O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como criar mundos de fantasia #1 - Teoria geral

Iniciado por lordiuri, 08/12/2014 às 15:33


:linha3:

     Estava eu relendo algumas coisas sobre mundos ficcionais, para meu próximo projeto, e encontrei várias coisas realmente úteis. Então decidi postar aqui os resultados das minhas pesquisas, de forma sintética. Creio que esse texto trará alguma ajuda aqueles que procuram realmente criar um mundo de fantasia onde as pessoas possam desbravar e despertar o lado explorador delas.
     Primeiramente gostaria de deixar caro que isso é uma pesquisa, logo grande parte das coisas escritas aqui não são ditas por mim, dessa forma ao final farei as devidas referências. Algumas referências são a livros que realmente valem a pena ser lidos, ajudarão qualquer escritor. Portanto façam bom proveito do material exposto aqui e se possível comentem e acrescente mais coisas que julgar relevante, pois compartilhando conhecimentos podemos chegar bem mais longe.

[box class=windowbg3]A importância do mundo para o enredo[/box]

     Uma das frases de Tzvetan Todorov que define a fantasia, ou o universo fantástico, é: "O fantástico é a hesitação experimentada por um ser que só conhece as leis naturais, face a um acontecimento aparentemente sobrenatural." (TODOROV. Introdução à Literatura Fantástica. p.31). Ou seja, A fantasia é uma inquietação gerada no leitor (no nosso caso o jogador) em frente a algo sobrenatural, algo que foge ao controle da realidade. A falta dessa hesitação tira totalmente o interesse na fantasia, quem vai jogar algo igual a realidade? Esse medo que o leitor sente em enfrentar o fantástico põe em prova todas as suas convicções da realidade e, ao mesmo tempo da hesitação vem a curiosidade e o desejo de exploração. Sem isso toda nossa história e o nosso universo não faz sentido. Não somos esquizofrênicos, criamos um mundo para que todos possam se encantar e descobrir ele. A alma do mundo de fantasia é o medo, não o medo de pavor ou terror, e sim o medo do desconhecido, pois nossas bases reais não nos norteam mais em frente ao mundo fantástico e isso é o que move o leitor, ou jogador. A descoberta de uma outra realidade é praticamente um instinto humano.


     O ponto em questão é nossa capacidade de gerar inquietação e curiosidade no jogador. O sucesso de um cenário depende única e exclusivamente disso. Pode parecer pouca coisa, mas isso é o principal. Ouso dizer que é a única coisa que importa, tudo gira em torno disso. Raças, línguas, classes, guildas, clãs, mapas, etc. Nada está dissociado disso, essas características na verdade são apenas para servir ao propósito de gerar inquietação no jogador. A obra de Todorov expõe claramente o que ele chama de "uncanny", ou reação ao medo, como primeiro motor da fantasia. O que define um bom mundo, ou um mundo jogável é o que eu chamo de fator uncanny. Isso significa, o quanto esse universo criado vai impulsionar a reação do jogador ao desconhecido, o que vai fazer ele parar de ler o jornal e pegar um exemplar do "senhor dos Anéis" e ler.

[box class=windowbg3]Forma operacional do mundo ficcional[/box]

     Quanto a forma operacional, o autor que eu mais destaco em trabalhos e escritos nesse quesito é J. R. R. Tolkien. O Mestre da ficção fantástica não ganhou esse título atoa, sua obra é referência até os dias de hoje. Isso é tão verdade que vamos dia 11 assistir o terceiro filme da trilogia "O Hobbit". Tolkien Expõe um conceito de fundamental importância para a ficção, os "mundos secundários" ("secondary worlds"). Acerca disso ele fala:  "Qualquer pessoa pode dizer 'o sol verde'," porém "Para fazer um Mundo Secundário no qual um sol verde seja verossímil... provavelmente irá requerer trabalho e elaboração, e certamente demandará uma habilidade especial, uma espécie de engendramento élfico" (MANLOVE em 'J.R.R. Tolkien and The Lord of the Rings', em Modern Fantasy Five Studies p. 161). Sobre o seu mundo secundário, Arda (o mundo de Senhor dos Anéis), ele também diz: "[Criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é "verdade": está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro." (TOLKIEN em "Sobre Histórias de Fadas" ). 
     Apesar de ultrapassar as fronteiras da realidade, os "mundos secundários" operam de maneira consistente. O ato de criar essa "consistência da realidade" é fruto de um processo artístico, segundo Tolkien a arte que mais se aproxima da forma mais pura. Criar mundos de fantasia é algo digno de encantamento com o desconhecido  e ao mesmo tempo fruto de uma engenhosidade quase élfica (ou anã,porque anões são melhores que os elfos).


     O exemplo de Tolkien em seu mundo secundário, apesar de, na minha humilde opinião ele ter exagerado, deve ser tido a construção de mundos de fantasia. Cria-se uma nova realidade, mas essa realidade, também opera de forma consistentes e obedecem regras. Se em algum momento da história existe a gravidade, em outro memento é inadmissível que não haja mais gravidade, sem uma razão prévia, ou justificativa física suficientemente plausível. Não quer dizer que você deva explicar a origem de tudo, mas que se algum momento vcê afirma que os elfos são pacíficos, é no mínimo estranho que eles saiam por ai declarando guerras.

[box class=windowbg3]Conclusão[/box]

     Esse texto é só uma pare de três. Esse trata de teoria geral, o segundo de teoria específica e o terceiro trará algumas dicas práticas que eu uso. Os próximos tópicos já estou escrevendo, e alterarei a estrutura deles de acordo com os comentários aqui. Espero que tenham gostado do texto. Gostaria que opinassem a cerca da estrutura dele, se ficou difícil de entender, ou devo escrever ele mais longo, etc. Sobre as referências eu preferi colocá-las ao final da citação, pois no terceiro texto irei juntar todas as fontes e fazer uma seção de referências e sites de apoio. No mais é só isso, comentem ai, é muito importante o feedback. E me perdoem por qualquer erro.

See Ya!
Mind: Até onde sua mente vai?

Adorei o texto sem mais, poderia ficar o dia inteiro lendo sobre fantasia, acho que todos nos amamos mundos fantasiosos porque a nossa realidade nunca corresponde à nossa fantasia, e isso tem tudo haver com rpg maker com essa ferramenta podemos criar qualquer universo e interagir de certa forma com ele. Fico esperando os novos textos e se preferir escreve-los mais longos apoio.
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Citação de: Felipe@Pedro online 08/12/2014 às 17:25
Adorei o texto sem mais, poderia ficar o dia inteiro lendo sobre fantasia, acho que todos nos amamos mundos fantasiosos porque a nossa realidade nunca corresponde à nossa fantasia, e isso tem tudo haver com rpg maker com essa ferramenta podemos criar qualquer universo e interagir de certa forma com ele. Fico esperando os novos textos e se preferir escreve-los mais longos apoio.

     Vlw pelo feedback cara. Realmente, fantasia é algo que eu realmente gosto. Acho que ao criarmos mundos de fantasia projetamos nossas utopias e sonhos sobre esse mundo. Acho incrivelmente divertido fazer isso. Vou tentar fazer os próximos mais longos, até porque os temas dos próximos são mais detalhistas e mais técnicos, então espero me sair bem.


See Ya!

Mind: Até onde sua mente vai?

Foi devido ás fantasias que eu entrei no mundo maker.
Eu sou um cara muito sonhador. Gosto de criar diversas fantasias, diversos mundos, diversas histórias e afins, gosto de abusar da criatividade para criar um mundo de fantasia, fazendo uma mistura tanto do mundo moderno, mundo futurístico ou mundo passado. Juntar coisas permitem que a fantasia vá mais longe.
Eu escrevia muitas histórias envolvendo fantasia de diversos tipos antes de conhecer o maker. Pena que a criatividade diminui com a idade, logo o que era um mar de fantasia para mim acabou sendo uma história de criança, fazendo com que eu faça coisas próximas da realidade. Mas devemos concordar que os sonhos que tivemos na infância eram bons.

Ótimo texto lordiuri, realmente quem é que não gosta de mundos fantasiosos não é mesmo, é exatamente isso que você falou mesmo, um mundo fantasioso é como se fosse uma fuga da realidade que vivemos, um "medo" de explorar o novo, o desconhecido, e isso é algo que intriga e muito o jogador.

Estou desenvolvendo um projeto que segue esse estilo de fantasia e já apliquei alguns conceitos que eu li sobre isso no mesmo, no mais muito bom você ter compartilhado esse tipo de conhecimento, tenho certeza que com os próximos textos que são mais técnicos você vai ajudar muita gente a desenvolver esses novos mundos, novamente belo texto.  :ok:

Abraços.
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Spoiler
Citação de: Alisson online 08/12/2014 às 17:52
Foi devido ás fantasias que eu entrei no mundo maker.
Eu sou um cara muito sonhador. Gosto de criar diversas fantasias, diversos mundos, diversas histórias e afins, gosto de abusar da criatividade para criar um mundo de fantasia, fazendo uma mistura tanto do mundo moderno, mundo futurístico ou mundo passado. Juntar coisas permitem que a fantasia vá mais longe.
Eu escrevia muitas histórias envolvendo fantasia de diversos tipos antes de conhecer o maker. Pena que a criatividade diminui com a idade, logo o que era um mar de fantasia para mim acabou sendo uma história de criança, fazendo com que eu faça coisas próximas da realidade. Mas devemos concordar que os sonhos que tivemos na infância eram bons.

     Quem disse que a criatividade diminui com a idade? Na verdade é que quando somos velhos procuramos uma resposta sintética para as coisas. O problema fica em não pensarmos em outras formas de fazer as coisas. É a velha história, Quantas utilidades você vê para um clipe de metal? Acreditaria se eu disser que podem existir mais de 200?

Citação de: Lycanimus online 08/12/2014 às 17:55
Ótimo texto lordiuri, realmente quem é que não gosta de mundos fantasiosos não é mesmo, é exatamente isso que você falou mesmo, um mundo fantasioso é como se fosse uma fuga da realidade que vivemos, um "medo" de explorar o novo, o desconhecido, e isso é algo que intriga e muito o jogador.

Estou desenvolvendo um projeto que segue esse estilo de fantasia e já apliquei alguns conceitos que eu li sobre isso no mesmo, no mais muito bom você ter compartilhado esse tipo de conhecimento, tenho certeza que com os próximos textos que são mais técnicos você vai ajudar muita gente a desenvolver esses novos mundos, novamente belo texto.  :ok:

Abraços.

     Vlw cara. Sim os próximos são mais detalhados, embora o arquivo do segundo eu perdi  :T.T: :T.T:, mas já estou refazendo. Enfim espero ter ajudado.
[close]

:linha3:

     Desculpem a demora pra postar o #2, mas é que eu perdi o arquivo e tou refazendo, espero que compreendam.


See Ya!
Mind: Até onde sua mente vai?