O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Projeto com o Raspberry Pi - Computador Retro

Iniciado por makergame2000, 16/01/2017 às 15:09

Projeto com o Raspberry Pi (RPi)
(Tópico recuperado da MRM)




Isto é um tipo de diário de projeto.

Eu comprei o Raspberry pi a pensar em criando varias coisas, pesquisei algumas coisas na Internet até incluisivo aqui no Portugal a Programar á muito tempo, vi alguns projetos no google e tive a ideia de fazer um computador, a idea inicial era mesmo uma consola emuladora de PS1 e que ainda vou fazer isso mas mais tarde

Durante as minhas féria eu decidi criar algo com o meu raspberry pi, uma especie de uma capa ou computador estilo anos 90.

Começei por primeiro fazer um modelo 3D, a pensar como iria ser e que tipo de materiais iria usar, então eu use o o Mega Kerma Game Maker para fazer um modelo 3D.





O Raspberry tem limitações com as portas de USB porque só tem 2, portanto eu preciso de ter mais, o Teclado é de USB o que significa que só podia usar 1 entrada, então comprei um adaptador de USB com 3 entradas desta maneiro fico com 3 entradas livres.

Preciso também de arranjar um USB Fémea e um cabo com mini USB para alimentar a placa. (e aqui já estava a cometer o meu primeiro erro, cabos USB perdem voltagem e só aprendi isso depois de ter comprado dezenas de cabos...)

A Caixa do Computador será feita de madeira, eu encontrei uma caixa de fruta na rua, limpei, serrei e lixei a caixa, tirei os pregos e cortei tamanhos de maneira á media do teclado. (estava fora de questão ir ao Ikea comprar madeira...)





Os lados do computador serão inclinados para inclinar o teclado.

Mais tarde decidi não usar HDMI porque desobri que o raspberry pi não funciona com extensão de HDMI só pode ser ligado direto e não extendido com ligações secundarias. Isto por causa da voltagem eletrica que o Raspberry possui que é apenas de 5 volts (pelo menos acho eu)



Depois ter cortado e limpado e acertado a madeira, o que me levou uns 3 dias para fazer isso, tinha que pensar de que maneira eu iria prender a madeira e o material dentro da caixa, decidi usar Cola Branca Para madeira e Super Cola para colar platico e metal na madeira.

Desenhei na madeira de superficie onde iria colocar a placa e fiz uns furos para deixar circular o ar para o interior não aquecer muito, e vou fazer com que a placa toque na madeira para não queimar a madeira, já que o Raspberry pi pode chegar aos 60º C e o seu normal é de 40 e 50 C.

Fiz furos com o exato tamanho de entradas dos cabos USB e de Alimentação e das entradas RCA para dar imagem e som na minha televisão ou ecrã com RCA.





A colagem ficou assim, com cola branca deixei 24 horas para fixar bem e ficou todo muito bem preso, eu támbem depois cortei uns suportes para colar de lado e assim a madeira está totalmente fixa.


Depois de muita horas eu podia finalmente tocar na caixa, a cola estava totalmente fixa e nada abanava, agora decidi colar os suportes para as entradas USB

Deixei secar algumas horas e depois voltei para colar os Cabos de Plastico com Super Cola.

Esta cola fica em 5 Minutos e fica fixa para a internidade, o problema com esta cola é se eu falho um 1 Cm eu não posso voltar a descolar, só se for com uma granada ou com uma dinamite :/

Do outro lado da caixa eu colei o meu cabo de Micro USB.
eixei secar algumas horas e depois voltei para colar os Cabos de Plastico com Super Cola.
Colei um outro suporte para o cabo de alimentação

Este era o meu carregador do meu telemovel... agora tenho que comprar outro carregador.

De seguida foi colar os suportes para o Raspberry pi para ele ficar preso e não abanar ou tocar na madeira,

Esta 3 colagem vão ficar algo do tipo assim.


E agora eu tive um problema, esqueci de fazer um buraco para o cabo do teclado passar, sem ser por fora, então tive que fazer um furo no interior para o fio ficar ali e assim o teclado pode estar da madeira sem desvio.

E finalmente está feito

Até aqui todo parecia estar muito bem, até eu ir testar, eu usei o meu cabo USB femea para alimentar o computador mas durante 10 segundos ele funciona e depois para a imagem, bloqueia, e isto porque eu não sabia que os cabos USB quando estão ligadores entre si perdem voltagem, o RaspBerry pi precisa de 5 volts para funcionar caso menos de 5 ele não consegue carregar e imagem fica presa no texto de loading do Boot porque não há energia sufeciente para alimentar os chips e então não consegue processar informação necessaria.

Até agora eu já gastei + de 80 Euros neste projeto, já estava a ficar um pouco caro para algo que apenas devia custar uns 30 Euros

Então decidi comprar uma bateria para por dentro do Computador, uma bateria de 40 Euros.

Eu coloco apenas o USB num carregar por USB a parte femea está ligada ao computador no exterior.

Dentro do computador está o cabo de USB que termina num micro USB ligado a uma bateria em vez de estar ligada no raspberry pi, abre-se um buraco para fazer uma especie de interrupetor para desligar a bateria, basicamente "botão" feito com arame metalico apenas o faz cabo da bateria sair e entrar desta forma cria-se uma alavanca pequena que está presa na madeira.

De seguida está a bateria ligada ao Raspberry pi com alimentado assim desta forma o computador.

O sistema operativo e o disco está todo incluindo num cartão SD, que neste caso é de 8 Gb mas posso aumentar é só comprar um cartão de 64 Gb ou de 128 Gb

O Computador possui:
3 Entradas USB
1 saida de imagem + 1 saida de som formando um Cabo unico colado de RCA
1 Bateria
1 Entrada de energia por USB
1 Teclado
512 Mb de Ram
700 MHz pode ser configurado para 900 MHz (No meu caso não acho necessario ter 900 MHz já que o computador corre muito rápido com o sistema que uso)
8 Gh de Disco (Posso expandir a sua memoria até onde o meu dinheiro deixar)
Sistema operativo Linux é Risc OS e outros, já que posso sempre de trocar o sistema operativo pelo SD, o sistema que uso é o Risc OS por ser muito rapido em processador ARM que é o caso. demora entre 5 a 6 segundos a fazer boot, o que é algo fantastico para algo com apenas 700 MHz.

Desculpe, se li bem, você quer criar um computador, não um rpg certo?
Conheça meu projeto!  :noel:

makergame2000 a minha unica dúvida é quanto a temperatura, eu não entendo muito de madeira, mas não precisaria ser algo que absorvesse mais o calor pra distribuir e manter todos os lados do dispostivo no mesmo nível?

Citação de: Zzimm2 online 16/01/2017 às 20:15
Desculpe, se li bem, você quer criar um computador, não um rpg certo?
Essa é a sessão de:
Informática e Tecnologia » Projeto com o Raspberry Pi - Computador Retro

Então não entendi sua pergunta.

Incrível, comprei o Rawstberry Pi Zero e to com um pendrive só pra programas pra ele e conectei a um monitor velho que eu descolei la na escola e trouxe pra casa, funciona que é uma beleza, e foi barato até. Não tinha pensado em montar uma CPU não, mas quem sabe no futuro. Ficou muito show esse ai parabens :cool:

Daora, bem daora mesmo. Não conhecia esse hardware e achei legal o desenvolver do projeto.

Só, assim como o Tanatos, acho que madeira não é a melhor das escolhas. É um material que
absorve muita umidade, daí será prejudicial à placa, ainda mais por lá dentro ser fechado.
Além de ser um isolante e não receber o calor dos componentes para dispersá-lo, apesar de
que, creio que não esquenta muito né? Até aconselharia envernizar, mas ao aquecer, não seria
bom também.

17/01/2017 às 19:16 #5 Última edição: 17/01/2017 às 23:10 por King Gerar
Citação de: TanatosMaker online 16/01/2017 às 20:36
makergame2000 a minha unica dúvida é quanto a temperatura, eu não entendo muito de madeira, mas não precisaria ser algo que absorvesse mais o calor pra distribuir e manter todos os lados do dispostivo no mesmo nível?
O raspberry pi não aquece quase nada, não há problemas ao tocar na madeira.
Mas também o CPU não esta a tocar na madeira portanto não vai pegar fogo caso qualquer coisa

Citação de: Fellype online 16/01/2017 às 22:25
Incrível, comprei o Rawstberry Pi Zero e to com um pendrive só pra programas pra ele e conectei a um monitor velho que eu descolei la na escola e trouxe pra casa, funciona que é uma beleza, e foi barato até. Não tinha pensado em montar uma CPU não, mas quem sabe no futuro. Ficou muito show esse ai parabens :cool:
Comprei o 3 à pouco tempo, é muito bom mesmo, aquilo aguenta sistemas operativos em Linux muito bem, e consegue aguentar programas como libreoffice brilhantemente graças ao Quad Core e 1GB de RAM no novo Pi

Citação de: King Gerar online 17/01/2017 às 08:21
Daora, bem daora mesmo. Não conhecia esse hardware e achei legal o desenvolver do projeto.

Só, assim como o Tanatos, acho que madeira não é a melhor das escolhas. É um material que
absorve muita umidade, daí será prejudicial à placa, ainda mais por lá dentro ser fechado.
Além de ser um isolante e não receber o calor dos componentes para dispersá-lo, apesar de
que, creio que não esquenta muito né? Até aconselharia envernizar, mas ao aquecer, não seria
bom também.

Este projeto é antigo e atualmente ele já não existe porque fiz uma coisa melhor com o Raspberry pi 3 que tem um Quad Core e 1GB de RAM e consegue já aguentar SOs de Linux.
Atualmente eu tenho uma caixa do tamanho da mão, que conecta teclado e rato e serve como mini desktop e como o Sistema operativo é Linux é possivel ter ali programas de edição de imagem de texto e até editores de código.
Esta caixa é feita de plastico também.