O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Um roteiro deve ser planejado : Começo, Meio e Fim ou Começo, Fim e Meio?

Iniciado por Pudino, 15/08/2016 às 20:17

Ola seu fofos! :lol:

Venho aqui fazer um pequeno debate.
Bem é exatamente o que esta no titulo! Vocês acham que um roteiro deve ser planejado : Começo, Meio e Fim ou Começo, Fim e Meio?

Eu acho que deve ser Começo, Fim e Meio, pelo fato de que o começo seria a ideia inicial, o fim deve ser a conclusão final, e o meio a conexão de tudo.
Porque se você planeja um roteiro e simplesmente coloca uma coisa no começo, faz um meio, e o fim sai todo sem nexo e sem explicação algum da historia, fica ruim né?

Exemplo:
Spoiler
Começo: Cleitinho foi comprar pão.
Meio: Ele viu um carro.
Fim: O mundo explodiu.
[close]

Viu, você coloca uma coisa no começo e no meio e no final quer fazer algo, mas já não tem explicação e tem que refazer o meio ou até mesmo o começo.

Para mim o certo seria:
Spoiler
Começo: Cleitinho foi comprar pão
Fim: O mundo explodiu.
Meio: Havia uma bomba na padaria.
[close]

Viu agora você achou uma logica para o fim. :v
Espero que tenham entendido o que quiser dizer, sou péssimo com explicações. :T.T:

Mas é isso, deem suas opiniões! :lol:
~Abraço

Isso depende muito da inspiração do amigo nessas horas.
Eu já fiz roteiro seguindo linha de raciocínio do inicio ao fim. Mas já houveram vezes de inventar o vilão e começar com os "porques" até chegar ao inicio.
Realmente é um bom tópico e estou ansioso para ver onde vai chegar!
"while there´s life, there´s hope."

- Sir Lacelot, Tactics Ogre VII

No caso de planejar? Acho que você deve pensar no começo e no fim e ir embalando as ideias e aperfeiçoando ao máximo.

Existem inúmeras formas de planejar, e é legal ressaltar que é um processo, muitas vezes, extremamente subjetivo.
Já vimos obras sendo escritas do fim pro começo, do começo pro fim (...).
Geralmente é legal delinear tópicos simples, tipo os 10, 20 acontecimentos mais importantes da história.
Aí desses 20 você extrai o começo, o meio e o final. Dos breves fragmentos você compõe todo o contexto e interliga tudo.

Ferramentas temos de monte - experimentar uma "jornada do herói" pode ser uma boa, por exemplo.

...

Existem autores que imaginam "toda" a história de um livro antes de começar a redigir, outros, principalmente os de fantasia, escrevem o que vem na mente - "na hora", #improviso. Os dois dão certo, olhe HP e GoT aí.

...

Mas tão crucial quanto planejar é ter boa vontade, persistir.

Determinação é primary key pro sucesso.

Citação de: Caio Varalta online 16/08/2016 às 01:15
[...]outros, principalmente os de fantasia, escrevem o que vem na mente - "na hora", #improviso. Os dois dão certo, olhe HP e GoT aí.[...]
Sou desses :3

   Como já disseram acima, depende. Na maioria das vezes é preciso estruturar bem para saber onde começa e onde termina. Se sua ideia inicial partiu de uma cena X, fica fácil:

        Como foi que chegamos a essa cena? O que aconteceu antes é relevante? É importante falar sobre o que acontece depois?

   Assim definimos se o ponto de partida da estrutura é começo, meio ou fim. Um outline bem básico, claro. Como também já disseram acima, existem os jardineiros. Vamos plantar e ver o que cresce. Eu apoio este estilo em termos. A primeira versão precisa ser escrita assim. No momento da inspiração, para não perder o tônus. Bote no papel/tela o que passar pela cabeça por mais maluco que seja. Já na primeira reescrita, analisamos tudo e reorganizamos com a precisão de um problema matemático.

Pois é, pelo jeito vai da visão de cada um. :v

Eu prefiro fazer daquele jeito por que sou muito atrapalhado e desorganizado, então é melhor ter as respostas pra tudo de uma vez, fazendo o final logo.

Eu já tentei fazer no improviso, mas não nasci para isso. :._.:

Como gosto de trabalhar mais com coisas que tem uma filosofia por trás, prefiro ir começo fim e meio, por que assim já tenho a logica de tudo na palma da minha mão, ai é só ligar os pontos. :v

Mas é isso, foi legal ver a opinião de cada um.  :XD:

~Abraço

Citação de: Pudino online 16/08/2016 às 18:56
Pois é, pelo jeito vai da visão de cada um. :v

Eu prefiro fazer daquele jeito por que sou muito atrapalhado e desorganizado, então é melhor ter as respostas pra tudo de uma vez, fazendo o final logo.

Eu já tentei fazer no improviso, mas não nasci para isso. :._.:

Como gosto de trabalhar mais com coisas que tem uma filosofia por trás, prefiro ir começo fim e meio, por que assim já tenho a logica de tudo na palma da minha mão, ai é só ligar os pontos. :v

Mas é isso, foi legal ver a opinião de cada um.  :XD:

~Abraço

Escrita é uma arte. E arte é como dizem, igual receita de bolo. Pode até ter uma lista de passos, mas cada um segue os seus. ;D