O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Resultado - Gladiador Makers vs Desafiante SimonMuran

Iniciado por Sotelie, 01/11/2014 às 13:37

01/11/2014 às 13:37 Última edição: 11/11/2014 às 13:41 por Alisson
[box class=windowbg2]




» APRESENTAÇÃO

Bem-vindo ao Colosseum! O duelo está marcado para o dia 10/11, onde vocês presenciarão um grande duelo entre os membros Makers e SimonMuran pelo posto de Gladiador da Luta de Cenários!

Confira as últimas palavras dos lutadores:

[box class=plainbox]
Gladiador Makers:
"We are losing boys, come on!!!"

DesafianteSimonMuran:
"E ao estandarte vermelho da nossa gloriosa Pátria Serei sempre e incondicionalmente fiel!"
[/box]


» DETALHES DO COMBATE

Então vamos logo ver os detalhes do combate:


  • Tema: Casa interior;
  • Tipo: Festa de Halloween;
  • Tamanho: Nada maior que 40x40.
  • Prazo de Entrega: 10/11/2014
  • Premiação: 30 ouros ao vencedor e 15 ouros ao perdedor, além do cargo de Gladiador.


QUE COMECE A DISPUTA!


[/box]

[box class=windowbg2]


FINAL DE DUELO


O Desafiante SimonMuran ficou esperando na arena, porém seu adversário não apareceu.
Mesmo assim, o trabalho do nosso desafiante foi de tirar o fôlego.

Confira abaixo o que nos foi apresentado neste duelo.

» AVALIAÇÃO DO MESTRE



Notas

Harmonia: 10
Ambientação: 10
Gráficos: 10
Proporções: 10
Iluminação: 9,0
Geral:
9,8

Nota Final

9,8



[box class=windowbg]
Foi bem triste que o Gladiador não tenha comparecido á batalha, mesmo assim o mapa do nosso desafiante foi
surpreendente, principalmente para fim de Halloween, já que coincide com o tema de forma estupenda.

[user]SimonMuran[/user]: Eu achei incrível como os objetos foram inseridos ao mapa. Pumpkins para todo o lado, principalmente pelo lado de fora que ficou demais. Outros pensariam em colocar árvores secas e sinistras, mas como é festa de halloween você fez a escolha certa em deixar o cenário um tanto vivo.
Como esperado do nosso Simon, nenhum objeto está onde não deveria estar, fora que os gráficos não foram ruins para  o tema. O efeito aplicado ao mapa também deixou ele em um clima interessante.
Está uma festa incrível e bem formal mesmo, com um show(seria teatro?) no fundo e todos os outros cômodos divididos de forma sensacional.
Mas uma coisa que sinto falta é de uma iluminação bem mais trabalhada ao mapa. Como por exemplo, aguçar as luzes de velas e outras fontes de luzes, criando um efeito mais interessante á ele...
No mais, eu gostei bastante do mapa. De acordo com o tema proposto, você conseguiu criar algo criativo e digno de estar ali(em tão pouco tempo).




[user]Makers[/user]: Infelizmente o Gladiador não pôde enviar o mapa. De acordo com ele foi por falta de tempo e vontade de fazer o mapa. É lamentável que estejam acontecendo tantos w.os, mas devemos ver que os trabalhos apresentados estão sendo impressionantes.
[/box]


» O GLADIADOR

O desafiante SimonMuran derruba o gladiador Makers por w.o  assumindo o posto de Gladiador!

Parabéns pela conquista, e veja os comentários da platéia sobre sua disputa!


[/box]

11/11/2014 às 13:47 #2 Última edição: 11/11/2014 às 13:50 por Makers
É, parabéns Simon. Apesar de não ter gostado do seu mapa, você venceu com
uma nota já esperada por mim. O mapa mal ter iluminação e ganhou 9.0 ? Tá bom. Uma taverna? Não era pra ser uma casa?

Mais nada a falar...
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 11/11/2014 às 13:47
É, parabéns Simon. Apesar de não ter gostado do seu mapa, você venceu com
uma nota já esperada por mim. O mapa mal ter iluminação e ganhou 9.0 ? Tá bom. Uma taverna? Não era pra ser uma casa?

Mais nada a falar...


Infelizmente concordo com você quanto a illuminação e a ser "casa".
Mas mesmo assim avaliando sem iluminação eu daria um nove. O mapa ficou bem legal, mas a interpretação de casa vai de cada, temtanta casa que é bar conjunto.( mas acho que no caso deveria dar mais detalhes do que ser casa)

Bem, pelo menos a fila tah andando... espero um global(o de varios participantes ao mesmo tempo) :v
  

11/11/2014 às 14:00 #4 Última edição: 11/11/2014 às 14:02 por Alisson
Makers, se for parar para analisar bem, ele tem sim iluminação.
Sabe...alguns makers estão acostumados a ver a iluminação básica sendo apenas um layer aplicando uma cor escura e ir apagando com a borracha, mas não é apenas isso que é considerado iluminação.
Se você ver, perceberá que existe uma camada de cor macabra/escura no mapa, sem falar na luz das janelas do lado de fora.
E pode ser mínimo, mas tem um pequeno sistema de sombreamento nele que deve ser levado em conta em alguns lugares.

Sobre o tema: Casa Interior. Eu não vejo o mapa como uma taverna, acho que tá mais pra uma mansão mesmo...como o Falcon disse, varia de cada um.

Edit: Felipe, eu vou ver se faço um global dependendo das circunstâncias, mas tenho que ver quantos membros ativos estão na fila...

11/11/2014 às 14:50 #5 Última edição: 11/11/2014 às 15:21 por Alisson
Foi uma vitória triste por ter sido wo, mas ainda sim é uma vitória, mas percebi que o makers e o felipefalcon analisaram meio equivocadamente o mapa, vou deixar abaixo em spoiler algumas explicações sobre o mapa, porque vi
que ficaram em dúvida sobre algumas coisas, enfim espero que leiam e analisem mais uma vez... serve também para quem
achou demais as notas, ou algo assim, e sobre as especificações, interiores pode ser interior de qualquer coisa, casa, caverna taverna celeiro, qualquer lugar..

Fiquei impressionado com a nota, esperava algo em torno de 9,2 mas 9,8 me surpreendeu bastante, acho que todo
meu esforço e as 6 horas de trabalho foram bem colocados no mapa, enfim foi um tema muito complexo, caraca eu nunca fiz um mapa com essa
temática kkkkk, gastei longas horas fazendo rascunhos e elaborando cenários mas valeu a pena  :XD:

Spoiler
Sobre o mapa:
Bem, não gosto nada de explicar oque quis colocar ao mapa, mas como makers e o felipefalcon ficaram meio em dúvida sobre algumas coisas que estão no mapa, e sobre a nota que foi colocada sobre determinadas coisas, eu vou explicar
mostrando oque fiz no mapa, vamos lá.

Primeiro quero dizer oque queria com esse mapa, queria fazer algo festivo, alegre e diferente dos demais halloween's que vejo onde tem apenas múmias  fantasmas e teias de aranha, ok começaremos por aí, queria fazer uma festa de halloween,
mas quem comemora halloween, sempre são os humanos certo? porque não dessa vez não inovar e colocar monstros para comemorar? afinal a festa tem características deles, bem uma festa deve ser em um lugar cheio, uma taverna por exemplo, sim ali é uma mansão, festas tem muitas pessoas, no caso monstros, festa também em algumas ocasiões tem uma pequena peça teatral ou algo, como consta ali, e uma festa também deve ser enfeitada da maneira correta, como pode ver há forcas simbolizando morte, e abóboras por todo o interior, criei tudo isso para conseguir boas notas sobre a harmonia e ambientação

Sobre os gráficos: bem não preciso dizer muito, celianna, rtp e pandamaru deram vida a isso, além de alguns efeitos de iluminação que colaboraram para ganhar uma boa nota nesse quesito também.

Proporções: eu sempre bato nessa tecla, RPG Maker VX/ACE não se deve fazer cômodos grandes, se for, tenha certeza de que oque você vai colocar vai preencher bem o grande espaço, e foi oque eu fiz, preenchi as salas da taverna com mesas, isso preencheu bastante o mapa, que não ficou tão vazio mas também não tão lotado, uma média.

Iluminação: Eu me importei muito com a iluminação, explicarei sobre ela, bem, como o mapa é sobre uma festa de monstros sobre o halloween, como eu poderia esquecer a iluminação? tomei muito cuidado com essa parte, pois o próprio halloween já é algo meio de mistério, suspense, terror, então não poderia colocar uma iluminação escura, pois isso esconderia o palco, as mesas as pessoas e eu perderia na harmonia, mas também não poderia colocar nada claro, porque não combinaria com o tema halloween, ou seja, perderia um pouco na harmonia também então eu fortaleci  os tons escuros, para dar uma "profundidade" no mapa, fiz pequenos pontos chamativos de luz nas velas, abóboras e outros pontos,
coloquei um blur para dar uma desfocada e realçada nas cores claras nos tons fortes e uma acinzentada nos tons escuros, com isso conseguiria deixar o ambiente, claro, mas com algumas pequenas características de terror como partes escuras e etc, bem foi isso...

Não quero dar uma de "profissional" ou mostrar que fiz um "trabalho perfeito e super técnico" não, nada disso cometi erros visíveis na iluminação por exemplo e isso é normal, estou aqui no coliseu justamente pra isso, pra pegar novos temas e tentar desenvolvê-los da melhor maneira possível pra me ajudar com meus próprios mapas, aprendo sempre, então estou mostrando aqui os pontos do mapa, para que dúvidas e suspeitas de que eu estaria sendo favorecido com nota altíssimas... isso é ofensivo para mim e para o Alisson.[/color]
[close]

Citação de: SimonMuran online 11/11/2014 às 14:50
Foi uma vitória triste por ter sido wo, mas ainda sim é uma vitória, mas percebi que o makers e o felipefalcon analisaram meio equivocadamente o mapa, vou deixar abaixo em spoiler algumas explicações sobre o mapa, porque vi
que ficaram em dúvida sobre algumas coisas, enfim espero que leiam e analisem mais uma vez... serve também para quem
achou demais as notas, ou algo assim, e sobre as especificações, interiores pode ser interior de qualquer coisa, casa, caverna taverna celeiro, qualquer lugar..

Fiquei impressionado com a nota, esperava algo em torno de 9,2 mas 9,8 me surpreendeu bastante, acho que todo
meu esforço e as 6 horas de trabalho foram bem colocados no mapa, enfim foi um tema muito complexo, caraca eu nunca fiz um mapa com essa
temática kkkkk, gastei longas horas fazendo rascunhos e elaborando cenários mas valeu a pena  :XD:

Spoiler
Sobre o mapa:
Bem, não gosto nada de explicar oque quis colocar ao mapa, mas como makers e o felipefalcon ficaram meio em dúvida sobre algumas coisas que estão no mapa, e sobre a nota que foi colocada sobre determinadas coisas, eu vou explicar
mostrando oque fiz no mapa, vamos lá.

Primeiro quero dizer oque queria com esse mapa, queria fazer algo festivo, alegre e diferente dos demais halloween's que vejo onde tem apenas múmias  fantasmas e teias de aranha, ok começaremos por aí, queria fazer uma festa de halloween,
mas quem comemora halloween, sempre são os humanos certo? porque não dessa vez não inovar e colocar monstros para comemorar? afinal a festa tem características deles, bem uma festa deve ser em um lugar cheio, uma taverna por exemplo, sim ali é uma mansão, festas tem muitas pessoas, no caso monstros, festa também em algumas ocasiões tem uma pequena peça teatral ou algo, como consta ali, e uma festa também deve ser enfeitada da maneira correta, como pode ver há forcas simbolizando morte, e abóboras por todo o interior, criei tudo isso para conseguir boas notas sobre a harmonia e ambientação

Sobre os gráficos: bem não preciso dizer muito, celianna, rtp e pandamaru deram vida a isso, além de alguns efeitos de iluminação que colaboraram para ganhar uma boa nota nesse quesito também.

Proporções: eu sempre bato nessa tecla, RPG Maker VX/ACE não se deve fazer cômodos grandes, se for, tenha certeza de que oque você vai colocar vai preencher bem o grande espaço, e foi oque eu fiz, preenchi as salas da taverna com mesas, isso preencheu bastante o mapa, que não ficou tão vazio mas também não tão lotado, uma média.

Iluminação: Eu me importei muito com a iluminação, explicarei sobre ela, bem, como o mapa é sobre uma festa de monstros sobre o halloween, como eu poderia esquecer a iluminação? tomei muito cuidado com essa parte, pois o próprio halloween já é algo meio de mistério, suspense, terror, então não poderia colocar uma iluminação escura, pois isso esconderia o palco, as mesas as pessoas e eu perderia na harmonia, mas também não poderia colocar nada claro, porque não combinaria com o tema halloween, ou seja, perderia um pouco na harmonia também então eu fortaleci  os tons escuros, para dar uma "profundidade" no mapa, fiz pequenos pontos chamativos de luz nas velas, abóboras e outros pontos,
coloquei um blur para dar uma desfocada e realçada nas cores claras nos tons fortes e uma acinzentada nos tons escuros, com isso conseguiria deixar o ambiente, claro, mas com algumas pequenas características de terror como partes escuras e etc, bem foi isso...

Não quero dar uma de "profissional" ou mostrar que fiz um "trabalho perfeito e super técnico" não, nada disso cometi erros visíveis na iluminação por exemplo e isso é normal, estou aqui no coliseu justamente pra isso, pra pegar novos temas e tentar desenvolvê-los da melhor maneira possível pra me ajudar com meus próprios mapas, aprendo sempre, então estou mostrando aqui os pontos do mapa, para que dúvidas e suspeitas de que eu estaria sendo favorecido com nota altíssimas... isso é ofensivo para mim e para o Alisson.[/color]
[close]

Ninguém falou de vantagem, só questionamos a nota de um ponto"iluminação".
Juro que se você não falasse que fez os troço todo de parallax para mudar os tons e talz. Eu acharia que essa é a cor própia do tile, e que você só iluminou as coisas(velas,etc).

Eu gostei do mapa, e muito.

E deixo aqui uma sugestão para próximas batalhas. Colocar mais detalhes do ambiente, pois neste era "Casa Interior" e não só "Interior" pois acho que o tema é justamente para igualar os mapas no sentido de fazerem o mesmo local.(por exemplo quando colocam tema taverna, ai os dois fazem uma taverna)
  

Eu entendo seu ponto, Felipe. Mas acontece que o tema "interior" é algo de sentido geral. Como por exemplo, um laboratório, um esgoto, um escritório, uma sala de armazenamento de conteúdo militar, são um exemplo de coisas que se encaixariam no sentido interior que faria uma confusão, então eu achei que se colocasse apenas "Casa Interior" as coisas pudessem fazer mais sentido para os mappers. Casa também é um sentido geral, pois pode ser constituída de qualquer moradia ou local habitado por seres humanos ou não, como por exemplo: Casa normal, Taverna(Nas tavernas antigas existiam camas no andar de cima para forasteiros), mansão e outros afins.
Novos temas virão, então quem estiver na lista prepare-se :malvado:

 Sei que não sou muito participativo nesta comunidade e talvez nem tenha moral suficiente para abordar este tema/evento, mas gostaria de reservar um espaço para dar uma opinião quanto ao mapa vencedor. Como é um evento de cenários eu talvez possa usar o que sei sobre cômodos e decoração para fotografias para dar uma visão talvez um pouco diferente, mesmo sendo um completo amador no assunto.(Ainda!)

Primeiro deixo claro que não tenho experiencia na criação de mapas e dificilmente conseguiria criar algo próximo ao resultado do vencedor que inclusive ficou incrível! Segundo, minha opinião será baseada em termos de cena, fotografia e concordância. E por último mas não menos importante, não estou desmerecendo trabalhos! Sinceramente falando, acho que o mapa do SimonMuran deveria ter recebido nota dez ao invés do atual resultado.


Novamente, preciso parabenizar o trabalho do SimonMuran pois o resultado ficou incrivelmente bonito e caprichado. Infelizmente notei alguns detalhes que ficaram estranhos e simplesmente não condizem com a cena em si. Tentei levar em consideração a temática(Fantasia, Halloween) e também o publico presente na curta porem tem coisas que simplesmente não se encaixam!
Começo pela impressão inicial que me passou: Uma taverna subterrânea cujas as janelas exteriores deixam passar mais iluminação do que o interior possui. A intensidade da luz que a janela mostra não condiz com a realidade do interior de maneira alguma! Seria necessário ou aumentar a intensidade das cores do interior, criando um aspecto mais amarelado, ou então diminuir a força da luz que esta sendo jogada para fora da taverna pelas janelas.

- Uma entrada pequena com duas escadarias. Não esta errado mas sim um pouco estranho levando em conta a primeira visão que teríamos ao entrar neste lugar com uma perspectiva real/3D. Isso talvez seja algo pessoal mas acredito que ficaria melhor ou com uma escadaria exterior(entrada subterrânea a taverna) ou uma ala de entrada um pouco maior e com uma escadaria única.

Falaram sobre a profundidade e queria comentar isso também. A forma que os tilesets foram escolhidos dão a clara sensação de profundidade sim, mas a iluminação não esta inclusa neste pacote. Harmonia não se perde ao aplicar sombras na sua quantidade certa! O estúdio que visitei aqui em são paulo serviu perfeitamente para entender como cenas ou montagens para revistas funcionavam e até consegui umas dicas de alguns nomes por la xD. Mas voltando ao tópico, a cena aqui tem iluminação de objetos mas não tem iluminação ambiente. Note que são duas coisas diferentes! Vou usar uma imagem que a própria CRM selecionou para o tópico Screenshot da semana:

Spoiler
[close]

Escolhi essa imagem por ser o exato oposto da sua. O tileset dela não deixa muito evidente a profundidade do mapa mesmo que a intenção esteja ali e nós consigamos notar.(inclusive a ponte ficou parecendo estar no andar abaixo do restante do mapa xD) A iluminação por objetos não esta presente mas a ambiente, sim. Tenho a leve sensação de profundidade na imagem por causa dela e não sinto que houve quebra de harmonia em nenhum local da imagem. Um detalhe que deu para notar foi o uso de FOGs(note o barco).
O que quero dizer neste texto é que você não precisa adicionar luzes extras ou colocar uma layer de #000000 nos cantos da cena, apenas tente dar uma sensação mais obvia que existe luz dentro da taverna e ela tem um papel que não se limita a deixar tudo quente e confortável aos visitantes.

Por fim eu vou admitir que não procurei ver os eventos de cenários anteriores mas gostaria de registrar um pedido aqui aos organizadores. Se possível, limitem a forma que o evento de cenário deve ocorrer. Eu acho parallax mapping muito bonito e da um aspecto muito profissional aos jogos, porem os jogos de RPG Maker perdem um dos seus aspectos neste processo. Claro que isso vai muito do gosto do pessoal mas vou citar um exemplo! Tem dois makers que admiro muito na questão de criar cenários! A Luchi, criadora do jogo Enelysion e é claro, o próprio SimonMuran!(Sim, você mesmo! XD)

Apesar disso, gosto de ambos citados mas por razões diferentes. Enquanto o SimonMuran mostra uma habilidade incrível com o Parallax Mapping, a Luchi tem uma facilidade incrível na criação de cenas dentro do RPG Maker. Ela encosta no photoshop apenas para criar uma iluminação BEM fraca e utiliza fogs  para complementar o trabalho, nunca exagerando em nada, isso só fez crescer o respeito pelo trabalho dela.

Ficou meio offtópic isso então indo direto ao ponto, seria interessante eventos de cenários que limitassem o que os participantes deveriam usar na criação do cenário, seja ela apenas parallax ou apenas recursos dentro do maker, obvio que anulando qualquer esperteza como tile clumping ou scripts que permitam aglomerar tiles in-game. Digo isso pois apesar de gostar MUITO do trabalho da Luchi, se houvesse uma disputa entre ela e o SimonMuran, assim como é atualmente, tenho certeza que ela estaria na desvantagem pois o Simon faz um trabalho divino com parallax e cai entre nós, parallax quase sempre se sobrepõe a mapeação normal e tenho quase certeza que eu votaria no mapa do Simon. XD

Talvez isso ajude a balancear um pouco os confrontos e evitar desistências por pré-comparação de trabalhos!(Cai entre nós, se eu recebesse uma mensagem dizendo que o Simon queria me desafiar para uma disputa de cenários, eu mesmo ia na casa dele já entregar o premio antes da hora! XD E Simon, abração cara! Te admiro pra caramba.)

Bem, é isso. (Não imaginava que tinha escrito tanta coisa, lol)

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Grande Simon, devo dizer que aprecio muito o seu trabalho, e sempre acompanho a sua evolução com o maker, principalmente na área de mapeamento, e devo admitir que seu mapa ficou show cara, a ideia de uma festa para monstros foi bem criativa, e o mapa em si foi bem trabalhado, se preocupou com os mínimos detalhes das abóboras e velas e também não deixou espaços vazios, no geral a harmonia ficou boa e conseguiu criar um clima de festa mesmo,  que era o tema proposto.

Quanto ao tema "casa interior", que muitos estão na dúvida, apenas imaginem esse mapa sem as bebidas e sem as mesas, o que sobra?
Apenas uma sala grande, o que pode-se entender muito bem que é uma mansão, e não uma taverna, muitos esquecem que se é uma festa, o cenário foi modificado para fazer a festa, as bebidas e as mesas estão ali pois está havendo uma festa, e outra, se fosse uma taverna, onde estão os garçons? pois é, não vejo nenhum!

Bom, com tudo isso podemos concluir que o Simon pensou em tudo, portanto mereceu a nota ser alta sim, e ótima avaliação do Alisson por notar todos esses pontos que muitos passam despercebidos.

Portanto Simon, merecida vitória, uma pena apenas que foi por W.O, mas está de parabéns pelo mapa, abraços
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Mesmo sendo por W.O o resultado do trabalho foi incrível e o feedback do pessoal também foi espetacular. Agradeço á vocês por isso.
Também parabenizo bastante o Simon pois o admiro bastante por se preocupar com os detalhes do mapa e pela enorme capacidade de se preocupar com os espaços contidos nele. Devo dizer que são essas coisas que me inspiram a mapear e inspiram tantos outros membros a mapearem também.
Também gostaria de parabenizar o nosso grande Makers por ter segurado tão bem o cargo, e que volte á guerra o/
Vou deixar em aberto por mais tempo antes de iniciar o próximo duelo. Enquanto isso eu penso um pouco sobre fazer um vsWorld para acelerar a fila e no que fazer. Também queria pedir para que os membros que estão na fila permaneçam ativos, pois estes serão os escolhidos para a guerra.


Não se esqueçam: Aquele que mapeia tem a mesma função daquele que pinta uma obra de arte.

Comentários feitos. Vem aí uma grande disputa. Boa sorte á todos.