O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutorial - Mapa Mundi

Iniciado por B.loder, 22/11/2012 às 15:05

22/11/2012 às 15:05 Última edição: 24/11/2012 às 23:50 por Cezar
Antes de iniciar quero mostrar aqui o resultado final do meu trabalho, espero que gostem ^^
Spoiler
[close]

Galera depois de muito trabalho e pesquisa finalmente consegui descobrir como fazer um bom mapa mundi, então venho aqui ensinar uma maneira extremamente fácil de fazê-lo, também é muito customizável, apesar de que o modo como EU faço não me permite definir o formato dos mapas, porém se quiserem também ensinarei como defini-los, apesar de achar que isso é o que faz tudo mais difícil.


1º Passo
Crie um novo mapa, você deverá deixar o layer inicial branco e criar um novo layer, neste novo layer vá em filter/render/clouds.
Então, nesse layer onde surgiram as nuvens você deve ir em Image/Adjustments/Posterize.
Lembre de colocar o Posterize sempre em 2, para que tudo fique como deve ser.
Caso você não deixe o layer em branco atrás layer onde surgirão as nuvens o posterize terá um efeito errado e você não obterá o resultado desejado.


Deve ficar algo parecido com isso - 
Spoiler
[close]

2º Passo
Agora no layer em branco você deverá adicionar as cores pedrões para o mapa, eu gosto de usar as cores - bfa06c - 352a0f em escala onde a parte clara fica na esquerda acima e escurece para a direita abaixo.

Depois disso vá ao layer onde estavam as nuvens e então vá em - Select/Color Range.
Selecione a cor branca e apague, deixando apenas o formato do mapa.
Agora vá nesse mesmo layer e mude este para Soft Light.



3º Passo
Para dar um efeito mais bonito ao mapa, vá no layer onde estão as cores e adicione Noise, você pode fazer isso em Filter/Noise/Add Noise eu coloco de 2,5 a 3,5. Mas você pode colocar do tanto que achar necessário para seu mapa.

Agora vá no layer onde estão as porções de terra, o que vou fazer aqui não é obrigatório, mas acho que é importante pois destaca elas como a parte onde há terra e não a parte onde fica a água.
Selecione o layer com o botão direito do mouse e selecione Blending Options, agora vá em Stroke e adiciona o stroke (margem) de 1px na cor preta.
Vá em Drop Shadow e mude a opção Distance para 2.

Deve ficar mais ou menos assim -
Spoiler
[close]

4º Passo
Em um novo Layer adicione uma brush de "bolinha" com o tamanho de 5 a 7, faça como desejar, então no canto direito abaixo coloque o Fill do layer em 0, e adicione a ele as seguinte blending option - Outer Glow.
Depois de feito isso ele irá ficar parecendo uma marca no mapa adicione onde desejar que fique sua cidade, floresta ou local para onde o personagem poderá ir através do mapa.

Crie um texto ao lado do mapa, não direi qual fonte você deve usar pois isso depende apenas do seu gosto, recomendo aquelas com um toque mais medieval ou escrito a mão.
Agora coloque esse texto com Blending Option de Stroke na cor 381f06 com 70% de transparência. Então vá ao layer do texto e diminua a opacidade para 60% a 80%, como sempre estou dizendo durante o mapa isso varia do gosto de cada um.

Agora basta repetir o mesmo esquema para criar as localizações de todos os locais onde o personagem poderá ir.



5º Passo
Agora basta adicionar os efeitos que diferenciarão seu mapa dos demais, você pode pegar imagens de montanhas e árvores na internet e tentar colocar no mapa, também pode usar outros efeitos no texto e nas "bolinhas" que indicam o local no mapa.
Alguns efeitos que recomendo adicionar da sua maneira estão em filter/gallery - Estes são:
Sprayed Strokes
Spatter
Water Paper
Rough Pastels


Resultado Final



Extra
Como dito antes irei explicar como fazer para que o mapa tenha o formato que você deseja, isso irá dar mais trabalho, e não irei explicar em detalhes como deixá-lo bonito uma vez que prefiro a aleatoriedade do meu modo, mas não os deixarei na mão ^^

Para criar o mapa a sua vontade você pode aproveitar o layer onde estão os "continentes" e pintar todo o layer, agora você tem uma imagem simples com o efeito do mapa, então selecione a borracha com uma variação de tamanho da primeira brush, e então apague tudo que deseja como "Mar", o que não for apagado irá ficar como a porção de terra do mapa.

To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death