O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Meu primeiro jogo... e os seus erros!

Iniciado por VincentVII, 11/11/2013 às 11:13


[box class=windowbg2]
Vamos abrir com uma piadinha com conotação sexual: A primeira vez ninguém esquece! Acredito que todo mundo aqui, mesmo que não tenha lançado nenhum jogo, já teve o seu primeiro projeto. E, geralmente, nesse primeiro projeto cometemos muitos deslizes. Baseando na minha inexperiência própria e no que vejo nos novos makers resolvi fazer essa lista para ajudar os novatos a evitar cometer alguns desses erros. E isso também serve para muitos candangos velhos aí!
[box class=catbg2]
ERRO 1: O TÓPICO PRECOCE
[/box]
[box class=calendar_today]
[box class=errorbox]
Vou começar com o erro que eu acho ser o mais comum, e é o que mais repreendo por aqui, cometido pelos novatos. Já cansei de ver tópico de projetos que foram iniciados em menos de uma semana. E qual o problema disso?
Fazer uma boa impressão é um fator muito importante na hora de divulgar seu jogo. Geralmente esses tópicos precoces vêm com pouca informação sobre o projeto ou o autor ainda não tem uma boa base para o jogo e acaba passando ideias confusas. Isso pode causar uma má impressão, algo que pode vir a ser prejudicial (tanto para o projeto quanto para o autor).
[/box]
[box class=windowbg2]
Solução:

Não tem uma fórmula exata para quando você pode postar o seu projeto, pois tudo depende de quanto você já progrediu no projeto. Zu, do membro [user]Cronus[/user], foi feito em um mês. Outros makers podem demorar muito mais para ter esse mesmo progresso. Por isso eu recomendo que você use o bom senso. Crie o tópico quando você tiver já tiver uma base sólida que apresente progresso. E lembre-se também, uma boa formatação nunca é ruim.
Se quiserem um número, eu acho que o melhor momento para se criar um tópico é quando você já tem mais de 40 minutos de gameplay. Nesse tempo você já terá uma ideia mais sólida do projeto e também bastante material para uma demo, que atrai muito a atenção dos outros membros.
[/box][/box]
[box class=catbg2]
ERRO 2: QUERER PASSAR DE LEVEL SEM EXP
[/box]
[box class=calendar_today]
[box class=errorbox]
Depois do tópico precoce, esse é o erro que eu julgo ser o segundo mais comum. E para mim ele é o mais perigoso: novatos que já querem chegar fazendo jogos.
O RPG Maker é uma engine bem prática, mas isso não significa que é fácil de se lidar. Já vi muita gente começando projeto sem ao menos saber como mexer com os eventos, switches e variáveis. E qual a consequência disso? Jogos cheios de bugs! E acho que não tem algo que irrite mais um jogador do que um bug.
[/box]
[box class=windowbg2]
Solução:

Não seja afobado. Você não aprende a mexer com o RPG Maker da noite para o dia. Antes de tentar criar seu jogo adquira mais experiência como maker. Aí alguém pode me falar: Mas como eu vou conseguir experiência em criar jogos sem criar um jogo? Simples: estude!
Leia tutoriais e baixe demos de sistemas feitos por outros membros para estudá-los. Teste cada comando da engine, entenda o que cada comando faz. Comece a desenvolver sistemas simples, como uma estalagem ou um baú, e vá aumentando o nível gradativamente. Tente desenvolver um mini-game.
Vá com calma e só quando tiver confiança que já tem bastante conhecimento comece a desenvolver seu jogo.
[/box] [/box]
[box class=catbg2]
ERRO 3: SÍNDROME DO GTA
[/box]
[box class=calendar_today]
[box class=errorbox]
"Estava Pensando em fazer um jogo tipo GTA...", "Vou fazer um Harvest Moon!", "The Sims, fuck yea!". Esses são alguns exemplos de ideias que já vi várias vezes serem anunciadas nas comunidades de RPG Maker e nunca irem para frente. Por quê? Para fazer tais jogos precisa-se lidar com centenas de switches, varáveis, eventos e até scripts. Uma tarefa complicada até para um maker experiente.
Então um cara que começou há duas semanas põe na cabeça que vai fazer um jogo desse e cerca de um mês depois BAM, projeto cancelado!.
[/box]
[box class=windowbg2]
Solução:
   
Lembram-se do ditado: "Não faça promessas que não possa cumprir"? Isso se aplica ao RPG Maker também.
Como eu disse, fazer um jogo assim já é difícil para um cara que tá mexendo na engine há anos, imagina para um novato? Por isso eu digo, tente sempre fazer algo não tão complexo, algo que esteja mais ao seu alcance. Não tem sentido querer fazer algo complicado o qual você não tenha habilidade ou o conhecimento para tal. A não ser que você só esteja querendo atrair atenção para si.
Eu não vou falar que fazer esses jogos é impossível no RPG Maker, mas não é uma tarefa para qualquer um. Principalmente para quem tá começando.
[/box] [/box]
[box class=catbg2]
ERRO 4: A DOENÇA DO SCRIPT DE LOADING
[/box]
[box class=calendar_today]
[box class=errorbox]
Um tempo depois do RPG Maker XP ser lançado eu tentei fazer um projeto. Durante essa época, todo script que aparecia no fórum que eu frequentava eu colocava no jogo sem hesitar. Acho que eu cheguei a colocar mais de 15 scripts nele. Eu nem parava para analisar melhor o script, eu só dava Ctrl+C, Ctrl+V. E isso é bom? Hell no!
Assim como eu costumava pensar, tem novato que acha que quanto mais, melhor. Adicionar mil sistemas no seu jogo e os mais diversos scripts não o fará melhor. Na verdade há uma grande chance de transformá-lo num pesadelo de mecânicas emboladas e sem sentidos.
Além disso, vale ressaltar algo importante nos scripts. Muitos scripts hoje requerem muito mais do que simplesmente colá-lo acima do Main. Em certos casos e necessário fazer certas modificações nos scripts da própria engine. E se a pessoas simplesmente sair colando-os freneticamente pode gerar incompatibilidades que vai levar nos nossos "queridos" bugs.
[/box]
[box class=windowbg2]
Solução:
   
Outra vez eu apelo para o bom senso. Sempre quando começar um projeto pense: O que eu posso adicionar que combinará com a minha ideia? Será vale apena adicionar essa mecânica? Ele terá utilidade? Será que isso é realmente necessário?
O melhor exemplo é tal famoso script de loading, que muita gente coloca nos seus projetos sendo que ele não faz diferença alguma. É só uma frivolidade que serve mais para perder tempo do que deixar o projeto com cara de profissional. A questão aqui é saber diferenciar o necessário do irrelevante. Não ponha algo no seu jogo só porque lhe parece bonito, coloque se acha que ele será realmente útil.
[/box] [/box]
[box class=catbg2]
ERRO 5: UM PROJETO, DOIS PROJETOS, TRÊS PROJETOS E NENHUM JOGO
[/box]
[box class=calendar_today]
[box class=errorbox]
Criar um jogo requer dedicação e tempo. Você tem que lidar com programação, roteiros, mapeamento, buscar recursos ou desenvolver os seus, etc. E sabe o que não ajuda nisso? Um segundo jogo!
Apesar de não ser um erro tão comum, já vi acontecer. Alguém tem uma ideia para um projeto, começa a desenvolvê-la e no meio desse processo tem uma segunda ideia. Em vez de arquivá-la ele tenta trabalhar nos dois projetos ao mesmo tempo.
Mesmo que você seja a pessoa mais organizada do mundo, trabalhar em duas coisas ao mesmo tempo afeta a produção de ambas. Por quê? Aumento da carga de trabalho, interrupção da linha de raciocínio, conflito de ideias. Escolha sua carta e prepare-se para uma bela dor de cabeça.
[/box]
[box class=windowbg2]
Solução:
   
Não tem nem o que comentar, simplesmente não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo. Mesmo que você tente se convencer que consegue, no final das contas você não poderá dar a atenção necessária para cada projeto. E então o que poderia ser um projeto bom acaba virando dois projetos ruins, ou talvez nenhum já que o aumento de trabalho pode te desanimar e te fazer desistir.
Então, quando estiver tendo um bom progresso em um projeto, não tente seguir uma nova ideia só por julgar que ela pode ser melhor que a atual. Pode ser só a sensação de novidade te confundindo. Deixe-a arquivada para o futuro e trabalhe com o que já tem.
[/box][/box]
[/box]


[box class=information]
E você? Além dos erros listados aí em cima, quais outros você acha que muitos makers (novatos ou não) costuman cometer?
[/box]

Viva a lenda!



Sim, sim, lembro do meu primeiro joguinho, Tales of Hoeny (sim, vem de Hoenn de pokémon, pra ver a minha criatividade!). Além do título em inglês era full RTP, nenhum script e com uma história absurdamente clichê.
No que deu? Cancelei!
Admito que o tópico do meu projeto Livro de Histórias foi precoce, já que eu recomecei o projeto oito vezes.
Pretendo adicionar mais conteúdo, mais coisas legais, menos porcaria!
Excelente matéria, parece que cita todos os projetos novatos que eu vejo esses dias.
Os minigames são muito legais de se fazer, outro dia fiz um sistema de Special Stage do Sonic 3, só que deixei
na SRM, que por acaso, tá fora do ar!
Projeto 春
Emergindo em breve

11/11/2013 às 12:31 #2 Última edição: 11/11/2013 às 12:34 por K.A.O.S
 Ótima matéria! Meu passado foi lotado de erros no RPG Maker pois sempre tive o impulso de criar projetos em cima de projetos, 2 ou 3 dias depois criava um tópico com meia duzia de screenshots e pronto, não passava nem mesmo 2 semanas e cancelava.

Ficar afobado pra mostrar conteúdo não leva a nada. É melhor você trabalhar no game sem aquela pressão de 'tem gente esperando pelo lançamento' e conseguir se concentrar no desenvolvimento do que ter aquela vaia de gente questionando se você realmente esta avançando com o projeto conforme divulgou.

Um passo de cada vez caras... Aprendi isso da pior forma possível.  :lol:
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



Hahuah, adorei a "Doença do Script de Loading".

Volta e meia eu sempre vejo esse script em projetos por aí, e eu sempre me faço a pergunta do pra que adcionar um script de loading se no maker não é necessário? Sem contar que o loading (ao menos no meu ver) é uma das coisas mais chatas e falhas nos jogos profissionais atuais, até por isso que as empresas estão desenvolvendo sistemas pra não ter mais tantos loadings nos jogos, e aí vai a galerinha do maker e coloca isso no projeto, totalmente sem sentido.

Sobre ter mais de um projeto ao mesmo tempo, isso é verdade e sim acontece muito, muito mais do que se imagina. Ainda mais quando se trabalha em um projeto grande, no estilo do meu ... eu já tive umas 3 ideias de outros projetos, mas como já tenho uma certa experiência no maker nem me arrisquei em iniciar uma dessas ideias, sempre prefiro finalizar o que já está em andamento, pois caso inicie o outro projeto querendo ou não, você vai acabar dando mais atenção a ele e esquecendo completamente o outro.

Enfim, boa matéria, o assunto é meio conhecido já e as dicas também são de conhecimento de grande maioria, mas sempre é importante dizer novamente até que tudo isso 'cole' na cabeça dos makers iniciantes pra que não cometam mais erros que sempre vemos.

11/11/2013 às 14:02 #4 Última edição: 11/11/2013 às 14:05 por STRATØ
Ótima matéria.Sempre fui muito conservador quanto ao momento certo de anunciar um projeto,embora muito impulsivo nunca fui de me precipitar.Um exemplo disso foram os projetos que chegava a um bom nível de produção que nunca cheguei anunciar.Poder se divertir fazendo um jogo vale mais do que postar um tópico,foi o que aprendi como maker.Um maker das antigas aliás.Enfim,minha primeira experiência está chegado e não espero cair nesses erros xD

Sobre o Loading depende de como é usado.Acho útil para fazer uma transição/quebra de uma cena para outra,por exemplo;um loading disfarçado/silêncio é o que digo.O engraçado era a febre que isso causava mas nunca me pareceu muito racional como o Uhtred comentou acima.
Gifts: Mistyrol | [

Sensacional! Adoro as tuas matérias, Vincentão. Não tenho o que tirar e nem pôr aí. Essa forma despretensiosa e humorada de escrever me agrada pacas. Só faz instigar o leitor a continuar lendo até o fim. Ri em todos os pontos, principalmente no "síndrome do GTA". Pior que é tudo verdade. São erros que todos nós já cometemos ou que ainda vamos cometer, não tem jeito.

Acabei me lembrando de um dos primeiros projetos que fiz, na época da Maker Universe: "Esperiênssia Fracaçada". Sim, é isso mesmo o que você leu. Meu português era puramente cancerígeno, isso para não falar da proposta de jogo em si, que prefiro me abster e poupar vocês, hahaha.

Ai, ai, ainda bem que evoluímos e aprendemos com nossos erros. É a mesma coisa no maker. Faz parte do aprendizado.

Enfim, parabéns pelo texto superinteressante, Vincentão!

Um grande abraço,

Kazuyashi.

Excelente!

Estou abismado com esse negócio do loading. Na época do Nintendo 64 muita gente preferia o console da Nintendo ao dos concorrentes justamente pelo de ainda ser de cartucho não continha os infames loadings.

Voltando ao tópico, a mais pura verdade aí. O Rick mencionou fullrtp, acho que isso não chega a ser um problema num jogo, eu sou da linha história > recursos, não ligo de jogar full rtp se tiver uma história épica.

Acho que o ponto principal, como foi citado é o cara quem nem sabe fazer um evento simples de quest (básico de switch) já chega anunciando que vai fazer um god of war rpg 3d pro rpg maker com sistema de pesca real turbo e ainda sem ter nem 10 minutos gameplay. Boa crítica Vincent, continue com suas matérias que estão muito boas de ler!

Abraços ;)

Eu curti muito esse texto, principalmente por concordar com quase tudo aí. A parte que eu discordei um pouco com você, acabou aparecendo no item quatro da lista: FFS, não usem um script a menos que tenha realmente ideia do que o bendito faz, de preferencia entendendo mais ou menos como ele funciona e qual área ele afeta.

De resto, excelente Vincent, já disse mais de uma vez que gosto muito desse seu estilo meio "porra-loca" na hora de escrever. \o




11/11/2013 às 23:05 #8 Última edição: 11/11/2013 às 23:19 por Speed
Lembro dos meus primeiros jogos:
As aventuras de Lars:
http://forums.mundorpgmaker.com.br/index.php?topic=80761.0

Eram 6 jogos da mesma saga e nenhum deles usou se quer 1 switch/Variavel.
Cometi todos esses erros e mais outros, histórias clichês e tudo mais, mas me diverti bastante, pena que o 4shared excluiu ele e eu jamais poderei apreciar minha obra de arte novamente. :c

Zumbie City:
http://forums.mundorpgmaker.com.br/index.php?topic=76960.0

Adorei a matéria Vincent, muito boa. :D

ERRO 1: O TÓPICO PRECOCE isso é tão normal que as vezes passa despercebido  :clown:

é uma vontade tão grande que as pessoas tem de dizer "hey! estou fazendo algo, venha ver olhe o meu nick!" que acabam ignorando as "regras básicas" para os tópicos, porém devemos lembrar que os tópicos não são tudo em um game, basta ler oque foi dito pelo @sinchross na revista Imaker, tópico não é tudo, sim mas é muito importante.

Nossa, quantos comentários! Valeu por tirarem esse tempo para lerem a matéria, galera, e pelo visto agradou muita gente.

É aquilo, ser novato é uma etapa da vida de todo maker e não tem como dar alguns tropeços. O importante é aprender com esses erros evoluir.

Viva a lenda!



Eu sofri desse mal por muito tempo.
Meu primeiro jogo, "A Espada Jotun" era totalmente clichê e cheio de mapas mal desenhados e conteúdo pra encher linguiça.

Comecei a me interessar por Scripts apenas com a saída do VX e mesmo assim não os coloquei nos jogos por que achava que devia entender programação primeiro.

Ainda hoje, sou péssimo com artes gráficas, programação e sonoplastia, o que resulta num projeto sendo desenvolvido à passos de tartaruga. Minha única qualidade que me dá ânimo pra continuar a tentar algo no mundo maker, é mesmo a capacidade de redigir textos e dar forma à mundos coerentes. Eu gosto de criar coisas, mesmo que fiquem apenas no papel, gasto tempo tentando dar-lhes forma.
"A Imaginação é mais importante que o acontecimento" - A. Einstein

Eu andei pensando..Pra que diabos uma HUD se meu jogo não é ABS?
Resposta simples: Ouapago a batalha por turnos ou o ABS

Sofri muito com o Erro 5 kkkkk - sempre tentei criar jogo em cima de jogo sempre uma ideia atras da outra mesmo que nunca tenha feito um tópico de um jogo, pelo menos não queria fazer sem ter no minimo uma demo para a galera não é mesmo.

kkk já tinha vindo aqui ver essa matéria a um tempo, li e pensei que tinha comentado, então voltei hoje e vi que me enganei lol  :ded:

Pelo menos um desses erros a gente conviveu por um tempo. Eu acho que o que mais me afetou foi o lance dos scripts que eu copiava feito logo. Mas é como diz o ditado: Vivendo e aprendendo, errando e se... mantendo o nível da conversa!

Viva a lenda!