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Como funcionam os tiles no VXAce

Iniciado por marcvs, 08/12/2014 às 18:39


Como Funcionam os Tiles no Ace

Criador...............Celliana (explicação)
Data..................08/12/2014
Área..................Mapas/Roteiros

[box2 class=black title=Introdução]
Galera, estava em dúvidas quanto ao mapeamento tradicional (nada de parallax) e a Celliana me tirou essa dúvida cruel, resolvi então postar aqui (não encontrei nada do tipo) para ajudar os que preferem mapeamento clássico e ainda se batem um pouco com as ferramentas do Ace.[/box2]

[box2 class=black title=Prática]
Camada 1 - Parallax, pode ser usada como ferramenta única para o mapeamento ou para enfeitar backgrounds e dar um tchan nos seus ambientes. (vide tutoriais);

Camada 2 - TileA1, TileA2 e Tile A5, são os tiles de pisos (caso não use parallax, é a camada 1);

Camada 3 - TileA3 e TileA4, são os muros, telhados, lajes (não suportam transparencias);

Até então, todas essas camadas são camadas de "piso", ou seja, camadas básicas de composição simples.

Camada 4 - TileB/C/D/E, todos esses tiles compõem a mesma camada ;

Camada 5 - Gráficos por eventos - em muitos casos precisamos colocar algum detalhe que foi excluído no mapeamento comum, é aí que entra esse "truque" de usar eventos para complementar o mapa, seja adicionando uma chaminé à um telhado ou completando aquele tile de árvore que foi cortado;

Camada 6 - Pictures, esse recurso sobrepõe TODOS os outros, exceto os box de mensagem e os menus, é muito usado por quem trabalha com parallax para adicionar as partes em que o personagem pode passar por baixo.

Bem galera, bem simples, não precisa de imagens, mas acho que pode ser útil para muita gente.  :ok:
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Citar*Este modelo de post foi feito por SimonMuran.