O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Iniciando e Produzindo um Roteiro por Enry'

Iniciado por LoboShow, 12/12/2012 às 01:08

Atenção! Esse Tutorial NÃO foi criado por mim.  Foi criado e disponibilizado pelo Maker Enry'.  Todos os créditos para ele.



Introdução

Sabemos que vontade não falta, mas na hora de abrir o word as idéias simplesmente não fluem, ou parecem sempre muito escassas, eu por exemplo até hoje nunca terminei um roteiro que tenha começado a escrever pelo word, começo a redigir e vou desanimando e desanimando, e quando vejo o quanto escrevi parece que não tem exatamente nada, é estranho mais é explicável, eu simplesmente não me sinto confortável em ficar escrevendo algo no Word, então eu corro para o msn. É, parece loucura, mas não tenho lugar melhor para redigir uma história ou roteiro que não seja contando-o para alguêm, mesmo que este alguêm não esteja entendendo nada e muito menos dando dicas para o roteiro, mas eu simplesmente gosto de "Escrever Contando", então primeiramente eu gostaria que você fize-se o mesmo, perceba qual é o lugar que você se sente mais a vontade e comece a escrever.



Escolhendo o Tema

Escolha algo que você goste e esteja familiarizado, se são sobre cavaleiros por exêmplo, escreva "cavaleiros" no google e veja no que dá, comigo por exemplo, apareceram três principais: Cavaleiros do Zodíaco, Cavaleiros do Forró e Templários. As duas primeiras opções não me atrairam muito, então eu fiquei com os templários, primeira coisa, wikipédia e um site relacionado, leia um pouco sobre o assunto e comece sua história.


Definindo o Nome

Procure entre o que você leu palavras chaves, palavras que você se identifique e que represente bem o tema que você está propondo, por exemplo, quando entrei no site sobre templários eu escolhi algumas: "Fé, honestidade, atitude, destino" e daí tirei "Atos da Fé", representa fielmente a história dos templários e me permite uma infinidade de caminhos para o meu roteiro, mais tarde após escrever um pouco mais eu posso mesclar este nome ou até mesmo substituí-lo por algo mais fiél a minha história, mas por enquanto já tenho uma base que pode me servir de inspiração para desenvolver o resto do roteiro.



Mão na Massa

Agora que já tenho um fundamento eu já posso mais facilmente começar o meu roteiro, use a criatividade, leia histórias sobre o assunto e elabore um mundo, como um template para a história, uma boa dica é desenvolver a história em torno de uma organização ou alguma sociedade, digamos por exêmplo que o roteiro estou criando é sobre bruxas, irei criar uma sociedade secreta de bruxas em uma cidade que eu me identifique, digamos então Veneza, podemos criar então uma oposição a esta sociedade, uma milícia de caçadores de bruxas de Veneza, agora já tenho dois caminhos e um conflito, posso daqui escolher se meu roteiro falará sobre um caçador ou sobre uma bruxa, ou quem sabe até sobre os dois, como por exêmplo uma bruxa que se apaixona por um caçador e foge com ele para uma nova cidade, nesta eles começam uma nova vida em torno de outra organização, digamos que estes passem a trabalhar para o Major da cidade em troca da permissão de morar nesta e de proteção, aos poucos os nossos protagonistas avançam e ganham respeito em sua nova cidade o que os tornam influentes, isto acaba trazendo o conflito de Veneza para mais perto do que se desejava, assim temos uma interligação de conflitos, uma batalha entre bruxas e caçadores e um ideal dos protagonistas de cessá-la, disto você pode contextualisar e gerar mais inúmeros conflitos para a sua trama, basta um pouco de criatividade.



Modelando o seu texto

Você já tem uma história, agora ira contá-la, agora você criará uma drama em torno dos fatos já criados, comece comentando sobre o mundo de que criou, em uma história sobre vampíros por exêmplo você conta como eram os fatos nesta época e as relações, seja dramatico e introduza aos poucos suas personagens na história, provavelmente a esta altura não terá grandes dificuldades em pesquisar sobre o assunto pois este já deve ser de grande interesse para você, comece a pesquisar e inclua elementos na sua narrativa, comece a contar os fatos fundamentando no que acontecia na realidade em um mundo um tanto parecido com este, em um conto sobre vampíros por exêmplo, eu posso usar como base as caçadas as bruxas que ocorreram de verdade entre os séculos XVI e XVIII, e com isso eu vou contando como as organizações que eu criei influênciam neste mundo, e, mais tarde, a influência de minhas personagens sobre este mundo.



Esculpindo as Personagens

Suas personagens são os atores de sua trama, quanto melhor os atores melhor será o conto, dê vida a suas personagens, tanto protagonistas quanto coadjuvantes, crie uma história e dê a eles uma personalidade forte, adicione a isto valores e carácter, crie os contras, recheie as suas personagens a ponto delas criarem vida própria, a ponto que elas contem a você o que elas fariam na história e não tenha você este trabalho, seja o redator e deixe que suas personagens se expressem, tomem vida e deixe que elas definam os fatos como se fossem pessoas reais, crie vida, faça mágica.



Final

Com a trama direcionada vamos ao final, não precisa inovar, precisa ser impactante, se os leitores/jogadores de sua narrativa chegaram nesta parte eles já estam íntimos de suas personagens, use e abuse da teoria da conspiração, desvende segredos, explique-os na prática, surpreenda o leitor/jogador com um final dramático e emocionante.



Enfim chegamos ao final, espero que tenham curtido muito, pois eu curti escrevendo isto, expressando minhas idéias em letras, e, espero que vocês consigam o mesmo com suas próprias histórias, até a próxima e ~ See ya (y) ~

Concordo parcialmente;Fora uns erros de português (não lembro quais) acho que seria errado dar um titulo antes de ter seu texto bem definido,e ele não deu muitos detalhes de como desenvolver o corpo da trama,até chegar ao fim.De qualquer forma eu concordo sobre o fato de que se tem de desenvolver um mundo antes,assim como os detalhes da sociedade que o povoa e dar uma personalidade própria a eles,deixar que ajam sozinhos.E quanto aos personagens principais,é sempre bom uma personalidade mais forte, que tenha traços do ambiente e das facções de seu mundo.E realmente escrever contando é melhor.

  Concordo com você, Aughur..

  Acredito que o nome só vem depois da história toda pronta.  Acho que deixa algo mais original e bem planejado.  O fato é que quase ninguém segue isso, muitos já criam um nome antes mesmo de começar a escrever algo, mas, sendo algo bom, não acredito que isso vá influenciar no futuro.

Caraca, muito boas dicas. É um ótimo guia - se assim me permite chamar o suposto tutorial - para quem gosta de coisas originais e bem-feitas.
Espero mais tutoriais.

Adur'ti!
fear is the mind-killer