O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Programa] RPGVX Ace Plus Size! - janelas e opções amplificadas

Iniciado por Ludo, 13/07/2015 às 11:39

[box class=titlebg]
[/box]
[box class=titlebg][/box]
[box class=titlebg]
RPG Maker VX Ace
Plus Size
[/box]
[box class=titlebg][/box]

[box class=titlebg]
Indrodução
[/box]

Que usuário do RPG Maker nunca desejou que alguma das limitações de janelas padrão do programa fossem um pouquinho maiores, ou desejou que a caixinha de fórmula de dano ou notas tivesse pelo menos um scroll, ou fazer comentários maiores na página de eventos para separar etapas do mesmo? São muitas as melhorias desejadas, mas agora algumas delas pelo menos ao meu ver serão supridas com essa versão do programa. Segue abaixo uma lista detalhada das principais alterações e uma sub-lista de alterações menos relevantes.
Eu pretendia fazer alterações ao meu gosto para o projeto no qual irei trabalhar, mas achei tão legal que resolvi compartilhar, não é um projeto maravilhoso de reconstrução do programa. Não me culpem se não gostarem do que irão ver.

[box class=titlebg]
Entendendo as Alteraçoes
[/box]

1. Ampliar as caixas que exibem opções como: Caixinhas que exibem switches e variáveis, caixinhas que exibem mais texto do que podem comportar. (Exemplo: Na aba de itens, a caixinha "Área de Efeito" contém a opção "Todos os aliados nocauteados" mas não tinha tamanho suficiente para exibi-la corretamente)
2. As caixas de notas foram ampliadas e receberam opção de scroll vertical e horizontal
3. Caixas de fórmula de dano receberam largura maximizada (um dos meus maiores objetivos com isso), elas já possuíam a possibilidade de comportar um linha quase infinita mas era incômodo ver sempre um pedacinho do código caso fosse maior que a largura padrão.
4.Organização das páginas de eventos, vocês vão observar como além de reduzir o espaço ocupado por condições dentro de condições, ainda aumentei a largura das páginas para dar uma visualização maior que o triplo dos eventos sem exagerar na largura da janela.
5. Pra quem gosta de usar "Chamar Script" vai amar a ampliação da janela e adição de scroll. Uma marca também foi deixada para mostrar o limite que a janelinha original tinha, assim você sabe o quanto está ultrapassando. Pelos testes realizados não há erro em usar scripts enormes lá, mas use com sabedoria.
6. Me corrija se eu estiver errado, em uma opção na página de eventos há o seguinte "Ao Tocar Heroi" dando a impressão que o evento ativará quando tocar o herói, mas é o contrário, o evento pode tocar o herói que nada acontece, mas sim se o herói tocar nesse evento por conta própria ele irá ativar, a próxima opção diz: "ao Tocar evento" dando a impressão que será ativado quando o herói tocar o evento, mas funciona tanto caso o evento o toque ou o herói. Sendo assim eu mudei para "Caso o herói entre em contato" e "Caso o herói ou este evento entre em contato". Não se preocupe, há espaço para exibir isso.

[box class=titlebg]
Incompatibilidade
[/box]

Transferência de Projetos: As alterações foram feitas redimensionando e reorganizando as janelas de opções do programa, mas nenhuma das funções foi alterada, sendo assim não há risco de incompatibilidade com um projeto feito em outra versão passar a ser feito com essa ou vice versa.
Resolução do computador: Essa alteração, como eu disse anteriormente foi quase totalmente para suprir as minhas necessidades, o computador original onde foi desenvolvido tem resolução de 1360x768, provavelmente irá ser 100% compatível com resoluções maiores. Em resoluções menores será preciso efetuar testes.

[box class=titlebg]
Erros e bugs
[/box]

Acredito que atualmente não há bugs devido a vários testes que fiz.
Se você encontrar algum bug informe aqui e eu irei trabalhar para resolver o mais rápido possível.
Se houver alguma sugestão ou pedido fique a vontade, o tópico ficará para isso.
Use por sua própria responsabilidade e risco.

[box class=titlebg]
Lista Completa de Alterações
[/box]


[hs width=220 height=150]http://i.imgur.com/OE4XFJJ.png[/hs][hs width=220 height=150]http://i.imgur.com/qmyNcgW.gif[/hs]
[hs width=220 height=150]http://i.imgur.com/lcaK336.gif[/hs][hs width=220 height=150]http://i.imgur.com/3hGX9WQ.gif[/hs]
[hs width=220 height=150]http://i.imgur.com/0nYw1Mu.gif[/hs][hs width=220 height=150]http://i.imgur.com/FY5Tfdo.gif[/hs]
[hs width=220 height=150]http://i.imgur.com/b1ZggLd.gif[/hs][hs width=220 height=150]http://i.imgur.com/AJJToNu.gif[/hs]


Lista completa de alterações com número do diálogo no spoiler:
Spoiler

1_Janela Informação de "Teste de Jogo" (1006)
2_Janela de gerenciamento de recursos (7012)
3_Editor de scripts (7021)
4_Janela de resultado de busca nos scripts (7026)
5_Lista de nomes dos gráficos de inimigo. (7031)
6_Janela de inserção de BGM BGS ME SE (não a de teste de som) (7032)
7_Janela definição do gráfico de charset (7034)
8_Janela de escolha de face (7035)
9_Janela de escolha de gráfico de animações (7036)
10_Janela de escolha de gráfico de fundo de batalha (7037)
11_Janela de escolha de gráfico de tela título (7038)
12_Janela de inserção de vídeo (7039)
13_Varias edições na janela de Propriedades do mapa (7041)
14 a 28_Banco de Dados (7201)
29_Janela de switches (7221)
30_Janela de variáveis (7222)
31_Popup de seleção de habilidade aprendida por nível (7236)
32_Popup de itens derrubados (7237)
33_Popup de ação de inimigo (7238)
34_Configuração de SE (7244)
35_Popup de encontros nas propriedades do mapa (7252)
36_Popup "Informações", aberta a partir da janela de variáveis (7256)
37_Popup de Efeito ao Usar (item, arma etc) (correção de erro ortográfico)(7415)
38_Janela de eventos do mapa (correção "Ao tocar jogador" e "Ao tocar evento")(8001) e (8002)
39_Lista mover evento (8021)
40_Popup de chamar script do "Mover evento"(8028)
41_Janela de criação de mensagem (8101)
42_Janela de escolhas (8102)
43_Armazenar número (8103)
44_Popup seleção de item (8104)
45_Comentários de eventos (8108)
46_Janela de condições(8111), aba1(8112), aba2(8113), aba3(8114) e aba4(8115)
47_Popup de escolha de evento comum
48_Janela de controle de switches (8121)
49_Janela de controle de variáveis (8122)
50_Popup de teletransporte
51_Popup de movimento de tela
52_Mostrar animação (8208)
53_Monstrar imagem (8231)
54_Mover imagem(8232)
55_Mudar tileset(8282)
56_Mudar panorama(8284)
57_Informação de posição
58_Iniciar batalha
59_Mudança de atributos
[close]

[box class=titlebg]
DOWNLOAD
[/box]

Você não necessita instalar nada, apenas baixe a dll no link abaixo e cole na pasta do programa.
O processo é totalmente reversível. Caso você não goste, dá pra desfazer.
Para instalar siga atentamente as instruções no arquivo de texto que vem junto e em caso de dúvidas pergunte aqui mesmo.


Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Bom, eu baixei aqui e gostei das modificações e tals! Mas o que eu queria mesmo, não funcionou, a janela de chamar script. Ela ficou grandona, mas não passa o limite de linhas do tamanho original para baixo, somente para o lado! Mas é um bom trabalho. Parabens!

Citação de: Arck! online 14/07/2015 às 18:10
Bom, eu baixei aqui e gostei das modificações e tals! Mas o que eu queria mesmo, não funcionou, a janela de chamar script. Ela ficou grandona, mas não passa o limite de linhas do tamanho original para baixo, somente para o lado! Mas é um bom trabalho. Parabens!
Acabo de fazer um teste aqui com 250 linhas, no "chamar script", você não deve ter lido o tópico para ter as informações, nem mesmo leu uma informação que eu deixei na própria caixa de chamar script do "Chamar script" no programa. Você tem limite de 12 linhas caso queira apenas digitar, mas se vc digitar em um bloco de notas e depois colar lá vai ser ilimitado.
Nota: isso só vale para o "Chamar script" não para as mini-opções nas condições e similares.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Ahh, eu vim na esperança de ser meu tão esperado fullscreen bonitinho que não acabasse com meu projeto.
Anyway, eu já não ligo tanto pros tamanhos fixos das janelas, acho que acostumei, apesar de que vendo
falarem do "Chamar Script" torna essa ferramenta mais interessante pra mim.
E isso foi disposto pela Enterbrain mesmo? Tipo, vi pela imagem que colocou, mas talvez tenha sido somente
para ilustrar. É que fico receoso quanto à essas ferramentas, daí se foi disponibilizado pela empresa agrega
uma confiança maior, aí creio que seria bom frisar isso xD

De qualquer forma vai ajudar os mais espaçosos xD

Citação de: King Gerar online 15/07/2015 às 08:40
Ahh, eu vim na esperança de ser meu tão esperado fullscreen bonitinho que não acabasse com meu projeto.
Anyway, eu já não ligo tanto pros tamanhos fixos das janelas, acho que acostumei, apesar de que vendo
falarem do "Chamar Script" torna essa ferramenta mais interessante pra mim.
E isso foi disposto pela Enterbrain mesmo? Tipo, vi pela imagem que colocou, mas talvez tenha sido somente
para ilustrar. É que fico receoso quanto à essas ferramentas, daí se foi disponibilizado pela empresa agrega
uma confiança maior, aí creio que seria bom frisar isso xD

De qualquer forma vai ajudar os mais espaçosos xD


Não, não foi disponibilizado pela enterbrain, a logo está lé proque tudo pertence a empresa eu mesmo fiz algumas alterações nas janelas. E já está mencionado no tópico que era pra ser apenas uma alteração para mim mesmo mas resolvi disponibilizar.

Quanto a full screen, vc fala da resolução para o executável? tipo se fosse em full screen o mínimo para um mapa seria pelo menos uns 50x70 tiles aprox


Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Ludovic online 15/07/2015 às 08:05
Citação de: Arck! online 14/07/2015 às 18:10
Bom, eu baixei aqui e gostei das modificações e tals! Mas o que eu queria mesmo, não funcionou, a janela de chamar script. Ela ficou grandona, mas não passa o limite de linhas do tamanho original para baixo, somente para o lado! Mas é um bom trabalho. Parabens!
Acabo de fazer um teste aqui com 250 linhas, no "chamar script", você não deve ter lido o tópico para ter as informações, nem mesmo leu uma informação que eu deixei na própria caixa de chamar script do "Chamar script" no programa. Você tem limite de 12 linhas caso queira apenas digitar, mas se vc digitar em um bloco de notas e depois colar lá vai ser ilimitado.
Nota: isso só vale para o "Chamar script" não para as mini-opções nas condições e similares.

Não li o Tópico??? Se estiver falando do item 5, não está especificando nada ali.
Mesmo assim, obrigado pela sua atenção!

Citação de: Arck! online 15/07/2015 às 20:37
Não li o Tópico??? Se estiver falando do item 5, não está especificando nada ali.
Mesmo assim, obrigado pela sua atenção!

Sem problemas, por acaso sua dúvida seria isso?
A janela que ficou praticamente ilimitada foi essa, realizei um teste mais a fundo hoje e vi que o limite é de 1944 linhas. Veja na imagem, eu coloquei uma caixa de texto na propria janela do call script para avisar sobre as mudanças.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/FpA82o8.jpg[/hs]
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: Ludovic online 16/07/2015 às 07:54
Citação de: Arck! online 15/07/2015 às 20:37
Não li o Tópico??? Se estiver falando do item 5, não está especificando nada ali.
Mesmo assim, obrigado pela sua atenção!

Sem problemas, por acaso sua dúvida seria isso?
A janela que ficou praticamente ilimitada foi essa, realizei um teste mais a fundo hoje e vi que o limite é de 1944 linhas. Veja na imagem, eu coloquei uma caixa de texto na propria janela do call script para avisar sobre as mudanças.
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/FpA82o8.jpg[/hs]

Mais uma vez, muito obrigado. Essa mudança me agrada e muito hehe. Valeu manin!

Nuss, só agora fui ver esse tópico. Olha, eu realmente achei bem legal. Mas é só mais um "Plus". Afinal só temos uma extensão nas janelas do programa. Porém, devo concordar que faz uma pequena diferença. Pequena mas faz.

Bom trabalho pra vocês, ficou legal :ok:
Prazer, Terror dos Modinha