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Produção de Jogos em Livros!

Iniciado por Ven, 27/02/2016 às 14:15

Produção de Jogos
Em livros!



Ultimamente eu ando buscando, pesquisando e procurando bastante sobre o assuntos envolvidos com GameDev, Game Design e Concept, faz um tempo que ando pesquisando novos meios de aprendizado sobre a áreas de games, além de mais informações sobre como é trabalhar em uma indústria, controle de uma equipe, enfim.. informações avançadas sobre Desenvolvimento de Games.

Pesquisando à alguns meses atrás eu acabei achando alguns livros que até então não conhecia, porém com a falta de dinheiro no bolso não tive a chance de estar adquirindo algum para experimentar e ter informações. Mas hoje mesmo, aproveitando que meu aniversário está perto decidi me dar um presente adiantado kk. Então, eu gostaria de recomendar alguns livros para vocês, além do livro que comprei e também que vocês interagissem, seja mostrando algum outro livro que não citei, comentando alguma coisa, a ideia é fazer um debate de ideias aqui para dividirmos informações!




Bom, vou começar pelo livro que comprei então, que pelo que pesquisei e analisei é um dos mais completo do Mercado, possui informações de forma bem detalhada, não é algo certeiro já que ainda não li, comprei hoje e estou aguardando ele ser entregue, mas bem chega de enrolar, eu apresento a vocês o:

Manual de Produção de Jogos Digitais


Como este foi o livro que comprei, vou colocar informações detalhadas deles aqui, nos outros vou só deixar link para conhecer, autor e data de lançamento, esse aqui como é meio especial kk, vou detalhar mais.

A Autora desse livro é Heather Maxwell Chandler, trabalhou em diversas empresas de produção de jogos desde 1996, as principais são a Ubisoft, Activision e Electronic Arts.

Esse livro serve muito para Equipes de Produção de Jogos como também para Produtores Independentes, ele aborda diversos assunto, é um material muito completo! Vai abordar da Pré - Produção até a Pós - Produção. Vai dar dicas para Organização, Definição, Marketing, Registros Legais, resumindo: Tudo para você ou sua equipe criar seu jogo, do inicio ao fim.

Eu por um tempo vim acompanhando ele por uma amostra disponível no Google Books e apliquei muitas coisas da Organização ao meu projeto, tanto que fiz até um tópico nessa área, inspirado no que aprendi ali. Para quem tiver interesse em conferir essa amostra, clique aqui.

Caso você queira comprar o livro, aproveite a promoção no Submarino, o valor original do livro varia de 80 a 100 Reais, porém com alguns descontos eu adquiri no Submarino por apenas 53 Reais, contando com o frete já. Só conferir.




Bom eu conheço alguns outros livros que também podem ser muito úteis! Vou deixar abaixo eles, seu autor e um link para adquirir caso goste! Então vamos lá:





Autor: Katie Salen e Eric Zimmerman
Descrição: Esse livro é uma coleção, contem 4 volumes se não me engano, é um ótimo livro também para estudos sobre o assunto, o que falha nele mesmo é a questão de ser dividido em volumes, mas é muito útil também!
Comprar!

Autor: Scott Rogers
Descrição: Talvez o melhor livro presente no mercado, porém seu preço mesmo com promoção é um tanto salgado, mas vale muito a pena adquiri-lo! Possui ótimas dicas, principalmente no desenvolvimento de personagens, além de ter sido escrito pelo Designer do famoso Pac-Man World!
Comprar!

Autor: Raphael Dias
Descrição: Um dos guias mais completos que se tem! Isso por conta de seu conteúdo extra, o GameDev é um ótimo Pacote para aqueles que querem começar com o Pé Direito na produção de jogos, possui ótimas informações, além de extras como Dossies, Grupos fechados para discussão e troca de ideias com pessoas que estão estudando também e Entrevistas com alguns produtores. Realmente é um pacote que vale muito a pena adquirir!
Comprar!




Em especial são esses três, mas, caso esteja realmente interessado em Guias de Produções de Jogos por livros, confira essa lista, ela é bem completa e cita diversos livros para o aprendizado! Espero que seja útil, é isso. Aguardo agora suas recomendações  :XD:

Legal a iniciativa, mas também gostaria de citar que há muito conteúdo grátis sobre Game Design no próprio google.

Mas claro que os livros são fontes muuuito melhores e mais seguras.

Obrigado por compartilhar!  :ok:

Clique na imagem e conheça o meu projeto!

"Não importa se você tem magias capazes de destruir mundos ou espadas de 3 metros. Uma simples porta só poderá ser aberta com uma chave."


Ah sim, existem diversos sites que oferecem um conteúdo gratuito e de boa qualidade. O Criador do pacote do GameDev possui um site com ótimas dicas e elementos para ir bem e seguir com a carreira. Valeu por comentar!  :XD:

Sempre gosto quando o pessoal possui interesse em trabalhar em algo mais polido e saem da zona de conforto. Ótima iniciativa, também.

Concordo! É bem legal o pessoal começar a perceber essas coisas, muita gente não consegue ver o RPG Maker como uma Engine para criar seus jogos e muita das vezes, nem gasta seu tempo pensando nisso. De certa forma, esses livros e todo o conteúdo que o pessoal oferece na internet ajuda muito! Principalmente em termos de organização, afinal, acho que é um dos pontos bases. Valeu por comentar Alisson:XD:

The art of Game Design, Level Up e regra do jogo estão na minha lista faz algum tempo os demais meio que desconhecia. Muito boa lista vai ajudar bastante.
Devo adquirir e começar a ler o Level up primeiro, daí podemos fazer uma comparação entre os livros o/
Gifts: Mistyrol | [

Opa com certeza Strato! Podemos trocar algumas ideias e fazer tais comparações de técnicas dos dois livros, seria bem legal! Eu queria adquirir o Level Up também mas.. não senti a mesma coisa quando vi ele, então preferi o Manual mesmo!  :XD:

Muito bom trazer essa informação pra comunidade. Acho que muitos que gostam de ler ainda não devem
saber que existem livros abordando esse tema disponíveis para compra.

O próximo livro que pretendo comprar é Level Up, além de estar em pt é a maioria das recomendações.
Um desses tem um app pra Android com umas dicas interessantes. Não me lembro qual.

Ah sim, acredito que eles tem que saber o básico antes de começarem a estudar esses livros, se não pode causar muita confusão, mais do que o normal na verdade.
Level Up é uma ótima escolha! É um dos melhores e vista, o pessoal recomenda bastante mesmo, eu cheguei a adquirir com meu amigo a Versão do Ebook em inglês.. mas não tive muita paciência pra ler e traduzir, então deixei de lado.
Um app.. não conheço nenhum que tenha isso, você não está confundindo com o do Pacote GameDev? Ele tem bastante firula interessante! Valeu por comentar  :XD:

Double post, não tão importante mas também não desnecessário, comentando alguns informações legais apenas!



Depois de poucos dias aguardando a entrega, chegou o livro! Realmente ele me surpreendeu em diversos pontos, apesar de que eu não comecei a ler, mas vendo apenas o prefácio e o índice, deu pra ver a tamanha qualidade e também o quanto de conteúdo ele possuí, sem dúvida alguma eu recomendo esse livro! Comentando rapidinho, eu comprei ele no Submarino nesse sábado, aproveitei a promoção dele e tenho a dizer que quem estiver interessado, adquira! Em 2 dias o livro chegou, não sei se eles contaram como dias úteis esse final de semana, mas no sábado as 21 horas o livro já havia sido entregue para a transportadora, então.. não que é propaganda, mas vale a pena adquirir no Submarino por conta do desconto e também da boa qualidade de entrega!

Spoiler
[close]

No spoiler tem uma parte do livro, ele veio com um Marca Página no final onde é só recortar. Ele é relativamente grande! Maior do que o comum, possui capa dura e de boa qualidade, além de que na traseira da Capa da primeira página vem ainda com algumas dicas e recomendações! O livro realmente é fantástico, então não tenho dúvidas que fiz um bom investimento, pra quem tiver interesse em adquirir, confere aqui.

Apenas isso mesmo  :XD:

Não fica fazendo merchandising, meu salário já tá comprometido x_x
Gostaria de ver um pouco melhor as áreas que aborda. Tenho receio desses livros focarem a indústria
de dispositivos móveis por ter sido a que mais se expandiu esses tempos.

Quanto ao app, é esse aqui. Na verdade não é de nenhum dos livros que citou e sim de um em inglês
que infelizmente ainda não foi traduzido. Se tivesse sido, seria o com mais conteúdo.

São boas notícias. A propósito, obrigado pela indicação :D

[user]King Gerar[/user] Oh sorry. Em questão a esse receio, nem se preocupe, não pelo menos se for adquirir o Manual de Produção de Jogos Digitais, até porque ele aborda o tema em geral, ele é um Guia Completo que fala:

Papéis existentes em uma Equipe de Produção
Métodos de gerenciamento de Projetos
Informações Legais
Contratação de pessoal e Organização de Equipes
Marketing e Relações públicas
Conceitos, requisitos e planejamento de jogos
Ciclos de produção
Kits de Fechamento


Dentre outros, até porque de acordo com a capa traseira do livro esses são apenas alguns dos tópicos que são abordados, ele não fala de algo em específico.

[user]Alisson[/user] De nada ^^




Esqueci de comentar uma outra coisa legal, além de tudo o que o livro oferece, ele traz (de acordo com a capa traseira), Depoimentos de Especialistas das Indústrias, além de alguns tópicos específicos sobre - Gravações de voiceover e motion capture - Que acredito eu que seria sobre Dublagens e Capturas de Movimentos, mas acho que o voiceover não se prende em apenas dublagem, nunca pesquisei seu significado. Enfim.. vale a pena investir.

Off: Gerar espero que não tenha lido essa parte ;-;