O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sua opinião: Como seria o shooter perfeito?

Iniciado por Klarth, 08/03/2014 às 00:00

08/03/2014 às 00:00 Última edição: 08/03/2014 às 00:02 por Klarth
Olá pessoal.
Estou desenvolvendo um game survival do estilo TPS (Third Person Shooter, Tiro em Terceira Pessoa) no rpg maker. Já tenho várias ideias sobre como funcionará o sistema de tiro no jogo, porém gostaria de pedir algumas opiniões do publico.
Para você:
- Como seria o sistema de tiro ideal em um jogo 2D? (quais funções deveria ter, como deve funcionar, essas coisas)
- O que mais te cativa em um jogo do estilo sobrevivência?
- Ideias de sistemas para o projeto (que tenha o tema moderno, survival)
Gostaria que quem podesse deixasse sua opinião, me ajudará bastante no desenvolvimento do projeto :ok:

O mais importante... acho que 2 coisas fariam um bom sistema shooter no rpg maker.


O tiro não ser tipo, por tiles, e sim ir reto aonde é mirado, e a mira ser pelo mouse e não simplesmente aonde o personagem está virado.
Digo tem sistemas excelentes que não fazem assim e usam os tiles mesmo como o sistema de tiro do cristianoforce, porém acho que com mouse e talz como foi em 21 Minutos do Madajuv, fica bem legal.
Oque mais me cativa em sobrevivência, é o esquema de melhorar os equipamentos conforme "sobrevive", no caso eu poder melhorar as armas e atributos do personagem e talz.

Olha, eu pessoalmente não gosto muito de tiro em terceira pessoa, mas acho que, primeiro, que deve ter variedade, não só de força entre as armas mas também de alcance e outros fatores como tiro duplo, tiro que explode... Depois, acho que tem que ser fluido, tipo, se for muito travado fica ruim de jogar (meio óbvio isso, né)
Eu também não jogo muitos jogos estilo survival, mas acho que uma coisa cativante nesses jogos é sobreviver ter desafios, porque se é pra sobreviver, não adianta ser um negócio fácil.

08/03/2014 às 00:27 #3 Última edição: 08/03/2014 às 00:30 por katumblo
Citar
- Como seria o sistema de tiro ideal em um jogo 2D? (quais funções deveria ter, como deve funcionar, essas coisas)

• Uma das funções principais para ter em um jogo de tiro, é o jogador pular, sem dúvidas isso com certeza tem de ter.

• Movimento Via WASD

• Loja de armas

• Loja de equipamento para armas

• Mira via botão direito do mouse, e tiro via botão esquerdo.

• Equipamentos que tenham mira a lazer

• Andar nas 8 direções

• Pouca visão de certos cantos ... como rpg maker é uma engine para ver de cima, com certeza seria interessante "ofuscar" um pouco a visão, colocando algum tipo de fog, seila {:

• Granada

• Ter arma primária e secundária

• Aquele negocio de quando você atira a mira atrapalha um pouco.

• Recarregamento.

Citar
- O que mais te cativa em um jogo do estilo sobrevivência?

Em um jogo de SOBREVIVÊNCIA, os motivos de eu mais me prender ao jogo são :

•  Craft

•  Monstros em certos lugares ( Caso seja Survival + TPS )

•  Fome ( podendo morrer por fome )

•  Armas escondidas pelo mapa ( Caso seja Survival + TPS )

• Construir ( Acho que seria impossível no RM \: )

Citar
- Ideias de sistemas para o projeto (que tenha o tema moderno, survival)

• Mira a laser

• Sistema de construir ( tipo Ace of Spades )

• Baús com armas espalhadas pelo mapa

• Quando atirar na parede, ficar o "buraco da bala"

• Ter dia e noite

• Ter outro estilo de jogo . (Exemplo : Ronda de zumbi )

• Sistema de dinheiro, a cada bixo/animal/seila morto, você ganha $10

• Loja in-game

• Mundo aberto, sem ser cidades com npcs

• Casas abandonadas

• Cidades de vendas, onde estará cheio de proteção, você só poderá comprar armas e balas lá.

• Tráfico.

• Realismo ( Nada de coisas do tipo, arma que atira 290 balas por segundo, e também tilesets realistas iriam deixar tudo mais interessante né ? {: )
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


Realmente me interessei muito por este projeto ( deu para ver pelo tamanho da mensagem né ? kkkkk ) se precisar de algum sistema de event, ficarei muito animado em ajudá-lo {:, pode ser event's hard ... Dependendo do evento, nem precisa pôr créditos para mim, e eu disponibilizarei apenas para seu projeto !
Sobre o sistema de "construção", tenho alguma ideia de como fazer isso via eventos, se você se interessar nisso, responde aqui no tópico ou mande MP ...
Só uma pergunta : Já começou a desenvolver o game ? Se sim, tem previsão para término ?
É isso, qualquer coisa, "tamo" aí! {:

-Edit :
Karaleo, que tamanho de mensagem a minha ! o.o kkkkkkkk Mais acho que vai te ajudar bastante !
Boa sorte *w*
Tudo vai dar certo (y(8.

Perfeito você nunca irá encontrar porque cada um tem a suas preferências. Mas pelo menos você pode fazer um sistema bom. Vou falar do pacote básico para um shooter de RPG Maker na minha opinião:

Diversidade de armas, atalhos pra facilitar troca de armas, munição, recarregar e HUD simples para não atrapalhar a visão da tela. Agora, quanto esse lance de mirar com o mouse, andar nas 8 direções, etc. também acho uma boa, mas só se você manjar dos paranauês. Quanto a sobrevivência, o AI dos inimigos pra mim sempre foi o ponto alto.

Viva a lenda!



Citação de: Raizen online 08/03/2014 às 00:09
O mais importante... acho que 2 coisas fariam um bom sistema shooter no rpg maker.


O tiro não ser tipo, por tiles, e sim ir reto aonde é mirado, e a mira ser pelo mouse e não simplesmente aonde o personagem está virado.
Digo tem sistemas excelentes que não fazem assim e usam os tiles mesmo como o sistema de tiro do cristianoforce, porém acho que com mouse e talz como foi em 21 Minutos do Madajuv, fica bem legal.
Oque mais me cativa em sobrevivência, é o esquema de melhorar os equipamentos conforme "sobrevive", no caso eu poder melhorar as armas e atributos do personagem e talz.
Opa gostei muito da idéia da mira com o mouse, vou ver se implemento isso. Quanto a melhorar: eu posso implementar um sistema de upgrade das armas (estilo resident evil 4), mas o problema é como o personagem vai fazer isso (afinal ele está num mundo destruido com a minoria sobrevivente) a não ser que o personagem ache itens pelo mapa, que de para equipar nas armas e assim melhorar alguns atributos dela. No mais, muito obrigado pelo seu comentário :)

Citação de: katumblo online 08/03/2014 às 00:27
Citar
- Como seria o sistema de tiro ideal em um jogo 2D? (quais funções deveria ter, como deve funcionar, essas coisas)

• Uma das funções principais para ter em um jogo de tiro, é o jogador pular, sem dúvidas isso com certeza tem de ter.

• Movimento Via WASD

• Loja de armas

• Loja de equipamento para armas

• Mira via botão direito do mouse, e tiro via botão esquerdo.

• Equipamentos que tenham mira a lazer

• Andar nas 8 direções

• Pouca visão de certos cantos ... como rpg maker é uma engine para ver de cima, com certeza seria interessante "ofuscar" um pouco a visão, colocando algum tipo de fog, seila {:

• Granada

• Ter arma primária e secundária

• Aquele negocio de quando você atira a mira atrapalha um pouco.

• Recarregamento.

Citar
- O que mais te cativa em um jogo do estilo sobrevivência?

Em um jogo de SOBREVIVÊNCIA, os motivos de eu mais me prender ao jogo são :

•  Craft

•  Monstros em certos lugares ( Caso seja Survival + TPS )

•  Fome ( podendo morrer por fome )

•  Armas escondidas pelo mapa ( Caso seja Survival + TPS )

• Construir ( Acho que seria impossível no RM \: )

Citar
- Ideias de sistemas para o projeto (que tenha o tema moderno, survival)

• Mira a laser

• Sistema de construir ( tipo Ace of Spades )

• Baús com armas espalhadas pelo mapa

• Quando atirar na parede, ficar o "buraco da bala"

• Ter dia e noite

• Ter outro estilo de jogo . (Exemplo : Ronda de zumbi )

• Sistema de dinheiro, a cada bixo/animal/seila morto, você ganha $10

• Loja in-game

• Mundo aberto, sem ser cidades com npcs

• Casas abandonadas

• Cidades de vendas, onde estará cheio de proteção, você só poderá comprar armas e balas lá.

• Tráfico.

• Realismo ( Nada de coisas do tipo, arma que atira 290 balas por segundo, e também tilesets realistas iriam deixar tudo mais interessante né ? {: )
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


Realmente me interessei muito por este projeto ( deu para ver pelo tamanho da mensagem né ? kkkkk ) se precisar de algum sistema de event, ficarei muito animado em ajudá-lo {:, pode ser event's hard ... Dependendo do evento, nem precisa pôr créditos para mim, e eu disponibilizarei apenas para seu projeto !
Sobre o sistema de "construção", tenho alguma ideia de como fazer isso via eventos, se você se interessar nisso, responde aqui no tópico ou mande MP ...
Só uma pergunta : Já começou a desenvolver o game ? Se sim, tem previsão para término ?
É isso, qualquer coisa, "tamo" aí! {:

-Edit :
Karaleo, que tamanho de mensagem a minha ! o.o kkkkkkkk Mais acho que vai te ajudar bastante !
Boa sorte *w*
Nossa quanta coisa kkk
1° - Bem, poderia ter pulo sim para desviar de alguns obstaculos e talz...
2° - Irei colocar isso.
3° - Não sei se vale a pena no estilo do jogo que quero fazer, acho que seria melhor achar armas pelo mapa, e em apenas alguns lugares específicos.
4° - Irei colocar isso.
5° - Acho que não faria muito sentido uma mira a laser devido a movimentação do personagem ser muito limitado, assim para implementar uma mira a laser eu deveria ter bem mais que 8 direções em um personagem.
6° - Irei colocar
7° - Bem qual seria o motivo da pouca visão em alguns cantos? Devido a falta de luz e talz? Bem nos mapas sem duvidas terá partes bem escuras que será necessário usar lanterna.
8 - Irei colocar sem duvidas
9 - Penso em colocar uma quantidade ilimitada de armas (ao menos enquanto couber no inventário do personagem.)
10 - Quando a mira atrapalha? Não entendi muito bem.
11- Terá também sem dúvidas
12 - Posso pensar em algo do tipo.
13 - Acho que também não combina muito com o estilo.
14 - Sim terá bastante monstros. Alguns lugares terão tantos que será o players será talvez obrigado a recuar (nessas partes pretendo esconder alguns itens mais preciosos)
15 - Pretendo colocar fome também no personagem
16 - Sim as armas estarão escondidas pelo mapa (e terá algumas secretas que será um pouco mais dificil de obter)
17- Em relação a ficar o buraco na parede: Bem umas das partes que mais quero trabalhar é o realismo, assim as balas ao colidirem com objetos no mapa, paredes, etc, soltarão partículas.
18 - Sim terá dia e noite também. (Mas talvez isso dependerá do roteiro do jogo)
19 - É uma idéia os minigames, quando terminar o jogo pode vir como uns 'extras'.
20 - Também será mundo aberto.
21 - Sim terá muitas casas abondonados, onde o jogador terá que explorar para obter recursos como comida, algumas armas talvez.
22 - Bem poderá até ter uma cidade de vendas, mas acho que isso facilitaria muito a vida do jogador ( que não é o que pretendo fazer  :malvado:). Acho bom apenas o jogador achar balas pelo mapa, assim ele teria fazer um bom uso das balas.
23 - Estou trabalhando bastante no realismo. Se quiser depois lhe passo alguns detalhes.

Citação de: VincentVII online 08/03/2014 às 12:10
Perfeito você nunca irá encontrar porque cada um tem a suas preferências. Mas pelo menos você pode fazer um sistema bom. Vou falar do pacote básico para um shooter de RPG Maker na minha opinião:

Diversidade de armas, atalhos pra facilitar troca de armas, munição, recarregar e HUD simples para não atrapalhar a visão da tela. Agora, quanto esse lance de mirar com o mouse, andar nas 8 direções, etc. também acho uma boa, mas só se você manjar dos paranauês. Quanto a sobrevivência, o AI dos inimigos pra mim sempre foi o ponto alto.

1 - Sim irei colocar uma boa siversidade de armas
2 - Os atalhos para trocar de arma, recarregar, munição é uma boa idéia, vou ver se coloco isso.
3 - Sim irei fazer de tudo para implementar a mira com o mouse, achei uma ótima idéia.
4 - Com certeza, irei trabalhar bem na AI deles.

Muito obrigado por vossas opiniões :ok:

3- É mapa aberto? tipo, várias coisas, se for, pode colocar a ideia de uma casa abandonada com vendedores de armas

7 - Pode por algo como farois de carros que estão brilhando muito, por isso dificulta sua visão, postes de luz muito brilhosos,   e até mesmo "becos" escuros...

9- Hmmm ... Só que cuidado com o preço das armas ou a dificuldade de encontrá-las, exemplo, não faça pegar uma uzi logo de cara :c

10 - Aquele negocio de quando atirar a mira fica subindo, pois a arma esta dando "coices"

12 - Acho que o craft seria legal apenas para comida, algo do tipo Hard de se encontrar, tipo, primeiro você acha uma maçã em uma mochila abandonada, depois bal bla blab lba e depois vai lá faz uma comida... seria interessante {:

17 - Aí sim {:

18 - Como assim dependerá do roteiro do jogo? :C ( Dica, se tiver noite, faça uma noite tão escura, que você só consegue ver 2 tiles em volta, para ver mais, terá de usar lanterna

22 - Eu não especifiquei muito esse, tipo, na cidade de venda, vai ser muito roubado, tipo, uma pistolinha 2mil, uma shotgun 3mil ( isso se a economia do jogo for alta ) Daí o jogador evitaria de comprar lá, pois seria muito caro, mas se ele precisasse muito mesmo de armas novas, teria que comprar lá... Acho que ficaria interessante {:

23 - Uhum, e pode contar minha ajuda, com certeza ajuderei você, gostei bastante do projeto {:'
Tudo vai dar certo (y(8.