O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Personagem aparece

Iniciado por VinyGamer, 15/10/2017 às 14:01

15/10/2017 às 14:01 Última edição: 15/10/2017 às 16:49 por Corvo
Alguém sabe como fazer o seguinte acontecer?
Alguns homens estão invocando um ser místico, e esse ser aparece no meio de um círculo.
Como faço para aparecer uma fumaça no círculo e esse espírito aparecer, sendo que tudo acontece depois que a conversa entre os homens acaba?

15/10/2017 às 14:51 #1 Última edição: 15/10/2017 às 14:59 por Corvo
Todo o tipo de cena que você pretenda criar funciona da mesma forma: switches e variáveis determinam como e quais mudanças acontecem. Logo te explicar passo a passo como criar cada cena individualmente ajuda, mas não é o ideal. Por este motivo eu vou te explicar um pouco da lógica dos eventos. Tudo se resume nisso:

Quando X possui o valor Y, Z acontece.

Ou seja, sempre que você precisar que algo aconteça em determinado momento - como mostrar uma animação de fumaça, por exemplo - você precisa selecionar um valor para um switch ou uma variável. O evento que executará a ação estará sempre verificando se o valor já foi aplicado para dar prosseguimento ao que está sendo feito. É altamente recomendável que você crie estas cenas no seu projeto, tanto pelo aprendizado quando pelo jogo em si. Porém, antes de começar você precisa ter uma noção relativamente boa do que está fazendo.

Eu sugiro que dê uma olhada nesses tutoriais. Não se preocupe por eles terem sido criados no RM XP, a programação por eventos é praticamente idêntica. Assim que você dominar totalmente o funcionamento de switches e variáveis notará que não tem segredo nenhum e que a programação de todo tipo de cena é a mesma.

Mas eu sei bastante coisa sobre os switches e varáveis, mas eu quero saber como faço para aparecer uma fumaça antes do NPC aparecer.

Depende do que você quer com a fumaça.
Se você usa algum script de partículas, você pode simplesmente invocar as partículas em um evento na posição da fumaça.
Você pode por um evento atravessável com a sprite da fumaça, em cima do NPC que vai aparecer.
são opções...
Writing codes. Writing novels. Writing... Fates.

Explique mais detalhadamente Conspiracy, se possível com imagens.

Nesse caso você não terá problemas em entender. Existem inúmeras formas de fazer isso, uma delas é a apontava pelo [user]Conspiracy[/user], mas você pode fazer o mesmo sem nenhum plugin. O modo que recomendo se dá utilizando animações de batalha, aquelas da aba de mesmo nome no database. Uma vez que o ser místico é invocado, no mesmo momento use o comando "Mostrar Animação" da segunda página do menu de eventos. Selecione o evento alvo - o personagem, monstro, inimigo etc - e a animação desejada.

Muito obrigado, eu consegui. Agradeço ao @Corvo e ao @Conspiracy