O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de tiro simples e facil de fazer (com munição) e tutorial de criação!

Iniciado por Doctor resource, 05/07/2014 às 12:00

Sistema de tiro com munição

Autor: Dr. Resource, ou seja EU!
Facilidade de uso: Muito fácil!
Download:Clique Aqui!

Imagens:
Imperceptível, porque não sou rápido o suficiente pra pegar a imagem na hora que o tiro é dado! :=|:

Como fazer passo a passo:
1-Vamos começar, você primeiro deve pegar um charset de alguém andando com arma na mão para definir como personagem principal.

2-Agora vá em Common events e faça um novo evento em processo paralelo.

3-Clique em enter password, crie uma variavel chamada tiro para ser armazenada o n°, em input passable key defina o botão espaço(n° 5) e clique em enter.

4-Agora crie uma fork opt, crie uma switch chamada sem balas e coloque na fork se essa switch estiver ativa, (lembre-se de deixar else case marcada) , agora clique em OK.

5-Agora faremos a condição quando a switch sem balas estiver ativa: vá em play SE e escolha um som que aparente ser aquele som de "clique" que se ouve quando esta sem balas!

6-Va em else case e coloque quatro forks que serão se a variavel tiro for 5, em cada uma você coloca outra fork que é se o herói estiver olhando para cima, baixo, direita e esquerda e dentro de cada coloque a animação de tiro da direção, (tiro para cima,tiro para baixo...) depois coloque uma change variable que é balas+1 e depois de uma outra change variable que sera tiro set0 (faça isso para cada direção) Então de uma espera de quanto tempo achar necessário para poder dar o próximo disparo!

7-Agora vá no mapa e crie um evento chamado monstro com um grafico de monstro qualquer. (de para ele a função para ele te perseguir e atacar você)

8-Crie um evento com grafico transparente em processo paralelo, então crie quatro variaveis: HeroX, HeroY, MonstroX e MonstroY, faça uma change variable para cada que será HeroX-> set Hero Xpos, HeroY-> set Hero Ypos, MonstroX-> set Monstro Xpos e MonstroY-> set Monstro Ypos.

9-(Essa parte é um pouco longa!) Crie outro evento em processo paralelo, então coloque uma fork que será se a switch sem balas estiver on (com else case!) Em else case faremos novamente quatro fork que serão se a variavel tiro for 5 e dentro de cada Fork coloque outra fork que será as direções, e dentro coloque as seguintes coordenadas:

Right
-Coloque uma fork que é se variavel HeroY for igual a MonstroY e dentro dessa fork coloque outra fork que é se variavel MonstroX for maior que HeroX, e dentro dessa fork coloque um flash event que será o monstro (coloque a cor vermelha!) e de uma change variable, crie uma variável chamada MonsterHP e coloque em +1.

Left
-Coloque uma fork que é se variavel HeroY for igual a MonstroY e dentro dessa fork coloque outra fork que é se variavel MonstroX for menor que HeroX, e dentro dessa fork coloque um flash event que será o monstro (coloque a cor vermelha!) e de uma change variable, crie uma variável chamada MonsterHP e coloque em +1.

Up
-Coloque uma fork que é se variavel HeroX for igual a MonstroX e dentro dessa fork coloque outra fork que é se variavel MonstroY for menor que HeroY, e dentro dessa fork coloque um flash event que será o monstro (coloque a cor vermelha!) e de uma change variable, crie uma variável chamada MonsterHP e coloque em +1.

Down
-Coloque uma fork que é se variavel HeroX for igual a MonstroX e dentro dessa fork coloque outra fork que é se variavel MonstroY for maior que HeroY, e dentro dessa fork coloque um flash
event que será o monstro (coloque a cor vermelha!) e de uma change variable, crie uma variável chamada MonsterHP e coloque em +1.

10-Agora crie um novo evento em processo paralelo e nele coloque uma fork que é se variavel balas for 10 (ou o n° que achar necessario para ser o limite de balas!) então nessa fork de um change switch ON que será aquela switch sem balas.

11-E por ultimo abra o evento que é o monstro e crie uma segunda pagina que será quando a variavel MonsterHP for 10 (ou o n° que achar necessário para a vida do inimigo!)





Façam bom uso do tuto:

-O tuto foi criado por mim e somente eu poderei divulga-lo!
-Lembrem-se de dar credito caso use o sistema em seu jogo!
[close]

Talvez eu faça outro tuto ensinando como fazer a munição, mas isso é muito facil!

Então para finalizar eu vou colocar um bonus em anexo!!

[Anexo excluído pelo administrador]

Opa que sistema legal!

E ele ainda vem com tutorial; Vou ler depois que eu terminar meus outros sistemas, assim terei mais
tempo e calma. Mas vai ser bastante útil para mim, talvez eu faça uma versão no RPG Maker Vx Ace
desse sistema.

Enfim, parabéns  :blink:
Prazer, Terror dos Modinha

Sistema muito bom para os iniciantes em programação baixarem e estudarem um pouco sobre coordenadas :D

Ficou muito bom
Um abraço
Sem mais!

Vou até salvar nos favoritos esse tutorial. :D

Serio, eu estava precisando exatamente de um tutorial como este, obrigada! ^_^

Tentarei fazer aqui. ~

Eu crio esses tutos por conta propria e sem ajuda, as vezes isso ajuda porque tem gente que complica demais e enche de coisas desnecessarias, eu não curto ficar ensinando todas as tecnicas no maker porque algumas eu deixo em especial para o meu jogo! Mas esse é util já que muita gente quer fazer jogo de tiro e não sabe como!

     Mano isso é uma mão na roda. Sou usuário do ace, vou tentar fazer igual lá, só que com algumas modificações. Vlw por postar, merece uns 200 ouros por isso, KKKKKK.

See Ya!
Mind: Até onde sua mente vai?

-O que dizer desse Doctor resource, que pouco conheço e já considero pakas-
Bem, mesmo esse sistema não sendo útil a minha pessoa, vai ajudar quem vai utilizar ele. Ele para alguns iniciantes no maker e afins, e uma mão na roda na hora de criar ou querer aprender a fazer algo desse tipo, então, obrigado por compartilhar seus conhecimentos com o povo da centro.

Foi Mal gente, mas tem um bug minimo que na verda em alguns segundos se corrigi!
É que a vida do monstro esta em 30 e o limite de bala em 10, mas é só arrumar isso e tudo acaba bem! :=|:

Tentei usar este sistema em meu projeto mas quando mato um monstro não consigo mais matar nenhum  :U_U: