O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que é esperado pelos jogadores em um Rpg Tático ?

Iniciado por SameKage, 26/02/2014 às 17:59

26/02/2014 às 17:59 Última edição: 26/02/2014 às 18:05 por SameKage
     Olá, há tempos procuro iniciar um projeto próprio em um estilo que eu goste, então decidi iniciar um Rpg Tático, mas é claro que se ele for começado assim do nada, ficará apenas ao meu gosto e obviamente esta não é a melhor opção. Sendo assim, quero perguntar a vocês : "O que é esperado pelos jogadores em um Rpg Tático ?". Antes de iniciar o projeto gostaria de debater com vocês ideias e opiniões sobre o estilo de jogo, desde já obrigado ;)

____________________

EDIT : Deixarei a enquete aberta por 2 semanas, tempo no qual pretendo reunir as ideias e opiniões a fim de iniciar o desenvolvimento do projeto, também ajudaria bastante caso pudessem opinar sobre o porque das escolhas ^^
" Back from the Shadows ? "

Uma combinação entre boa história e sistema de batalha desafiador, e que seja REALMENTE tático seria muito bem vinda.

Se olharmos para os grandes jogos táticos podemos observar que a esmagadora maioria tem uma história boa o bastante para te manter com pique pra encarar Missões gigantes. Obviamente,  se o sistema de batalha e o desafio forem FODAS, não vejo o porque não focar somente nas batalhas, por exemplo: com um jogo onde as Missões são selecionadas sem uma história propriamente dita.

Depende do gosto do jogador,  então meu conselho: Não tente agradar a todos, porque isso é impossível.

(*PS: Esse tópico me deu uma ideia haha, vamos ver o que arrumo aqui)




Bom, RPG's táticos não são a minha praia, mas já joguei alguns e me diverti bastante com eles. Eu não vou falar que tem que ter uma história e jogabilidade boa porque pra mim isso é o básico para qualquer jogo. O que eu mais prezei nos táticos que joguei foi o desafio, as batalhas que você tem que pensar mesmo e não só mandar o personagem Z para a coordenadas X e Y e depois atacar o inimigo K (parei com a álgebra aqui).

Viva a lenda!



     GuilhermeDL > Obrigado pela opinião. Eu também gosto muito do desafio nos jogos e de uma história que não lhe faça ficar apertando o botão de ação para fazê-la passar depressa e ir para a batalha. Quanto a agradar a todos, é claro que é impossível, mas é possível agradas a mais tipos do que só ao meu ;)

     VincentVII > Obrigado pela opinião. Sobre a história ser uma opção na enquete, vale ressaltar que jogos de esporte e alguns de ação, não tem tanto foco para a história quanto a outros jogos. Geralmente o tipo de história buscada neste gênero, se trata de grandes roteiros como os de Final Fantasy, por exemplo. Sobre o desafio, é o mesmo, eu gosto bastante de ter realmente que pensar durante as batalhas e não só colocar meu "fodaum" pra assassinar todo mundo ^^
" Back from the Shadows ? "

26/02/2014 às 19:05 #4 Última edição: 26/02/2014 às 19:08 por Luko
Algo que eu particularmente sempre procuro em jogos táticos, é variedade de classes/customização/opções, acho que essa característica dá um "buff" legal no jogo, principalmente em um tático (claro que isso deve ser bem balanceado...)

Mas no geral, as mesmas coisas que você esperaria em um rpg convencional são igualmente válidas, fora o que já foi citado acima.

Essa é só a minha opinião pessoal dada as pressa...
See ya


 


Citação de: SameKage online 26/02/2014 às 18:48
     VincentVII > Obrigado pela opinião. Sobre a história ser uma opção na enquete, vale ressaltar que jogos de esporte e alguns de ação, não tem tanto foco para a história quanto a outros jogos (...)

Jogo de esporte ou FPS voltado para partidas online, também há outros exemplos que poderiam ser adicionados aqui, não contam no quesito história. Mas se pensarmos bem, até Left 4 Dead tem um plano de fundo, só que o foco é jogabilidade. De qualquer forma, outros gêneros como RPG, Estratégia, Ação e Aventura uma história interessante e um jogabilidade agradável é mais do que padrão para ter uma boa qualidade.

Viva a lenda!



Eu não votei porque a resposta depende de seu conceito de "tático". As pessoas costumam associar isso ao sistema de batalha Final Fantasy Tactics, mas, na prática, qualquer coisa que use um pouco de "estratégia" poderia ter essa designação.

Usando a designação mais geral, até um rpg com o sistema de batalha padrão do RPG Maker poderia ser considerado tático, já que envolve um mínimo de estratégia nas batalhas ou durante as ações do mesmo, de forma que, nesse estilo, a jogabilidade já se consagrou e não existe muito o que fazer a respeito da IA existente. O que sobra para se aperfeiçoar diz respeitos aos gráficos e a história - que tende a ficar cada vez mais cansativa e repetitiva com inúmeras batalhas.

Ainda sobre estratégia, temos os RTSes (Estratégia em Tempo Real) e o tal sistema tático que você chama. Os primeiros são muito mais dinâmicos e exigem muito mais do jogador em termos de reflexo, e sua jogabilidade, quando mal feita, pode se tornar um inferno e fazer com que todo mundo desista do jogo. O grande problema aqui é que, quando o jogo é bem feito, a latência se torna grande e também atrapalha bastante - além do mais, como as decisões pelo NPC devem ser tomadas demasiadamente rápidas (já que o jogador está a todo tempo fazendo algo), elas acabam se tornando simples e deixam o NPC meio burro. Por normalmente se tratar em um sistema open world, os gráficos, principalmente no que diz respeito ao mundo em si, costumam ser bem trabalhados. Sobre a história... tire por letra os FPS mais genéricos.

Por fim, o tal "tático" que você chama. Diria que ele é nada mais que um jogo de Xadrez com regras diferentes. A IA deve ser infinitamente mais elaborada aqui de forma a tornar o jogo mais desafiador. Não se existe muito a fazer na jogabilidade blablablabla.

Enfim, me alongaria mais, mas estou fazendo minhas malas pra viajar.
Abraços~

Bom por parte do tático que busca, eu penso no seguinte.


Primeiro tem que ver o foco do seu projeto, então em qualquer uma das áreas do jogo como programação, história, mapeamento... pode ser o foco dele. Só que assim, algo que prezo muito em um jogo com aquela batalha estilo tabuleiro, são as possibilidades, ou seja, ter um número alto de personagens que se diferem entre si em relação a ataques e talz, e um foco na história de cada personagem visto que terá vários no jogo para fazer desse um sistema amplo de batalha.

     Luko e Raizen > Obrigado pelos comentários, o que eu sempre quis neste estilo de jogo foi a variedade, portanto podem esperar bastante coisa neste sentido. Independentemente do que resultar na enquete, farei o possível para deixar tudo na melhor forma em todos os aspectos, a questão do foco, está valendo mais aqui para o nível dos recursos que eu encontrar, pois não adianta ter super mapas, se os chars não o acompanham, por exemplo.

     Raijenki > Vlw pelo comentário ^^. Bom, eu nunca disse que seria no estilo de fftactics e da grande saga Ogre Battle (minha favorita), apesar de ser o que eu estou mais disposto a fazer. Quanto a IA, será o que vai dar mais trabalho de se aprimorar, pois pretendo fazê-la bem complexa, como uma batalha real e também usar de certos artifícios para desenvolver a dificuldade das batalhas.

Off : OH GOD, esqueci de colocar sonoplastia na enquete e.e, eu amo tanto que esqueço xD
" Back from the Shadows ? "

Puts mano, o melhor jogo tático que joguei até hj foi o Ogre Battle de Snes(isso mesmo! aquele véião), onde o segredo estava na distribuição dos exércitos, tu podia formar grupos de até 5 chars(dependendo do tamanho deles) e tinha que mandar eles trilharem os caminhos pelo mapa pra achar as cidades ou até pra impedir que os inimigos chegassem a sua base, tinha um esquema de cartas e você podia recrutar/capturar novos membros pro seu exército batalhando durante as guerras, era MUITO FÓDA  :*-*:
Meu Projeto(Vx Ace) - Confira :)




     RaphMachado > Obrigado pelo comentário, com certeza aquele foi o mais ÉPICO que eu já joguei, haha, eu curti muito o sistema de tarot no jogo e as batalhas juntamente com a movimentação no mapa, talvez eu venha a tirar proveito de algo dele ^^
" Back from the Shadows ? "


Citação de: Akiyama online 27/02/2014 às 18:29
votaçao manipulada, tirem isso.

Uhum, os Illuminati fizeram essa enquete para distrair a humanidade enquanto constroem um míssil nuclear no Quebec para explodir o planeta.  :facepalm:

Viva a lenda!



     Parece verídico querer destruir o planeta com uma bomba de enquete --'.

     Bem, eu gostaria de perguntar algo agora, o que vocês acham de "raças" para o projeto, são realmente necessárias ? Quais seriam os pontos positivos e negativos em tê-las ?
" Back from the Shadows ? "

Bom, não tem como dar uma opinião exata se vai ficar bom ou ruim apenas dizendo que haverá raças. Tem que analisar a construção delas bem como a situação delas no mundo da história.

Viva a lenda!