O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sobre o RPG Maker - Limitações

Iniciado por Nulzhar, 28/10/2014 às 23:55

28/10/2014 às 23:55 Última edição: 02/11/2014 às 11:50 por Vash
Olá, sou novo no fórum, não tenho certeza se este seria o local correto para o seguinte tópico.

Estudo Analise e desenvolvimento de sistema e por hobby gosto de programar. E gostaria de "brincar" tentado aplicar o que aprendi ( e quero continuar aprendendo mais rs ) com programação com jogo em foco, e vi não lembro mais aonde, que você pode ver o código utilizado nas criações dos jogos do rpg maker. Queria entender primeiro quais as limitações de jogos que ele permite criar se é os "básicos" como na imagem abaixo:


Ou ele permite com as ferramentas dele criar jogos neste nível:



Pois se realmente ele permite consultar o código e não apenas você arrasta os itens para onde vai ficar, elaborar um script ( que apenas o RPG Maker interpretaria ) para fazer o jogo. Vou cair de cabeça sobre o programa.

Bom obrigado a quem conseguir sanar esta minha dúvida.

É possível fazer isso aí e muito mais.
As versões XP, VX e VX-ACE dispõe do ruby o que as tornam engines relativamente poderosas para criação de jogos. Nessas três versões você tem um editor de Scripts que pode ser acessado usando a tecla F11.

A limitação é sua própria capacidade de programar e alguns detalhes gráficos além do próprio Ruby (que deixa a desejar em eficiência, mas é gosto pessoal).

https://www.youtube.com/watch?v=AvJMlDIvf_o

Como disse o Shiro, dá pra fazer sim.

E além dos scripts se consegue fazer muita coisa via eventos, na verdade quase tudo que se faz em scripts é possível via eventos, porém pode ser bem trabalhoso, mas já que quer praticar a programação, pode fazer pelo Ruby mesmo.

Mas já aviso, é bem cansativo finalizar um projeto de grandes ambições, até por esse motivo se vê poucos jogos completos com sistemas complexos como esses do exemplo do Shiro.

O Rpg Maker é uma engine poderosa, apenas depende do programador saber utilizá-la de forma correta.

Eu falo por experiência própria, pois os três projetos que tive/tenho nunca foram baseados no estilo RPG, o que certamente é o foco do programa, veja:

Jogo de cartas:

Vídeo
[close]

Jogo de plataforma:

Vídeo
[close]

Jogo de luta:

Vídeo
[close]

Jogo de tiro:

Spoiler
[close]

E ainda criei este copilado onde mostra-se diversos projetos muito bons e com ótima mecânica criados no RM:
Vídeo
[close]

Pessoal, muito obrigado pelas informações, conseguiram me tirar muitas dúvidas.