O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Evil Seed

Iniciado por Cronus, 19/12/2012 às 20:30

19/12/2012 às 20:30 Última edição: 27/01/2013 às 20:47 por Cronus
Autor........ Cronus                     
Gênero..... RPG/Aventura           
Maker....... RPG Maker 2003       
Idioma...... Inglês                       
Início ....... 17/08/2012               
Status....... Em Desenvolvimento


Evil Seed é um jogo baseado na série de videogames MOTHER (Earthbound) criada por Shigesato Itoi e publicada pela Nintendo. O jogo foi feito para o evento "Halloween Funfest '12" do website Starmen.net que teve início em Outubro de 2012, e foi o vencedor do primeiro lugar na categoria audiovisual. Seus acontecimentos tomam lugar anos antes dos eventos do enredo de Earthbound. O jogo está sendo desenvolvido no RPG Maker 2003 e apesar de ter como proposta ser um jogo curto, ainda não possúi data prevista para o seu término.


Qual foi a coisa mais estranha, surpreendente, assustadora ou extraordinária que já te aconteceu? Já se perguntou o que faria caso se deparasse com eventos que não soubesse como explicar? Talvez já tenha imaginado muito, mas provavelmente sua vida é tão comum quanto a vida de qualquer outra pessoa. Podemos viver conformados com isso e apenas decidir se acreditamos ou não em algumas coisas, como por exemplo, acreditar que coisas extraordinárias podem acontecer com algumas pessoas que a princípio levavam uma vida tão comum quanto a sua.

Talvez você nunca tenha ouvido falar em eventos estranhos ou histórias extraordinárias, mas agora você tem a escolha de conhecer e mergulhar em uma delas. Agora, você tem em mãos um diário, o diário de um garoto normal vivendo dentro da normalidade. Ou melhor, talvez um garoto não tão normal assim mas que vivesse, ou tentasse ter, uma vida normal. Essa é a história de um garoto que se viu dentro de um pesadelo vivo e que aprendeu valorosas lições, que conheceu um lado da vida que apesar de incomum é mais normal do que se possa imaginar. É a história de um garoto com habilidades especiais, cujas não são o verdadeiro foco dessa trama e muito menos a causa da anormalidade dela.




"Agora, você tem em mãos o meu diário. Aqui transcrevi detalhes de uma breve jornada que você pode não acreditar, mas é o registro das coisas que vi e vivi. Qual foi o pior pesadelo que você já teve? Para algumas pessoas esta é uma pergunta fácil, mas para mim não era. Eu descobri que a vida é cheia de coisas que nós nunca seremos capazes de compreender, como amor, medo, morte ou a própria vida e seus planos. Mas o que isso tem a ver com pesadelos? Eu vou lhe contar, apenas continue lendo e esteja certo de que sua mente está em ordem."

Diário de um garoto, nota incial




Clique nas miniaturas para ver em tamanho maior.



SMAAAAASH!
Característica marcante dos jogos da série, o "Smash" dessa vez estará presente de uma forma diferente. Nosso protagonista descobriu uma nova forma própria de utilizar o PSI em seu benefício: canalizar os seus poderes psíquicos em suas armas. Um indicador de "Smash" estará presente nos combates e se encherá conforme você utilizar o comando de Atacar. Quanto mais você atacar, mais a energia será canalizada na sua arma, e quando o indicador estiver cheio você será capaz de utilizar um poderoso "Smash Attack" que pode salvar a sua vida em batalhas difíceis. Cada arma possúi um "Smash Attack" diferente, e vale lembrar que após a barra ser cheia ela pode desferir até 3 ataques antes de se esvaziar. Para voltar a encher a barra precisa estar vazia, então preste atenção nas cores!

Personagens de Assistência
Os Personagens de Assistência são amigos que poderão entrar no seu grupo ao decorrer da sua aventura. Apesar de não aparecerem no menu de status e não lutarem ao lado do seu personagem durante o combate, eles oferecem habilidades adicionais para lhe auxiliar de diversas maneiras. Dentre os benefícios que eles promovem estão habilidades capazes de abrir caminhos, a utilização de itens específicos que só esse personagem vai ter ou até mesmo te ajudar durante o combate com habilidades de suporte como cura.

Canetas
Com inspiração na característica de alguns jogos de survival horror, muitos itens serão limitados para que se saiba calcular a hora certa de utilizá-los. Talvez os mais importantes deles sejam as canetas, pois com elas você poderá gravar uma nova página no diário e salvar o jogo. Você só pode utilizar uma caneta uma vez, e é por isso que estes itens se tornam tão valiosos, fazendo com que seja necessário você saber o momento certo em que quer salvar a sua aventura.

Mais
Se você ainda não se convenceu a jogar, deixo uma pequena lista com mais algumas características do jogo:

  • Gráficos estilizados e originais,
  • Puzzles e Exploração de cenários,
  • Sistemas customizados,
  • Duração atual de cerca de 30 minutos ou mais,
  • Cenas inusitadas com um toque de humor,
  • Um homem escondido em uma lata de lixo,
  • Fantasmas, zumbis e arbustos ambulantes,
  • MR. SATURN,
  • E um pouco mais.


Atualmente a única versão disponível do jogo é a que foi enviada para o evento. Essa versão no entanto ainda contém muitos bugs e defeitos diversos como erros ortográficos, descrições de habilidades erradas e curva de experiência muito lenta. Uma versão com correções está em progresso e não tem estimativa para lançamento. Caso não queira esperar, a versão original se encontra disponível Aqui.

Lembrando que ainda se trata de uma versão incompleta e que não é necessário possuír o RTP pra jogar.


[box title=]Antes de algumas observações e agradecimentos, gostaria de deixar alguns comentários meus a respeito do projeto. Como já dito anteriormente, o projeto foi feito para um concurso e foi desenvolvido em menos de um mês. Infelizmente sobraram muitas lacunas e erros que eu gostaria de ter consertado, fora ter precisado improvisar algumas coisas com relação ao roteiro e encurtar algumas outras planejadas. Apesar de não ter ganho nas categorias gerais, ter ficado em primeiro lugar na categoria individual foi muito satisfatório e um bom incentivo, mesmo a experiência de ter trabalhado com o projeto já tendo sido muito proveitosa. Não tenho estimativa para uma versão completa do jogo mas é um desejo concluí-lo, afinal de contas me empenhei bastante de diversas formas para que pudesse fazer o maior e melhor que consegui.

Além disso, muitas vezes tive vontade de homenager Earthbound, que é um grande jogo e foi muito inspirador pra mim, e embora este projeto não tenha sido exatamente o que planejei já consegue atingir o meu objetivo nessa questão. Uma das minhas preocupações ainda é conseguir cativar não só os fãs da série mas também os que não nunca tiveram a oportunidade de conhecê-la. Trabalhar em cima dessa obra é uma tarefa difícil por conta de seu caráter simples e ainda assim profundo, algo feito com muita sutileza e inteligência. Por conta disso, uma das minhas grandes preocupações é fazer com que o meu jogo consiga trazer os elementos da série através da minha visão e estilo próprios mas sem perder a sua essência, e realmente espero que todos que joguem possam aproveitá-lo, por mais rudimentar que o jogo possa ser.

Finalizando, críticas, sugestões e opiniões diversas são bem-vindas pois vão me ajudar a melhorar e atingir a conclusão deste projeto. Farei o que estiver ao meu alcance pra melhorar o jogo e fazer da experiência de jogá-lo a melhor possível. Sintam-se à vontade para fazer perguntas a respeito e dar sua opinião, sou totalmente grato à vossa atenção mesmo que seja só uma passada pelo tópico. Muito obrigado e divirtam-se, abraços!


Agradecimentos


Suporte e material
CherryTree.at ...................... VGMusic.com   
Starmen.net ......................... Fruitmilk.xii.jp   
Spriters-resource.com ........... 7272.gejigeji.jp
ASCII .................................. Enterbrain       

Agradecimentos Especiais

  • Todas as pessoas dedicadas a produzir material relacionado à série "MOTHER" e comunidades de RPG Maker que frequento;
  • Aos meus amigos, família e todas as outras pessoas que sempre me deram apoio e acreditam no que faço;
  • A Nintendo, todos os desenvolvedores dos jogos originais da série e ao Sr. Shigesato Itoi;
  • A você que leu este tópico, por ser um ser humano incrível!

  "Evil Seed" é uma obra ficcional independente sem fins lucrativos e sem o intuito de ocasionar danos de qualquer tipo. Todos os títulos, personagens e imagens da série original são de autoria de seus produtores. Você não deve alterar ou redistribuir este trabalho modificando a sua autoria ou lhe atribuindo interesses comerciais.
[close]
[/box]


Oh, Mr.Cronus de volta a ativa :3, comunidade brasileira maker agradece ^^, bom na velha e clássica engine 2003, a minha favorita em relação a baixar jogos completos ^^. Sendo sincero a série Earthbound eu nunca joguei, na realidade eu joguei poucos jogos, mas sei da fama da franquia e também conheço o estilo de jogo, provavelmente será um game que eu jogue caso você complete esse projeto, não sei se é necessário ter algum conhecimento da série para jogar o seu jogo, se for eu farei isso.

  Bom acho que o que eu direi, 95% do restante do pessoal dirá, e é algo que eu espero de um excelente pixel-artist, os gráficos, eles estão muito, mas muito show, simplesmente se queria sair do "look" do rpg maker, e entrar no estilo gráfico da série Earthbound, bom você conseguiu, e em conjunto, eu precisaria ver os vídeos, mas aparentemente os sistemas seguem o mesmo nível de gráficos que foi feito nesse projeto. Talvez os gráficos foram ripados, o que tira a originalidade, porém não a beleza da obra total, isso você pode me responder depois :), e tudo está se encaixando, se eu for bem crítico e ficar aqui mais uns 20-30 minutos acho que vou achar alguns deslizes, porém no total está fueda, parabéns pelo projeto, e espero que consiga termina-lo :D

Bem, acho que não preciso comentar o que você mesmo já sabe.

Mas tenho uma dúvida :

O diário terá uma única escolha? "...agora você tem a escolha de conhecer e mergulhar em um deles..."

Confesso que não compreendi muito bem. Você terá direito de escolher qual história fará, ou será uma padronizada para o protagonista ( e daí desenvolve-se a história ) ?

Abraços, velho amigo.
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

De fato, são projetos como esse que a MundoRpgMaker deveria deixar no portal bem estampado pra todo mundo ver o que é um jogo bem feito no rpg maker.

Muito bom mesmo.
Você é tão rico em todos os detalhes e é isso que faz diferença nos seus jogos, meus parabéns .

Opa, acho que o tópico ficou um pouquinho morto por um tempo, então sinto não ter respondido antes. Mas desde já agradeço os comentários de todo mundo aqui.

Raizen: Bem, acho que é perfeitamente possível jogar e entender o jogo sem ter jogado os outros jogos da série, afinal o meu não se trata de uma continuação nem nada do tipo. Algumas coisas são referências a outros jogos (a trama principal é relacionada com eventos do Earthbound/Mother 2) mas não é nada que você precise conhecer antes pra conseguir entender. No máximo acho que o estilo do jogo pode parecer um pouco estranho pra quem não conhece, mas nada de mais.

Com relação aos gráficos, acho que o princípio de "originalidade" tá na sua concepção e na sua forma de criar algo que tenha uma cara própria, e não só depende dos gráficos que você usa (se for assim nenhum jogo de RPG Maker é original, afinal todo mundo usa material ripado ou os mesmos recursos!). Mas bem, apesar de eu ter usado como base pro estilo muito material ripado dos jogos originais, quase tudo foi editado por mim. Os tiles mesmo eu praticamente refiz, dei uma repaginada e melhorei um pouco a qualidade, fora que muitos gráficos de personagens e todos os gráficos de monstros fui eu mesmo quem fiz.

Pozinho: Haha, não se engane. Esse trecho na verdade é só um elemento da narrativa, não é necessariamente um aviso de que você vai ter escolhas de caminhos diferentes pra seguir no jogo.

Tanatos: Obrigado pelo elogio! Acho que é justo o jogo não merecer tanto destaque, afinal de contas ele ainda não está completo nem nada (embora saibamos que tem muita coisa que faz sucesso se baseando só em imagens e promessas, mas não vem ao caso). Meu objetivo também não é que o jogo seja super famoso nem nada, afinal de contas meu objetivo primordial foi participar de um concurso em uma comunidade de fãs. Então se eu conseguir terminá-lo não só agradar os fãs de Earthbound que jogarem, mas também consgeguir convencer quem não conhece a jogar algo da série, já vou estar muito satisfeito.

Sped RvdD: Obrigado, é sempre animador ouvir esse tipo de coisa. Sempre tendo dar o melhor de mim com relação aos detalhes (muitas vezes até me impede de terminar um jogo), mas fico muito satisfeito que possam apreciar isso.




Bem, aproveitando pra dar uma pequena atualizada, gostaria de dizer que o projeto se encontra parado. Não, eu não cancelei ele nem nada, só ando um pouco mais ocupado com atividades paralelas e precisei deixar esse jogo em especial um pouco de lado. Mas espero voltar a trabalhar nele quando a inspiração bater na porta.

Apesar disso, ainda tem umas coisinhas novas pra mostrar! Primeiro deixo uma imagem de uma área nova que ainda não é jogável na demo:


E agora, só pra fazer um pouco de mistério, trago pra vocês dois dos últimos inimigos que foram feitos:


É, bem, eu não vou falar pra vocês o que eles são. Então sintam-se a vontade pra usar vossa imaginação!

Finalizando, agradeço muito pelos comentários e também por todo mundo que baixou o jogo ou pelo menos dedicou uns minutos pra ler o tópico. Espero poder ter mais atualizações em breve, um abraço.

Concordo com o Tanatos ,fico daora o projeto.
engenheiro de software e designer aposentado

Que legal, eu comecei a jogar Earthbound Zero/Mother a alguns dias atrás, e depois de ver esse projeto, estou muito mais animado com a série.
Sério, achei muito incrível esse seu projeto. :XD:

E uma duvida, serão apenas 30 minutos de duração em média mesmo, ou você tem planos em aumentar esse tempo?
Eu acho que séria algo ótimo investir mais tempo de duração do jogo num projeto como este.
Mas provavelmente você deve ter motivos para querer que seja um jogo curto, então não chego a achar disso um problema, só estou perguntando por curiosidade mesmo. :)
Deem uma olhada na minha ideia para o meu futuro projeto.
Espectrofobia
Críticas construtivas e elogios são muito bem vindos.

Novidades no projeto Cronus? admiro bastante este trabalho gráfico realizado, é muito lindo. Quando eu tiver tempo quero ter a oportunidade de jogá-lo, para testar as mecanicas, pois nas parte visual me cativou bastante  :ok:/font]



Rageo: Antes de mais nada, obrigado pelo comentário e pelo interesse no projeto. A respeito da duração, 30 minutos é uma estimativa "mínima" pra essa demo disponível, a versão completa do jogo obviamente teria duraria umas 2 ou 3 vezes mais, haha.

Cezar: Fico feliz que tenha gostado do jogo. Por enquanto ainda não tenho novidades sobre o Evil Seed, nos últimos meses acabei ocupado com outras coisas paralelas ao jogo, portanto não mexo nele já faz um tempo. E bem, o jogo não possúi nenhuma mecânica muito diferente de um jogo tradicional, no máximo alguns pequenos atrativos que estão descritos no tópico, mas espero que possa achar o jogo divertido apesar disso. Obrigado pelo comentário!

Belíssimo projeto eu como grande fã da série Mother. (Tanto que tenho o Earthbound para Super Nintendo)
Eu também tenho acompanhado a criação do Mother 4 um Fan game que já esta em um processo bem avançado.
Eu baixei a demo e gostei muito de joga-lá, e com certeza será um belo projeto.
Espero que possa nos trazer novidades sobre o projeto Cronus.
Estarei a acompanhar o projeto de perto.
Parabéns pelo projeto.
Um abraço.

Faalco!~





Mother 4:
Spoiler
[close]

O Bacana é que mesmo sem conhecer o Projeto seu tópico me chamou atenção.
Mas digo, não é mais facil trazer as informações pra cá do que usar Spoilers do Site? Porque pra poder acompanhar seu projeto é preciso conhecer/ler/entender o outro.

É isso eu gostaria de conhecer o projeto mas pelas informações do tópico, seria melhor :ok:

Faalco: Obrigado pelo comentário, é bom saber que alguém que curte a série original também possa gostar de um fangame da mesma. Sobre o Mother 4, eu já venho acompanhando o projeto faz um tempo, até pensei em me candidatar pra uma vaga de spriter quando abriram as inscrições mas acabei desistindo da idéia, haha. Definitivamente é algo pelo qual qualquer um que tenha curtido algum jogo da série esteja esperando pra poder jogar, ainda mais havendo o anúncio do próprio Itoi de que futuros jogos pra série (ou pelo menos um Mother 4 oficial) não estão nos planos pra acontecer.

Magic D: Acho ótimo que tenha conseguido simpatizar com o jogo, afinal de contas uma das propostas de qualquer coisa que carregue o estilo "Earthbound" é ser carismático. E bem, não julgo necessário colocar as informações dos jogos originais no tópico do meu, primeiro porque a função do link já é indicar uma página onde o interessado possa conhecer mais a respeito, segundo que pra jogar e entender o meu jogo não é necessário que se tenha jogado algum título da série. Apesar de haverem algumas conexões com a série, o Evil Seed tem uma história independente, não é uma continuação direta nem nada do tipo, ou seja, ele tem a própria história e o jogador não precisa saber de alguma outra história pra poder entender ele antes.

Também não sou fã de ficar lotando tópico com informações irrelevantes quando não é necessário só pra parecer que tem mais coisas, como já falei, a função do link (que é da wikipedia) serve justamente pra quem tiver interesse em conhecer um pouco a respeito da série. Então não faria sentido ou sequer teria muita diferença copiar e colar algo a respeito no meu tópico  :ok:

Certamente Cronus, vou acompanhar por aqui então.
Boa sorte com o projeto cara :ok:

Olá Cronus!
Acabo de baixar o Evil Seed para poder jogar e comentá-lo! (felizmente, é bem leve e assim poderei ter o prazer de jogar uma obra sua!^^ yay).
Adorei a premissa, tenho certo interesse na Série Mother, porém infelizmente não terminei Earthbound (ainda estou com o save state aqui nas primeiras horas de jogo. Não continuei porque tenho tantas coisas pra fazer @.@, que tirei a prioridade de animes e jogos por uns tempos.)
Uma pergunta, neste jogo há muitos "spoilers" que possam entregar grande parte dos acontecimentos do Earthbound? Pergunto porque como já mencionei, preciso terminar o original antes, caso sua série apresente várias referências canon fortíssimas ao conteúdo do Earthbound. Caso o contrário, irei jogar Evil Seed primeiro.
Bom, de qualquer forma, estou muito tentada a jogar :P, então espero que as referências sejam geniais mas não muito spoilerificas pro de SNES @.@
E ah, bom tópico! Adorei as imagens, o jogo está visualmente belo O.o, e pelo visto deverá estar bem eventualizado também. Gostei dos sistemas, simples, mas já despertou o meu interesse.
Enfim, sucesso Cronus! Parabéns pelo projeto!


Kisses and Goodbye!
Gifts:
Danti | Misty