O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Repostando #1]Qual a utilidade do Pan?

Iniciado por Mend, 22/12/2012 às 14:55

Repostando
Então galerinha, o respostando era algo que eu estava em mente a algum tempo e que agora estou colocando em prática que é repostar antigos tópicos bons, meus ou não que podem vir a ajudar a comunidade.
Não editarei nada da formatação nem dos créditos, então vamos lá!.


Qual a utilidade do Pan?
Essa dúvida era minha, é simples de se responder mas acho que vai ajudar muita gente na hora de trabalhar por seus sons, já que essa é uma função disponível em todos os programas que trabalham com Audio Stereo.
Primeiramente, Pan significa "Panorama" e normalmente é controlado por um Knob direto na faixa do Instrumento/VST/Track de Audio, vamos supor, eu estou mixando uma bateria e quero trabalhar pra ser legal de se ouvir com fone de ouvido, ai eu coloco os pratos pra direita(viro o knob dessa faixa mais pra direita) e o resto pra esquerda por exemplo. Quanto mais virado pra um lado o knob está, mais o som fica naquela direção e menos soa na outra.
Tá, mas qual a utilidade disso? Variadas, por exemplo, em uma Orquestra, ao associar Pan e Volume, eu posso fazer os instrumentos ficarem de uma forma como se estivessem posicionados em uma apresentação mesmo...Ou mesmo eu posso juntar duas faixas com as mesmas notas no mesmo tempo, vindo de dois violinos/guitarras com timbres diferentes, um totalmente pra direita e outro totalmente pra esquerda, ambos se juntam e criam uma bela harmonia...eu também posso colocar dividir a base e deixar o Lead "No meio"(Seria com o Knob todo para cima, o som seria dividido igualmente entre os dois lados), enfim, deixe a criatividade te levar e isso pode ser sua maior aliada.
Bruno_Mend Por pesquisar e elaborar esse texto curto mas bem informativo