O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutorial Pintura Digital I - Criando sua Line-Art

Iniciado por Bieel, 18/06/2013 às 23:26

Todo tutorial feito por Pergoli, postado na CRM por BieelDesigner, com a permissão do autor.




1- Introdução



Iae pessoal, beleza?
Estavam me pedindo constantemente para criar um tutorial de pintura digital usando o Paint Tool SAI, eu até criei, com pressa e não saiu muito bom. Pretendo Refazê-lo dês de o início, dando ênfase desde a Line-art por cima do Esboço e até algumas técnicas de pintura digital. Como o tutorial está ficando extenso, vou dividi-lo em partes, e nessa primeira parte, aprenderemos tudo sobre a Line-art. Desculpem qualquer erro, ou se eu disser alguma besteira, me corrijam porque não sou profissional, só estou tentando ajudar. Vamos lá!
   Nele explicarei o básico sobre algumas ferramentas, camadas, etc. Mas fique tranqüilo, conforme a necessidade no nosso trabalho, explicarei melhor e você verão como a mesma funciona na prática.
Principais assuntos abordados no Tutorial I:



       
  • Esboço
  • Paint Tool SAI
  • Camadas
  • Ferramentas
  • Lineart

Resultado:
Spoiler
[close]






2- Esboço



O que é um Esboço?
Um desenho onde você expõe somente as dimensões e perspectivas do que vai desenhar para saber como colocá-lo no desenho final. Pode ser feito no papel onde será desenhado ou em outro como rascunho para servir de orientação.
Para esse tutorial, você já deverá ter um esboço, no meu caso, eu usarei esse:


                                                       
Gostouné?





3- Paint Tool SAI e suas Camadas



Vamos para o programa (que você encontrará o link para download no final deste tutorial) Paint Tool SAI, que para quem está começando, é uma ótima escolha. Não vou explicar ferramenta por ferramenta, talvez em outro tutorial, nesse, apenas as essenciais, mas isso não vem ao caso. Abra o programa, em seguida, seu esboço (File > Open).
E verá uma tela mais ou menos assim:







3.1- Camadas (Layers)
As camadas vão ser responsáveis pela organização dos seus trabalhos. Nelas você criará sua Line-art, a base da sua pintura, seu sombreamento, tudo.
Quando abrir seu esboço, a área das suas camadas estará assim:


No Paint Tool SAI, existem dois tipos de camadas:[/font]




3.11- Vector Layer (Camada Vetor)
As camadas "vetoriais" serão responsáveis pela Line-art do seu trabalho, geralmente usadas acima do Esboço. Nessa camada, você pode usar dentre todas as ferramentas, às mais usadas (por mim):





     3.111- Line (Linha)     
A ferramenta mais usada na composição da Line-art, com ela, faremos grande parte da nossa Line-art.
     



     3.112- Curve (Curva)     
Também usada na criação da line-art, é mais usada para circunferências.




     3.113- Pressure (Pressão)     
É de grande importância, pois é a ferramenta que lhe permite engrossar ou afinar a line-art, tornando-a mais natural.

Lembrando que as ferramentas acima, só serão selecionáveis, quando a camada usada, for "Vector".





3.12- Layer (Camada Normal)
Essa camada fica normalmente, entre o Esboço e a Line-art (Vetor), e é responsável pela pintura em si, na base, no sombreamento, etc. Com o tempo, você criará suas técnicas e usará às ferramentas a seu gosto, porem agora, vou ensinar como pintar usando as ferramentas Bucket, AirBrush e Marker:





     3.121- Bucket (Balde de Tinta)
O famoso balde de tinta, que preenche a área selecionada.




     3.122- AirBrush (Pincel de ar)?
Um pincel suave, usado para tirar a rigidez que normalmente da um ar de superficial no sombreamento.




     3.123- Marker (Marcador)
Um pincel um pouco mais rígido, usado em sombras mais definidas e com pouco degrade.
Lembrando que as ferramentas acima, só serão selecionáveis, quando a camada usada, for "Normal".






4- Criando sua Line-Art



Para começar, selecione a camada do seu esboço, e mude sua Opacity (opacidade), para mais ou menos 30% para poder visualizar bem o progresso de sua Line-art. Crie uma New Vector Layer (Nova camada vetor), depois de criada, dê um duplo click para nomea-la como Line-art. Faça o mesmo com o Esboço, mas obviamente, nomeie-o como Esboço:



Repare que ao mudar de camadas, às ferramentas ao lado também mudam:

 




4.1- Linhas Retas
Volte para sua Line-art, e selecione a ferramenta Line (Linha), o tamanho, é de sua preferência, e varia também, de acordo com o tamanho da imagem, eu costumo usar 0.7 e para chibis 2, mais vai de sua preferência. Agora vá clicando e formando pontos.
Faça isso em alguma parte do corpo, no caso, eu estou fazendo... No quadril
  :lolface:


Repare que as linhas ficaram todas retas, sem curva nenhuma. Vamos corrigir isso!




4.2- Linhas Curvas
Adivinha qual ferramenta usaremos? Curve? Errado! Talvez, mas não agora.
Continuaremos na ferramenta Line, mas agora, segure CTRL. Repare que ao segurá-lo, são mostrados os pontos que você usou para criar as retas, sem soltar o CTRL, clique no meio de uma das retas, e arraste-a:


Use essa técnica, para fazer as outras curvas e ficará mais ou menos assim:[/font]







4.3- Hora de colocar Pressão!
Depois de criar todas as linhas, ela vai estar praticamente finalizada, isso mesmo, praticamente.
Agora daremos um toque mais profissional a sua Line-art. Selecione a ferramenta Pressure (Pressão).
A Pressure, geralmente é usada quando há uma linha interna, muito rígida, ou em partes em que o sol é mais forte, onde a line-art, praticamente some. É ela que afina, ou engrossa sua linha. Não posso lhe dizer exatamente onde usá-la, pois varia de imagem para imagem, mas com prática, você saberá onde aplicá-la.
A seguir, uma linha com a ferramenta Pressure aplicada, e ao lado sem Pressure:



Faremos isso na nossa Line-art, abaixo alguns exemplos de onde apliquei Pressure:

Exemplos


Spoiler
[close]
[close]
Use onde achar necessário, e no final, terá algo mais ou menos assim:






Download



Clique aqui para fazer o Download do Paint Tool SAI
Galeria:


22/03/2022 às 23:42 #1 Última edição: 22/03/2022 às 23:45 por dianhua
Ótimas dicas!
Sobre a mesa digitalizadora XP-Pen Deco 01 V2 ( https://www.xp-pen.pt/product/690.html ) eu era capaz de usar Paint Tool SAI sem lag considerável.
eu tenho crescido usado para SAI e agora é meu programa favorito para pintar digitalmente.