O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como colocar eventos subordinados e imagem

Iniciado por Hector, 28/12/2016 às 21:58

28/12/2016 às 21:58 Última edição: 29/12/2016 às 06:55 por King Gerar
Olá gente,boa noite.
Estou iniciando nesse negócio do rpg maker,por isso tenho dúvidas que creio serem simples para vocês.
Gostaria de saber como faço para colocar na condicional que o jogo só pode progredir se um evento tiver sido terminado e como fazer com que as imagens fiquem centralizadas,pois não consigo.
Já agradeço o apoio
Obrigado

As condições dependem muito de artifícios que você já tenha pré-configurado. Em sua maioria, esses artifícios são as variáveis (que costumam trabalhar com números, valores) e as switchs que assumem valores verdadeiros (ON/true) ou falsos (OFF/false).
Por exemplo: Você deseja que uma porta abra se o personagem tenha coletado 5 moedas no jogo.
Para essa porta se abrir o artifício da condição é a variável por trabalhar com valores numéricos, ou seja, quando aquela condição for satisfeita (o personagem obtiver 5 moedas) a porta abrirá, em outras palavras, quando a variável ''moedas'' for igual a 5 a condição será satisfeita.
O artifício já deve estar pré-configurado, pois você tem que criar a variável ''moedas'' para armazenar os valores aplicados à ela e para a condição ser satisfeita em função dela.

No caso da sua condição, pelo o que pude imaginar, o artifício seria uma switch, pois quando o evento 'terminar', você pode definir que essa switch fique ON.
Criando a condição, você verifica se essa switch está ON ou OFF. Se estiver OFF, o jogo não progride, mas caso estiver ON, sim.

Eu não posso lhe detalhar mais como você poderia programar esse evento, pois você não deu muitos detalhes sobre o que especificamente o jogador deverá fazer para o ''evento'' ser ''terminado'', mas usando o que eu lhe disse você mesmo pode fazer.

Caso tenha dúvidas de como utilizar as switchs, recomendo que leia essa aula sobre elas:
http://depositodesistemasml.blogspot.com.br/2012/12/o-que-sao-switchs_23.html

No caso das variáveis, existem tutoriais sobre elas também:
http://depositodesistemasml.blogspot.com.br/2012/12/variaveis-aula-1-denificoes.html

Sobre sua dúvida com as pictures:
No comando de 'mostrar imagem' você pode definir as coordenadas (X e Y) que essa imagem irá aparecer:


Em X você define a posição da imagem na tela com relação ao eixo horizontal, já em Y o eixo vertical.

Para centralizar corretamente sua imagem na tela, você precisa conhecer quais são as coordenadas do centro da tela com relação ao tamanho da sua imagem.
Normalmente as pessoas vão fazendo testes atá conseguirem chegar no resultado almejado, outros utilizam um editor de imagens com as dimensões da tela do jogo e observam as coordenadas do centro da tela utilizando a imagem em questão, mas existe um script que pode fazer isso por você, veja:
http://centrorpg.com/index.php?topic=15895

Espero ter ajudado.

Obrigado May. Consegui fazer a configuração das switchs como você disse. Irei também dar uma olhada nessa ferramenta.
Hector