O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[VX ACE] Sistema do Final Fantasy 10 - CTB (Iniciativa com base em parâmetros)

Iniciado por Yulermi, 13/02/2017 às 22:55

Ola pessoal!

Acho que todos aqui devem saber que a quantidade de AGI determina quando um personagem ou monstro pode executar uma ação, para mim um dos problemas do sistema de batalha padrão do Maker é que não fica tão claro quanto de AGI é necessário para que um personagem execute uma ação, e nem sempre quando você executa uma ação no seu personagem ela sai imediatamente pois a AGI dos inimigos também influencia em quando essas ações serão tomadas. Mesmo que você escolha um comando no seu turno e a execute, elas só ira ocorrer depois da ação de um outro monstro ou ator de AGI maior, em uma batalha com muitos personagens e inimigos vira uma bagunça e você não tem tanto controle sobre o jogo.

Pensando nesse problema eu gostaria de saber se alguém conhece algum script que determina quando uma ação será tomada baseada na INICIATIVA dos personagens e monstros OU simplesmente um personagem de cada vez e depois o turno dos inimigos.

Exemplo:

Vamos supor que eu tenha um grupo com 5 personagens com 5 pontos de iniciativa (que pode ser um parâmetro como AGI mesmo, ou um parâmetro especial só para determinar isso ) e os inimigos possuem 4 e 6 de iniciativa, então logo o inimigo com 6 de inciativa sera o PRIMEIRO a executar uma ação IMEDIATA (isso é importante, não quero executar uma ação para que ela saia depois ) em seguida os personagens com 5 de iniciativa e enfim o inimigo com 4 de iniciativa, depois desse processo reinicia-se o ciclo.

Se alguém tiver algum script de turnos que independe da AGI para determinar quem executa uma ação primeiro ou algo semelhante ao que eu descrevi por favor me ajudem! (Espero que eu tenha sido claro)

(O sistema de iniciativa é igual do final fantasy 10, se alguém o conhece isso pode ajudar a esclarecer)

Obrigado!


Ola pessoal!

Pesquisando descobri que o jogo Final Fantasy X possui exatamente o sistema que eu quero, é o sistema CTB que define a iniciativa dos personagens baseada em sua AGI, diferente do rpg maker que a ação pode ou não sair no turno do personagem ou monstro.

Alguem conhece algum script que reproduza o sistema do final fantasy 10?

Grato!

Você não acharia interessante modificar o sistema para depender da agi a quantidade de ações?
Por exemplo eu montei um:
http://centrorpg.com/index.php?topic=11651.0

Nesse sistema tem a barra de tempo para executar uma ação, e a barra é preenchida de acordo com a agilidade dos personagens e inimigos, se o personagem tem maior agilidade ele será o primeiro a agir, e além disso ele poderá até conseguir uma ou duas ações adicionais comparado com os outros se a sua velocidade for muito alta (ex: preencher a barra de agilidade 6 vezes enquanto outro personagem só conseguiu 4 ações).

Ele é um add-on, então deveria funcionar com boa parte dos sistemas de batalha atuais, inclusive o meu.

Pra ser bem sincero que não curto muito o sistema ATB dentro do rpg maker porque eu não gosto da "interrupção" que ocorre quando a barra de ATB chega até o fim, todas barras são interrompidas na hora da ação inclusive a dos inimigos.

Não sei se você ja jogou final fantasy 12 mas ele tbm é um jogo com sistema de batalha ATB onde existe 2 modos de jogo, o Wait e o Active. Wait é o modo que estamos acostumados a ver no Rpg Maker, como eu disse existe esse "pause" na hora da execução da ação ou na hora de seleciona-la pelo menu. Ja o Active é como jogar o final fantasy no "Hardmode" pois mesmo quando você esta selecionando as habilidades ou executando-as as barras de ATB continuam rodando, ou seja você tem de ser rápido porque no tempo em que você esta selecionando habilidades ou as executando, os inimigos não vão esperar você pra te atacar.

Se for para implantar um sistema ATB no maker pra mim teria que ser mais semelhante ao modo ACTIVE do FF 12, pra mim não faz sentido o jogo ser modo ATB e existir essas interrupções

De qualquer forma, muito obrigado, se eu não conseguir achar um sistema CTB legal, eu vou ter o prazer de fazer o que você me sugeriu.

Obrigado por responder!

Acredito que tenha scripts também do modo 100% ativo, eu estava fazendo o meu desse jeito, mas vi que ia modificar tanto a classe de batalha que não seria compatível com quase nenhum sistema  :hm:. É que não conheço 100% do que deseja, eu vou dar uma olhada no FFX depois para entender melhor.

Se for 100% ativo posso dar uma olhada se existe algum, mas ele pode ter grandes problemas de compatibilidade com vários scripts de batalha se for usar outros.

Eu entendo, muito obrigado! assim que você ver o final fantasy 10 logo vc vai entender, é bem simples, a AGI no caso la ou INICIATIVA só serve pra determinar a ordem de quem ataca primeiro e quem ataca por ultimo, sendo que você tem quanto tempo você quiser pra executar a sua ação.