O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A nova geração Maker

Iniciado por Raizen, 24/02/2013 às 22:35

Esse acho que é o maior debate, muita gente, se não todos falam que a geração maker atual está fraca, ou seja um número menor de makers e uma qualidade inferior. O maior problema que eu vi, é que o RPG Maker não está chegando as pessoas, quem está aqui é que foi atrás do RPG Maker.

A tal considerada primeira geração do RPG Maker, veio principalmente das revistas Digeratti, aonde eles divulgavam fortemente o RM2k/2k3. A segunda geração veio com o RMXP, que pegou o embalo enorme do sucesso do 2k/2k3 nas revistas, e dai em diante não teve um ponto crucial que chamou a atenção de muita gente.

Mais do que apenas uma opinião, uma solução, como vocês acham que o RPG Maker pode chegar as pessoas, diferente sobre o futuro do RPG Maker, o debate é como fazer as pessoas se interessarem pelo RPG Maker, e como fazerem elas conhecerem ele. A maioria do pessoal que eu conversei, conhecia apenas pelo nome, e na mente dele já vinha jogos básicos feitos em 1 semana, e nunca as obras primas que existem.

Como acham que podemos mudar essa visão do rpg maker para o pessoal? E como faze-los conhecer esse motor maravilhoso :D?

Como chamar a atenção ao RM?  :hm:
A divulgação da Digeratti atraiu atenção ao rpg maker 2k/2k3, então divulgação é uma resposta.
Outra solução é tornar o RM mais acessível, por exemplo, agora o VXA é vendido na Steam, está mais acessível agora.
Mas o problema é que quem conhece o rpg maker hoje acha que vai criar um jogo em uma ou duas semanas, ontem mesmo eu vi um tópico na MRM que o autor perguntava como criar um jogo rápido :facepalm:

Bem cara, primeiro de tudo Bom Dia/Boa Tarde/Boa Noite, tranquilo feito esquilo?

Comprimentos a parte, esse é o debate que esperava um dia ver, em vez daqueles como "qual melhor sistema de batalha?", qual melhor tileset?" ou "qual o melhor RM?", estes debates já tão me enchendo o saco!

Mas este aqui, muito pelo contrário, fez me ver que a humanidade ainda tem esperança rssrsr. Bem Raizen manim, é bem difícil para mim dizer como atrair esse novo público no "mercado maker", até porque sempre fui péssimo vendedor...mas isso é algo que considero muito díficil de se fazer, lembre, díficil mas não impossível, é como converter um envangélico ao satanismo, é possível, mas vai ser bem complicado. Eu, em minha humilde opnião, creio que para isso, nós, os makers da "jovem-guarda" deveriamos ensinar nossos pequenos novos gafanhotos a levarem o título de maker mais a sério, vejo dezenas de pessoas que começam sim a trabalhar com o RPG Maker, começam intusiasmados e tudo mas param porque acham uma infantilidade mexer num "programa de criança", saibam que esta maravilhosa engine foi a responsável por dar vida a grandiosos projetos como a série Mana, Oclarron (creio eu que é assim que se escreve) e até seu projeto cara, não me esqueço de Poseidon, Crónicas do Gerar e muitos outros projetos tal como o Aeternum Universe e aqueles que você mesmo aqueles gringos que você mesmo Raizen traz para cá.

Para nós, os vovôs, os "veios" e antiguados mudarmos a opnião destas pessoas, toda a comunidade maker, TODA, deve mostrar a eles do que o RPG Maker é verdadeiramente capaz de fazer, usarmos recursos propios e sair da monotomia dos mesmos mapas e scripts. Aí sim, eles verão que o RPG Maker é mais que um simples motor que roda até mesmo em calculadoras, passaram a ver o mundo com olhos parecidos aos nossos, verão novas oportunidades de criar mundos inteiros e histórias dignas de cinema assim como nós e talvez, num futuro distante, a nova geração maker olhe para trás e veja o quão foi importante o 2k, 2k3 e o XP para que as novas engines VX e VXACE fossen feitas para eles.


CitarComo acham que podemos mudar essa visão do rpg maker para o pessoal? E como faze-los conhecer esse motor maravilhoso :D?
Vejamos, tudo bem que realmente existem algumas "super produções" feitas no maker, mas a maioria aqui, vê a Engine como apenas um hobbie. Levando isso em conta, salvo raras exceções, a maioria dos jogos são simples as hell, coisa de passa tempo mesmo. não se pode esperar que esses jogos mais simples sejam o suficiente para atrair novos usuários.

O problema na minha visão é para o que queremos o Maker.  Se elevarmos o nível de exigência vamos atrair menos, teremos mais jogos de qualidade? Não necessariamente. Quem vai querer ver seu hobbie truçidado por pseudo-reviewrs? Apenas os que pretendem seguir carreira no mundo da criação de jogos, e esses logo migram para outras engines. 

Atrair pessoas para algo não é fácil (a não ser que tenha mulher pelada e cerveja de graça). Midia impressa esta desaparecendo, então essa opção já se extinguiu faz tempo. Alguns fóruns não estão sabendo agir com os "noobs", não valorizando o que deve ser valorizado.(porque criaria um jogo, sendo que no final "ninguem" vai jogar? Quantos jogos de qualidade se perderam nesses anos?).   

Enfim, dizer que os caras de hoje em dia são fracos é mais sacanagem do que realidade, até porque TODO o cenário maker está fraco. Tudo tem sua era de "ouro" e acho que infelizmente para nós, a do RM se foi(claro, se você considerar que a era de "ouro" é  a mesma era dos projetos mortos, ganhadores de P.Os e P.Ms que nunca viram a luz do dia).




Citação de: Raizen online 24/02/2013 às 22:35
Como acham que podemos mudar essa visão do rpg maker para o pessoal? E como faze-los conhecer esse motor maravilhoso :D?

Raizen, sei que existem diversas formas de publicidade que pode atrair um público maior. No entanto, apesar de estar a menos de 3 meses nesta atividade maker, tenho o sonho de ver educadores utilizando esta ferramenta. Para isso, estamos principiando esta discussão em nossa escola e a resistência por parte de alguns educadores é enorme. Por outro lado, só pela menção da criação de um projeto para aprender a criar jogos despertou a atenção de muitos alunos. Acredito que se esta ideia de aliar a educação e a utilização do maker para a criação de jogos dos mais diversos estilos pode ser um mecanismo muito  interessante, pois atrairá olhares de todo o país.


Bom,quanto a geração esta dizendo os Makers atuais (Programadores) ou os Rpg Makers Atuais (Programa) ?

Eu mesmo ja divulguei na escola,vendi dois games meus ja por aqui,e essas coisas,mas mesmo assim,creio que não seja suficiente,a divulgação em minha cidade é praticamente inexistente,só se conhece um lugar se alguem lhe conta e\ou se ve sua logo marca em um muro.

Eu conheci o Maker com a revista Digiretti,a muuuuito tempo,na epoca nem imaginava que existia algo para criar jogos,quando vi alguns videos na Net e notei que eu poderia criar meu proprio jogo,fiquei feliz,alguns amigos meus vem aqui e claro digo a eles "Pô,RPG Maker é muito maneiro,se quiserem até ensino vocês a mexer!" , e quando terminar meu projeto ja fechei um acordo com uma loja de jogos perto da minha casa para eles me fornecerem Cds e eu entregar a a eles os Makers(Programas) para as pessoas comprarem,isso é apenas uma coisa que fiz pelo maker.

Logo voltarei a divulgar ele na minha escola,aproveitar nova classe com pessoas desconhecidas que podem se interessar.

E espero que os novos makers (Programadores) não sejam como alguns dos atuais e sim como aqueles caras que a gente até admira,vide Madajuv e seus games foda

Bom é isso
Adeus,Seres Humanos

25/02/2013 às 08:00 #6 Última edição: 25/02/2013 às 08:04 por Raizen
Oh vi algumas opiniões diferentes, vou comentar sobre elas :D.

Uma delas é que o RM já teve sua era dourada e agora está acabando, isso eu não concordo muito, porque eu sempre comparo isso com as comunidades gringas, elas sempre mantiveram o nível, ou seja ainda hoje se entrar lá verá 2mil membros ativos e vários projetos bons sendo feitos. Aqui no Brasil, teve uma época, eu diria de 2008 até começo de 2012, porém porque aqui no Brasil caiu tanto, e lá na gringa continua igual, se não melhor.

Outra, sobre o RM ser hobby e por isso saírem projetos simples, eu não crucifico projetos simples, e sim malfeitos que é diferente, acho que tem tanto script, tanto gráfico, tantas músicas, para se ter tudo exatamente como veio no game, não estou julgando o RTP, e sim a combinação de tudo que vem, apenas baixar o rpg maker, e deixar tudo padrão, com uma história padrão, é isso que o pessoal que não mexe muito no rpg maker vê, porque é coisa de 1-2 semanas para fazer algo mais inovador e talz, e pouca gente faz isso.

Minha opinião pelo que eu vi nas comunidades gringas, o que mantém e atrai muita gente nelas, é exatamente o fato de jogos completos. Eles primeiro, tem alguns belos jogos, que inclusive eu os trouxe aqui, segundo eles divulgam muito seus jogos em outros lugares, divulgando os jogos que são de boa qualidade, o pessoal baixa, curte, e fala pow se o cara fez isso com o RPG Maker, vou começar a fazer um também!

Agora individualmente :P.

@GuilhermeDL: Não quero ser exigente xD, é como eu falei sobre o simples e o malfeito, pode ser simples e feito em 1 mês, mas mesmo assim dá para ser um jogo bem feito :D. Ah e sobre a migração, na verdade eu conto nos dedos quem mudou de engine de verdade >.> ... O pessoal para mesmo, no Brasil tem pouco incentivo para seguir essa carreira, para isso só vejo a saída de fazer um Indie Game por conta própria em inglês, e isso tem bastante games de fora feito no RPG Maker e no Game Maker, que ambas supostamente são "amadoras", e estão ai vendendo seus mil e poucos exemplares. Mas a ideia não era crucificar quem faz projetos ruins, e sim mostrar ao mundo os bons projetos, como o seu por exemplo :D.

@Brittus: ISSO é algo interessante :P, acho que eu aprendi tanto com RM, mas tanto que estou fazendo faculdade de algo exatamente relacionado a isso(programação). Além disso, os eventos ajudam muito em lógica, as histórias ajudam muito a incentivar a escrita e a criatividade; programação, design, sonoplastia.... São tudo áreas profissionais e que podem até ajudar a pessoa a escolher uma carreira, então eu realmente não entendo porque teria resistência. Inclusive sei faculdades que mostram o RPG Maker 2k/2k3 por causa da lógica de programação.

Ah sobre divulgar eu estou tentando fazer isso pela maior rede social xD, que no caso é o facebook, e acho que lá, eu consigo atingir pessoas que nunca pensaram em mexer no RPG Maker :P.

Comercial de Tv SHAHSHAHSAHHS
Eu cheguei na geração do Xp, então não tenho muito oque falar :/
Olha, eu só conheci o RM por um amigo e mais ou menos um ano depois conheci uma comunidade maker(MRM), e meu amigo conheceu o RM por outro amigo...
E eu viz(com um amigo) um jogo de matemática e um pouco de ciências pelo Rpg maker Xp ele apresentou na feira de ciências na escola, muitos perguntaram para meu amigo oque ele usou para fazer o jogo, faltei a feira pois fiquei doente, se pensar bem RM da pra tudo '-'
Não sei porque falei isso '-' acima.
Então...o Rm está em baixa como você diz pela nova geração(talvez), sabe, gráficos esplendidos, jogabilidade fácil...
Mas se apresentar o Rm para uma pessoa concerteza irá gostar.

Eu conheci o maker indo atrás mesmo ... na verdade conheci o MUGEN no Super Downloads, então procurando sprites pro MUGEN encontrei o RPG Maker 2k.

As revistas trouxeram muita gente, e o que está falando é verdade, vejo cada vez menos pessoas conhecendo o maker.

Talvez, se as revistas divulgassem novamente o maker VX Ace, teríamos mais uma boa leva de usuários, e dentro desses sairia mais bons makers.

Teriamos que entrar em contato com revistas de games, acho que é um bom alvo até mesmo para eles, a possibilidade de criar um jogo chama atenção de quase todo mundo.

 O modo seria, "divulgar o maker + divulgar o que o maker e capaz de produzir:"
Se começarmos a fazer os dois (divulgar o maker + divulgar o que o maker e capaz de produzir), conseqüentemente, irá atrair pessoas interessadas..

Exemplos de jogos muitos bons que estão sendo feitos no maker: Sarcia,
Rise of dragon souls
, os dois são ótimos projetos dignos de destaques..

Vamos pensar... Muita gente não usa o maker por achar que ele não é capaz de produzir nada que satisfaça as pessoas/público, por ser uma engine limitada, é que o maker não leva a nada no mercado de Games. Bom o maker em si pode fazer excelentes games pois irá depender de que o irá usar. É sim, o maker pode muito bem levar alguém para uma carreira profissional. Como o caso do meu amigo Rodrigo, que está fazendo o projeto Rise of dragon souls, ele está evoluindo tanto, que o cara agora, sabe fazer desenhos ótimos, pixel arts excelentes, e também trilhas sonoras dignas de filmes, entre outras coisas...




É pra finalizar, em breve o meu web-site estará pronto.. Aí muitas pessoas poderão aprender várias coisas relacionadas ao Maker, como Design, Scripts, Game Design... Entre outros..



25/02/2013 às 12:39 #10 Última edição: 25/02/2013 às 12:41 por lobozero
  É, como o Utreido mencionou acima, a melhor forma são as Revistas, mesmo  elas não tendo a mesma audiência de anos atrás, ainda muita gente lê elas.  Recentemente já entrei em contato com algumas revistas, onde falei sobre o Maker e a CRM, talvez dê em algo.  Agora é só esperar.

  Esse ano ainda pretendo fazer uma apresentação na escola sobre o RPG Maker, talvez ainda traga alguns interessados.  Mesmo sendo só para colegas, ainda tem o quesito da divulgação boca-a-boca, então se um gostar concerteza irá falar para amigos e tudo o mais.  A escola é um ótimo lugar para divulgar o Maker também.

  Outra alternativa, acho que seria divulgar em sites grandes, pois no momento tem o mesmo numero de leitores que aquelas revistas das antigas.  O jeito é mandar aqueles jogos fodões feitos no Maker para o Baixaki e outros sites de tecnologia, garanto que dá para divulgar legal assim.

  Se pararem para ler todos os comentários acima, o RPG Maker, se depender dessas pessoas que comentaram, já está sendo bem divulgado: O Professor está mostrando para os alunos; O Aluno divulga para os amigos; Outro divulga pelo facebook; e outros.  Então se continuar assim, em breve, essa situação pode se reverter e voltar a ser como era antes.

Anos atrás, às revistas chamavam atenção por suas matérias voltadas para jogos caseiros. Estas colunas traziam para os leitores recheadas informações de jogos amadores feitos em casa. E despertavam atenção nas pessoas que não só jogavam um jogo profissional, mas ensinavam elas suas técnicas para se criar joguinhos. Este veículo de comunicação enfraqueceu,diga-se de passagem que sumiram das bancas.  Hoje, portanto, temos os fóruns. Às comunidades dão suporte, e a criptografação geral veio de externo para interno.  Ou seja, o que era para ser brincadeira doméstica virou um incrível mundo de rivalidades internas. Os fóruns  que antes davam suporte, aos amadores, aos necessitados, foi perdendo seu foco com tempo. E muitos, de fato, desapareceram. 

Neste meio termo; surgiram equipes tão profissionais que conseguiram lançar joguinhos fabulosos -digo, projetos incríveis- que nunca antes vistos no Rpg Maker. Alguns buscaram informações, como foi meu caso, e outros às informações foram até elas. Os veículos de comunicação digital hoje é muito vasto. Ondas chegam e vão para onde quiserem.  Temos aí Facebook, Msn, Celulares, por fim, os fóruns, os jornais virtuais, entre outros.  A triste realidade é que pessoas novas chegam esperando certos milagres, e muitos veteranos bons que empacaram com seus Mega-Tópicos e Projetos não conseguiram lançá-los por talvez falta de verba, ou material.   Porque chegaram quem sabe, no nível profissional que às ferramentas amadoras já não satisfaz. E milhões deles(as) simplesmente desapareceram. Foram buscar inovação. Alguns, casaram-se, outros morreram, outros ficaram, e a vida segue seu ciclo...

Entretanto, para àqueles(as) que sempre acharam que o Rpg Maker é apenas uma ferramenta recreativa, aqui estão até hoje! Dando suporte a bel-prazer!  Espero que ela dure mais e mais anos. Ou não.  Ou morra, como o Sega Saturno, como o Mega Drive, como o Super-Nintendo, ATÉ  alguma inovação melhor simplesmente surgir. Não é meu desejo,porque gosto deste mundo, mas é o mercado. Assim foi com o Ace, que virou febre da noite para o dia. 

25/02/2013 às 15:42 #12 Última edição: 25/02/2013 às 16:49 por King Gerar
Citação de: riepermaster online 24/02/2013 às 23:36
[...] Crónicas do Gerar [...]

Como é que é?  :grr:



Bem... eu sou da era Ace... heahuehauheua  :derp:

Bem, conheci o maker em uma bela tarde de verão, na qual,
após quebrar a cara com engines mais desenvolvidas, vi que
amava esses gráficos o modo antigo dos jogos, como os de SNES,
e então fui procurar programas para tentar desenvolver algo.
E em minha mente, creio eu que pensava do mesmo modo que um
novato hoje: que o programa ira ter tudo do jeito que eu imagino,
ai clico aqui e acolá e tcharã! Está feito um jogo!
Só que é ai que muitos se deparam, que não é bem assim.

No caso, a convivência com o maker é uma questão de ir amadurecendo.
Quanto à qualidade, duvido muito que algum novato de três meses
chegue a criar algo no mínimo bom, porém, os eles também (em
sua grande maioria), não tem a vontade de aprender primeiro para
então ir ganhando experiência. Por um lado, a disponibilidade dos recursos
de hoje favorece isso, pois tipo, "já existem tantos tiles, chars, battlers,
por aí, tudo que eu preciso. Pra que eu criaria mais?" e desse modo,
todo mundo só usando o que vem pronto, sem ao menos dar-se ao
trabalho de editar, lidamos com muitas mesmices por ai.

O que a gente também não pode desconsiderar é que: à cinco/seis
anos atrás, o contato com a internet não era tão fácil quanto hoje.
Geralmente, naquela época, quem tinha acesso eram caras mais
velhos, já "amadurecidos e responsáveis", que sabiam a relação
de esforço-resultado. Hoje, com a internet livre para bem quase
todo público, a gente vê aí criança de 12/13/14 anos (não generalizando),
que ainda não sabem dar duro em algo.

E... outro pontinho. A grande maioria desses novos makers não
se vislumbrou perante SNES/Mega Drive/Master System/Sega CD.
E se bobear, nem o Ps1 eles viram, então não vão admirar jogos,
que por mais épicos que sejam, tem um gráfico muito pior que
um GoW da vida, por exemplo, e como sabemos, hoje esse povo só
olha os gráficos...

Quanto à divulgar... não sei. É uma boa sim, afinal temos um ciclo de vida.
Mas não adiantaria muita coisa, "forçar" a virem conhecer o maker, se
ficarem uma semana e então desaparecerem. Todavia, acho que se a
cada 100 que a gente chamar, 1 vier e ficar, já é um bom progresso...





OFF: Canino uivante... pra fazer isso... eu... teria que ler...  :=p:

Citação de: King Gerar online 25/02/2013 às 15:42
Todavia, acho que se a
cada 100 que a gente chamar, 1 vier e ficar, já é um bom progresso...[/i][/color]

  É isso que eu acho mesmo, prefiro ter 1 membro com vontade de aprender do que 50 membros que buscam algo fácil e não tem mentalidade suficiente para aguentar as simples pressões que o Maker prega (se lê muitos usuários da MRM).

  O King e a menina acima que eu esqueci o nome falaram bonito, mas falaram só de como era, mas não como "ajudar nessa nova geração maker".  Acho que tinha que colocar o texto deles de introdução ao tópico. xD

25/02/2013 às 16:52 #14 Última edição: 04/12/2016 às 10:51 por NumPaD
Erro 404!
A mensagem não foi encontrada!