O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial] GIMP - Clipping Mask

Iniciado por K-ae, 29/04/2013 às 16:16

Como mencionei em um tutorial anterior já não disponho mais do Photoshop, agora estou a brincar com o GIMP e com isso, decidi desenvolver tutoriais para GIMP. Neste tutorial ensinarei a criar a versão GIMP do Clipping Mask, que seria literalmente um recorte de moldura, para quem quiser o mesmo efeito pelo programa da Adobe basta ler esta aula: [Tutorial] Photoshop - Clipping Mask.

A idéia do CMask é colar uma imagem em uma moldura, pelo GIMP o funcionamento será um recorte de tudo que estiver fora da moldura, como resultado você terá efeitos como este:


O primeiro passo é escolher uma imagem que irá compor a moldura, eu gosto muito do efeito que se consegue ao utilizar o próprio BG (fundo) para a colagem, aqui está:


Para utilizar o BG como colagem basta duplicarmos o BG para cada moldura que desejamos fazer, no caso, estarei utilizando duas molduras, a primeira para o texto "Open" e a segunda para o texto "Source". Para duplicar a camada basta clicar no botão mostrado na imagem a seguir:


Deixe as duas camadas duplicadas ocultas (invisíveis), para tal, basta clicar no olho ao lado de cada camada. Em seguida, escreva um texto com a ferramenta Text Tool "T" na segunda camada, esta servirá como Forma para nossa colagem, não importa a cor em que o texto será escrito:

Lembrando que pode usar qualquer forma, não necessariamente textos

Clique com o botão direito sobre a camada de texto e escolha a opção "Alpha to Selection", isto criará uma seleção contornando a forma, no caso, a tipografia:


Clique simultaneamente Ctrl+i, para inverter a seleção, agora deixe a camada do texto oculta, selecione a camada que fará a colagem e torne ela visível novamente, desta forma:


Basta clicar "Del/Delete" para deletar o contorno, em seguida clique Ctrl+Shift+A para desfazer a seleção. Deixe esta camada em Dodge:


Se desejar, pode editar no topo as configurações de "Colors/Brightness-Contrast", para tornar a composição mais uniforme:


Para criar o efeito na fonte Source, bastou repetir o processo. Aqui o resultado:
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

Fala K-ae? Tudo na paz?

Sou daqueles que prefere usar o genérico gratuito, ao original pirateado e o GIMP entra nesta categoria. Nunca vi motivos de comprar a licença do photoshop e pelo que eu sei sobre o P.S(que não é muita coisa), o GIMP cumpre até bem o papel de substituto. No mais são boas dicas, acho realmente uma boa ideia usar os atalhos para os comandos do programa nas explicações, até porque isso facilita muito a vida do usuário.

Fico feliz de ver tutos na parte de design usando esse aplicativo e espero que pintem mais destes aqui na CRM.




Cara ficou muito legal o tutorial, parabéns! Também uso o Gimp pra editar imagens. No começo foi difícil, pois aprender coisas novas é sempre difícil, mas depois que peguei a prática só uso ele. A versão atual do gimp é tão boa que nem sinto falta do Photoshop.

Agradeço os comentários.

Por tudo que vi o Gimp possui tantas ferramentas quanto o Photoshop, tem algumas ferramentas no Gimp que não tem no PS, e vice-versa. Oque muda mesmo é a forma de criar os mesmos efeitos, como o próprio Clipping Mask, que é feito de uma forma única em cada programa.

Eu não larguei o Windows e o Photoshop pelo fato de ser pago, é simplesmente que o Linux e o Gimp são mais estáveis e leves que o Janelinhas e o PS, além disso, pelo fato de ser Cógido-Aberto, posso usá-los para estudar Programação. Não existe moralismo quando se fala sobre dinheiro, já que a forma que o dinheiro é criado por si só é imoral. A pirataria, ao contrário do que muitos pensam, é uma forma de acabar com a injustiça deste sistema monetário corrupto.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

Opinião é opinião, e já está claro que as nossas divergem quando o assunto é piratara. Não começarei nenhuma briga no estilo "Anonymous" X "O sistema", todos são livres para achar e fazer o que bem entendem.
Mas voltando ao tópico, espero ver mais tutos em outras áreas vindos de você aqui, parece que tu é daqueles makers faz tudo, só que com qualidade.

Até a próxima.




Pode deixar que enquanto eu for aprendendo a fazer as coisas pelo Gimp vou criando tutoriais sobre o mesmo, e vou criar tutoriais nas outras áreas também. Agora quanto ao fato de eu fazer tudo com "qualidade" ai já não sei xD

O Maker até onde eu saiba só funciona no Windows, de qualquer forma, já faz um tempo que decidi criar um jogo do zero, isso é, desenvolvendo a própria engine. Continuo em fóruns makers para repassar o conhecimento que fui adquirindo nestes anos ^ ^
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.