O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Final Fantasy: The Lament of Crystals - Obrigado pelo P.P.

Iniciado por Fallen, 18/01/2013 às 16:03

Cara...
Muito shoooow!
Vê la meu projeto do fairy tail o mundo celestial e ve que que se acha

Vou ser sincero.

Você devia pegar leve nas referências, eu sei que você está querendo fazer uma espécie de tributo aos jogos antigos da série, mas existe uma diferença entre a referência sutil e algo esfregado na sua cara, se focar demais nessas tiradas de inserir um nome aqui ou ali, ou até mesmo usando o mesmo nome pro planeta ( Gaia, nome usado em FFIX ) fez o jogo perder uma boa parte da originalidade que poderia ter, seu jogo tem potêncial mas o mesmo não parece estar sendo usado, os gráficos em questão são bons, que eu saiba eles são do FFIV Complete Collection do psp, né? Os chars não estão alinhados direito e ficam com um efeito muito estranho ao andar, e os edits das faces ficaram um tanto mal feitos, como se fosse algo feito rusticamente no photoshop para economizar tempo, especialmente considerando que todos seus personagens são meros edits do elenco de FFIV.
O jogo pode ser agradável para novatos, mas para um veterano que jogou vários dos jogos da série e reconhece as referências isso fica marcado como algo feito por preguiça de inventar, inovar e mostrar o que pode fazer, os jogos antigos eram bons, mas está na hora de ver o que a sequência pode fazer, se focar muitos nos exatos sistemas de FF sem nenhuma originalidade ou carisma só irá transformar seu jogo em uma experiência esquecível, irá entreter enquanto o jogador estiver jogando, mas será esquecido no momento em que o mesmo fechar o aplicativo do jogo, a história contada no início do jogo não empolga nem um pouco, achar uma espada misteriosa é um conceito extremamente reutilizado em JRPGs ( Apesar de que o dragão salvando Marcus foi uma boa jogada pra esquentar o clima ), a escolha de músicas não é ruim, mas a BGM de batalha, um tema principal que o jogado vai ouvir a cada 5 minutos do jogo é uma mp3 de rock com um remix da Decisive Battle, isso fica extremamente heterogêneo com o resto das músicas calmas e MIDIs do jogo, mudar para um estilo musical mais relaxado ou usando instrumentos similares ao ambiente exterior seria uma ótima idéia.
E há também um bug, quando saí da casa do moogle, fui para o lado esquerdo da tela e entrei em outro mapa para pegar um tesouro, o jogo simplesmente travou e não consegui mais mecher o personagem.

Lembre-se de que isto se trata de uma crítica construtiva Kuja uníca razão é que você possa melhorar.

Opa porco, agradeço pelo comentário e sinceridade.

Eu diria que as referências, existem no tópico e em uma coisa aqui ou ali, mas dentro da trama elas não possuem nenhuma importância, pelo menos a maioria. Por exemplo o nome do Galuf dentro do game, eu diria que é Galuf porque eu quis colocar o nome, e talvez até homenagear e não por alguma referência direta, como algumas pessoas já acharam, não sendo o caso. Mas compreendo muito bem o que você quer dizer, e contudo, gostaria de dizer que se aparento isso agora, estarei em breve contendo esse possível erro, porque não é o que pretendo. Confesso que  na fase inicial me preocupei muito em puxar a essência de LoC como um FF, e não a própria essência que o jogo pretende retratar.

Bom não diria que o game agrada apenas novatos, eu diria até que os novatos que pouco sabem da série são os que menos apoiam o projeto, e também que embora você como um veterano, ou qualquer outro possam achar isso, nem de longe meus motivos são preguiça ou falta de inventar e ao dizer isso não digo como uma omissão de um erro meu não, já fui maker preguiçoso sim. Muito pelo contrário nos momento iniciais eu quis apenas criar um clima nostálgico, e posso dizer que a trama toma um rumo muito grande, para resumir no tópico, bom mas se o game tem aparentado isso então já é algo que eu irei revisar. Mas algo que você citou, e que vou dar uma atenção maior é a atração inicial dentro do jogo, isso já é algo que eu procurei aumentar a consistência na versão atual do game, pelo menos as motivações dos personagens nesse primeiro momento ficaram mais em evidência, e a história da espada ' sagrada' apesar de ter sido exatamente a minha intenção inserir um clichê tão batido, ganhou uma motivação maior. Mas a história como um todo é algo que eu estou sempre trabalhando e vou continuar trabalhando até o final do game. Mas concordo, que pelo menos na demo, a história inicial, ou o enredo em que a trama segue está bem cru, isso é algo que eu trabalho muito atualmente. E procuro melhorar o que está bom, e reinventar o que está ruim, ou simplesmente abandonar.

Gráficos estão sempre em constante edição, eu também os melhoro na mesma medida que aprendo, os chars com movimento tosco eu os reviso sempre e já modifiquei muita coisa, mas algo que eu notei é que o movimento do maker é um tanto quanto fraco em relação ao movimento dos sprites nos jogos da Franquia, acaba que ficando um movimento meio que sem-vida independente dos sprites estarem alinhados ou não, isso é outra coisa que eu tenho trabalho e provavelmente vou estar criando mais frames, pelo menos para os personagens importantes. Bom a edição das Faces está meio rústica sim, Tenho muita coisa em mente para o futuro, mas por enquanto ainda não tenho os artifícios para por em prática, tudo que posso pedir por enquanto é paciência. Pelo menos em design até o início do projeto eu era precariamente fraco, então ainda estou aprendendo nessa questão e irei desenvolver o jogo nesse mesmo processo, só não posso parar. A decisive Battle versão rock é meio que apenas para algumas lutas, ela acontece duas vezes no início do jogo, mas não é nem uma tocada a cada momento do game, entretanto eu vou avaliar a sua ideia. O conceito é o mesmo de Overworld FFX, mas o próprio fato de Overworld ser tocada apenas em dois momentos de FFX já torna mais válido o seu argumento, então é algo que realmente vou avaliar.

Ah o Bug do baú, isso é algo meio que irracional que ocorreu aqui. Sabe, não existe nenhum motivo para o baú não funcionar, acredite, o maker tá cagando no movimento dele em algumas partes, por algum motivo, mas já contornei esse erro atualmente. e.e

Agradeço pela crítica e pelos argumentos levantados Porco, levarei tudo em consideração e irei avaliar, mas já foi de grande ajudar para tomar novos rumos no projeto, obrigado.



Opa, Fallen, como tá?

Primeiramente, muito bom o projeto.
Havia comentado em outras terras, tanto que fiquei de testar a demo e
até hoje não o fiz, mas ainda anseio em poder jogar.
Tanto o visual quanto à jogabilidade, sistemas e ambientação lembram
em muito as antigas versões dos Final Fantasy. E agora que reparei que
usa (ou ao menos tem uma screen com) o Mode-7, o que faz assemelhar
ainda mais.

Enfim, não olhei muito a fundo, mas à primeira vista, só elogios quanto
ao projeto.

E não menos do que muito merecido, aí está sua banner campeão!
  :wow:


Apesar de ter ficado surpreso, agradeço a todos que votaram, não pelo simples fato de conceder a vitória. Mas por acreditarem no potencial do projeto e como forma de estimular, agradeço a todos. Em breve trarei atualizações, tanto quanto uma nova demo e também mais algumas coisas para se compreender a história do game. É isso então, agradeço a todo mundo aqui e esperem novas atualizações, porque o projeto continua a todo vapor.

Passei aqui só para dizer que o projeto continua a todo vapor, uma demo ainda não tenho previsão porque não quero simplesmente jogar algo aqui para Download ou 'validar' o projeto como projeto e não vaporware, mas sim estou trabalhando para fazer algo consistente e com pelo menos umas 2 horas de jogo.

Enfim, eu queria deixar aqui para vocês umas screens novas, essas aqui são adições e reformulações que fiz na introdução que estarão presentes na próxima demo já:





Novo Menu de itens, mais simplificado:



Uma cena já na terceira Dungeon do jogo:







Bom enfim é isso, espero que gostem e que possam ver que o projeto continua se estruturando cada vez mais, é isso valeu \o

Realmente um dos projetos mais lindos que vi desde 2012 pra cá.

Não sei se foi postado na MRM, mas a área de projetos andava me desanimando a ponto de sentir nojo de entrar nela.
Merece os prêmios e o destaque que recebeu Fallen.  :ok:

vx tem razão esse projeto ta ótimo!perfeito!
Isso pode acabar se tornando um fan game perfeito!
Eae trutas!
eu sou novo aqui na centro rpg mas eu vo chega lá.
Na fé a gente alcança!

@Tanatos: Opa e aí Tanatos? Cara fico feliz que goste assim do projeto, tu é um dos makers mais inspiradores que eu conheço e não desvalorizando os demais que ajudam no projeto, mas é sempre animador receber o elogio de um maker com muita estrada. Agradeço pelos elogios e eu tenho trabalhado sempre, não só para criar o projeto, mas para aprender e melhorar a sua qualidade a medida em que produzo. Eu postei sim na MRM, mas o pessoal lá não se interessou muito pelo projeto então perdi o animo de atualizar lá e.e

@Tekiro: Haha agradeço pelos elogios, mas perfeição é uma questão muito complicado, eu creio que ainda tem muito o que melhorar, sempre vai ter o que melhorar, nem os maiores jogos são perfeitos então eu trabalho para melhorar sempre os meus jogos, mas perfeição não HAHA Obrigado pelo elogio cara.

Me parece muito bom.

Gostei bastante das screens e do mapeamento, e sempre achei legal projetos de RPG Maker que trazem de volta esses estilos mais clássicos de RPG, do estilo FF do snes e etc...

Boa sorte com o projeto, espero pela demo e nem precisa chegar a 2 horas de gameplay para demo, pode ser até menos se é mais para mostrar o andamento do projeto pro pessoal.


Tratando-se de um jogo ao estilo final fantasy não tenho muito o que avaliar, já que nunca entendi as histórias. Mas quero deixar bem claro minha opinão sobre o jogo!

A história me agradou bastante apesar de tudo. O mapeamento está lindo e nem precisava comentar né?, o sistema de batalha está fiel aos iniciais da saga como já foi dito anteriormente. E, na minha opinião, a única coisa que realmente está incomodando, é este efeito no mapa mundi. Mas não entendo muito sobre esses estilos de mapas.

Só espero que não seja mais um projeto que "morra na praia"!

Boa sorte ai manolo... :wow:

-Abraços


@/

E aê Fallen? Beleza cara?

A quantas anda o projeto? Ainda pretende lançar uma demo pra nós, ou vamos ter que nos contentar com a primeira?
Enfim, vi o tópico meio parado e achei melhor perguntar se está tudo seguindo dentro do seu planejamento. E claro, estou na espreita por novidades. \o




05/05/2013 às 17:32 #42 Última edição: 05/05/2013 às 17:56 por fagnermaker
muito bom mesmo adoro os jogos de final fantasy,honde foi que você aranjou esses tilesets lindos e principalmente a quele dragão ele muito bonito cara pode me dizer honde você aranjou ele por favor kkk

@Uhtred: Opa agradeço pelos elogios man, valeu mesmo. Bem cara no princípio a ideia era essa mesmo, lançar uma demo mais para mostrar o andamento do game. Acabei enrolando bastante, com a empolgação de produzir bastante coisa e por isso a demora, mas enfim faltam só alguns testes para lançar a nova demo. Não tem muito tempo de jogo, eu acho, depende do ponto de vista de cada um '-', provavelmente 1 hora ou mais. Mas as seguintes eu pretendo esticar bastante esse tempo.

@Alenoo: Fala aí cara, bem a história é bem mais complexa do que o mostrado no tópico, não complexa a ponto de não dar para entender KKK Bom agradeço pelos elogios e tudo mais, quanto ao mapa-mundi eu modifiquei o estilo dele, mas pretendo manter o mode 7 porém com um uso mais sutil do mesmo.

@GuilhermeDL: Esses dias acabei me desligando um pouco dos fóruns, por isso o sumiço e falta de novidades. Confesso que acabei enrolando mais do que o esperado para lançar a nova demo, mas são muitos ajustes que surgem de uma hora para outra e muitas coisas novas, essa demo contará com MUITO mais coisas do que a primeira. Mesmo ainda a considerando curta, enfim pretendo lançá-la em breve para matar a curiosidade e mostrar como tudo tem andado, mas não pense que desanimei ou morguei no projeto já e.e KKK Enfim, falta alguns ajustes e testes para lançar uma nova demo.

@Fagner: Valeu cara pelos elogios, os gráficos são de packs ripados-editados-caçados, spriters-resource.

E como de costume eu ressuscito e também trago novidades e.e :

Uma cena no final da terceira Dungeon:


Primeira aparição de um velho conhecido:


Uma cena com um dos meus personagens favoritos, ainda um mistério:


Opa,História Muito boa,mapas Maravilhosos,Com Certeza um sucesso!

Gostei muito,espero ter futuro!

Ah,tome essa moeda de ouro para ajudar na produção do seu jogo!

Nos vemos no universo.