O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Direito autoral de spriter

Iniciado por Lancelot.Macedo, 14/10/2017 às 02:57

14/10/2017 às 02:57 Última edição: 14/10/2017 às 14:29 por Corvo
Galera a um tempo eu venho me batendo em uma duvida, eu sempre achei as ferramentas do rpg maker limitada pra edição de imagem... Então eu começei a usa outros programas e fiz umas edições ate legais... Mundando os pixel e fazendo modificação... E eu queria sabe se hj esses spriter modificado do rpgmaker poderia ser comercializado? E oque eu preciso fazer pra poder comercializa?

[Anexo excluído pelo administrador]

14/10/2017 às 05:54 #1 Última edição: 14/10/2017 às 06:23 por Corvo
Se são apenas edições, não importa o quanto você tenha  modificado o gráfico, mesmo que ele esteja irreconhecível você não pode comercializá-los. O máximo que você pode fazer é entrar em contato com o autor original, perguntá-lo se quer adicionar suas edições ao pacote - se é um pacote pago - e te repassar algum valor. Mas duvido que isso aconteça, inclusive o autor pode pegar suas edições e adicionar ao dito pacote sem te avisar e ainda mover uma ação contra você. Para obter os direitos sobre qualquer arquivo você deve criá-lo completamente.

Mais esses são os pacote basico que ja vem com o rpgmaker... E la diz q eu tenho direito de comercialização... Então quando eu compro o edito com seus spriter eu n tenho direito total sobre o comércio do conteúdo dele?

14/10/2017 às 11:14 #3 Última edição: 14/10/2017 às 11:16 por Corvo
Você tem direitos comerciais sobre o uso do RTP em seu projeto. Editar os arquivos e distribuir as alterações comercialmente é outra coisa. Por exemplo, digamos que você tenha comprado algum pacote gráfico. Você pode comercializar um jogo criado com eles. Você pode editá-los apenas para uso próprio. Se você olhar bem deve haver algum trecho nos termos de uso proibindo a distribuição gratuita ou comercial dos arquivos editados.

Man eu ja lir uma vez e não achei nada específico sobre isso... E ja a um tempo quer eu continuo procurador e tbm n consigo acha nada sobre isso... Vc teria algum tópico ou link q poderia me passa pra eu parar pra ler? Obg pela paciência comigo kkkk

Não se preocupe, dúvidas existem para serem exterminadas. Os termos de uso de arquivos para o RPG Maker costumam ser os mesmo para todos os pacotes. Ou bem parecidos. Vou pegar como exemplo os termos de uso da DLC Time Fantasy. Na íntegra:

Spoiler
PLEASE READ THIS END USER LICENSE AGREEMENT (THE "AGREEMENT") CAREFULLY BEFORE USING THIS RESOURCE PACK. IF YOU (THE "USER") DO NOT AGREE TO THE TERMS, CONDITIONS AND LIMITATIONS OF THIS AGREEMENT, PROMPTLY DELETE THE DIGITAL CONTENT FROM YOUR COMPUTER.

1. Copyright, trademark and other intellectual property rights of Time Fantasy (the "Product") are property of DEGICA Co., LTD (the "Company" or "DEGICA") and third party allowed by the Company.

2. The graphics included in the Product (the "Resource Pack") may be used with any of ENTERBRAIN's game development software (include all related titles of "RPG MAKER Series" or "our products") that retains the Company's rights.  User can create, distribute, or sell their original game by using the Resource Pack only if they meet all the following conditions:  

2.1 You must be a legitimate user of our products.  You shall promptly sign up and register required information as a legitimate user of our products according to the method prescribed by the Company.

2.2 You shall produce a game using the RPG MAKER Series only.

2.3 Your game must include additional documentation that clearly indicates the use of the Resource Pack and the following copy:

[Copyright](C) 2015 DEGICA Co., LTD; 
artist: Jason Perry.

2.4 Solely used for the creation of your game, you can edit, process, and modify the materials contained in the Resource Pack. 

2.5 Do not sell, distribute, lease, or transfer the Resource Pack itself or any of its parts (even if the materials were edited, processed, or modified by the User). 

3. The Company will bear no responsibility for any damages to the User's computer caused by misuse of the Product. 

4. By using the Product, the User accepts the full terms and takes sole responsibility for use of the Product.

5. The Company will bear no responsibility for any issues and disputes between third parties, regardless of the content, that occur as a result of the creation, distribution, and release of the User's game by using the Product.
[close]

As partes que nos interessam são essas:

2.4: Apenas para a criação do seu jogo, você pode editar, alterar ou modificar os arquivos do pacote de recursos.
2.5: Não venda, distribua ou transfira nenhum arquivo do pacote de recursos, incluindo aqueles que foram modificados pelo usuário.

4: Ao utilizar o produto, o usuário aceita todos os Termos de Uso e se responsabiliza pelo uso do produto.


Resumindo: você não pode vender um arquivo editá-lo nem distribuí-lo gratuitamente. Claro, pacotes diferentes possuem termos diferentes, mas quase todos possuem essas duas cláusulas.