O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Manutenção Periódica de PCs

Iniciado por Joefather, 09/03/2016 às 08:21

Bom dia meus amigos!

Tenho uma página no meu blog que trata especificamente da Manutenção Periódica de PCs, visando auxiliar os amigos a dar um trato nas suas máquinas, fazendo uma faxina geral, auxiliando que a vida útil do seu PC possa ser prolongada, ou no mínimo você tenha um uso mais satisfatório no dia a dia.

Estou fazendo essa postagem, pois justamente hoje coloquei um vídeo rápido comentado de 13 minutos, dando uma boa ideia dos programas que uso para a citada manutenção, sem que o usuário precise passar por todas as explicações desta longa página:

Manutenção Periódica de PCs

Agora, a contrapartida dos amigos aqui do fórum é justamente me indicar outros programas que vocês utilizem, totalmente gratuitos, para que no futuro eu os teste, com suas próprias impressões. Desta forma eu consigo melhorar esse trabalho de ajuda aos internautas.

Abraços para todos!

Como programas, uso o Avast!, que apesar de dizerem que anti-vírus hoje serem ineficazes, confio nele
pra escanear um pen-drive ou outro. Ao menos me limpa a consciência, haha. Enfim, uso o
USB Disk Security para as portas USB e o Advanced System Care como anti-malware, desfragmentador,
limpador de cache, otimizador e esses trambolhos.
Mas acho que o melhor mantém seu PC saudável é a sensatez de não entrar onde não conhece ou parece
suspeito na internet.

Não sei se se referiu à manutenção física, mas o que muita gente ignora é a limpeza. Meu PC desde nov/2012
(quando o comprei) não havia passado por uma. Três anos depois o cooler parou de girar. E tipo, ele fica bem
arejado e tals, local bem aberto, por fora parecia limpinho ainda, mas vendo ele aberto dá pra entender o porque
de recomendarem, no mínimo, uma vez por ano. Então fica aí a dica de, quando puderem, fazerem uma limpeza
anual.

Só uso o Malwarebytes pra me livrar de algo que sei que acabei pegando. Não instalo nenhuma dessas tranqueiras de firewalls prometendo proteger, não protege. Vírus/Malware é que nem DST: só pega se tu não sabe se previnir.
Our work is never over

Citação de: King Gerar online 09/03/2016 às 08:30
Como programas, uso o Avast!, que apesar de dizerem que anti-vírus hoje serem ineficazes, confio nele
pra escanear um pen-drive ou outro. Ao menos me limpa a consciência, haha. Enfim, uso o
USB Disk Security para as portas USB e o Advanced System Care como anti-malware, desfragmentador,
limpador de cache, otimizador e esses trambolhos.
Mas acho que o melhor mantém seu PC saudável é a sensatez de não entrar onde não conhece ou parece
suspeito na internet.

Não sei se se referiu à manutenção física, mas o que muita gente ignora é a limpeza. Meu PC desde nov/2012
(quando o comprei) não havia passado por uma. Três anos depois o cooler parou de girar. E tipo, ele fica bem
arejado e tals, local bem aberto, por fora parecia limpinho ainda, mas vendo ele aberto dá pra entender o porque
de recomendarem, no mínimo, uma vez por ano. Então fica aí a dica de, quando puderem, fazerem uma limpeza
anual.


Meu caro King como vai?

Bem lembrada a questão da manutenção interna, essa eu não faço de forma alguma, quero dizer, pago para fazer, porque se precisar soltar um parafuso eu já deixo de lado. É uma manutenção importantíssima que pode ferrar com o PC facinho, já vi vários casos assim.

Sobre antivírus, eu uso Avast pago e o Malwarebytes em conjunto, sendo esse último muito eficaz para evitar invasões e o melhor, em tempo real. Obviamente que a versão do Malwarebytes paga é muito melhor.

Essa opções de softwares que indicou, USB Disk Security e Advanced System Care eu já testei e não me adaptei. Falando nisso o amigo Ronal Bento indicou um outro programa que faz muita coisa de uma só vez, que já iniciei os testes e parece ser muito bom: JetClean, vale a pena conferir.

Citação de: DarkHyudrA online 09/03/2016 às 11:18
Só uso o Malwarebytes pra me livrar de algo que sei que acabei pegando. Não instalo nenhuma dessas tranqueiras de firewalls prometendo proteger, não protege. Vírus/Malware é que nem DST: só pega se tu não sabe se previnir.

Meu caro Dark, o Malwarebytes realmente é campeão.

Grato aos amigos pela interação.

Usar máquina virtual no dia a dia seria algo bom, uma forma de evitar vírus e popups indesejáveis, quando já estiver com vírus ou cheio de publicidade basta apagar e instalar outra e a sua máquina não sofre ahahah!

Citação de: Lima online 10/03/2016 às 09:50
Usar máquina virtual no dia a dia seria algo bom, uma forma de evitar vírus e popups indesejáveis, quando já estiver com vírus ou cheio de publicidade basta apagar e instalar outra e a sua máquina não sofre ahahah!
Lima, meu caro amigo, você sempre tem uma excelente carta na manga!

Muito grato!

Abs.,

Recentemente fiz uma limpeza física no meu pc(notebook, no caso). Percebi que o desempenho estava diminuindo e as peças de hardware não estavam respondendo como deveriam. Como tinha um kit de ferramentas aqui, logo consegui desparafusar o jovenzinho e fazer uma limpeza completa nos hardwares. Agora ele está mais rápido e saudável do que nunca.

Já para o sistema, no começo de 2015 havia instalado o Windows 10 porém o sistema não me agradou. Fiz o downgrade para o Windows 8.1 novamente. Motivo? O Windows 10 proíbe o acesso do administrador muitas vezes e esconde diversas configurações limitando severamente suas opções caso queira remover um malware, sem falar do desempenho que é reduzido bastante. No Windows 8.1 não tenho esse problema. Tenho total liberdade para modificar e gerenciar as pastas do sistema quando preciso limpar algum problema.

Apesar de muitos não gostarem do programa, eu utilizo o Avast no meu pc. O Avast Free detecta os vírus em páginas da web e também realiza um escaneamento nos arquivos suspeitos antes de serem abertos. Porém na versão Free ele não irá remover todos os vírus, mas ele ao menos indica a localização dos arquivos infectados para você dar um jeito.

Eu costumava usar diversos programas para remover malwares antes de formatar meu pc, porém desde que passei a controlar e organizar melhor meus arquivos, não tenho mais problemas com vírus algum.

Minhas dicas básicas de prevenção de problemas e manutenção:


  • Desabilite auto-play de plugins e extensões de navegador, especialmente Flash Player. Firefox e Opera possuem essa opção e imagino que Chrome e Edge também possuem. Isso sozinho tampa 99% das vulnerabilidades do seu navegador, porque praticamente todas elas vêm de plugins hoje em dia.
  • Use ad-block pelo mesmo motivo da dica acima.
  • Pare de fazer downloads nos "Baixaki" e outros sites do tipo. Baixe as coisas no site oficial delas.
  • Quando for instalar qualquer programa, sempre clique para mostrar todas opções da instalação, sempre leia todas elas. Desmarque as instalações opcionais de tranqueiras extras.
  • Pare com mania de pirataria. Chances são altíssimas do que existe um software freeware bom que faz exatamente a mesma coisa que o software pago high-end que você está pensando em baixar crackeado, e que a diferença de features entre os dois é imperceptível para um amador na área. E você é amador na área.
  • Instale o Spybot Home Edition mas sem as opções de monitoramento automático, sem auto-run, sem nada do tipo. Depois de instalado, atualize-o e use a opção de "Immunize" - esse é o único motivo para instalarmos ele, ele irá criar uma lista de bloqueio de domínios maliciosos no seu etc/hosts que funciona passivamente. Você não precisa abrir o programa nunca mais.
  • Após instalar qualquer programa ou se suspeitar de algo no seu PC, vá em Iniciar->Executar, digite "msconfig" e confira a lista de processos que iniciam junto com o PC. Você pode desabilitar qualquer coisa suspeita ou indesejada. Igualmente para a lista de serviços.
  • Outro lugar que é bom ficar de olho, caso seu PC esteja fazendo algo estranho, é no Agendador de Tarefas do Windows, vários malware colocam tarefas agendadas lá. Fácil de remover.
  • Alguns malware também alteram as propriedades dos atalhos dos seus navegadores, para executar automaticamente ao abri-los. Só alterar o caminho na propriedade ou refazer o atalho, nesse caso.
  • Caso você esteja com algum malware que realmente não está conseguindo remover por conta própria, ou caso pegue algum PC extremamente infectado, recomendo usar o Comodo Cleaning Essentials. A varredura dele é meio demorada, mas é de longe a melhor que já vi.
  • Tenha sempre um Hiren Boot CD (ou em um Bootable USB). Isso permite que, em último caso, você ainda consiga bootar seu computador para tentar as ferramentas de reparo presentes nele, ou ao menos acessar os arquivos do seu disco para move-los para outro lugar mais facilmente.

Alguns outros aplicativos úteis:


  • WinDirStat mostra estatísticas do seu uso de disco, separado por pastas. Perfeito para ver onde estão indo seus gigabytes quando você se surpreende com o total de espaço usado no seu computador mas não sabe onde está gastando tanto.
  • Process Explorer, uma versão mais detalhada do Task Manager.
  • Resource Monitor (Iniciar -> Executar -> resmon). Útil especialmente pelo monitoramento de rede, para você ver se tem algum processo malicioso gastando sua conexão.
  • Open Hardware Monitor é muito bom para monitorar temperaturas, uso de CPU, GPU e outras estásticas do tipo.
  • Speedfan é bom se você precisa mais do que monitoramento. Permite, por exemplo, controle manual das velocidades dos seus fans. Uso mais avançado, só recomendo usar se você souber o que está fazendo.

10/03/2016 às 19:22 #8 Última edição: 10/03/2016 às 19:36 por Lima
Citação de: Ellye online 10/03/2016 às 15:54
Minhas dicas básicas de prevenção de problemas e manutenção:


  • Use ad-block pelo mesmo motivo da dica acima.
  • Tenha sempre um Hiren Boot CD (ou em um Bootable USB). Isso permite que, em último caso, você ainda consiga bootar seu computador para tentar as ferramentas de reparo presentes nele, ou ao menos acessar os arquivos do seu disco para move-los para outro lugar mais facilmente.

Se me permite discordar, eu acho que o ad-block não deveria ser usado quando se confia nos sites, porque os sites vivem de ads (na maioria), é verdade que muitos abusam com pop-ups e afins e esses devem ser bloqueados! Pense assim, você tem uma trabalheira enorme de construir o seu site, colocar conteúdo para ver se consegues juntar algum dinheiro e depois as pessoas entram com o ad-block, é um pouco mau! mas... *minha opinião! Eu também usava só que montei um site e percebi a dificuldade

Quando ao Hirens Boot CD, acho que seja das melhores ferramentes existentes, você consegue abrir através do Windows XP e ir ao disco e copiar os ficheiros todos que necessitar, tem bastantes ferramentas, só vendo mesmo, eu acho que toda a gente deveria ter o Hirens Boot CD bototble na pen ou cd! é possível remover password do user até pelo menos ao win7 através do hirens boot cd ahaha

E se o vosso disco for do tipo HDD não andem com ele ligado a passear, irá provocar erros no disco,

11/03/2016 às 00:38 #9 Última edição: 03/07/2016 às 22:31 por Fine Cut
unlocker

Citação de: Lima online 10/03/2016 às 19:22você tem uma trabalheira enorme de construir o seu site, colocar conteúdo para ver se consegues juntar algum dinheiro
não gosto de popups; que são fora da política adsense, por sinal

o razoável é, você bloqueia os usuários ad-block; e deixa a chuva de popups para os avisados


Meus amigos como vão!

Somente atualizando o tópico com alguns testes que fiz em softwares nos últimos dias, especificamente no JetClean indicado pelo amigo Ronaldo Bento e no Tweaking.com - Windows Repair sugerido pelo usuário XXYYXX do fórum Outerpace. São os vídeos de teste parte 01, 02 e 03 da playlist abaixo:

Manutenção Periódica de PCs

Abraços para todos!