e procurar alguma (recomendações?). Agora é começar a procurar aqueles que sempre quis ter, mas não sabia que dava pra fazer gambiarra com a troca.  :malvado:


Avante e sempre!
Eu curto o Crystal pois foi o primeiro que joguei, mas depois acabei jogando o Yellow e assim por diante. Devo dizer que a quinta geração possui uma trama que me conquistou, mas depois da quinta, não falo mais nada :[ Só acompanho mesmo pra ver o que tem de novo rs
Use o poder da troca e jogue o emerald. Tem bastante coisa pra fazer mesmo depois de completar o game.

Vou ver se termino o tutorial pra capturar os lendários pois, a menos que você saiba braile, será difícil achar esses benditos.

Spoiler
:*-*: :*-*: :*-*: Pessoas que também gostam de Pokemon  :*-*: :*-*: :*-*:
[close]

Cara isso vai me ajudar muito! Muito obrigado!  :wow: :wow: :wow:

Spoiler
Tomara que esse tópicos tenha mais atualizações
[close]

Não seja por isso :D Em breve irei atualizar o tópico com mais informações. Fico feliz que tenha gostado.

No momento eu estou muito p*** porque meus arquivos salvos foram corrompidos e eu perdi o jogo. Então quando eu tiver paciência para recomeçar em um futuro próximo - ou não - vou optar pelo Yellow.  :=|:

31/10/2017 às 16:02 #8 Última edição: 07/11/2017 às 04:31 por Alisson
Devido ao limite de caracteres, o tópico continuará daqui.

[box title=Pokémons Lendários]
São pokémons realmente difíceis de serem encontrados ou capturados... ou os dois. Alguns deles possuem uma certa importância histórica no mundo pokémon, exceto certos lendários criados artificialmente. Eles só são fortes e raros mesmo :[ Não tem nada histórico ou primal neles . Abaixo deixo um pequeno guia para ajudar a encontrar os lendários nos jogos.
Capturando lendários em Red/Green/Blue e Yellow

Articuno

Articuno pode ser encontrado nas Seafoam Islands.
Entre em uma caverna lá e, após explorar, você irá se deparar com um pássaro. Ele é Articuno.
Salve antes de interagir com o Pokémon pois você só batalha com ele uma vez.
[close]
Zapdos

Zapdos pode ser encontrado no fim da Power Plant. Se você não sabe como chegar na Power Plant, vá para a frente do Rock Tunnel, onde tem um Centro Pokémon:
Use surf nesta parte e vá até o final. Você irá encontrar a Power Plant.
Salve antes da batalha pois você só possui uma chance de batalhar com este pokémon.
[close]
Moltres

Moltres se encontra na Victory Road.
Ele se encontra logo no fim da Victory Road. Explore bem a caverna até encontrar um pássaro. Ele é Moltres.
Salve antes de batalhar com ele pois você possui apenas uma chance de enfrentar este lendário.
[close]
Mewtwo

Ao contrário do trio lendário, Mewtwo só pode ser encontrado após você derrotar a Elite 4.
Assim que o fizer, vá para Cerulean City e siga para a rota 24. Entre na água com Surf e desça até encontrar a entrada de uma caverna.
Esta é a Unknown Dungeon (também conhecida como Cerulean Cave). Esta caverna possui pokémons de nível alto, lugar ótimo para treinar seus pokémons.
A caverna é um labirinto, mas assim que conseguir explorar ela com cuidado, encontrará o Mewtwo no final.
Na primeira geração, Mewtwo é o pokémon mais forte, quebrando o balanço do jogo. Isso porque na época o tipo fantasma não era super efetivo contra tipos psíquicos e o único tipo fantasma era Gastly/Haunter/Gengar. O que é um problema, pois esses pokémons também são do tipo venenoso, consequentemente fracos contra o tipo psíquico como Mewtwo.
Isso quer dizer que será bem complicado capturar este pokémon, então recomendo que salve pois assim como os outros, você só possui uma chance de batalhar contra este pokémon.
[close]
Mew

Mew é o pokémon de número 151, basicamente o último da Pokédex de Kanto.
Ele foi distribuído durante um evento da nintendo, então a menos que você tenha participado do evento ou troque com um amigo que participou, é impossível obter este pokémon por meios normais.
No entanto, é possível obter o Mew através de glitches. Usar glitches para conseguir pokémons não é considerado "cheat", mas isso não significa que o pokémon será legítimo.
Se estiver interessado, recomendo que assista este fantástico vídeo.

Se você tiver obtido o Mew através de glitches nas versões de Red, Blue e Yellow para 3DS, tenha em mente que você não poderá transferir este Mew para o Pokémon Bank, consequentemente não podendo transferir ele para os jogos mais recentes. Estou deixando aqui apenas caso você tenha este objetivo.
[close]
[close]
Capturando lendários em Gold e Silver

Suicune, Entei e Raikou

Suicune, Entei e Raikou podem ser encontrados aleatoriamente nos matinhos de todo o continente de Johto após serem acordados na Burned Tower em Ecruteak City.
Caso você encontre um deles, ele irá fugir no primeiro turno. Se você o perdeu, basta olhar na pokédex a localização dele para saber onde ele está, mas tenha em mente que o pokémon irá mudar de local sempre que você também mudar de local.
Recomendo que use um pokémon com Mean Look para que o pokémon não possa fugir da batalha. Da primeira vez que fui tentar capturar um destes pokémons eu tinha um Haunter como líder na equipe, e ele felizmente tinha Mean Look.
[close]
Lugia

Assim que você derrotar os membros da Equipe Rocket na torre de rádio, o diretor virá e lhe dará um item necessário para encontrar Lugia, o Silver Wing (caso esteja jogando Silver). Se estiver jogando o Gold, você precisa obter este item com um velhinho em Pewter City, em Kanto.

Com este item em mãos, vá para a Whirl Islands. As Whirl Islands se encontram na Route 41, entre Olivine City e Cianwood City.

Você precisa de Whirlpool, Flash, Strenght, Surf e Waterfall para explorar esse lugar.
Os mapas abaixo podem lhe ajudar a chegar até o Lugia.
Salve o jogo antes de interagir com ele, visto que você só possui uma chance de batalhar com este pokémon.

(Créditos à Pokémon Mythology pelos mapas)

Entre na ilha B, vá pelas passagens 2 e 3 e desça a cachoeira para chegar até o Lugia.
[close]
Ho-Oh

Caso você estiver jogando a versão Gold, você irá receber a Rainbow Wing assim que derrotar os membros da equipe Rocket na torre de rádio. Mas se estiver jogando o Silver, será necessário obter a Rainbow Wing com um velhinho em Pewter City, em Kanto.

Com este item em mãos, vá para a Tin Tower, localizada em Ecruteak City.

Os mapas abaixo podem lhe ajudar a chegar até o Ho-Oh. Basta seguir as setas.
(Créditos à Pokémon Mythology pelos mapas)
Recomendo que salve o jogo antes de capturar Ho-Oh, pois se você derrotar este pokémon, não haverá uma segunda vez.
[close]
Celebi

Celebi foi distribuído no ocidente através de alguns eventos da Nintendo. A menos que você troque com alguém que participou do evento, será quase impossível obter este pokémon.
No entanto não é necessário obter Celebi para completar a Pokédex (mas cá entre nós, completar a pokédex com 1 faltando não dá a sensação dela ter sido completada ,_,).
Assim como Mew na primeira geração, é possível obter Celebi através de glitches.
Capturar o Celebi com glitches não seria considerado "cheat", mas não significa que o pokémon será legítimo.
Se quiser saber mais sobre, pode assistir este fantástico vídeo.
[close]
[close]
Capturando lendários em Crystal

Suicune, Entei e Raikou

Assim que você desperta o trio lendário na Burned Tower, Entei e Raikou estarão rondando aleatoriamente pelos matinhos de Johto.
Para encontrar Suicune, você precisa encontrá-lo em três lugares antes: À direita do National Park, na Route 36, no meio da entrada do Mt. Mortar e ao norte da Cianwood City.
Daí basta salvar o diretor da Radio Tower que ele lhe dará o Clear Bell. Com este item, vá para a Tin Tower e você será capaz de encontrar Suicune.
Você irá lutar contra Suicune automaticamente ao entrar na Tin Tower, então salve o jogo antes.

Já sobre Entei e Raikou, é a mesma coisa de Gold/Silver. Eles estarão rondando pelos matinhos e vão fugir no primeiro turno deles.
[close]
Lugia

Lugia pode ser encontrado da mesma maneira que em Gold/Silver, na Whirl Islands.
A Silver Wing fica com o velhinho em Pewter, e só com ele.
[close]
Ho-Oh

Já não basta ser difícil capturar esse pokémon, só pra chegar nele já é um esforço enorme.
Para ter o privilégio de escalar a Tin Tower, você precisa estar com Suicune, Entei e Raikou na equipe. Não vale trocar com os amigos, você precisa capturar os três no seu jogo.
Você também precisa ter vencido a Elite 4. Feito isso, basta ir na Tin Tower e falar com um certo NPC para receber a Rainbow Wing. Uma escada irá aparecer e você será capaz de encontrar Ho-Oh assim que chegar no topo.
[close]
Celebi

Celebi, assim como em Gold e Silver, foi distribuído apenas via um evento da Nintendo e a única maneira de se obter um por meios "normais" é através de trocas ou glitches. Veja a informação da Celebi no spoiler de Gold/Silver.

Nas versões japonesas de Crystal, os jogadores tiveram um certo evento com uma bola chamada GS Ball.
Esta bola os permitiria encontrar Celebi após ser colocada no templo da Ilex Forest. No entanto este evento foi liberado apenas nas versões japonesas e infelizmente você não pode realizar trocas com as versões japonesas durante a primeira e a segunda geração (vai por mim, já tentei).
[close]
[close]
Capturando lendários em Ruby/Sapphire

Kyogre/Groudon

Chega em um momento da história que você é forçado a lutar contra estes dois lendários.
Se você joga Ruby, você irá encontrar Groudon, se joga Sapphire você irá encontrar Kyogre.
[close]
Latias/Latios

Ao derrotar a Elite 4 pela primeira vez, veja o que está passando na TV da sua casa.
Nesse momento você será capaz de encontrar Latios (se joga Ruby) ou Latias (se joga Sapphire) aleatoriamente nos matinhos.
Eles se comportam da mesma maneira que o trio lendário em Gold e Silver, fugindo no primeiro turno e tudo mais.
[close]
Rayquaza

Rayquaza se encontra no Sky Pillar. Você precisa ter derrotado a Elite 4 para encontrar este pokémon.
Você pode chegar no Sky Pillar surfando à direita de Pacifidlog Town. Vá surfando seguindo as pedrinhas ao norte e você encontrará a passagem para o Sky Pillar.
É necessário trazer a Mach Bike aqui.
[close]
Liberando o Trio Lendário

Para liberar Regirock, Regice e Registeel, é necessário realizar um certo procedimento. Você irá precisar de um Relicanth e um Wailord.
Por qual razão precisa ser exatamente um Relicanth e um Wailord? Não sei ao certo, e temo que não saberei tão cedo.
Você também precisará de um pokémon que saiba o golpe Dig.
Vá até Pacifidlog e use Surf para a esquerda. Siga surfando sempre pelo sul, encostado nas pedrinhas, até você chegar em um lugar assim:
Use Dive aí e vá nadando até encontrar uma parede com uns pontinhos (Braile). Use Dive novamente (pressionando B) e você vai aparecer numa caverna. Coloque o Relicanth em primeiro lugar na equipe, e o Wailord em último. Vá até um paredão e leia as escritas em braile (se é que você consegue ler esse negócio). Use Dig e uma passagem vai se abrir.
Vá até o último paredão da sala que se abriu e leia a escrita em braile. Acontecerá um terremoto.

Isso indica que os Regis estão liberados.
Agora cá entre nós, essa caverna é um bom lugar para uma base secreta, hein?
[close]
Regirock

É necessário liberar os regis para capturar o Regirock.
Pegue um pokémon com Strength e vá até o deserto.
Vá exatamente ao sul do deserto e você vai ver que abriu uma passagem numa caverna.
Entre lá e leia a escrita em braile. Agora é importante: da sua posição, dê 2 passos para a direita, e dois passos ao sul, e então use Strength.
Vai abrir uma passagem, entre lá e você encontrará Regirock.
[close]
Regice

É necessário liberar os regis para capturar o Regice.
Vá para Dewford e surfe ao norte, indo o mais para a esquerda que puder. Você irá encontrar uma ilha. Passe para a esquerda dela e suba até encontrar uma caverna.
Entre nessa caverna, leia a escrita em braile e fique imóvel. Sério, não faça nada mesmo. Depois de esperar por alguns minutos, vai abrir uma passagem. Entre nela e terá um Regice lhe esperando.

Basicamente você imitou uma pedra de gelo para capturar uma pedra de gelo.
[close]
Registeel

É necessário liberar os regis para capturar o Registeel.
Pegue um pokémon com Fly e vá para a Safari Zone (logo à esquerda de Lilycove). Vá para a esquerda, suba num lugar e vá para o norte até encontrar uma caverna.
Entre lá e leia a escrita em braile. Vá exatamente para o centro da caverna e use Fly. Vai abrir uma passagem com um Registeel dentro.

Sério, quem inventou essas, hein? :|
[close]
Jirachi e Deoxys

Jirachi e Deoxys foram liberados apenas nos maravilhosos e exclusivos eventos da empresa monopolizadora de pokémons, também conhecida como Nintendo.
[close]
[close]
Capturando os lendários em Fire Red/Leaf Green

Articuno

Articuno pode ser encontrado nas Seafoam Islands.Vá para Fuschia e surfe no sul, indo para a esquerda. Você vai chegar numa ilha de gelo.
Ele se encontra logo no fim dessa caverna, você vai precisar de um pokémon com Surf e Strength. Há uma parte em que a correnteza é muito forte, você precisa derrubar algumas pedras para poder surfar no local.
[close]
Zapdos

Zapdos pode ser encontrado assim que você puder usar Surf. Vá para a Power Plant. Se não sabe onde é a Power Plant, vá para o Centro Pokémon perto da entrada do Rock Tunnel e surfe para a direita, indo para baixo. Você irá encontrar a Power Plant no final.
Zapdos está logo no fim da Power Plant.
[close]
Moltres

Ao contrário das versões Red/Green/Blue e Yellow, onde Moltres se encontrava na Victory Road, aqui ele se encontra no Mt. Ember.
O Mt. Ember fica na ilha 1 das Sevii Islands, indo direto ao norte. Basta subir o monte que ele estará lá no topo, querendo ser o rei da montanha.
[close]
Mewtwo

Nas versões Red/Green/Blue e Yellow, Mewtwo podia ser encontrado na Unknown Dungeon após derrotar a Elite 4. Aqui não mudou muito, ele ainda se encontra lá, onde agora é chamado de Cerulean Cave. A diferença é que agora tem um guardinha na entrada da caverna lhe barrando.
Para poder entrar na caverna, é preciso ter derrotado a Elite 4 e obter o Ruby e a Sapphire nas Sevii Islands (existem guias mais específicos sobre isso na internet, mas dependendo eu faço um aqui).
Quando você puder acessar a Cerulean Cave, o processo é o mesmo das versões de Gameboy. Ele estará no fim da caverna.
Felizmente, ao contrário da primeira geração, agora pokémons psíquicos não são mais os reis da parada, sendo fracos contra fantasmas e tendo muitos tipos resistentes a eles (*・∀・*).
Isso não significa que será fácil capturar o Mewtwo, ele usa Safeguard para você não inflingir nenhum estado e fica se curando com Recover.
Desejo boa sorte na captura desse danado o/
[close]
Mew

Esse aqui não mudou nada, continua sendo monopolizado pela Nintendo e sendo distribuído apenas em eventos. Só que aqui ficou mais difícil, pois existem pouquíssimos eventos do Mew na terceira geração.
[close]
Lugia/Ho-Oh

Lugia e Ho-Oh podem ser capturados caso você tenha recebido um Mystic Ticket através do sistema de Mystery Gift.
Com esse ticket em mãos, vá para o porto de Vermilion e você terá acesso ao Navel Rock, lugar onde os dois lendários estão.
[close]
Deoxys

Deoxys pode ser capturado caso você tenha recebido um Aurora Ticket através do sistema de Mystery Gift.
Com esse ticket em mãos, vá para o porto de Vermilion e você terá acesso ao Birth Island, onde poderá capturar o Deoxys. Ele estará no Lv30, acredito eu, então leve um pokémon de nível baixo caso queira capturá-lo.
A Birth Island fica perto das Sevii Islands, mas só pode ser acessada com esse ticket.
[close]
[close]
Capturando lendários em Emerald

Rayquaza

Rayquaza pode ser encontrado no Sky Pillar, assim como em Ruby/Sapphire.
Primeiramente, pegue a Mach Bike. Você vai precisar.
Durante a história de Emerald, você é forçado a visitar esse lugar para despertar Rayquaza, então você com certeza já esteve no Sky Pillar antes.
Você pode capturar Rayquaza assim que ele coloca Kyogre e Groudon para dormir, logo após ter obtido a oitava insígnia. Isso quer dizer que não é necessário derrotar a Elite 4 para capturar ele.
[close]
Kyogre e Groudon

Você pode capturar tanto Kyogre quanto Groudon em Emerald. No entanto é necessário ter derrotado a Elite 4 para isso.
Para encontrá-los, vá até o Weather Institute (fica à esquerda de Fortree). Fale com o cientista no segundo andar e ele dirá que está acontecendo fenômenos temporais em alguma rota. Ele dirá se o fenômeno é uma chuva forte ou um sol intenso, assim como a rota em que está acontecendo.
Vá até o local que ele indicará e, se for um sol intenso, existirá uma entrada para uma caverna. Se for chuva forte, haverá uma caverna submersa (você precisa usar Dive em um local especial que aparecerá na rota).

Se você por acaso derrotar o lendário e esquecer de salvar, o lendário fugirá e você vai precisar falar com o cientista novamente para saber em que rota ele está.
[close]
Liberando os Regis

Você libera os regis da mesma forma que em Ruby/Sapphire, mas com alguns pequenos detalhes diferentes.
Você precisará de um Relicanth e um Wailord, ter a sétima insígnia e possuir o HM08 Dive. Você também vai precisar de um Pokémon que saiba o golpe Dig,

Coloque o Wailord em primeiro lugar na equipe, e o Relicanth em último. Vá para Pacifidlog e surfe à esquerda até achar um pequeno lugar para usar Dive.

Use Dive naquele lugar, e mergulhe até encontrar uma parede com uma escrita em braile. Cheque a parede e use Dive novamente. Você estará numa caverna. Vá para um paredão e leia a escritura em braile. Após isso, use Dig. Entre na passagem que se abrirá e certifique-se que o Wailord esteja em primeiro lugar na equipe, e o Relicanth em último. Vá para o último paredão e leia a escrita em braile. Feito isso, os regis estarão liberados.
[close]
Regirock

É necessário liberar os Regis para capturar o Regirock.
Pegue um pokémon com Rock Smash e vá até o deserto que tem a tempestade de areia. Vá para o sul do deserto e uma passagem numa caverna estará aberta. Entre nela e leia a escrita em braile. Dê 2 passos para baixo e 2 passos para a esquerda, depois use Rock Smash.
Uma passagem se abrirá e um Regirock estará lhe esperando.
[close]
Regice

É necessário liberar os Regis para capturar o Regice.
A caverna dele está na rota 105. Vá para Dewford e surfe ao norte, indo pela parte mais esquerda que puder.Haverá uma ilha com uma passagem aberta.
Leia o braile na parede e dê uma volta completa na sala, no sentido horário. Uma passagem se abrirá e haverá um Regice lhe esperando.
[close]
Registeel

É necessário liberar os Regis para capturar o Registeel. Tenha um pokémon com o golpe Flash.
A caverna dele está na rota 120. Vá para a esquerda de Lilycove, passando pela Safari Zone. Passe em um lugar com umas escadas e vá para o norte, haverá uma caverna com uma passagem aberta.
Entre na caverna, leia a escrita em braile, vá para o centro da caverna e use Flash. Uma passagem se abrirá com um Registeel lhe esperando.
[close]
Latios e Latias

Após vencer a liga sua mãe lhe deu duas escolhas. Ela perguntou Red ou Blue. Se você respondeu Red, Latias estará voando aleatoriamente nos matinhos de Hoenn. Se respondeu Latios, ele que estará voando aleatoriamente pelos matinhos. Eles são como Suicune/Raikou/Entei das versões Gold/Silver/Crystal. Toda vez que você muda de local, a posição deles muda. Eles também vão fugir no primeiro turno. Recomendo deixar como líder da equipe um pokémon com Arena Trap ou Mean Look, caso não queira usar a Master Ball.
Você só poderá encontrar um dos dois, no entanto há um evento da nintendo que lhe permite encontrar o outro lendário.

Southern Island
Você só pode chegar nessa ilha com o Eon Ticket que foi distribuído em um evento da nintendo. Desde já aviso que usar meios ilegais para obter o ticket na mochila não ativarão o evento, você deve obter ele de maneiras legítimas ou usar algum programa que ative o evento de maneira legal.
Vá para Lilycove com este item e você terá acesso à Southern Island.
Lá você será capaz de encontrar o outro Lati.
[close]
Lugia e Ho-Oh

Para capturar esses dois, você precisaria ter participado de um evento da Nintendo e ter utilizado o Wonder Spot, que servia para trocar seus tickets de Fire Red/Leaf Green para Emerald. Para obter os dois, você precisa do Mystic Ticket. Assim como o evento da Southern Island, usar meios ilegais para ter o ticket na mochila não ativará o evento, hoje em dia você precisa usar um certo programa que ativa os eventos de maneira legítima.
Com o Mystic Ticket na mão, vá para o porto de Lilycove e você terá acesso ao Navel Rock, lugar onde estarão ambos Lugia e Ho-Oh.
[close]
Deoxys

Você precisa ter o Aurora Ticket que foi distribuído em um evento da nintendo para capturar o Deoxys. Atualmente só é possível obter este ticket usando Record Mixing com alguém que participou do evento ou usando um programa para ativar ele de maneira legítima.
Com o Aurora Ticket em mãos, vá para o porto de Lilycove e você terá acesso à Birth Island. Lá haverá um triângulo que irá mudar de posição assim que você interagir com ele. É necessário interagir com o triângulo dando o mínimo número de passos possível.
Ao interagir com ele pela última vez, um Deoxys Lv. 30 aparecerá.
[close]
Mew

Mew só pode ser obtido em Emerald. Mas apenas na versão japonesa de Emerald.
Você precisa obter o Old Sea Map que foi distribuído em um evento da nintendo. Assim como nos outros eventos, você precisa ter o ticket de maneira legítima, do contrário você não conseguirá ativar o evento.

Com o mapa em mãos, vá para o porto de Lilycove e você terá acesso à Faraway Island. É uma ilha fora do continente de Hoenn e é extremamente longe, como o nome indica (é lá que o Mew esteve escondido esse tempo todo).

Ao chegar na ilha, você terá que brincar de pega-pega com o Mew até poder interagir com ele e batalhar. Ele estará no Lv. 30.

A única maneira de obter o Mew nas versões ocidentais é trocando com a versão japonesa.
[close]
Jirachi

Jirachi é um pokémon de evento, que claramente já acabou faz tempo.
No entanto há um disco bônus do Pokémon Colosseum que lhe permite transferir a Jirachi para Ruby/Sapphire.
Pokémon Channel também lhe permite transferir a Jirachi para Ruby/Sapphire.
Então você transfere ela de Ruby/Sapphire para Emerald.
[close]
Celebi

Assim como Jirachi, você precisaria transferir o Celebi de um disco bônus do Pokémon Colosseum para Ruby/Sapphire. Mas o Celebi só está disponível na versão japonesa deste disco.
Você então transfere a Celebi de Ruby/Sapphire para Emerald.
[close]
[close]
Capturando lendários em Diamond/Pearl

Dialga

Caso esteja jogando Diamond, você lutará contra Dialga em um certo ponto da história. Do contrário, você precisa trocar com alguém que jogou Diamond.
[close]
Palkia

Caso esteja jogando Pearl, você lutará contra Palkia em um certo momento da história. Se não for o caso, você precisa trocar com alguém que jogou Pearl.
[close]
Azelf

Pode ser capturado assim que você lutar contra Dialga/Palkia.
Ele se encontra no Lake Valor. Não há segredo para encontrar este pokémon, simplesmente vá lá que ele estará lhe esperando.
[close]
Uxie

Pode ser capturado assim que você lutar contra Dialga/Palkia.
Ele está no Lake Acuity. Simplesmente vá lá que ele estará lhe esperando.
[close]
Mesprit

Pode ser capturado assim que você lutar contra Dialga/Palkia.
Ele está no Lake Verity. Mas ele tinha que ser o diferentão, assim que você chegar na caverna ele fugirá e estará aleatoriamente nos matinhos como Raikou/Entei/Suicune e Latias/Latios. Você pode saber onde ele se encontra através do Pokétch usando o Marking Map.
[close]
Cresselia

Você só pode encontrar a Cresselia assim que conseguir a National Dex.
Em Canalave haverá uma família numa casa acima do porto com um filho doente. Ele está tendo pesadelos por causa do Darkrai e só pode ser acordado com a Lunar Wing. Fale com o cara que te leva de barco (que inclusive é o pai do menino) e ele lhe levará até a Full Moon Island. Lá estará Cresselia, mas ela irá voar, deixando a Lunar Wing para você. Volte e vá ver o garoto, ele estará curado graças a Lunar Wing.

Cresselia estará rondando pelos matinhos do continente assim como Mesprit.
[close]
Giratina

Em Diamond e Pearl, Giratina se encontra na Turnback Cave. Você precisa ter a National Dex para encontrar ele.
Tenha pokémons com Rock Climb, Rock Smash e Defog. Não se esqueça de umas belas Ultra Balls. Vá para a rota 214 e você verá que haverá uma nova área aberta, chamada Spring Path. Escale a área com Rock Climb e você chegará na Turnback Cave.

Haverão entradas nos quatro cantos de cada sala na caverna.
Se você entrar numa sala e voltar pela porta que entrou, você retornará para a primeira sala. Certas vezes haverão salas com pedras de Rock Smash. O posicionamento delas pode lhe dar dicas sobre a porta certa a se passar. Haverão também salas com pilares, e eles terão números. O número de cima de cada pilar indica quantas salas você já passou. Você deve encontrar Giratina antes de passar por 30 salas. Quando passar pelo terceiro pilar, qualquer porta que escolher irá lhe levar até Giratina.

Esta é uma caverna especial, ela conecta o Mundo da Distorção com o Mundo Real, por isso é complicado navegar por ela.

Giratina estará lhe esperando no final da caverna.
[close]
Regigigas

Você precisa ter a National Dex para poder encontrar Regigigas.
Se tiver, vá para o Snowpoint Temple na Cidade de Snowpoint (ah vá).
Antes de entrar, gostaria de avisar que Regigigas está adormecido nas profundezas do tempo. Para acordá-lo você precisa transferir Regirock, Regice e Registeel das versões de Game Boy Advance utilizando o Pal Park.
Se estiver usando o Desmume, basta inserir o jogo de GBA no GBA Slot do emulador e utilizar o Pal Park.
Com os lendários de Hoenn na equipe, entre no templo e poderá batalhar contra Regigigas no final.
[close]
Heatran

Heatran pode ser encontrado na Stark Mountain.
Após você seguir Buck na Stark Mountain, vá para a Survival Area e fale com Buck na casa ao lado do Centro Pokémon. Ele vai voltar para a Stark Mountain, vá para lá também. Ao chegar no fim da montanha, você será capaz de encontrar Heatran.
[close]
Phione e Manaphy

Em Pokémon Ranger, há um evento onde você pode pegar um ovo. O continente lá se chama Fiore, no entanto o ovo só pode ser chocado em Sinnoh. Você precisa trocar o ovo de Pokémon Ranger para Diamond/Pearl.
Ande com o ovo na equipe e ele quando ele chocar, irá nascer um Manaphy Lv. 1.

Tendo um Manaphy e um Ditto, leve os dois para o Day Care ( ͡° ͜ʖ ͡°) e eles irão ter um ovo . Ande com esse ovo na equipe e dele irá chocar um Phione Lv. 1.
[close]
Darkrai

Darkrai só pode ser encontrado através de um evento da nintendo.
Neste evento você irá receber o Member's Card. Vá para Canalave e você poderá acessar o Motel que estava trancado antes. Durma lá e você será perturbado por Darkrai no seu sonho. Ao acordar, o Journal estará lá contendo a localização de Darkrai. Vá para o porto no sul e peça para te levarem até a Newmoon Island. Você poderá batalhar contra Darkrai lá.
[close]
Shaymin

Você precisa de um evento da nintendo para capturar a Shaymin (sim, eu assumi o gênero do lendário :v).
Neste evento você irá receber o Oak's Letter. Com este item em mãos, vá para a pedra branca na Rota 224 (é um lugar que fica escondido bem à direita da Victory Road). Fale com o Professor Carvalho lá e a rota irá se expandir. Esta é a Seabreak Path, uma extensão da rota 224 (ela irá aparecer no mapa também). Vá até o fim da rota e você chegará no Flower Paradise, onde estará um Shaymin Lv. 30 lhe esperando.
[close]
Arceus

Arceus só pode ser obtido através de um evento da nintendo. No entanto, este evento nunca foi liberado oficialmente para nenhuma versão, então é impossível obter este pokémon através do meio a seguir de forma legítima.

Meio Ilegítimo: No suposto evento você ganha o Azure Flute. Com ele, vá para o Spear Pillar no Mt. Coronet onde você batalhou com Dialga/Palkia. Ao chegar lá, a flauta fará uns barulhos sinistros, então toque ela porque sim.
Vão aparecer umas escadas onde você poderá subir até o lugar onde Arceus fica. Esse pokémon está no Lv. 80, e é o único pokémon capturável conhecido até então nesse nível.

Meio Legítimo: A nintendo distribuiu um Arceus no Lv. 100 através de um evento. Esta é a única maneira de se obter um Arceus de maneira legal nos jogos.
[close]
[close]
Capturando lendários em Platinum

Giratina

Você luta contra Giratina durante a história do jogo, no Distortion World.
Caso tenha feito mierde e derrotou ele, você precisa ir até a Turnback Cave usando o mesmo esquema de Diamond/Pearl para capturar o Giratina.
[close]
Azelf

Se localiza no Lake Valor assim que você enfrentar Giratina no Distortion World.
Não tem segredo, só vá lá e o capture.
[close]
Uxie

Estará no Lake Acuity assim que você enfrentar Giratina no Distortion World.
Apenas vá lá e o capture.
[close]
Mesprit

O diferentão.
Estará no Lake Verity assim que você derrotar Giratina no Distortion World.
Ao chegar lá, ele irá embora e aparecerá aleatoriamente nos matinhos como o trio lendário de Gold/Silver/Crystal e Latias/Latios.
Ele fugirá no primeiro turno também, então recomendo que use um Pokémon que impeça o oponente de fugir (caso não queira usar a Master Ball, pois convenhamos).
Ele pode ser localizado pelo mapa do Pokétch (Marking Map), ao menos.
[close]
Cresselia

Requer a National Dex.
Mesma coisa de Diamond/Pearl. Há uma casa acima do porto em Canalave com uma família e um garoto tendo pesadelos por causa do Darkrai, que só pode ser acordado com a Lunar Wing. O pai do garoto (que é o marinheiro) te levará para a Full Moon Island na esperança de encontrar a Lunar Wing.
Cresselia estará lá, mas fugirá deixando a Lunar Wing para você.

Volte e cure o coitado do jovem com a Lunar Wing.

Cresselia, assim como Mesprit, estará aleatoriamente nos matinhos, fugirá no primeiro turno e pode ser localizada através do mapa do Pokétch.
[close]
Dialga/Palkia

Em Platinum você pode batalhar tanto com Dialga quanto Palkia.
Vá para Celestic e fale com a avó de Cynthia. Depois suba o Mt. Coronet até o Spear Pillar. Enquanto estiver subindo, haverá momentos em que você ficará de fora da caverna, numa área com neve. Na primeira área que neva, entre na caverna ao norte-direito e use Waterfall. Encontre uma caverna com dois itens e uma pedra. Interaja com a pedra e pegue os itens (Adamant Orb e Lustrous Orb). Com os itens em mãos, continue subindo até o Spear Pillar. Ao chegar lá, haverá um portal azul. Interaja com ele e você irá batalhar com Dialga.
Após isso haverá um portal rosa. Interaja com ele e você irá batalhar contra Palkia.
[close]
Articuno/Zapdos/Moltres

Em Platinum você pode capturar esse trio lendário.
Requer a National Dex.
Ao falar com o Professor Carvalho no Pal Park, ele irá para Eterna.
Vá para Eterna e encontre a casa onde ele está. Ao fazer isso, o trio lendário estará voando aleatoriamente por Sinnoh da mesma forma que Cresselia e Mesprit. Eles fogem no primeiro turno e podem ser localizados através do mapa do Pokétch.
[close]
Regigigas

Mesma coisa de Diamond/Pearl. Ao conseguir a National Dex, vá para o Templo Snowpoint em Snowpoint (duh) e você será capaz de encontrar Regigigas no final. Mas ele está adormecido, e você precisa transferir os lendários Regirock, Regice e Registeel das versões de GBA através do Pal Park (basta inserir o jogo de GBA no GBA Slot caso esteja usando o Desmume).
Com os lendários em mãos, vá para o templo e você será capaz de batalhar contra o Reggigigas.

...ele estará no nível 1.
Sério, ele estará no nível 1...

( ಠ ʖ̯ ಠ)
[close]
Heatran

Vai ter uma treta na Stark Mountain que você será obrigado a participar antes de batalhar contra Heatran, então resolva a treta e vamos lá.
Use Fly até a Survival Area e fale com Buck na casa ao lado do Centro Pokémon. Depois disso, vá para a Stark Mountain até o final onde você será capaz de lutar contra Heatran.
[close]
Phione e Manaphy

Mesma coisa de Diamond e Pearl. Vou até copiar e colar pois é exatamente o mesmo processo :v

Citar
Em Pokémon Ranger, há um evento onde você pode pegar um ovo. O continente lá se chama Fiore, no entanto o ovo só pode ser chocado em Sinnoh. Você precisa trocar o ovo de Pokémon Ranger para Diamond/Pearl.
Ande com o ovo na equipe e ele quando ele chocar, irá nascer um Manaphy Lv. 1.

Tendo um Manaphy e um Ditto, leve os dois para o Day Care ( ͡° ͜ʖ ͡°) e eles irão ter um ovo . Ande com esse ovo na equipe e dele irá chocar um Phione Lv. 1.
[close]
Darkrai

Mesma coisa de Diamond/Pearl também, vamos rever o negócio:

Citar
Darkrai só pode ser encontrado através de um evento da nintendo.
Neste evento você irá receber o Member's Card. Vá para Canalave e você poderá acessar o Motel que estava trancado antes. Durma lá e você será perturbado por Darkrai no seu sonho. Ao acordar, o Journal estará lá contendo a localização de Darkrai. Vá para o porto no sul e peça para te levarem até a Newmoon Island. Você poderá batalhar contra Darkrai lá.
[close]
Shaymin

Mais uma vez, mesma coisa de Diamond/Pearl.

Citar
Você precisa de um evento da nintendo para capturar a Shaymin (sim, eu assumi o gênero do lendário :v).
Neste evento você irá receber o Oak's Letter. Com este item em mãos, vá para a pedra branca na Rota 224 (é um lugar que fica escondido bem à direita da Victory Road). Fale com o Professor Carvalho lá e a rota irá se expandir. Esta é a Seabreak Path, uma extensão da rota 224 (ela irá aparecer no mapa também). Vá até o fim da rota e você chegará no Flower Paradise, onde estará um Shaymin Lv. 30 lhe esperando.
[close]
Arceus

Nem preciso dizer que é a mesma coisa de Diamond/Pearl.

Citar
Arceus só pode ser obtido através de um evento da nintendo. No entanto, este evento nunca foi liberado oficialmente para nenhuma versão, então é impossível obter este pokémon através do meio a seguir de forma legítima.

Meio Ilegítimo: No suposto evento você ganha o Azure Flute. Com ele, vá para o Spear Pillar no Mt. Coronet onde você batalhou com Dialga/Palkia. Ao chegar lá, a flauta fará uns barulhos sinistros, então toque ela porque sim.
Vão aparecer umas escadas onde você poderá subir até o lugar onde Arceus fica. Esse pokémon está no Lv. 80, e é o único pokémon capturável conhecido até então nesse nível.

Meio Legítimo: A nintendo distribuiu um Arceus no Lv. 100 através de um evento. Esta é a única maneira de se obter um Arceus de maneira legal nos jogos.
[close]
Regirock/Regice/Registeel

É possível obter esses três em Platinum.
Se você estiver querendo eles para despertar o Regigigas, é meio inútil pois para capturar o trio você precisa do Regigigas que foi distribuído durante a exibição do 11º filme de Pokémon lá no Japão. Então...

Caso você tenha esse Regigigas, você será capaz de obter o trio de regis em Platinum. Eles vão estar numas caverninhas, uma na rota 228, no Mt. Coronet e na Iron Island. São umas cavernas onde você provavelmente encontrou um item bem no centro e um Nugget escondido.
Na caverna onde encontrou o Hard Stone, você encontra o Regirock. Na caverna onde encontrou o NeverMeltIce, encontrará Regice. Na caverna onde encontrou o Metal Coat, encontrará o Registeel.
A caverna do Regirock está ao norte da rota 228, a de Regice está na saída do Mt. Coronet que vai para a rota 216 e a de Registeel está no fim da caverna que se localiza na Iron Island.

Você precisa estar com o Regigigas do 11º filme na sua equipe. Com ele, vá para as cavernas dos regis e aparecerão círculos no chão com uma estátua no topo. Fale com a estátua, pise em cada círculo no chão e fale com a estátua de novo. Você batalhará contra o regi específico que estará no Lv. 30.

Você pode usar estes três regis para despertar o Regigigas que está adormecido no templo de Snowpoint.
[close]
[close]
Capturando lendários em Heart Gold/Soul Silver

Raikou e Entei

Assim como em Crystal, Raikou e Entei poderão ser encontrados aleatoriamente pelos matinhos de Johto assim que forem despertados na Burned Tower.
[close]
Ho-Oh

Se você joga Heart Gold, você será capaz de encontrar Ho-Oh durante a história do jogo. Caso jogue Soul Silver, você precisa obter a Rainbow Wing com um velhinho em Pewter e ir até o topo da segunda torre de Ecruteak. (mesmo processo de Pokémon Silver).
[close]
Lugia

Se você joga Soul Silver, você será capaz de encontrar Lugia durante a história do jogo. Caso jogue Heart Gold, você precisa obter a Silver Wing com um velhinho em Pewter e ir até as profundezas das Whirl Islands (mesmo processo de Pokémon Gold).
[close]
Suicune

Suicune é encontrado em um processo similar a Pokémon Crystal, você precisa encontrar ele em certos locais para finalmente batalhar com ele.
Mas dessa vez, a batalha final ocorre em Kanto, assim que você derrota a Misty em Cerulean.
Ele estará no Cerulean Cape, onde batalhará com você.

Os locais que você precisa encontrar Suicune antes disso são: Ao norte de Cianwood, do lado de fora do Mt. Mortar, ao desembarcar em Vermilion e na rota 14.
[close]
Articuno

Sim, em Heart Gold/Soul Silver você pode batalhar contra Articuno. Ele estará nas Seafoam Islands, no último andar.
[close]
Zapdos

Zapdos pode ser encontrado na Power Plant assim que você tiver todas as 16 insígnias.
[close]
Mewtwo

Mewtwo pode ser encontrado na Cerulean Cave, assim como em R/G/B/Y Fire Red e Leaf Green.
[close]
Moltres

Moltres pode ser encontrado no Mt. Silver. Logo na entrada da caverna surfe à esquerda e use Waterfall. Suba em uma área com Rock Climb e use Waterfall novamente. Você passará por uma entrada e será capaz de encontrar Moltres.
[close]
Kyogre, Groudon e Rayquaza

Você precisará obter os iniciais de Kanto e Hoenn para capturar este trio. Para informações sobre os iniciais, recomendo que veja aqui.

Visite a casa do Mr. Pokémon indo ao norte de Cherrygrove. Ele vai lhe entregar um Orb que Steven deixou. Em Heart Gold será o Blue Orb e em Soul Silver será o Red Orb.
Com o item em mãos, vá para a caverna que fica à esquerda de Cianwood. Chuck estará lá e vai lhe falar sobre a Embedded Tower. Suba e saia da caverna. Ao encontrar outra entrada, entre e desça as escadas. Use surf para a esquerda até encontrar um lugar para escalar. Use Rock Climb e você chegará na Embedded Tower.
Lá dentro você encontrará Kyogre (em Heart Gold) ou Groudon (Soul Silver).

Você também poderá encontrar Rayquaza no mesmo local, mas para isso é necessário ter ambos Kyogre e Groudon. Não adianta transferir eles das versões de GBA, você precisa trocar com um amigo que capturou o lendário na versão oposta. Rayquaza apenas aparecerá se você tiver Kyogre e Groudon capturados em HG/SS na sua versão.
[close]
Latios e Latias

Você precisa obter a Enigma Stone que foi distribuída pela nintendo através do Mystery Gift.
Com o item em mãos, vá para Pewter e entre no museu. Steven vai aparecer e dirá algo sobre a pedra. Agora leve a pedra para o cientista que ressuscita fósseis e ele transformará a pedra em um Soul Dew. Com o item, saia do museu e encontrará Steven do lado de fora encarando o lendário. Se estiver jogando Heart Gold, será Latios. Se for Soul Silver, será Latias.
[close]
Dialga, Palkia e Giratina

Meu evento favorito. Você precisa ter um Arceus que foi distribuído em um evento da nintendo na sua equipe. Coloque ele em primeiro lugar na equipe para que ele lhe siga.
Lá, vá para as Ruins of Alph e entre numa casa de telhado azul.Um homem sairá e verá seu Arceus. Siga para as ruínas e o homem começará a ler as escrituras na parede. Seu Arceus vai lhe levar para as Sinjoh Ruins. Verifique o mapa e você verá que está fora do continente, em um lugar bem longe. A Sinjoh Ruins é um lugar que interliga Sinnoh e Johto.
Você encontrará Cynthia em uma casa. Fale com ela e ela te chamará para as ruínas. Certifique-se de ter um espaço vago na equipe, há um PC aqui onde você pode depositar pokémons.
Vá para o Mystri Stage (lugar onde você chegou) e Cynthia explicará umas marcas no chão. A marca da esquerda representa Dialga, a da direita representa Palkia e a de cima representa Giratina. A marcação que escolher será o pokémon que você receberá.

Arceus começará um processo de criação e no final você receberá o pokémon que escolheu. Ao menos Arceus recebeu um evento, heh...
[close]
[close]
Capturando lendários em Black/White

Victini

O primeiríssimo pokémon da Pokédex de Unova.
Ele se encontra no Liberty Garden caso você tenha obtido o Liberty Pass via WiFi. Com este item, vá para Castelia e entre em um dos barcos. O barco lhe levará para o Liberty Garden onde você poderá encontrar Victini.
[close]
Reshiram e Zekrom

Caso esteja jogando Pokémon Black, você será obrigado a capturar Reshiram para prosseguir. Caso esteja jogando White, você será obrigado a capturar Zekrom para prosseguir.
Você pode obter o lendário da versão oposta através de trocas.
Se por acaso você tenha conseguido a proeza de lotar todos os seus boxes e sua equipe estiver cheia, você não irá precisar capturar o lendário para continuar e ele estará na Dragonspiral Tower.
[close]
Cobalion

Se encontra no final da Mistralton Cave.
[close]
Terrakion

Após capturar Cobalion, no finalzinho da Victory Road abrirá uma caverna. Terrakion estará lá.
[close]
Virizion

Após capturar Cobalion, haverá uma nova área na Pinwheel Forest. Nesta área você será capaz de encontrar Virizion.
[close]
Landorus

Assim que você tiver capturado e realizado trocas com amigos para ter ambos Tornadus e Thundurus, leve os dois para a Abundant Shrine na rota 14. Ao interagir com a Shrine tendo os dois pokémons na equipe, Landorus aparecerá e batalhará com você.
Desde já aviso que Tornadus e Thundurus devem ter sido obtidos de maneira legítima, do contrário ele não aparecerá.
[close]
Kyurem

Pode ser encontrado no Giant Chasm.
[close]
Tornadus e Thundurus

Após ter obtido as 8 insígnias e seguir para a rota 10, você será informado que uma chuva estranha está ocorrendo na rota 7. Vá lá e siga até encontrar uma casa, onde você será convidado a entrar (não que você não entrasse sem permissão mesmo). Ao sair da casa você será confrontado por Tornadus (em Black) ou Thundurus (em White).
Ele irá fugir e aparecerá aleatoriamente pelos matinhos assim como os outros lendários que vagam aleatoriamente.

Você saberá quando estiver na mesma rota que este pokémon quando o clima estiver irregular.
[close]
[close]
Capturando lendários em Black 2/White 2

Cobalion

Você encontrará Cobalion enquanto prossegue pela história. Ele pode ser encontrado na Rota 13.
[close]
Virizion

Assim como Cobalion, você encontrará Virizion enquanto prossegue pela história. Ele se encontra na Rota 11.
[close]
Terrakion

Ele se encontra escondido na Rota 22. Você encontrará ele durante a história do jogo.
[close]
Zekrom e Reshiram

Após completar o jogo, vá para o castelo de N que está em ruínas e ele lhe desafiará para uma batalha. Quando ele perder, seu pokémon voltará a se tornar uma pedra. Leve a pedra para a Dragonspiral Tower e você será capaz de capturar o pokémon. Em Black 2 você lutará contra Zekrom, e em White 2 você lutará contra Reshiram.
[close]
Kyurem

Ao contrário dos outros lendários, você não pode capturar o Kyurem na primeira vez que o encontra na história.
Após ter obtido Zekrom ou Reshiram de N, você pode voltar para o Giant Chasm para encontrar Kyurem.
[close]
Latias e Latios

Você terá acesso ao Dreamyard assim que completar o jogo. Nessa área você irá encontrar Latios (Black 2) ou Latias (White 2). Você terá que brincar de pega-pega com o lendário até ser capaz de confrontá-lo.
[close]
Uxie

Após completar o jogo e visitar a Cave of Being na Rota 20, a Professora Juniper verá as três fadas voando por Unova e vai lhe pedir para ir atrás delas.
Uxie pode ser encontrado do lado de fora do Museu de Nacrene. Você precisa ficar bem na frente do museu para ele aparecer.
[close]
Mesprit

Após completar o jogo e visitar a Cave of Being na Rota 20, a Professora Juniper verá as três fadas voando por Unova e vai lhe pedir para ir atrás delas.
Mesprit pode ser encontrada (assumi o gênero de novo :v) no topo da Celestial Tower quando pisar em um local específico.
[close]
Azelf

Após completar o jogo e visitar a Cave of Being na Rota 20, a Professora Juniper verá as três fadas voando por Unova e vai lhe pedir para ir atrás delas.
Azelf pode ser encontrado na Rota 23.  Mais especificamente neste local:
[close]
Regirock

Ele está no Underground Ruins. Essas ruínas se localizam bem no fundo do Clay Tunnel.
Aqui você precisa realizar um puzzle. Você precisa se mover 6 passos pra baixo do centro, e então se mover 9 passos para a direita. Então pressione o botão de confirmação para encontrar um switch escondido. Isso fará com que Regirock esteja disponível nas ruínas.
[close]
Regice e Registeel

Após capturar Regirock, você reberá uma chave especial do Unova Link. Caso esteja jogando Black 2, você receberá a Iron Key, e caso esteja jogando White 2, você receberá a Iceberg Key.
Regice e Registeel podem ser encontrados na Underground Ruins. Caso tenha ativado a Iron Key, você encontrará Registeel, e caso tenha ativado a Iceberg Key, você encontrará Regice.
É necessário obter a outra Key com um amigo que jogou a versão oposta para obter o outro lendário.
[close]
Regigigas

Se localiza na Twist Mountain. Assim que tiver capturado Regirock, Regice e Registeel, você poderá capturar o Regigigas.
Leve os três pokémons consigo para a Twist Mountain e você será capaz de encontrar Regigigas lá.
[close]
Cresselia

Se localiza na Marvelous Bridge.
Você precisa fazer uma visita à Strange House e obter a Lunar Wing lá. Leve a Lunar Wing para a Marvelous Bridge e você será capaz de encontrar a Cresselia.
[close]
Heatran

Você precisa da Magma Stone. Ela está escondida nas montanhas mais altas da Rota 18. Com ela em mãos, vá para a Reversal Mountain e você poderá encontrar Heatran lá dentro.
[close]
[close]
Capturando lendários em X/Y

Xerneas e Yveltal

Você encontra Xerneas e Yveltal durante a história do jogo. Você automaticamente batalha contra Xerneas em X e Yveltal em Y.
[close]
Zygarde

Após a Elite 4 você pode encontrar o Zygarde nas profundezas da Terminus Cave.
[close]
Mewtwo

Existe uma caverna na Pokémon Village que será desbloqueada após você derrotar a Elite 4. Nesta caverna não há nada além do Mewtwo.
[close]
Articuno, Zapdos e Moltres

Após derrotar a Elite 4 eles estarão rondando pelos matinhos de Kalos assim como nos outros jogos.
Caso tenha escolhido Chespin, será Articuno. Caso tenha escolhido Fennekin, será Zapdos. E caso tenha escolhido Froakie, será Moltres.
A diferença dele para os pokémons vagantes das versões anteriores é que eles irão fugir antes mesmo que você possa escolher um golpe.
Você precisa encontrar eles ao menos umas doze vezes e então eles irão para o Sea Spirit's Den onde você finalmente poderá batalhar contra eles.
Se já era irritante ir atrás desses pokémons, imagina agora.
[close]
Diancie, Hoopa e Volcanion foram distribuídos apenas em um evento da nintendo, através do Mystery Gift.
[close]
Capturando lendários em Omega Ruby/Alpha Sapphire

Kyogre e Groudon

Você encontra Kyogre durante a história do jogo caso esteja jogando Alpha Sapphire, e encontra Groudon durante a história caso esteja jogando Omega Ruby. Você precisa trocar com a versão oposta para ter os dois.
[close]
Liberando os Regis

Para liberar os Regis você precisa ter um Relicanth e um Wailord na equipe, assim como um Pokémon com Dig e Dive. O processo é similar ao que se faz nas versões de GBA. Vá para Pacifidlog e surfe à esquerda até encontrar um lugar para usar Dive. Assim que mergulhar, leia as escrituras que encontrar e use Dive novamente. Leia a próxima escritura e use Dig. Coloque o Relicanth em primeiro lugar na equipe e o Wailord em último, depois leia a próxima escritura. Haverão três terremotos onde as passagens para as câmaras dos regis se abrirão.
[close]
Regirock

Regirock se encontra na Desert Tomb, que está ao sul do deserto na Rota 111. Leia as escrituras na parede, dê dois passos para a direita e dois passos para baixo e use Strength. A porta para o Regirock se abrirá.
[close]
Regice

Regice está se escondendo na Island Cave, uma pequena ilha ao norte de Dewford, ao extremo leste. Assim que entrar, a escritura em braile estará lhe dizendo para esperar. Fique dois minutos parado e a porta para o Regice se abrirá.
[close]
Registeel

Registeel se encontra ao leste de Lilycove, na Ancient Tomb da Rota 120. Leia a escritura em braile e use Fly a partir do centro da câmara. A passagem para o Registeel se abrirá.
[close]
Rayquaza

Você será obrigado a capturar o Rayquaza durante o Delta Episode para proceder.
[close]
Deoxys

Após derrotar Zinnia com o (Mega)Rayquaza, você montará nele e irá para o espaço onde, ao destruir o meteoro que ameaça a terra, irá se deparar com Deoxys para ter a batalha mais foda do jogo, sério mesmo :v
[close]
Regigigas

Você precisa ter os três regis para destravar o Regigigas. O método para fazer isso é a maior sacanagem do jogo. Na cidade de Pacifidlog, haverá uma casa com uma garota que lhe contará histórias que o avô dela a contava. Aleatoriamente, ela irá lhe contar parte da história sobre como obter Regigigas. Isso envolve o local e outras coisas. Leve todos os três pokémons para a Island Cave durante o dia e faça o Regice segurar um item gelado, como o CasteliaCone, Snowball ou Never-Melt Ice, e garanta que o Regice tenha um apelido. Se todos esses requerimentos forem atendidos, Regigigas aparecerá.
[close]
Lugia e Ho-Oh

Depois de lidar com os lendários primais, você pode procurar pelo Scanner no Sea Mauville. Quando encontrar, leve-o para o Capitão Stern em Slateport. Ele lhe dará um item. Este item será o Clear Bell em Omega Ruby ou o Tidal Bell em Alpha Sapphire. Leve este item para o Sea Mauville e eles irão ressoar alguma hora. Isso fará um portal se abrir. Interaja com ele e Ho-Oh (Omega Ruby) ou Lugia (Alpha Sapphire) aparecerá.
[close]
Heatran

Depois de lidar com os lendários primais, quando for para o Scorched Slap você vai encontrar a Flannery que diz estar procurando por um Pokémon que é dito ser encontrado lá. Vá para as profundezas da caverna e você encontrará outro portal. Heatran estará lá.
[close]
Latias e Latios

Você receberá um Latios ou uma Latias bem cedo no jogo, mas o pokémon oposto só pode ser obtido através de trocas, obtendo o Eon Ticket através do Mystery Gift ou pelo StreetPass. Fale com Norman no ginásio de Petalburg e ele dirá que o ticket serve para você ir até a Southern Island. Quando estiver lá, você encontrará Latias em Omega Ruby ou Latios em Alpha Sapphire.
[close]


Pokémons do Mirage Spot
Quando estiver voando pelos céus, você notará umas ilhas e outras áreas com uma estrela acima delas. Elas podem estar nos céus também. Estes Mirage Spots contém alguns pokémons lendários que podem ser capturados.


Uxie, Mesprit e Azelf

Você precisa de três pokémons com o nível máximo de felicidade em sua equipe.
Quando estiver voando por Sootopolis, você encontrará uma área pequena chamada Nameless Cavern. Dentro dela você encontrará um portal contendo Uxie, Mesprit ou Azelf. Uxie pode ser encontrado durante 20:00 e 21:00, Azelf pode ser encontrado durante 21:00 e 03:59 e Mesprit pode ser encontrado entre 04:00 e 18:59.
[close]
Palkia e Dialga

É necessário ter Azelf, Mesprit e Uxie no seu time.
Enquanto estiver voando próximo de Dewford, você irá encontrar uma fenda no espaço-tempo. Ao entrar na fenda, Palkia aparecerá em Omega Ruby e Dialga em Alpha Sapphire.
[close]
Giratina

Requer Dialga e Palkia na sua equipe.
Quando estiver voando bem ao sul de Dewford, haverá uma fenda no espaço-tempo. Você encontrará Giratina nele.
[close]
Cobalion, Terrakion e Virizion

Requer três Pokémons com o máximo pontos de Valores de Esforço (EVs) na equipe.
Enquanto estiver voando por Pacifidlog, você verá uma ilha chamada Pathless Plain. Haverá um portal lá com Virizion, Terrakion e Cobalion. Cobalion pode ser captudado no domingo, quarta e sexta-feira. Terrakion pode ser encontrado durante as terças e os sábados e Virizion pode ser encontrado durante as segundas e quintas.
[close]
Reshiram e Zekrom

Você precisa ter um Pokémon no nível 100 na equipe.
Quando estiver voando, você pode encontrar uma pequena área próxima de Mauville City com uma estrela acima. Esta é a Fabled Cave e terá um portal dentro. Dentro dele estará Reshiram (Omega Ruby) ou Zekrom (Alpha Sapphire).
[close]
Kyurem

Você precisa de ambos Reshiram e Zekrom na equipe.
Voando pelos céus você encontrará uma área especial atrás do Mt. Chimney chamada de Gnarled Den. Haverá um Kyurem no portal dentro dela. Se usar o Dowsing Machine, você poderá encontrar os DNA Splicers aqui também.
[close]
Raikou, Entei e Suicune

Requer Lugia ou Ho-Oh na equipe.
Voando pelos céus novamente você descobrirá uma área ao leste de Rustboro, uma pequena floresta. Haverá um portal com Raikou, Entei ou Suicune. Para Raikou, o tempo precisa estar entre 00 e 20 minutos depois da última hora. Para Entei o tempo precisa estar entre 20 e 40 minutos depois da última hora e, para Suicune, o tempo precisa estar entre 40 e 00 minutos depois da última hora.
[close]
Tornadus e Thundurus

Quando estiver voando pelos céus com um Castform na equipe, uma nuvem com trovões aparecerá acima de Fortree. Dentro dela você será capaz de batalhar com Tornadus em Omega Ruby ou Thundurus em Alpha Sapphire.
[close]
Landorus

Ao voar pelos céus com ambos Tornadus e Thundurus na equipe, você verá uma nuvem com trovões acima de Fortree (coitada de Fortree). Você será capaz de batalhar contra Landorus lá.
[close]
Cresselia

Aqui já é mais complicado, você precisa fazer com que a Mirage Island apareça. Se você jogou as versões de GBA, sabe que só pra conseguir isso é um trampo quase impossível.
Em algum ponto, quando o Mirage Spot diário mudar, uma ilha vai aparecer ao sul de Ever Grande City. Nessa ilha terá um portal que lhe permitirá batalhar contra Cresselia. É realmente complicado fazer essa ilha aparecer, mas você pode aumentar as chances indo no modo online e recebendo Mirage Spots.
[close]
[close]
Capturando lendários em Sun e Moon

Solgaleo e Lunala

Solgaleo e Lunala são o mesmo pokémon. Seu amiguinho Nebby que viajou com você durante toda a jornada é conhecido como o primeiríssimo pokémon lendário capaz de evoluir e é o único lendário com a qual você terá uma bela história durante o jogo. Inclusive ele se tornou meu favorito com facilidade após os eventos de Sun/Moon.

Nebby (Cosmog) é muito apegado com você e haverá um certo momento da história onde ele irá lhe desafiar para se juntar a você em sua jornada. Se estiver jogando Sun, Nebby evoluirá para Solgaleo, enquanto ele evoluirá para Lunala em Moon.
[close]
Cosmog

Embora você já deva possuir um Nebby, você pode obter outro Cosmog, visto que ele é tecnicamente um Ultra Beast. Mas é um tanto confuso o processo.
Após ter derrotado a Elite 4, quando ficar de noite em Sun ou de dia em Moon, você pode retornar para o Altar of the Sunne/Moone com Solgaleo/Lunala na sua equipe respectivamente, e então você será capaz de ir para o outro mundo, onde estará de dia/noite dependendo do seu jogo. Então, vá para o Lake of the Sunne ou Lake of the Moone de Ula'ula Meadow e procure pelo altar, com o lendário da capa em sua equipe. Cosmog então aparecerá e irá se juntar a você automaticamente. Ele pode evoluir para Cosmoem e então em outro Solgaleo (Sun) ou outro Lunala (Moon).
[close]
Zygarde

Para obter Zygarde você precisa coletar Zygarde Cells e então levá-las para a caravana da Rota 16. Assim que tiver coletado todas as 100 células, você será capaz de criar um Zygarde no Zygarde Restoration Center. Se você tiver apenas 10 células, ele irá criar um Zygarde 10%, e se tiver 50 células ele irá criar um Zygarde 50%. Estes pokémons podem ser usados para juntar ou separar um Zygarde. Se você separar um Zygarde, o pokémon usado para a junção será perdido completamente, mas ele pode ser criado novamente apenas com diferentes IVs, mas sem EVs.
Com 100 células, você será capaz de combinar o Zygarde de maneira mais precisa, isso lhe permitirá trocar entre as formas 10% e 50%. Ele então irá mudar para a Complete Form em batalha.
[close]
Tapu Koko

Após vencer a liga, Lillie irá lhe levar para as Ruins of Conflict onde você irá batalhar contra Tapu Koko.
[close]
Tapu Lele

Após vencer a liga, você será capaz de visitar as Ruins of Life mais uma vez. Lá, caso você toque a estátua no pedestal, Tapu Lele aparecerá.
[close]
Tapu Bulu

Após vencer a liga, você será capaz de ir até as Ruins of Abundance, além do Haina Desert. Ao tocar a estátua no pedestal, o Tapu Bulu aparecerá.
[close]
Tapu Fini

Após vencer a liga, você poderá ir nas Ruins of Hope. Toque a estátua no pedestal e Tapu Fini aparecerá.
[close]
Necrozma

Após ter ajudado a capturar todas as Ultra Beasts, Looker retornará para o Motel e dirá que viu um pokémon preto misterioso voando pela Melemele Island. Se você for para a Farthest Hollow em Ten Carat Hill, você poderá encontrar Necrozma. Embora pareça, ele não é uma Ultra Beast, então a Beast Ball não funcionará nele.
[close]
[close]
[/box]

Orra, em todos esses anos nessa indústria vital essa é a primeira vez que vejo o limite de caracteres de um tópico ser estourado. Agora ninguém tem desculpa pra não completar as Pokédex. Obrigado Sr.[user]Alisson[/user]. Aliás, o banco que tu fez está sendo uma mão na roda. Prefiro usar ele à gambiarra de trocas no emulador.

07/11/2017 às 04:30 #10 Última edição: 15/11/2017 às 18:41 por Alisson
Dando continuidade ao tópico devido ao limite de caracteres novamente.

[box title=Pokémons de Eventos Especiais]
São Pokémons que foram liberados pela Nintendo em um evento especial, e quem perdeu o evento precisa trocar com alguém que participou. O problema é que para obter os Pokémons de evento de versões mais antigas é bem mais difícil. Estes Pokémons não são necessários para se completar a Pokédex, mas cá entre nós, "completar" a Pokédex com alguns faltando não dá o gosto de missão cumprida.

O Mew da Primeira Geração

Você só pode obter este Mew de maneira legítima trocando com alguém que conseguiu participar dos eventos e tenha conseguido extrair seu jogo salvo do cartucho original para o PC.
Considerando que fazer isso em um Gameboy é extremamente difícil por requerer hardware extra, pode se imaginar a raridade de um save desses.

Felizmente um certo rapaz conseguiu realizar este feito e compartilhou o seu Mew obtido através do evento oficial com a Pokémon Project.
Veja aqui.

Vale notar que este Mew nunca poderá ser transferido além da segunda geração, visto que este evento foi exclusivo para os consoles e não pode, de maneira alguma, ser transferido para o Virtual Console. No entanto, a Nintendo liberou um outro Mew para as versões do Virtual Console que pode ser transferido para a sétima geração.

Você pode transferir o Mew para seu jogo através do esquema de trocas em um emulador.
[close]
Celebi e Mew na Segunda Geração

Na segunda geração a Nintendo liberou um Celebi através de um evento especial. Este Celebi é o único que pode ser obtido nas versões ocidentais dos jogos de maneira legítima.
Assim como o Mew da primeira geração, este Pokémon foi obtido através do evento oficial e felizmente conseguiram extrair o Pokémon do cartucho onde ele provavelmente seria extinto devido a bateria.
Eu recomendo fortemente que você leia o tópico original.
Você pode transferir os Pokémons para o seu jogo através do esquema de trocas em um emulador.
Lembrando que tanto este Celebi quanto este Mew não poderão ser trocados além da segunda geração. Eles foram exclusivos do console físico e não podem de maneira alguma existir nas versões adiante.
[close]
Eventos da Terceira Geração

Por muito tempo fora realizada uma pesquisa intensa na estrutura dos Mystery Gifts da terceira geração, mas felizmente esta pesquisa chegou ao fim e uma ferramenta extremamente útil foi criada.
Antes de prosseguir, por favor, venha aqui.

Esta ferramenta lhe permite injetar os tickets da terceira geração no seu jogo salvo.
Se você por acaso usou Gameshark ou um editor para colocar os tickets na mochila, deve ter percebido que os eventos não se ativam.
É necessário que os tickets sejam obtidos de maneira legítima para que o evento se ative, e é isso o que essa ferramenta faz. Ela ativa o Mystery Gift (o evento em si) no seu jogo como se você tivesse recebido oficialmente.

Para transferir os tickets para outras versões, você precisa utilizar o Record Mixing (você pode fazer isso através do esquema de trocas em um emulador).

Obs: O Eon Ticket só pode ser transferido para o Emerald através de Record Mixing.
Obs2: O Old Sea Map só pode ser obtido na versão japonesa de Emerald. Você precisa trocar o Mew da versão japonesa com o seu jogo se quiser obter o Mew legalmente.

[close]
Mystery Gifts da Geração 4 adiante...

Até o dia de hoje não existem maneiras eficazes de se realizar trocas nos emuladores de Nintendo DS. Sem falar nos eventos, que são chamados de Mystery Gifts a partir de agora.
Você será forçado a usar um editor de save se quiser completar sua Pokédex completamente nos jogos da quarta geração adiante.
Para isso, eu lhes apresento o PKHeX. O PKHeX é um editor de saves da primeira geração até a sétima, e tem sido o melhor editor até então. Ele foi resultado de muita pesquisa ao longo dos anos e você pode utilizar seu código fonte para seus próprios propósitos se for um programador.

Assim como o próprio alerta do programa: "We do not support or condone cheating at the expense of others. Do not use significantly hacked Pokémon in battle or in trades with those who are unaware hacked Pokémon are in use." eu não estarei ensinando a utilizar a ferramenta para a criação de Pokémons ilegais e nem apoio quem o faça.
Vale notar que a ferramenta vem com um checador de legalidade fortemente trabalhado. Se você alterar qualquer coisa que não deva no seu Pokémon, ele se tornará ilegal e você não poderá utilizar tal Pokémon online, podendo ter sua participação banida permanentemente dos eventos online. Dito isto, vamos lá.


Você pode acessar o editor de Mystery Gift clicando neste botão:

Uma janela irá se abrir onde você pode checar os seus Mystery Gifts.

Você pode baixar os eventos que perdeu na Project Pokémon. Verifique a geração do evento e baixe aqueles na qual você possui interesse. Você pode, inclusive, baixar os eventos da primeira e segunda geração. Note que os eventos da primeira e segunda geração serão marcados como ilegais, isso se deve ao fato do PKHeX tratar os jogos da primeira e segunda geração como os jogos do Virtual Console, onde estes eventos não existem.

Ao baixar o evento, você pode clicar no botão Importar que ele será carregado.
Se na descrição do evento o formato estiver como PGT, clique com o botão direito em qualquer um dos slots PGT e selecione "Set". Do contrário, faça o mesmo processo, mas nos slots de PCD.
Clique em Save e o Mystery Gift estará injetado no seu jogo como se você tivesse baixado através da função Mystery Gift.

Falando nesta função, você pode receber o evento indo na opção Mystery Gift no título do jogo.

Para salvar o seu jogo, vá em File>Export SAV>Export Main e salve em um diretório desejado.

Feito isso o evento estará pronto para ser recebido no seu jogo salvo.
Basta encontrar o carinha de verde no Pokémon Center ou no Pokémon Mart (depende do jogo).
[close]
[/box]

[box title=Pal Park]
O Pal Park é um lugar localizado nos jogos da quarta geração que lhe permite transferir seus Pokémons de GBA para o Nintendo DS. Os Pokémons migrados para a quarta geração não podem retornar para a terceira.
Em D/P/PL ele se localiza na Rota 221, enquanto em HG/SS ele se localiza em Fuchsia, onde antes era a Safari Zone.
É necessário obter a National Dex para acessar este lugar.

Para usar o Pal Park, você precisa estar usando um Nintendo DS (ou o Desmume caso esteja usando o PC). Você deve inserir o jogo de GBA no GBA Slot (Config>Slot 2 (GBA Slot) no Desmume) e então escolher a opção Migrate from *nome do jogo* a partir do menu. Feito isso, os 6 Pokémons selecionados estarão disponíveis para serem resgatados no Pal Park.

Este processo não pode ser realizado no 3DS, é necessário um Nintendo DS ou um Emulador para usar o Pal Park.
[/box]

Joguei muito pokémon.... foram bons tempos. Lembro bem de pegar quase todos pokémon (até os de versões diferentes, que consegue por meio de troca) com esse glicth de teletransportar com o abra ou usar o fly antes da "!" aparecer.

Acho que cheguei finalizar as gerações até o remake HeartGold, depois cheguei a jogar os outros de DS, mas parava no meio do caminho...

2010 ~ 2016 / 2024


Legal ver que ainda joga, Ellye <3
Eu sinceramente não tô crendo que o time dos pikachus genéricos venceu haha
Tá aí o que uma boa estratégia não faz.

O time:

Pikachu @ Light Ball  
Ability: Static  
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe  
Jolly Nature  
- Volt Tackle  
- Knock Off  
- Extreme Speed  
- Volt Switch  

Mimikyu @ Leftovers  
Ability: Disguise  
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe  
Jolly Nature  
- Swords Dance  
- Play Rough  
- Shadow Sneak  
- Leech Life  

Azumarill @ Sitrus Berry  
Ability: Huge Power  
EVs: 252 HP / 252 Atk / 4 SpD  
Adamant Nature  
- Belly Drum  
- Aqua Jet  
- Facade  
- Superpower  

Raichu-Alola @ Choice Scarf  
Ability: Surge Surfer  
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe  
Timid Nature  
IVs: 0 Atk  
- Thunderbolt  
- Volt Switch  
- Psyshock  
- Surf  

Togedemaru @ Assault Vest  
Ability: Iron Barbs  
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe  
Jolly Nature  
- Nuzzle  
- Poison Jab  
- Fake Out  
- Zing Zap  

Clefable @ Leftovers  
Ability: Magic Guard  
EVs: 252 HP / 4 SpA / 252 SpD  
Calm Nature  
IVs: 0 Atk  
- Heal Bell  
- Moonblast  
- Soft-Boiled  
- Toxic


Spoiler
[close]