O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A vida e o cotidiano de seu roteiro.

Iniciado por SLAYERWOLF, 04/04/2017 às 11:05

E ae pessoal blz?

Não sou nenhum professor ou mestre, mas acho legal compartilhar o que me ajuda. Se procurarmos em livros e internet a respeito de técnica e inspiração para escrever e elaborar melhor nossos roteiros, é possível que mesmo assim nos encontremos na posição de frustração de... por quê não sai nada? (WTF eu li sobre as técnicas e consumi bastante material, já fiz minha yoga e coloquei a música de relaxamento...).

Não tem nada de errado com você, o caminho está certo, você se comprometeu, se rabiscar talvez saia alguma coisa, mas será que era bem o que você queria? Pois bem, escrever descompromissadamente ajuda a exercitar, estipular umas metas pode ser bom para estimular o avanço, a didática é boa para você saber se o caminho está te levando a algum lugar, sua vida aqui fora está bem??? Ok e a vida dentro de seu roteiro? Você já parou para tentar vivê-la um pouco e ver se é o que você queria criar? Ahhhh aí está o ponto que precisávamos chegar.

A cada criação, pense se você vai criar ou recriar, por exemplo seu mundo, é a terra ou é seu mundo partindo do zero? Imaginou a paisagem, atmosfera, viajou um pouco nele? Ok, agora onde sua trama vai acontecer, seja país cidade, no meio do nada, reserve um tempinho para viver neste lugar, sente no banco da praça que você criou e observe o cotidiano que você quer que tenha lá, aos poucos você vai se ambientando. Já neste ponto você vai entender o que quer considerar e o que quer ignorar ao escrever, seu roteiro não é só a aventura de seu personagem e sim onde a vida dele está acontecendo, viva um pouco lá e sempre que escrever sobre a região vai ser possível saber o que explode, se acontece algo grande lá, por onde é possível fugir, se tem um subterrâneo, etc, afinal você conhece tudo por lá e pode até julgar se pode construir mais lugares ao redor para você conhecer.

Continuando nessa linha coloque personagens vivendo aleatoriamente lá, um deles é seu personagem? Melhor amigo dele ou a namorada? Desafeto ou rival? Seu próximo passo é conhecer essas pessoas, mas não toda a população, alguns viram meros passantes, alguns com quem você pode ter ido com a cara serão as pessoas de quem você vai escrever. Se torne mais íntimo desses personagens e aí você vai ao próximo passo o que mais se deseja.

Você tem seu ambiente e seus personagens, você viu e viveu isso tudo e tem autoridade no assunto, vai lá, conte sobre eles, entrelace suas vidas, julgue, imponha situações, faça com que mereçam de verdade aquilo que querem, pegue todo aquele material que você consumiu e tente fundir com o que você quer passar, mas claro você não precisa escrever que o "Inuyasha derrotou o rival de seu pai com a espada que ganhou de herança", mas "um amigo de seu personagem principal pode ter derrotado um inimigo que nem o principal derrotou antes, se valendo de ensinamentos que ambos tiveram" e nisso esse mero amigo sai do anonimato e se torna alguém interessante.

Se você se identificou com isso, ótimo. Volte algumas vezes lá para o inicio de tudo, o estudo de técnicas, as metas, consumo de conteúdo, esteja em um momento legal, separe um pouco de tempo para viver nesse mundo criado por você e escreva mais, reescreva se achar que é válido, isso pode até te ajudar a desenrolar pontos presos. Assim como várias coisas na vida da gente, a escrita amadurece e a pessoa também. Se tiver um texto seu de alguns meses ou anos engavetado, leia e passe para outro lugar como um editor de texto, programa de roteiro sei lá... Sua maturidade vai te dizer se ali precisa de complemento, mudança ou permanecer como é, aquelas vidas podem sofrer mudanças que vieram com sua maturidade.

Espero que possa servir de ajuda para alguns roteiristas daqui.

Abraço