O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dicas sobre design- 1 #Noções sobre logotipo

Iniciado por Bieel, 06/06/2013 às 19:27

Por: -Jack (BieelDesigner)
[box class=catbg3]
Introdução
[/box]
Bom, primeiramente fiz este tópico de dicas por ver que muitos que começam no design não tem noção nenhuma em certas coisas, por exemplo, logotipos.
Não me considero um Expert em design, mas tudo o que sei vou repassar nessa série (sim uma série) de dicas / aulas sobre.
Lembrando que isto não é um tutorial ensinando efeitos, etc. E sim dicas / conceitos básicos para você ter uma melhor performance na hora de criar suas logos.


[box class=catbg3]
Parte 1 - Temática
[/box]
Antes de você criar um logo, obviamente você deve ter uma ideia em mente, um tema, até porque você vai se inspirar em que? Vai simplesmente aplicar um efeito em uma fonte com algo escrito? Pode até ser, mas não garanto que dará um resultado satisfatório.
Exemplo de logotipo sem temática / ideias:




Exemplo de logotipo com um tema proposto:


PS: Essa logo será exemplo no resto do tutorial.

Acho que deu para notarem a diferença. A primeira (no caso sem temática), tem a mesma coisa escrita que a segunda, porém, na segunda já tem um tema estabelecido, Dragões. Na primeira, está uma imagem totalmente "Crua" só com um efeito simples.
Então, sempre tenha um tema em mente, que terá bons resultados!



[box class=catbg3]
Parte 2 - Pesquisa!
[/box]
Pronto, você tem seu tema! E agora, o que fazer? Com o seu tema proposto, começa a área de pesquisa, onde você reúne materiais considerados necessários / úteis ao seu ver, que podem deixar sua logo com a cara do tema escolhido!

1º- Escolha uma fonte:
No meu caso, eu utilizei a fonte Shojumaru, escolha uma fonte que aborde bem o seu tema, no meu caso, foi dragões. Considerando que a China / Japão são países que lembram muito esse tema, utilizei uma fonte baseada neles.

2º- Clip-art / Render:
Escolha uma imagem para lhe dar um ambiente bacana, já que no exemplo, é um logo sobre dragões, nada mais justo do que um dragão.
Era de corpo inteiro, porém o decapitei para poder se encaixar na imagem corretamente.


Alem de causar o ambiente que você quer, a imagem de auxilio (como chamo) sempre vai dar um toque a mais na sua logo à tirando da simplicidade.

Bom, você pode ter percebido, que pesquisando, sempre terá algo a mais para colocar em sua logo para melhora-la, mas lembre-se, sem exageros de imagens, uma logo muito 'lotada' pode a tornar ilegível.



[box class=catbg3]
Parte 3 - Estilos
[/box]

Estilos é uma parte onde você terá que focar muito. O estilo da camada de sua logo é basicamente uma boa parte do que você tem para mostrar à quem for ver sua logo.
Muitos dizem que uma logo deve ter vários efeitos. Errado. A logo deve ter sim efeitos, porém usando muitos efeitos ela iria ficar poluída, até mesmo ilegível, vou mostrar um exemplo da logo utilizada com excesso de efeitos.


Excesso de efeitos:

Spoiler
[close]

Com efeitos moderados:

Spoiler
[close]

Diferença, né?
Pois então, sempre tente utilizar algo simples, que não fuja do tema e passe a mensagem que você tem que passar.
Se você for parar e reparar na logo com efeitos moderadas, tem um 'O' com um estilo de fogo na letra. Eu pensei que como o 'O' estava posicionado bem na garganta do dragão, que alias cospe fogo (sério? :D), ficaria um efeito bacana e com sentido seguindo a lógica. Então, sempre tente explorar seu tema e as ferramentas presentes causando um impacto legal, sem fugir do tema, é claro.

[box class=catbg3]
Nota / Considerações finais
[/box]
Agora é só você posicionar conforme seu gosto e que de um sentido para o trabalho no geral, e pronto, sua logo está feita!
Um ponto que quero ressaltar, a criatividade e a lógica é essencial no seu "job". Imagine uma logo com o tema natureza. Nessa logo, você usa um "clip-art" de árvore e coloca nela um degrade ciano para o vermelho. Onde isso teria sentido? Essa é a lógica!

Espero que o tutorial ajude vocês, é meu "primeiro" tutorial descente, qualquer coisa, podem falar, que eu tentarei melhorar!
Galeria:


Muito bom a aula +ouro para você ;)
Eu só consigo fazer sem temática mesmo :/

Citação de: elvio online 06/06/2013 às 19:40
Muito bom a aula +ouro para você ;)
Eu só consigo fazer sem temática mesmo :/

Obrigado ^^

Uma logo sem temática nunca sai com bons resultados, tente propor um tema, e estudá-lo e que você irá conseguir!
Galeria:


Legal Bielzinho! Simples e prático! Imaginava que fosse mais complicado fazer uma Logotipo, mas lendo o tuto, deu uma clareada básica!

Citação de: Elyven online 06/06/2013 às 20:49
Legal Bielzinho! Simples e prático! Imaginava que fosse mais complicado fazer uma Logotipo, mas lendo o tuto, deu uma clareada básica!

É como fazer um roteiro, pega um tema, junta os materiais e Let´s GO!
Galeria:


Boas dicas Bieel (Que estranho parece que estou falando com meu irmão.), Eu sempre reparo o Clip-art / Render em muitas logos, da um toque muito profissional, e quanto aos detalhes também concordo exagerar nos detalhes da logo acaba deixando feia se não bem visualizada.
Obrigado pelas dicas.  :ok:

Citação de: Lhu! online 08/06/2013 às 10:38
Boas dicas Bieel (Que estranho parece que estou falando com meu irmão.), Eu sempre reparo o Clip-art / Render em muitas logos, da um toque muito profissional, e quanto aos detalhes também concordo exagerar nos detalhes da logo acaba deixando feia se não bem visualizada.
Obrigado pelas dicas.  :ok:

Realmente, nada que é demais é bom. ^^

Valeu o/
Galeria: