O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapeando Exteriores - Básico

Iniciado por Gabriel, 09/08/2013 às 20:07

09/08/2013 às 20:07 Última edição: 09/08/2014 às 09:32 por Skyloftian
Mapeando Exteriores - Básico

Eu criei um mapa 30X30. E usei o RTP do VXAce para fazer o mapa,

1º Passo -> O primeiro passo em criar um mapa exterior consiste em você preenche-lo do tile padrão no caso o solo verde.

Spoiler
[close]

2º Passo -> O segundo passo é onde começaremos a preencher o mapa, com o tile de grama selecionado, cubra o mapa de forma ALEATORIAMENTE com a grama, evite fazer gramados quadrados, sempre aleatoriamente. Depois se necessário coloque os lagos e rios do mapa, lembre-se os rios e lagos também devem ser em formatos aleatórios, evite elementos quadrados no mapa.

Spoiler
[close]

3º Passo -> No terceiro passo, iremos colocar os relevos do mapa, podemos usar esses relevos para limitar o acesso do herói em certa parte do mapa inclusive podemos cercar o mapa com o relevo. Selecione o tile de montanha(de preferência) e comece a coloca-lo no mapa, lembre-se evite fazer relevos quadrados. Lembre-se de colocar gramados nos relevos que você colocou no mapa.

Spoiler
[close]

4º Passo -> Agora vamos enfeitar o mapa com árvores, flores, cogumelos e outros objetos do tile B. Ao decorar o mapa com esses objetos evite coloca-los repetidamente, ou então coloca-los muito próximos um dos outros, sempre mantenha uma boa distancia entre eles. Se necessário coloque a casas também.

Spoiler
[close]

5º Passo -> Agora iremos ajustar a iluminação do mapa. Podemos usar algumas pictures para dar um belo efeito no mapa.

Spoiler
No exemplo eu usei uma picture e mudei a tonalidade da tela.
Picture

[close]
Tonalidade de Tela
A tonalidade de tela que usei foi a tonalidade de crepúsculo do VXAce.
[close]
[close]


Resultado

Spoiler
[close]




Your friend Sky
Quédate con Dios


RTP rulando como sempre!

Bem legal o tutorial, mas eu nem tento mais mexer com mapeamento, meus mapas saem simétricos demais. Uma dúvida, quando você vai criar o relevo, você contorno fielmente os rios e afins ou decide de que jeito ficaria melhor posicionado?

PS: Não sei se é pra você ou paro o alisson, ou para os dois, que eu vivo dizendo isso: CADÊ O TÓPICO DO PROJETO?????  :grr:

Viva a lenda!



OFF: É para nós dois, Vincent, kkkkk!
Não se preocupe! Os tópicos virão!
É bem provável que o tópico do sky saia antes do meu pois como podem ver na minha assinatura abaixo: "pausado" ;-; !

TOPIC: Bem legal o tutorial, Sky!
Fico feliz por estar fazendo os tutoriais para o pessoal!
Eu fiz um e tentei postar mas como minha net tá "boa", eu não consegui fazer upload nem de uma simples imagem no imgur ;-;!

Continue, continue!
Quero ver você na ativa!

@VincentVII Obrigado. os meus mapas também eram simétricos, mas agora acho que peguei o jeito,  quanto ao relevo, eu faço de qualquer maneira sabe, pego o mouse e rabisco pra lá e pra cá, depois eu só dou uma ajustada. Não sou de ficar decidindo a posição das coisas não.

@alisson - Obrigado, irei continuar os tutoriais, farei vários, tais como de interiores, masmorras, castelos, etc... É uma pena que sua internet seja tão "boa" assim.




OFF: Realmente é pra nós dois, Vincent, kkkkkkk!
Não se preocupe! Os tópicos virão!²
Eu só duvido que o meu venha primeiro, pois a minha equipe esta no maior enrolo, embora estejamos avançando, o jogo esta quase que parado, sabe esperar que eles façam aqueles benditos desenho... E também tem as músicas, que agora serão original, vai demorar um pouco para que elas fiquem prontas, então pode ser que o tópico do alisson venha primeiro.
E como podem ver na minha assinatura, estou com dois jogos em desenvolvimento.
De alguma maneira poderá ir acompanhando o PH nós tópicos de avaliação que eu faço. BWA
Malz, kkk!