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Como Ambientar mapas de Suspense/Terror - Parte 1

Iniciado por shandow, 16/09/2013 às 00:20

16/09/2013 às 00:20 Última edição: 16/09/2013 às 08:57 por shandow
Como Ambientar mapas de Suspense/Terror

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Introdução
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Aula sera um pouco diferente hoje, eu andei notando que vem nascendo diversos projetos de terror no fórum, decidi então dar umas dicas sobre como ambientar mapas para este gênero. Dividirei esta aula em duas, uma de mapas de suspense e outra de terror. Espero que gostem.
Boa aula.
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Decida o que quer
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Primeiramente tenha em mente do que irá ser seu jogo, há diferença entre mapear um jogo de terror e um de suspense. Aqui estarei mostrando os de suspense, saiba o que será seu mapa antes de criar, não é como um jogo de aventura, você tem que ter um objetivo para os mapas. Jogos de suspense precisam de cenários objetivos, um motivo para você estar ali, e recomendo em cada mapa por algum objeto de importância escondido. Assim poupa a criação de algo muito grande. Se seu jogo se passar numa casa, crie os quartos necessários nela, nada alem disso pois ai já tira a realidade do jogo, pense na anatomia dela.
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Iluminação
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Esta parte é bem importante, sabe, isso é tudo em um jogo, não importa o gênero, mas no caso do Suspense, tem uma importância a mais. Vou dar um exemplo, primeiro crie seu mapa.



Após isso, mobílie ele, este será um quarto, então recomendo não mobiliar muito, ponha objetos no inferior do mapa e encima, e só alguns dos lados, evite por no meio dele, faça uma entrada daquele modo, são bonitas para caso queira fazer uma continuação no mesmo mapa.



No caso para fazer uma ambientação boa para este cenário decida quais objetos são de importância e relevante, ou que você quer destacar simplesmente, mas isso não é uma regra geral, tem que ver também como ficaria legal no ambiente. Retire a luz de perto da porta, pois ela esta trancada, não há porque tem luz ali, não tem de onde vir, recomendo por nas pontas do mapa, assim ilumina o ambiente todo, ou grande parte. Ponha a luz aonde quiser que revele os objetos, olhe no meu exemplo.



Este padrão serve pra quase todo o tipo de mapa, agora vou mostrar como ambientar um Hall de entrada.

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Um Hall
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Em um Hall, sempre é recomendável por as portas que irão te levar aos quartos, ou portas que irão levar a mais portas, oque preferir. Ponha quadros, estantes, no caso se sua casa for abandonada, bastante armários, quadros, coisas penduradas e caixas, isto da um ar de bagunça. Um bom formato para Hall é um retângulo com o lado inferior menor e escadas, veja o exemplo.



No meu caso é um local abandonado, então distribui os moveis assim como falei, já que é um mapa pequeno botei poucas coisas para dar uma simplicidade ao local, veja o mapa abaixo.



Agora veja bem, aonde irá por a iluminação? o que você quer destacar? As portas claro, elas são o foco do mapa, o objetivo, o mapa foi construído para por elas então ponha a iluminação de um modo que possa destacar ambas, não ponha luz em cada lado do mapa, isso faz com quê ilumine alem do necessário, bote no centro, isso ilumina as portas e o centro do mapa gerando assim um ambiente muito bom, da um ar de mistério ao ambiente e não saber oquê esta a sua volta causa em certas pessoas desconforto e medo. Veja abaixo.

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Conclusão
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Viu como ficou bonito? Tente fazer parecido, leve em base as dicas que dei e tente criar você mesmo os seus mapas, qualquer dúvida me envie uma PM que estarei disposto a ajuda-lo.

Até a próxima aula gente. Ela sera sobre como ambientar um jogo de terror.


Amo/Namoro/Estupro Gnomawn

Muito bom! Ótima sacada essa de perceber os projetos que estão surgindo com essa temática e fazer um tutorial sobre como mapear para eles. O resultado ficou muito bom, Shandow, sem contar que foi tudo muito bem explicado. Só achei que ficou escuro em excesso, mesmo para este estilo. Mas aí vai do gosto de cada um. Certamente ajudará muitos por aí! Obrigado por trazer pra cá!

Um grande abraço,

Kazuyashi.

O tutorial ficou muito bom mesmo, gostei dos mapas exemplos, mas discordo na parte que você diz que tem diferença entre mapear um jogo de suspense e um de terror. A diferença entre eles não se encontra no cenário (você pode usar uma casa mal assombrada tanto para um jogo de suspense quanto para um de terror) mas sim na criação do clima. E isso vai mais além do que mapeamento. Suspense tem mais tensão no ar enquanto terror é algo mais assustador, com jump scares, monstros e coisa do tipo.

Viva a lenda!



Mas no caso o clima de suspense não é o mesmo para o de um jogo de terror, depende do jogo, tem jogos de suspense que utilizam um mapeamento leve, nevoas, escuridão, e jogos de terror que é uma coisa pesada como sangue, quartos bagunçados, coisas quebradas, luzes piscando, não é uma regra, mas tem muitos jogos que há uma grande diferença.

A aula não é bem uma regra, é só umas dicas ao meu ponto de vista, quê é se você jogar sangue pra todos os lados, objetos espalhados por todo canto, sons de monstros, isso ira tirar o suspense pois vai dar mais medo do que tensão


Amo/Namoro/Estupro Gnomawn