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Jogo de Simulação de partida de Quadribol

Iniciado por Nai94, 03/04/2017 às 19:03

03/04/2017 às 19:03 Última edição: 04/04/2017 às 03:26 por Nai94
Olá, eu estava pensando em criar um jogo onde você é o tecnico de um time, você escolhe o time dentro de uma liga (por volta de oito times), você pode melhorar o estadio ou a academia de treino, ou ainda fazer negociações de seus jogadores ou com outros jogadores de outros times, ou visualizar como esta nas competições e simular as partidas.

O jogo: Quadribol é o esporte dos bruxos no Universo Harry Potter, nesse esporte sete bruxos de cada lado sobem em suas vassouras voadoras, o time é formado por sete jogadores titulares, que iram jogar as partidas, e cinco jogadores reservas (nesse jogo não tem substituição, os jogadores reservas são meramente para trocar jogadores entre partidas ou substituir assim que estiver superando o atual), os sete jogadores titulares de cada time se dividem em quatro tarefas: Goleiro, artilheiro, batedor e apanhador.

Goleiro: O goleiro não é permitido sair da área do gol, por isso ele apenas defende o gol (formado por três postes com um aro no topo de  cada poste) e, quando esta com a goles (bola de couro, normalmente tem três áreas um pouco afundadas para conseguir agarrar melhor, não é pesada e é utilizada como a bola padrão de fazer gols, os artilheiros usam ela para tentar arremessar por um dos três aros do rival, se conseguir o gol vale dez pontos), passa para um dos artilheiros. Só pode tem um goleiro titular de cada lado.

Batedor: Cada time possui dois batedores, eles são armados com um pequeno bastão e normalmente usam um uniforme com um reforço de armadura (geralmente camadas de couro), eles tem dois objetivos no jogo: Evitar que os artilheiros de seu time sejam derrubados pelos batedores do time rival, e tentar derrubar os batedores do time rival. Para isso, eles utilizam uma artimanha que nem sempre da certo, rebater um Balaço (Balaços são bolas pesadas, pouco menor que a goles e encantada para sair voando pelo campo mirando um ataque em quem estiver mais perto), existem apenas dois Balaços no campo durante a partida, quando é usado, sempre vai ser por um batedor do time na defesa, tentando derrubar o artilheiro rival para roubar a bola, como? Tentando rebater o Balaço com seu pequeno bastão,  mirando o artilheiro rival com a goles, enquanto a defesa utiliza esse ataque como defesa, os batedores do time que esta atacando tentando defender os artilheiros de seu time, rebatendo o Balaço pra longe. Apenas os batedores podem usar os bastões e somente eles podem rebater os Balaços.

Artilheiro: Três dos membros do time são artilheiros, sua missão? pegar a goles e arremessar por um dos aros do rival, apenas eles e os goleiros podem tocar na goles. Eles fazem o ataque e a defesa, trocam passes no ataque para tentar chegar perto dos aros do rival, e na defesa fazem marcação e tentam roubar a bola.

Apanhador: Apenas um dos jogadores pode jogar como apanhador, essa pessoa é a mais importante do jogo, pois sua função pode ser a vitória desesperada de um time perdendo. Eles jogam apenas para procurar o terceiro tipo de bola desse esporte, o pomo de ouro (bola de tamanho de uma noz, dourado com duas asas que foge pelo campo e é muito veloz), apenas o apanhador pode pegar o pomo de ouro. Assim que encontrado, o apanhador parte em perseguição do pomo, uma vez que ambos ou um esta em busca do pomo, o jogo esta para acabar, apenas a captura dessa bola faz o jogo encerrar, e capturar ela pode significar o jogo pois vale 150 pontos (quinze gols). Normalmente quando apenas um dos apanhadores esta próximo do pomo é que é possível capturar, pois quando ambos estão, normalmente disputam entre si para ver quem chega mais perto.

No final da partida se soma o total de pontos de cada time e quem tiver mais ganha, nas ligas a classificação utilizada é classificação por numero de vitorias e desempate por numero de gols.
As partidas não teriam o  gráfico dos jogadores jogando, seria uma janela que mostra a sequencia de ações no jogo (com um fator random para determinar qual frase aparece, podendo ter mais de uma frase para cada ação),
Ex:
"Começa a partida, a goles é lançada...
Fulano pega a goles!
Fulano passa para Beltrano, vai tentar dai?
Beltrano miraa... E gol!!"
Ou talvez com mostrando a pontuação dos testes, apenas para mostrar como que esta dando os resultados, Ex:
"Fulano pega a goles! 82 vs 78.
Fulano passa para Beltrano, vai tentar dai? 85 vs 70
Beltrano miraa... 92 vs 88, E  gol!!"

E fosse aumentando as linhas do dialogo mostrando os lances da partida (talvez com um fator random para não mostrar um lance a cada dois ou três como um passe ou um ataque de Balaço que não deu certo), o campo seria dividido em cinco partes:

    Aros da Casa/ Defesa da Casa/ Meio Campo/ Defesa Rival/ Aros do Rival.

A partida inicial com a goles sendo arremessada pro ar no meio do campo, os artilheiros ficam a frente mas não podem invadir a área do circulo central antes da goles começar a cair no ar, então tentam pegar ela e partir pro ataque, eu pensei que para ficar mais simples e rápido para ter resultados (gols), dividir assim o campo seria melhor, os artilheiros fariam um caminho reto na linha Frente Atrás, nesse sistema, o artilheiro teria que num turno chegar a defesa do rival, para que no turno seguinte ele possa atirar, fazendo teste de atributo contra o goleiro e contra o marcador, uma vitória com sucesso igual ou maior a 80% marca um gol. As partidas são divididas em turnos e os turnos são divididos e três fases: Fase dos Artilheiros, Fase dos Batedores e Fase dos Apanhadores. Os turnos sempre devem seguir essa ordem de fases, sendo a dos batedores por condição. Apenas os dois primeiros turnos de cada partida são exceção a regra, o primeiro tendo uma única fase e o segundo tendo duas.
Ex:
Turno 1- Artilheiros centrais disputam um teste random para ver quem pega a goles primeiro, quem tiver o maior resultado ganha.
Ex: [Random] vs [Random] = [80] vs [34]

Turno 2- Fase Artilheiros: Caso não esteja no terceiro espaço é feito um teste de passe contra um dos marcadores (sorteado por random entre os artilheiros da defesa) Ex: [(Ataque+random)/2] vs [(defesa+random)/2] = [(66+89)/2] vs [(70+74)/2] = [77.5] vs [72]. Caso tenham conseguido passar no teste eles mantem a goles, se for por um resultado maior que 80 foi um passe, se não eles apenas protegeram de ser roubada. Se a goles foi roubada no turno passado e nesse turno ela foi passada com sucesso, o jogador que recebeu a goles avança dois espaços e não apenas um Ex: roubou a bola no próprio campo de defesa, o personagem começa o próximo turno na área do gol e passa, se ganhar com menos de 80 ele vai para o campo de defesa, se ele passou com 80 ou mais quem recebe avança para o campo central. Se a defesa ganhar no teste do passe, então o marcador roubou a bola, ele vai para o espaço seguinte ao que estava seguindo a direção que estava seguindo, Ex: Fulano vai roubar a goles de Alberto enquanto ele tenta passar, ambos estão no campo central, [(passe+random)/2] vs [(defesa+random)/2] = [(68+50)/2] vs [(64+70)/2] = [59] vs [68], Fulano consegue roubar a bola mas avançou um espaço no processo, como estava no campo central, agora ele vai iniciar o próximo turno no campo da defesa (seu lado do campo). Caso esteja no campo de defesa do rival, então o artilheiro roda um teste contra a defesa do goleiro e contra a defesa do marcador, se o marcador tiver sucesso ele rouba a bola e inicia no espaço dos aros, se o goleiro tiver sucesso então o goleiro defende a goles, se o atacante tiver sucesso inferior a 80 a goles acerta a trave e no próximo turno começa com o goleiro da defesa, se o atacante tiver sucesso com mais de 80 então houve um gol.
Ex: [(ataque+random)/2] vs [(goleiro+random)/2] vs [(defesa+random)/2] = [(84+90)/2] vs [(76+92)/2] vs [(80+82)/2] = [87] vs [84] vs [81].

           Fase Apanhador: se nenhum apanhador esta perseguindo o pomo, ambos fazem um teste de perseguir para achar o pomo, contra uma dificuldade de 80, Ex: [(Perseguir+random)/2] vs 80 = [(76+84)/2] vs 80 = [80] vs 80. Se ambos os apanhadores viram o pomo (cada um faz o teste para achar contra a dificuldade, ambos podem achar, não achar ou um pode achar e o outro não), um faz teste de perseguir contra o outro (aqui eu penso que como ambos estão juntos perseguindo, eles mais lutam entre si do que tentam pegar o pomo, e se um conseguisse se focar no pomo o outro iria atrapalhar para evitar perder), quem ganhar o teste fica com um contador de "vantagem de percurso", pois foi considerado melhor naquela parte da perseguição (trajeto). Caso um deles esteja já atrás, quem estiver com mais "vantagem de percurso" (ou seja na frente) faz um teste sozinho contra dificuldade 80, se ganhar, ele pegou o pomo, se errar, deve jogar um teste de percurso contra o outro apanhador para ver se vai se distanciar mais ou se vão se aproximar.

Turno 3(nota: daqui pra frente, se a partida não acabar nesse turno, suas possibilidades vão se repetindo até a partida acabar).
         Fase Artilheiros: Se estão no campo de defesa do rival, então faz um teste de ataque, passando de 80 e ganhando faz um gol; Se a goles foi roubada turno anterior, então faz um teste de passe, passando de 80 e ganhando avança um espaço extra; Se não, tenta um teste de passe, passando de 80 e ganhando faz um passe e quem recebe é decidido por um fator random; Se a defesa ganhar no teste de passe ou no teste de ataque, então o marcador roubou a bola e avança um espaço; Se o goleiro ganhou o teste de ataque, então ele defendeu o tiro e vai passar a bola no turno seguinte.
         Fase Batedor: Essa fase só acontece no turno três pra frente, e é acontece se nesse turno houve um teste de passe em que a defesa perdeu. Um batedor do time defensivo faz um teste de rebater um Balaço contra o artilheiro rival que tem a goles, um batedor do time ofensivo vai participar do teste contra o batedor defensivo para defender o artilheiro, se o batedor do time ofensivo ganhar, então nada acontece e o ataque do Balaço não deu certo, se o batedor do time defensivo ganhar, então o Balaço acerta o artilheiro rival e a goles passa para um artilheiro defensivo escolhido por random, Ex: [(batedor+random)/2] vs [(batedor+random)/2] = [(76+80)/2] vs [(82+78)/2] = [78] vs [80]. Essa fase deve acontecer em seguida da fase dos artilheiros.
        Fase Apanhador: Essa deve ser sempre a ultima fase do turno. Se ambos não acharam o pomo, então fazem mais uma vez o teste para procurar; Se um deles achou e o outro ainda procura, então quem achou ganha um ponto de "vantagem do percurso" e roda para ver se pega o pomo, se ganhar a partida acaba e soma 150 pontos para o time que pegou, se falhar então quem não achou faz um teste para achar; se ambos acharam, então eles disputam para ver quem ganha a "vantagem do percurso" Ex: [(perseguir+random)/2] vs [(perseguir+random)/2] = [(64+78)/2] vs [(70+46)/2] = [71] vs [58]; Se ambos perseguem mas um tem mais "vantagem do percurso" do que o rival, então quem tiver mais "vantagem do percurso" roda um teste para ver se pega o pomo contra 80, se ganhar encerra a partida e soma mais 150 pontos a quem pegou, se falhar ambos disputam entre si para ver se quem estiver pra trás alcança, ou se fica mais atrás. Ex: [(perseguir+random)/2] vs 80 = [(88+56)/2] vs 80 = [72] vs 80, então [(perseguir+random)/2] vs [(perseguir+random)/2] = [(88+80)/2] vs [(70+90)/2] = [84] vs [80].

O jogadores seriam classificados por: Pontuação geral (geral da pontuação de todos os atributos), Nome, Posição (Goleiro, Apanhador, Batedor ou Artilheiro), Idade, Habilidades. Pontuação geral = [(ataque+goleiro+defesa+batedor+fisico+apanhador+passe+equipe)/8]. Cada uma das habilidade (atributos)[ataque, defesa, goleiro, apanhador, batedor, passe, equipe e físico] é medida num valor de 1-100, e cada uma delas recebe uma pontuação de experiência no final de cada partida, toda vez que junta um numero de pontos de experiência daquela habilidade, ela upa de nível, quanto mais alto o nível mais pontos de experiência naquela habilidade para upar ela, Ex: Fulano é artilheiro, no final da partida ele ganhou xxxx pontos de experiência e upou do nível 70 de passe, agora seu passe é de 70 pontos. Se eu conseguir fazer isso tudo, ainda tenho que adicionar classificação dos tipos e marcas de vassouras voadoras, adicionar suas variáveis nos testes, adicionar sistema de vigor e fadiga, adicionar sistema monetário e de transferência.

Algo assim seria possível? tem alguma dica de como poderia fazer isso (se é possível)? Ou já viu em algum lugar alguém fazer algo assim?

03/04/2017 às 23:10 #1 Última edição: 04/04/2017 às 12:46 por soyer
Tenta organizar esse texto fica ruim de ler assim  :ded:

Edit: Bem melhor :D





Lembro de ter visto há um tempo atrás num forum da vida,  um jogo de quadribol no rpg maker, o cara ensinava o básico apenas. Só achei um vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=dwe4UOcPzd8

Então... eu não conheço muito bem o Quadribol e o universo Harry Potter, mas conheço Elifoot e Football Manager então acho que entendo a mecânica que tu quer implantar.

Sobre se tem como fazer isso no Maker? Creio que tenha como fazer sim. Na verdade são poucas as coisas que não se tem como fazer no Maker, a única coisa que precisa é pensar bem e ter conhecimento...

No teu caso, sem pensar em scripts e plugins, eu penso que seja possível criar tudo via variáveis e condições, além de imagens pra deixar tudo mais bonito.

Seria bem complexo e eu não tenho a "receita" disso porque nunca tentei fazer e só descobriria mesmo se tem como fazer tentando. Maaaas eu acho que iria criar um mapa onde seria as partidas e nele um evento que calculasse o valor de variáveis pra determinar as jogadas, essas variáveis mudariam de valor dependendo do time que tu tá jogando contra, além do nome para que fosse possível mostrar o nome da variável como nome do jogador.

Tu tem a ideia dos cálculos pelo que eu li, basta colocar isso em pratica. O mais difícil é programar a inteligência artificial, mas se tu pode determinar valores pra cada jogador então fica mais fácil de definir a variável "vencedora" das jogadas e mesmo assim incluir um elemento randômico pra que não seja sempre a com maior valor a vencedora.

É difícil explicar por aqui, mas tu tem conhecimento de variáveis e tal? Se tem da pra fazer, se não tem é melhor estudar isso antes... eu até posso te ajudar tentando fazer um pouco aqui e depois te mando pra tu estudar.

Uma das coisas que eu mais gostei no universo de J.K Rowling foi o jogo de quadribol.
Tu tem uma base gigante e bem estruturada do que pretende fazer e, sinceramente, creio que você consiga. Desde já desejo boa sorte!

da uma organizada no texto man, ta bem ruim ler assim.
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