O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapeamento com o RTP - Vale

Iniciado por shandow, 29/08/2013 às 21:56

Vale - RTP

[box class=catbg4]
Introdução
[/box]
Faz um tempo que eu não fazia uma aula por aqui, então resolvi dar um tempo no projeto e criar esta aula para os Makers novatos que estão iniciando, os quais a maioria começa seus projetos com o RTP, é bom saber usa-lo. Vou criar aqui um Vale, espero postar outras aulas com o tempo, espero que gostem.




[box class=catbg4]
O mapa
[/box]
Decida o tamanho do mapa e o terreno, no meu caso usei o minimo do Maker que é 17x13.
Spoiler
[close]
[box class=catbg4]
Estrutura
[/box]
Agora veja oque irá cercar seu mapa, se tem uma coisa que eu acho feio, ao menos com o RTP é mapas que tem árvores por toda a volta, parece que fica repetitivo demais. No meu caso resolvi fazer um Vale cercado por uma montanha, sempre acho bonito, fica um ambiente legal lagos ao redor de morros, um combina com o outro, assim você pode também adicionar cachoeiras.
Spoiler
[close]
[box class=catbg4]
Começando os Detalhes
[/box]
O mapa ainda está bem vazio, bem, estamos começando. Vamos adicionar a grama então, preencha todo os cantos do mapa, até encima das montanhas, exceto nas bordas dela, logo depois passe aquela grama mais forte, e escura que há perto do tile de rachadura no TileA1 aleatoriamente entre a grama, mas deixando ainda a grama como maior predominante no mapa. Adicione a cachoeira no mapa, por favor, não coloque muitas, se for botar, bote separada, recomendo que bote 3 juntas, e o resto separada. Não use sempre o mesmo Tile de Cachoeira, pense, que na vida real nem sempre é igual, recomendo usar somente um que tenha a pedra, e o resto normal.
Spoiler
[close]
[box class=catbg4]
Arvores
[/box]
Agora é simples, comece por colocar as árvore no mapa, para não deixar muito vazio encima da montanha, deixe-a predominar ali, na parte inferior bote até a ponta, ja na superior, fica feio pois o tronco fica caindo pra fora do Tile da montanha, sendo assim bote sempre até um Tile antes de acabar a montanha, não preencha ainda o topo nem o pé das árvores
Spoiler
[close]
[box class=catbg4]
Detalhes
[/box]
Comece por colocar os pés nas árvores, bote aleatoriamente em vários cantos, mas não muito, logo após bote o topo delas e veja se ficou harmonioso, se não está muito repetitivo ou faltando, caso esteja, mude. Nos dois cantos, aonde escolher por 3 tiles de Cachoeira, deixe maior o Tile do chão, ao redor da montanha, e nas dobras aonde muda o relevo dela. Assim pode adicionar vegetação ali. Recomendo poucas árvores, botar mais moitas ou flores. Aqui vai uma importante dica. Sempre, a flor mais recomendável para por na beira de lagos, é a branca, ela da uma harmonia perfeita na minha opinião, pois geralmente na beira de lagos em florestas, sempre há na beira de Lagos, lembra a flor "Copo de Leite", simplesmente ficam ótimas junto a água. Amarelas perto de árvores e outro tipo de vegetação, pois são as mais comuns que se vê, elas e as vermelhas.


Spoiler
[close]
[box class=catbg4]
Detalhes
[/box]
Vamos acresentar somente mais uns detalhes, como uma trilha que leva as pessoas até a beira do lago, faça com o Tile de Areia, algo pequeno e discreto, e coloque grama nas voltas para simbolizar que é uma trilha feita no meio dela. Bote também algumas árvores na borda do lago, e adicione plantas aquáticas, não muitas, a menos que seu lago seja grande.
Spoiler
[close]
[box class=catbg4]
Paredes
[/box]
Coloque vinhas nas paredes, as que ficam no inferior do Tile B, use elas não muito perto uma das outras, de preferencia no muro que se liga ao lago, nestas perto do lago, bote as com mais folhas pois a água as faz permanecer viva, também bote os musgos, estes.

Ele é dividido em duas partes, bote a de baixo no inferior do Tile das montanhas perto do lago, pois estão ali por causa da umidade e nos Tile das montanhas que se conectam ao chão, bote a parte de cima, e use ele completo poucas vezes, perto das raízes secas.
Spoiler
[close]

[box class=catbg4]
Eventos
Bote algumas coisas para dar vida ao mapa, pessoas dormindo, praticando atividades, insetos voando, uma tonalidade no mapa, escura ou clara, como preferir. No meu caso escolhi escura. Vamos dar mais realismo as cachoeiras adicionando o efeito da água dela batendo com a do lago. Abra um novo evento e deixe suas opções assim.

Após isso, abra o local para definir o gráfico e utilize este.
Spoiler
[close]
Eu recomendo ele, mas se quiser usar o outro... Este da a impressão de um impacto mais forte com o lago. Aplique e de Ok! Posicione ele logo após o final da cachoeira como indicado na imagem do mapa. Use a mesma tática para por eventos que se movem, use a opção marcada que mostrei e bote eventos que se mecham, no caso, pedras dentro da água, espadas, pessoas se movendo, dançando, tocando, brincando.
Spoiler
[close]

[box class=catbg4]
Conclusão
Caso queira ver outras aulas, olhe minha índice na assinatura, ela está desatualizada mas em breve voltarei a atualizar ela. Obrigado a quem leu a aula até aqui e espero que tenha ajudado vocês.

Aqui esta o mapa pronto.


Amo/Namoro/Estupro Gnomawn

Ótimo tutorial, shandow. Muito bem explicativo e planejado, e com um exelente resultado final. :)
O que esperar de um tutorial vindo de um mapper desse nível?

Obrigado por trazer para cá.
Galeria:


29/08/2013 às 22:07 #2 Última edição: 29/08/2013 às 22:11 por VincentVII
De fato um tutorial bem explicativo. Fez passo a passo mostrando a evolução gradativa do mapa. Mas tem algo que eu notei nesse mapa-exemplo: a cachoeira tá vindo de onde? Não deveria ter um lago ali em cima para que fizesse mais sentido?

Viva a lenda!



Parabéns pelo seu tutorial, shandow.
Está de uma maneira simples e bastante completa, fácil para um novato entender.
Já tenho uma boa experiencia com mapas, mas irei ler seu tutorial, com mais calma, vai que eu aprenda uma coisa nova.

#VincentVII

Não necessariamente, há diversas cachoeiras que vem de fonte interna, ou seja, de dentro da pedra, basta procurar bem no Google Imagens que irá achar várias.


Amo/Namoro/Estupro Gnomawn

29/08/2013 às 22:14 #5 Última edição: 29/08/2013 às 22:16 por VincentVII
Citação de: shandow online 29/08/2013 às 22:11
#VincentVII

Não necessariamente, há diversas cachoeiras que vem de fonte interna, ou seja, de dentro da pedra, basta procurar bem no Google Imagens que irá achar várias.


Sim, mas nesse caso deveria ter um buraco. A água simplesmente está escorrendo SOBRE a pedra e não de DENTRO dela. Porque a cachoeira do RTP é feita considerando que há um rio por cima, se você olhar atentamente verá que tem até uma linha horizontal em cima dela, que mostra que deveria estar conectada com um tile de água. De qualquer forma o mapa está legal, mas o mais importante é o tutorial.

Viva a lenda!



Mas quando sai a água do buraco, não se ve o buraco pois a pressão da água tampa a visão dele. Ao menos nas que eu vi eram assim.

Você está certo sobre o modo que era pro Tile ser usado, mas acho ao menos na minha opinião acho mais bonito as cachoeiras assim, o modo que quiser botar elas é do seu, no tutorial foi apenas um exemplo dos vários modos que tem de se usar uma cachoeira.

Obrigado pelo seu comentário.


Amo/Namoro/Estupro Gnomawn

Novamente essa parada da cachoeirinha interna... haha.

Mas muito bom o tutorial. Quem dera todos darem uma olhadinha e
seguirem, ajudaria bem. Ficou bem bonito o resultado do mapa
também. Parabéns, man!
  :blink:

Obrigado pelo elogio King Gerar > <

shausha, á cachoeira interna da polemica em todo fórum que posto


Amo/Namoro/Estupro Gnomawn

Opa! Excelente tutorial. Além de ter ficado muito bem explicado paço a paço, mostra que o RTP pode ser útil ainda. E realmente, a cachoeira pode deixar muita gente brisando lol.

Aí entramos em um ponto importante no mapeamento no maker, a questão da imaginação. Não dá pra ser muito realista, a menos que você faça algo alá Rise Of Dragons. No caso da cachoeira, até poderia colocar uma abertura na roxa, mas ia ficar feio bagarai, então eu entendo o ponto de vista do mapeador nesses casos (Só não viajem muito!).




Um ótimo tutorial! Bem simples e mostra que pode ser feito coisas incríveis usando o RTP :D
Muito obrigado por nos dispor!
.

Obrigado pelo elogio vocês dois. Acho que irei criar um tópico falando sobre os tipos de Cachoeira ehuehueh

Queria criar outros tutoriais mas não faço ideia sobre oque mapear.


Amo/Namoro/Estupro Gnomawn

Parabens Shadow Mandou Bem consegui aprender coisas novas Sobre Mapeamento..
Continue sempre Assim Abrçs man @Mepps

Ótimo tutorial, uma coisa que eu reparei, e poucos repararam (Infelizmente) foi o tamanho do mapa

Plataformas como VX e VXACE na minha opnião não foram feitas para ter mapas grandes.

com os chars e os tiles deles, com menos de 2 "quadrados" de altura/largura, fica muito estranho

mapas muito grandes além de vazio, esse erro é repetido com muita frequência entre os makers

novatos, com esse tutorial mostra bem isso.

Parabéns :)