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Sabrina - Jogo [ Completo ]

Iniciado por felipefalcon, 12/06/2017 às 12:59

Adorei o game,mas fica sempre com um gostinho de quero mais.

15/01/2018 às 10:59 #16 Última edição: 15/01/2018 às 11:01 por TensaZangetsu
Caster coloca isso aí em spoiler, tem gente que não jogou.
Spoiler
Citação de: Caster online 15/01/2018 às 10:46
Sabrina. Creio que enrolei um pouco, e nem estava planejando jogar este jogo, porque eu simplesmente detesto jogos de terror. Não pelo sangue, roteiro assustadores, personagens mortos e coisas do tipo, mas apenas por: Jumpscares. Estas são, na minha opinião, uma tentativa pobre de tentar assustar o jogador de alguma maneira, causando um susto instantâneo. E o jogador começa a ficar com medo de futuras jumpscares, mas isto não é causado pelo ambiente, temática, roteiro ou jogabilidade, mas por simplesmente o fato de que você tomou um susto. Um susto você pode tomar com qualquer coisa, seja uma caixa caindo, um animal passando do seu lado, ou aquele amigo sacana que aparece atrás de você quando você está quietinho em seu quarto (Felizmente isso nunca aconteceu comigo por eu não ter amigos, mas enfim). Resolvi jogar este aqui pelo criador me garantir que não tem nenhuma jumpscare.

Logo de começo, temos uma tela de título simples, sem muitas opções, mas creio que nem precisaria, é melhor assim, mais simples mesmo. Começando o jogo, temos um protagonista lá deitado de boaça vendo sua televisãozinha, numa tempestade escura (not cliché at all) e sem uma luz acesa em sua casa, e por incrível que pareça, está tudo claro. O mapa está muito bom, uma casa simples de madeira, creio que ele está no campo, apesar de não sairmos da casa por nada.
Aí vai lá e tem um ratinho ali, e você recebe a opção de correr ou esperar, e tem uma barra de tempo pra isso, que nem nos jogos da Telltale. Eu não imaginava que esta opção seria inútil, então após analisar bastante, e tentar todas as possibilidades percebi que era sim inútil se você corre ou não atrás dele, não sei porque fiz isso.
Aí ele vai lá, e desce as escadas, e temos uma porta, que parece que ela está meio aberta. A primeira coisa que eu pensei, foi que algum ser ou criaturinha que ele tem ali, se transformou num monstro, sei lá, e fugiu para matar pessoas. E olha que eu não estava tão errado assim não.
Eu fui explorar um pouco a casa, o legal deste jogo é que tudo tem descrição, ele observa tudo ao seu redor e faz um comentário. Ao interagir com a geladeira, vê-se uma bebida. Ele bebe automaticamente, e aparece a barra de vida na tela. Não sei se ela diminuiu ou aumentou ao beber.
Aí então, vamos ao corredor, e tem uma mulher de cabelo longo (not cliché at all) tentando nos meter a faca. E temos que apertar um botão na tela até quebrar o dedo, e depois outro, e depois outro. A quantidade de vezes que você tem que apertar é absurda, se você errar ela só te mata mesmo, passando a faca na sua cara como se estivesse cortando um bife, e com uma facilidade... e você começa do último checkpoint (admito que essa parte foi engraçada).
Depois de quebrar seu teclado, você percebe que ela cortou seu braço, e você tem que ir no banheiro, passar uma bandagem, sei lá. Nessa parte, o jogador anda feito uma lesma ou um rubinho. Eu achei que ela tinha cortado o braço, e não perna. Então você tem que ir pro quarto, e a cada passo que você dá você perde mais sangue, e se perder todo o sangue você morre. Pelo menos, não é de tempo, senão eu ficaria desesperado, você perde sangue a cada passo. E os seus passos são contados, sério, o jogo conta exatamente o caminho mais curto pro quarto, passo por passo, você chega ao banheiro com 0 vida.
E aí você passa as bandagens, e fica milagrosamente bem. E você vai lá ver como que tá a mamãe. Esta parte é mais um "Find the item", que eu achei que é a parte mais interessante do jogo por que você pode fazer isso bem relax, e interagir com tudo até achar as chaves. É basicamente ir ao quarto na gaveta do lado da cama, pegar as chaves e ir até o quarto da mamãe.
Aí a loira do banheiro tá com sua mãe, e aí você tem um monte de escolhas pra fazer. Atacar ou andar, atacar ou andar. Eu não sei se tem outra forma, mas a minha solução foi: Andar 5x e depois atacar. Você então começa outro quick time event destrói teclas,
ela mata sua mãe, você fica 100% pistola, e derruba a Samara, digo Sabrina, da escada. Aí, quando ela cai da escada, ele fica todo frufruzinho com ela, e eu não entendi.
Então, de primeira, resolvi meter a faca nela, porque era o certo a se fazer, ela matou minha mãe!
Aí eu resolvi depois fazer o outro final "Não passei a faca quente na Sabrina e olha no que deu (ALMOST DIED)".
Aí descobri que a Sabrina é tipo um cachorrinho, daqueles pit bull, que você deixa protegido a sete chaves, amordaçado, pra não morder ninguém, e fica lá no sótão dele. Ao ler o bilhete no quarto da mãe, se descobre que eles combinaram, pra a Sabrina matar a mãe, eu não sei se realmente foi a mãe que escreveu aquilo, o cara lá não disse se a letra era realmente dela, pode ter sido a Sabrina que escreveu isso só pra se vingar do filho matando a mãe, não sei...
Aí ele disse que ela tá fugindo pra encontrar alguém (será o amante dela), mas sinceramente eu espero que seja a polícia, tu tá presa no sótão de uma casa, a única coisa que tu tem que se preocupar é em chamar a polícia. Ele disse que revistou ela toda, e não encontrou a chave que ela usou pra sair, por isso a porta aberta (só esqueceu de usar um detector de metais no corpo dela né fiote). Ela vomita a chave e o jogo acaba.

O real motivo da Sabrina ter ficado encarceirada.

Já que ele disse que

Considerações finais. É um jogo legal, porém extremamente difícil e curto. DEMO menor(lhor) que Sonic Forces. Creio que teve um plot twist enorme no final, curti bastante. Não pude fazer um textão muito enorme pra esse jogo por causa do tamanho da DEMO, mas está legal. O protagonista é realmente um cara bem doentio, pra deixar uma mulher presa lá no quarto dele.
Como eu disse anteriormente, ao interagir com o fogão, ele diz que compraria um mais novo para atendê-las. Significa que tem um alçapão escondido lá no sótão com outro sótão, uma senzala, cheia de Sabrinas, com cabelos longos, presas lá, um harém inteiro, cheio de gente, todo mundo gritando e se matando por um lugar pra dormir.
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Sobre o jogo, ele é bem legal, você pode interagir com tudo e os gráficos são bem bonitos, a historia é meio confusa mas você entende, e no final, que puta plot twist.
Espero a continuação :ok:


Vários comentários no post de um jogo em tempo recorde, tive que testar. hahaha
Os cenários e ambientação estão bem legais. A história é meio boa e meio ruim, explico mais pra frente. E a jogabilidade é sofrível. xP
Em termos de cenário, arte de personagem, sons e música (ou a falta) estão bem legais, bem legais mesmo, e para mim são o ponto alto do jogo.
Em oposto temos a jogabilidade, que é uma tortura absurda (ou pelo menos foi pra mim), só continuei jogando pq no post falava q o jogo era bem curto, se chegasse perto de uma hora de jogo eu não conseguiria jogar tudo. O personagem anda bem devagar e isso até poderia acrescentar um elemento legal ao jogo, mas pra mim ele anda devagar demais, e o pior é que tem um breve momento que é possível controlar ele andando rápido (logo após encontrar o rato) e nas animações ele tb corre, ver essa diferença de velocidade me deixou ainda mais desanimado com a lentidão do personagem. Apertar os botões rapidamente é uma dificuldade imensa, principalmente pq não da tempo de ver qual é o botão e começar a apertar, tem que ir com eles decorados, e mesmo sabendo qual é o botão ainda é difícil de conseguir apertar as várias vezes que é necessário. O fato de não conseguir apertar loucamente o botão e morrer tb é bem sacana, nesse gênero de jogos errar não te mata instantaneamente, mas te leva a um novo caminho de botões, por exemplo: aperte A depois S, se errar precisa apertar A, S e A novamente, colocando um novo caminho e novos elementos diminui o número de mortes e aumenta a dinâmica. Eu particularmente mudaria isso de apertar várias vezes por apertar apenas uma vez e uma barra indicando quanto tempo falta, como a que você usa nas opções do personagem. Você tem uma barra de vida, mas ela só entra em ação em uma cena, mesmo tendo itens de cura espalhados pela casa. Acho que ficaria mais interessante se ao errar uma sequência de botão o personagem leva uma facada, toma dano e uma nova sequência de botões aconteceria, levando (na minha opinião) a um gameplay mto mais interessante, podendo até recuperar vida ao longo do jogo com itens espalhados pelo cenário. Na única cena que a vida é relevante você tem que ir até o banheiro, mas qualquer erro de caminho leva a morte, isso é bem frustrante, acho que daria pra aumentar a margem de erro nessa parte. Outra parte de gameplay que achei ruim foi a cena no quarto da mãe, onde é preciso na base da tentativa e erro (e todo erro é gameover) descobrir as opções certas, talvez colocar algum elemento ali que escolhendo a opção errada uma ou duas vez não levasse a morte, tipo você avança pra atacar e a Sabrina te empurra pra longe e você volta para o começo da cena.
A história como mencionei antes pra mim é oito ou oitenta, ao final do jogo é nos dado 2 opções, uma delas leva para um final estranho e sem graça, já a outra é um final bem mais interessante com um plot twist bem legal. Eu fiz primeiro o final sem graça e fiquei meio sem entender pq as pessoas nos comentários falavam em um final legal por isso voltei a jogar pra testar a segunda opção, mas garanto que vários outros jogadores não vão fazer isso, ainda mais se não tiverem outras pessoas dando a dica que existe outro final, vão completar o jogo e achar toda a experiência meio frustrante. Acho que essa última opção poderia ser retirada ou esse caminho mais fraco levar a um final tão satisfatório quanto o outro.
Como um todo foi bom jogar esse jogo, mas só pq li os comentários antes, se eu fosse pegar o jogo por fora e sem ver nenhum comentário, acho que não chegaria nem na cena do banheiro.

19/01/2018 às 13:53 #18 Última edição: 24/01/2018 às 18:42 por Forsaiken
Bem demorei 5 dias para terminar o jogo. E vou te explicar algo basico sobre esse jogo, se você não falar para a pessoa que ele só tem de 15 a 30 minutos de gameplay, ela provavelmente irá desistir de jogar o mesmo. Pois até mesmo eu que ja havia visto isso, tive que encerrar a jogatina e só voltei a jogar hoje e fiquei muito feliz ao ver os 94% do jogo completo no Continue.

Vou dar um review geral do jogo.

Dificuldade - 1,0

No geral para mim a dificuldade do jogo seria 0,00; esse unico ponto que dei foi somente ao fato do jogo ser muito curto.

Bem vou falar sobre a dificuldade de um jogo em geral, primeiramente seu jogo não possui escolha de dificuldade, então se esse tipo de recurso não existe, é fundamental que você faça o jogo ser doce no inicio e então comece a dificulta-lo. O jogo está totalmente "sofrivel" nesse quesito e se você pensa que fazer um jogo ficar dificil é algo "bom", é melhor rever seus conceitos. Desafios são bons, mas ninguém quer começar um jogo dando mais de 5 retrys na sua fase inicial.

E existe outros aspectos da dificuldade que vou informar no quesito "jogabilidade", sobre um pecado cometido no press button.

Jogabilidade - 2,0

Bem, vou falar primeiramente do maior pecado que você cometeu na jogabilidade desse jogo, o Press Button.
Existe um jogo chamado OSU! que seria um jogo de ritmo, onde você precisa pressionar os botões conforme o mapa da musica e as batidas da mesma.
Só que o OSU! possui certos limites referente ao pressionar da tecla repetida vezes, que seria o BPM (Batidas por minuto), em resumo:

Para você conseguir bater tecla a mais de 120 BPM é necessario 2 TECLAS ( um do lado da outra, para que os dedos possam alternar entre as mesmas) < E essa regra se equivale a jogadores que ja jogam o jogo em uma dificuldade muito alta (EXTRA INSANE), pois quem joga abaixo disso não consegue manter esse ritmo com 1 dedo (120 BPM)

O seu jogo, ao que percebi nele, a quantidade de BPM necessaria para conseguir passar das etapas está acima de 120 BPM e o pior de tudo é que você só pode fazer isso com 1 tecla.
Basicamente minha mão esquerda não consegue faze-la de jeito nenhum e nisso eu preciso tirar minha mão direita do seu lado do teclado, para conseguir tal feito. Se fosse necessario fazer alguma coisa a mais na jogabilidade, eu não  conseguiria, pois toda a minha concentração do corpo estava na minha mão direita do lado esquerdo do teclado. Isso por que jogo OSU! a mais de 2 anos e isso não deveria ser um problema pra mim.

O sistema de escolhas achei muito interessante na parte que você precisa gravar o caminho correto para progredir na cena, usando a memória da pessoa.

Não sei se houve uma falha no jogo, mas antes de eu terminar a jogatina que foi na parte final do jogo, havia uma sequencia de mais de um botão para ser feita, mas após eu usar o continue, só tive que usar 1 (X) para passar da cena, como se o jogo tivesse sido alterado. Isso está correto?

E o outro problema na jogabilidade é que eu precisei morrer 2 vezes por não saber o que exatamente eu tinha que fazer com aquela tecla. Pois em nenhum momento há uma explicação que eu preciso pressionar repetidamente a tecla "INSANAMENTE" para passar da cena.  Explicar a jogabilidade do jogo é fundamental e você também pecou nisso.

Que tal colocar uma mensagem de aviso explicando o  que deve ser feito para passar da cena? (Pressione  repetidamente a tecla) (Chegue ao banheiro antes de o tempo acabar). Algo preciso, só para deixar bem claro ao jogador o que deve ser feito.

História - 3,0

Spoiler
Achei interessante o desfecho, vamos chama-lo de plot twist. Por mais que seja um desfecho interessante, o plot twist não me pegou como deveria, pra mim a vontade de ver o final deveria vir desde o inicio do jogo. Mas pra mim esse jogo estava mais parecendo um Arcade Survival de uma garota maluca que entrou na minha casa. Eu não vi motivo para pensar o porque de ela estar fazendo aquilo. Pra mim esse plot twist só ocorreu justamente por causa da carta da mãe dele até o final do jogo em si e não pela história do jogo inteiro.

Acho que o maior problema disso na verdade é simplesmente pelo fato do jogo ser muito curto, mas OK.
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Gráficos - 4,5

Gostei do climax do jogo e tudo mais no ambiente gráfico, nada do que reclamar nessa parte, os gráficos fizeram seu papel no jogo perfeitamente. Exceto pelo final que não entendi muito bem os gráficos em conjunto com a garota.

Audio - 4,5

Totalmente em sintonia com o jogo, só a parte final naquela musica do "plot twist" devido ela ja ter vindo antes de revelar o plot twist em si, achei um pouco estranho, mas no geral está tudo certo também.

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Média - 3,0  /  5,0

Eu vi nos créditos que algumas pessoas testaram o jogo e sinceramente ninguém falou nada sobre a dificuldade do mesmo ou a falta de uma explanação do sistema? Penso que se uma pessoa testa algo, ela deveria dar dicas de modding (modificação) para o criador do mesmo e assim no final sair um projeto completo e préviamente avaliado.

Quando eu deixo de ver um filme ou série em um dia para terminar no outro (Isso por que o mesmo pode levar até 3 horas de duração) e só termino o mesmo no outro dia, é por que eu simplesmente não gostei do mesmo e só finalizei por questão de capricho, e alias, quando eu vejo que a coisa está feia mesmo, eu nem termino, o que salvou seu projeto nisso como eu disse no começo do tópico foi justamente o tempo de duração dele, e isso simplesmente ocorre por causa da dificuldade do jogo e o press button, tantas coisas investidas no projeto e quase desisto do mesmo por 2 coisinhas que podem ser meramente ajustadas.

Tome cuidado com isso, existem tutoriais na internet falando sobre como deve ser desenvolvido a dificuldade em um jogo, pois isso é um ponto vital que faz um jogador querer ou não continuar no jogo.