O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

ILUMINAÇÃO, alguém me dá umas dicas

Iniciado por Pandamaru, 17/11/2016 às 19:43

 :=|:[droga, odeio quando tento muito e não consigo]
Olá Rapenze!
Eu queria umas dicas de iluminação para cavernas, porque eu tentei, juro que tentei, mas esta difícil.
Assim, eu quero fazer a iluminação por pictures.

Basicamente a sala é esta na imagem, o personagem vai começar nesta "ilha" desacordado, a ideia é de que a lua está sobre ele, e com isto sobre a agua, sua luz deverá refletir de algum modo no ambiente escurecido [eu sei que está claro, mas isto é devido ao tileset, também queria corrigir isto na picture]. Estou fazendo isto no RMVX Ace.



PS: Não é um PANOMAP, é um mapa, eu quero usar o "Exibir Imagem" do Rpg Maker apenas para a iluminação e "escurecimento".

Desde já grato.

Tipo assim?


Mas antes, eu sugiro mesmo que tu ajeite esse tileset. Pra cenários onde contraste vão fazer diferença,
tipo o que descreveu com luzes destacando e tals, é bom aproveitar do preto que as partes sobre as
paredes proporcionam. E tu tem Photoshop aí?
No caso tu precisaria de uma imagem para escurecer um pouco as partes distantes (com blendagem em
multiplicar) e outra para deixar a luzinha da lua bonitinha (com blendagem em adicionar). Não tenho
certeza se ambas funcionam juntas, mas acho que sim.

Citação de: King Gerar online 17/11/2016 às 20:38
Tipo assim?


Mas antes, eu sugiro mesmo que tu ajeite esse tileset. Pra cenários onde contraste vão fazer diferença,
tipo o que descreveu com luzes destacando e tals, é bom aproveitar do preto que as partes sobre as
paredes proporcionam. E tu tem Photoshop aí?
No caso tu precisaria de uma imagem para escurecer um pouco as partes distantes (com blendagem em
multiplicar) e outra para deixar a luzinha da lua bonitinha (com blendagem em adicionar). Não tenho
certeza se ambas funcionam juntas, mas acho que sim.


Uau, ficou melhor do que eu imaginei man.
Eu tenho Photoshop, mas estou mega acostumado [e mal acostumado se posso dizer] em usar o Fireworks, ele trabalha diretamente com PNG, o tipo de arquivo do maker...

Sobre ajeitar o tileset, bom eu baixei um mega pacote de tilesets do RMXP convertidos magistralmente para o rmvx ace. Então vou ter de editar todos os arquivos. Se der para você ser mais especifico no que eu preciso corrigir ficaria ainda mais grato.

Então, vai depender do resultado que tu quer. Eu, particularmente, achei essa imagem que tu
passou muito² clara, como tu bem disse, e não acho que um efeito de iluminação ficará legal aí.
Pra arrumar isso tu teria que escurecer, coisa que eu recomendo que seja feita pelo Photoshop,
no menu > Image > Adjustments > Variations > Darker. Assim os tilesets ficam mais escuros
(o que eu caracterizaria como normal) e a iluminação fica visível e em destaque.
Caso todos os tilesets estejam nesse estilo, tu teria que escurecer todos para que combinem bem.
Aí vai de tu ver se vale a pena o trabalho e se vai ficar a teu gosto.

Creio que seria melhor você procurar outros Tiles para essa cena. O problema de alguns gráficos no estilo Rpg maker XP é que nem todos caem bem com uma iluminação mais pesada/escura. ainda mais se forem gráficos com cores vibrantes, como estes que você usou. Para um cenário noturno use cores estáticas e neutras. Para essa caverna eu indicaria um gráfico mais escuro, paredes de cor azul-cinza ou cinza-escuro, e para a água um tom mais contido e não tão vibrante. Aqui tem algumas referências caso deseje: http://migre.me/vwtSV

Caso note um certo distanciamento entre iluminação e gráficos dos tiles, primeiro regule a iluminação via imagens, e depois opte por usar o controle de cores da engine(Tonalidade da tela) para concertar ou adicionar tons específicos de cores que podem contribuir para a ambientação do seu cenário ficar da forma que você deseja.

 :wow:
Graças as muitas dicas que recebi vejam como ficou: