O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Duvida sobre uso de material de jogos comerciais

Iniciado por Valgard, 16/01/2014 às 13:17

16/01/2014 às 13:17 Última edição: 14/11/2015 às 14:02 por Vash
Estou desenvolvendo um projeto sci-fi sem fins lucrativos e estou com duvida sobre a utilização de prints do editor de chars do jogo "Mass Effetc", queria tirar umas prints de personagens criados no jogo, editar no photoshop e usar como Big Faces no VX ACE, lembrando que seriam apenas de personagens editados por mim, não de cenas do jogo, só da face na parte da criação de personagem, será que tem algum problema com isso já que meu projeto não tem nenhum fim lucrativo?
"Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível."

Se o proprietário não permitir trabalhos derivativos do seu, com ou sem fins lucrativos, ele pode recorrer contra você. O melhor a fazer é tentar o contato com o autor / produtora. :ok:

Tá ok, obrigado vou tentar contato com suporte "EA"  :ok:
"Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível."

  Devido ser um jogo sem fins lucrativos e ainda sim no RPG Maker, talvez eles nem fiquem sabendo da existência do jogo. Garanto que se for entrar em contato com a EA, eles nem te respondam, mas quem sabe. Não vejo problemas em usar sem pedir para eles.

Minha opinião, credite eles, e fale de onde tirou tudo, mostre até o site do jogo de onde veio, você vai estar divulgando de graça o jogo deles, duvido que façam algo contra sua pessoa. Na dúvida mande um e-mail, se não responderem e reclamarem tu fala, eu avisei carai >_>, mas não se preocupa não, sem fins lucrativos eles não fariam nada contra, a menos que fique bem famoso o seu game, e mesmo bem famoso e creditando eles e o jogo pelos recursos, fazer algo contra alguém que está divulgando eles seria burrice :X.

lobo já falou, EA nem vai ficar sabendo da existência de tal projeto. E mesmo que soubesse eles não perderiam tempo processando um jogo de RPG Maker. Dê os créditos e tal e seja feliz!

Viva a lenda!



Mandei e-mail para o suporte da EA, deram prazo de 14 dias para resposta, vou usar os recursos, coloquei no e-mail que seria dado todo o credito a EA e ao jogo do qual foram tiradas as prints, espero o mais breve possível estar postando uma bela aventura sci-fi + noir pra comunidade maker  :blink:
"Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível."

Citação de: VincentVII online 16/01/2014 às 15:43
lobo já falou, EA nem vai ficar sabendo da existência de tal projeto. E mesmo que soubesse eles não perderiam tempo processando um jogo de RPG Maker. Dê os créditos e tal e seja feliz!

Eu discordo um pouco disso. Claro que a possibilidade de você ser preso ou multado por algo que não é comercializado é quase nula, mas a empresa pode requirir um Cease and Desist, que nada mais é que um se não excluir essa parada, vamos violar o seu corpo. Caso isso ocorra — olha que as chances disso ocorrer são baixas — você terá que encerrar a produção e recolher as cópias do seu jogo.

Tente o contato. Algumas empresas até apoiam esse tipo de projeto, como a Capcom. :)

E eu vou ter que discordar um pouco também. Não é só porque existe a possibilidade de algum tipo de processo que ele será feito. Analisemos os fatos, é um projeto de RPG Maker, sem fins lucrativos, feito no Brasil e que só usará algumas imagens como BigFace. A EA não tem nada a perder com isso, pra que ela irá se preocupar em fazer alguma coisa?

Pra mim esse lance de mandar e-mail já é exagero, mas não vou falar que ninguém deve fazê-lo. Pra mim créditos são mais do que suficientes.

Viva a lenda!




O prazer deles é tornar a sua vida um verdadeiro inferno. Eu já recebi um Cease and Desist da Warner Music Japan por causa de uma sequência MIDI. ._.

Citação de: Kyo Panda online 16/01/2014 às 20:06
Eu já recebi um Cease and Desist da Warner Music Japan por causa de uma sequência MIDI. ._.[/font][/justify]

Really? Cara, tu é meio azarado...

Enfim, como já disseram, por se tratar de um jogo criado no RPG Maker, sem fins lucrativos e feito no Brasil, a única chance de eles ficarem sabendo e talvez entrarem em contato contigo pra retirar o jogo do ar, é caso ele faça tanto sucesso quanto To The Moon e seja conhecido mundo afora por jogadores não-makers, o que em parte seria bom e ruim ao mesmo tempo.

Mas, levando em consideração o normal das coisas, acho que a chance disso tudo acontecer é bem baixa, sem querer desmerecer ou rebaixar seu projeto, longe disso, mas é fato que pouca gente joga jogos de RPG Maker.

Usa e seja feliz, é um hobby e tu não estará tirando dinheiro de ninguém.

Dê os créditos por questão de ética, só isso, ninguém da empresa vai te processar nem em 1 milhão de anos porque vc não representa nenhuma instituição ou empresa, log não tem CNPJ e não representa competição.
Mesmo que por ventura, chance de 1 em 1 milhão seu jogo ficar conhecido e tal e chegar ao conhecimento dos criadores ainda sim não há perigo, não haveria sentido em uma ação judicial contra vc, ou vc pensa que eles não tem conhecimento de que há milhões de pessoas copiando seus graficos em jogos indie?? Ou vc acha que eles não fazem uma pesquisa no google de vez em quando para ver esse tipo de coisa, na ver dade vc está apenas fazendo propaganda para eles, é benéfico, e eles sabem disso.

então vá na fé meu filho
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone