O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Efetividade Elemental - Lógica

Iniciado por Ludo, 01/03/2014 às 14:52

01/03/2014 às 14:52 Última edição: 01/03/2014 às 22:57 por Akiyoshi
Em breve estarei retornando finalmente aos trabalhos com o meu projeto de 2012 Battle Fusion, agora pra valer...

Battle Fusion pra quem não sabe será de batalha de monstros no estilo pokemon basicamente considerando as vantagens e desvantagens elementais de cada tipo de cada monstro.

Gostaria que avaliassem a tabela de efetividade do jogo e opinassem quanto a lógica de algumas vantagens e dicas pra deixar os tipos em equilíbrio (ex: evitar que um tipo tenha um número de efetividade muito alto enquanto outro seja menosprezado).

Explicação da Tabela:
A esquerda estão os tipos dos que estão atacando e acima os que receberão os golpes.
Quando um tipo ataca outro há 6 tipos de variação:
Ex: Fire ataca com 2X de poder contra vegetal
      Neutral ataca com 1X de poder contra Neutral
      Fighter ataca com 0,5x de poder contra Fighter (metade da força)
      Neutral não tem poder algum para atacar Ghost (0x = Inefetivo/intocável)
Porém neste game teremos ainda 2 incrementações acima do metagame pokemon que são abaixo:
      Caso Water (agua) ataque vegetal, o vegetal absorverá o ataque e o que era pra ser dano se tornará em recuperação de HP
      Caso Light (luz) ataque Ice (gelo), o gelo refletirá o ataque que causará dano ao próprio atacante.

Tabela atualizada
     
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Ah cara é difícil avaliar isso, pois... Não consigo olhar pra tabela sem pensar em pokemon  :-.-:

Talvez Light... deveria bater menos em thunder k, mas de resto acho que dá para pegar com base no pokemon mesmo que faz sentido.

Algo que eu sempre discordei nesse sistema de elementos foi o lance de Light e Dark serem efetivos na mesma proporção um contra o outra. Nunca achei lógico isso, como eles podem ser fortes e fracos ao mesmo tempo entre eles? Mas, enfim, de resto não vejo muito o que falar. Eu discordo de um ponto aqui e ali, mas isso é meramente gosto, então não acho que seja relevante comentar.

Viva a lenda!



Citação de: VincentVII online 01/03/2014 às 16:01
Algo que eu sempre discordei nesse sistema de elementos foi o lance de Light e Dark serem efetivos na mesma proporção um contra o outra. Nunca achei lógico isso, como eles podem ser fortes e fracos ao mesmo tempo entre eles? Mas, enfim, de resto não vejo muito o que falar. Eu discordo de um ponto aqui e ali, mas isso é meramente gosto, então não acho que seja relevante comentar.
ah, antigamente eu não aceitava mas isso foge a regra tabu, como por exemplo, fiz por ser lógico porque ambos são inimigos mortais, é como vampiros e lobisomens, ambos tem habilidades que detonam um ao outro, o que vai determinar quem será vencedor é a velocidade do monstro ou ataque, entende? Em pokemon o tipo dragão era o único super efetivo contra dragão depois foi corrigido para Ice e finalmente agora para dragão, ice e fairy.
coisa que eu acho meio sem lógica, porque não é muito legal uma fada detonar um dragão.


Citação de: Raizen online 01/03/2014 às 15:44
Ah cara é difícil avaliar isso, pois... Não consigo olhar pra tabela sem pensar em pokemon  :-.-:

Talvez Light... deveria bater menos em thunder k, mas de resto acho que dá para pegar com base no pokemon mesmo que faz sentido.
É praticamente feito com base em pokemon, só algumas coisinhas incrementadas mas tem coisas bobas em pokemon só pra equilibrar mesmo. Entao pode ser raciocinado para algo no estilo pokemon mesmo.
é acho mesmo que light deveria dar menos dano em thunder afinal luz e eletricidade são energias


Obrigado pelas idéias
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Akiyoshi online 01/03/2014 às 14:52
Em breve estarei retornando finalmente aos trabalhos com o meu projeto de 2012 Battle Fusion, agora pra valer...   
Agora será 2014 Battle Fusion,eu ordeno  :U_U:


@Ideia:Se sua ideia for mesmo esta,tem todo meu apoio,e se sofrer alguma mudança,não exite amigo,pode mandar uma MP de boa,nem ligo  :derp:.
RPG Maker Vx Ace.

Isso é uma coisa meio difícil de se avaliar, vai de cada um. Depende muito da lógica do jogo e tals... Achei meio estranho Light refletir Ice, mas, né?

Ah, e assista isso.

01/03/2014 às 22:06 #6 Última edição: 01/03/2014 às 22:20 por Akiyoshi
Citação de: Keilo104 online 01/03/2014 às 17:09
Isso é uma coisa meio difícil de se avaliar, vai de cada um. Depende muito da lógica do jogo e tals... Achei meio estranho Light refletir Ice, mas, né?

Ah, e assista isso.
opa, na verdade pra equilibrar o light e dark resolvi adicionar a reflexão para o caso de light atacar ice. uma vez que o gelo sólido é praticamente um espelho ou um cristal e refletirá a luz com certeza... concorda?

Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone


Citação de: Keilo104 online 01/03/2014 às 22:09
Ah, sim... Viu o vídeo?
Sobre o video, eu aceito bem o tipo fada numa boa, só acho que deveria ser chamado de luz porque seria completar a logica de ter adicionado darks ao jogo. Nunca foi necessário adicionar nada pra tirar soberania de dragões porque o tipo dragão não tem super efetividade a nenhum tipo (somente contra o proprio dragão) e já tinham golpes do tipo gelo que eram super efetivos contra dragoes e muitos pokemons mesmo de outros tipos podiam aprender estes golpes. O tipo fada na verdade so serviu pra dar um UP nos tipos veneno e metal que eram tão inuteis.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Mas acho que o elemento Light tem mais a ver com Sacro do que Luz. Então esse parada da reflexão não teria muito sentido. Mas se for seguir essa linha de pensamento, Light deveria ser inefetivo contra Water, já que a luz atravessa a água, e contra Earth, já que as pedras "bloqueiam" a luz.

Viva a lenda!



Citação de: VincentVII online 01/03/2014 às 22:25
Mas acho que o elemento Light tem mais a ver com Sacro do que Luz. Então esse parada da reflexão não teria muito sentido. Mas se for seguir essa linha de pensamento, Light deveria ser inefetivo contra Water, já que a luz atravessa a água, e contra Earth, já que as pedras "bloqueiam" a luz.

tem uma certa associação mesmo de luz com sagrado e dark com sombrio/mal, seguindo a sua idéia cheguei a uma conclusão Water passa a ter pouca efetividade contra agua porque a agua é volátil e a luz atravessa mas nao reflete propriamente. quanto ao terra fica normal porque é mais relacionado a seres terrestres embora irá englobar seres feitos de rocha, mas seja como for a luta ocorre sobre a terra onde se recebe luz mesmo.

Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone