Templates

Iniciado por LoboShow, 29/04/2013 às 00:05

[box class=titlebg]
Introdução
[/box]
No RMVX, temos um conjunto de gráficos bem grande, e pouca gente que faz todos os gráficos do jogo. Alguns pegam prontos na internet. Outros usam o RTP. Poucos fazem os próprios gráficos. Aqui vou disponibilizar todos os gráficos do seu jogo, a partir de templates. Não vou ensinar técnicas de pintura, cada um usa o que acha melhor - Paint, PhotoShop, Gimp, etc. - e cada um tem suas técnicas.

[box class=titlebg]
Tilesets
[/box]
No RMVX, temos um conjunto de 5 tilesets, sendo que o "A" é dividido em 5 gráficos, totalizando 9 gráficos. Aqui estão tutoriais e templates para fazer cada um dos gráficos.

TileA
O gráfico "TileA1" é composto de 192 peças. Parece muito, mas no RMVX essas 192 peças serão convertidas em apenas 16 peças. É que elas têm movimento e são auto-tiles.
O template usado é esse:

A melhor forma de entender o funcinamento dos tiles é vendo o original do RTP. Tem oito conjuntos de água com movimento (por isso terá de ser feito 3 vezes de forma que fique diferente em cada conjunto), dois conjuntos de pedras na água (que podem ser utilizados para outra coisa) e seis conjuntos de cachoeiras (também com movimento).
[close]

TileA2
O gráfico "TileA2" é composto pela mesma quantidade de peças do "TileA1" e usa o mesmo template. Mas, como não tem movimento (só auto-tiles), será reduzido a 32 peças na hora de importar ao RPG Maker VX. Ele é composto por 32 conjuntos de 2 peças de largura por 3 de altura.
[close]

TileA3
São as casas. O template é esse:

É composto de 128 peças divididas em 16 conjuntos de 8 peças (2 x 4). As quatro peças de cima de cada conjunto são o telhado e as quatro de baixo são a casa.
[close]

TileA4
Já estamos acabando o tileset A. O "TileA4" é feito de paredes. Possui 24 conjuntos de 10 peças (2 x 5). O template é o seguinte:

Novamente, estude o original do RTP e faça o seu baseado nele.
[close]

TileA5
Aqui você poder pôr chãos, paredes, "abismos", etc. de forma livre, sem ter que fazer algo específico. Só existe uma coisa importante: A peça do canto superior-esquerdo deve ser transparente e a peça do seu lado direito deve ser totalmente preta. Só. O template é esse:

Fim. Acabamos o tileset A.
[close]

TileB-C-D-E
Esses tilesets (B, C, D e E) são livres para o que você quiser fazer e possuem todos o mesmo template:

Só existe uma recomendação:
A peça do canto superior-esquerdo do tileset B deve ser transparente.
E assim, acabamos a parte dos Tilesets.
[close]

[box class=titlebg]
Characters
[/box]
Os famosos "chars" do RMVX são os gráficos usados em eventos. Não existe "tamanho" nesses gráficos, só tem que seguir a grade.
Template 1 (oito chars):

Template 2 (um char):

Lembrando: Se for usar a grade de um char, salve sempre com um "$" antes do nome.
A primeira linha é olhando para baixo, a segunda é para a esquerda, a terceira é para a direita e a última é para cima. As colunas fazem o movimento.

[box class=titlebg]
Animations
[/box]
As animações da batalha, ao contrário dos chars, não possuem uma grade, mas um tamanho. É possível fazer uma animação de uma peça da mesma forma que é possível fazer uma com 50 peças. Aqui tem um template de 25 peças:
Spoiler
[close]

[box class=titlebg]
Battlers
[/box]
O mais fácil e ilimitado. Qualquer tamanho pode ser usado, por isso não existem templates para battlers.

[box class=titlebg]
Pictures
[/box]
Igual aos battlers, sem restrições de tamanho. Apenas um detalhe: Pictures que ocupam a tela toda tem tamanho de 544 de largura e 416 de altura. Mas dá pra fazer imagens mairores, só que não vão aparecer inteiras, sendo necessário o uso do comando "Mover Imagem" em um evento.

[box class=titlebg]
Faces
[/box]
São os rostos dos chars, na maioria das vezes. São como os chars, que não precisam de um tamanho, mas precisam seguir a grade. O único template disponível é esse aqui:

A grade é de oito faces.

[box class=titlebg]
Parallaxes
[/box]
Os parallaxes (ou panoramas) são as imagens que aparecem no fundo dos mapas. Não possuem nenhum tamanho, como as pictures, mas tem que formar um padrão, para que a imagem possa ser ampliada.

[box class=titlebg]
System
[/box]
Afinal, chegamos na parte mais difícil dos gráficos. A pasta System original do RTP possui 18 arquivos de imagens, sendo que 9 já foram explicados (os tilestes). Aqui, vou explicar uma por uma das 9 imagens restantes.

Ballons
Os balões são usados para dar uma expressão ao evento. O gráfico "Balloon" do RMVX é dividido em 10 linhas e 8 colunas. Cada linha é uma expressão e cada coluna é um "frame" da animação. As colunas, assim como nos chars, servem para dar animação.
Template:
[close]

Battlefloor
O chão da batalha. É uma espécie de sombra que fica debaixo dos monstros nas batalhas. Nunca estudei essa imagem (não sou muito chegado às batalhas) e não sei se tem limite de tamanho. Só sei que a original do RTP tem 544 pixels de largura e 192 de altura e que pode ser feito qualquer desenho nesse espaço.
[close]

Battlestart
Outro gráfico jamais estudado por mim. Essa imagem aparece antes de uma batalha. Seu tamanho deve ser de 544 de largura e 416 de altura, tamanho da tela do RMVX.
[close]

Gameover
Esse gráfico aparece quando dá Game Over. Qualquer desenho pode ser feito nele, mas ele tem que ser do tamanho da tela do RMVX (544 x 416).
[close]

Iconset
São os ícones do jogo, para os itens e os status. IconSets não possuem limite de altura, sendo possível criar IconSets enormes. Template:
[close]

Messageback
É o gráfico que aparece atrás da mensagem marcada com "Fundo Escuro". Você pode modificar esse gráfico de forma que não fique um fundo escuro, podendo ser possível fazer qualquer desenho nele, mas na hora de usar numa mensagem, marque "Fundo Escuro". Ele deve ter 544 pixels de largura por 160 de altura.
[close]

Shadow
É uma pequena sombra que vai aparecer debaixo de "Eventos Flutuantes" como o Airship. Ela tem 32 pixels de largura e 32 de altura (tamanho de um tile).
[close]

Title
A famosa Tela Título é o gráfico que aparece antes do jogo começar e que tem o nome do jogo escrito. Seu tamanho deve ser o mesmo da tela do RMVX (544 x 416), caso não use nenhum sistema ou script para modificá-la. Mesmo assim, um template:

Acontece que naquela parte verde é melhor não fazer muito desenho, pois a mensagem de "Novo Jogo", "Continuar" e "Sair" vai ficar ali.
[close]

Window
O útimo gráfico. Ele vai aparecer nas mensagem marcadas com "Normal" e em caixas de diálogo por script. Vou usar um template para explicar esse gráfico:

A parte vermelha é o fundo da imagem. A parte azul é o contorno do fundo. A parte azul clara são as flechinhas apontando para baixo que se movem. As partes rosas são flechas apontando para todos os quatro lados. A parte roxa eu não sei para que serve, só sei que é um tipo de contorno. A parte amarela são as cores de texto que poderão aparecer na mensagem. A parte verde são sobras e a parte inferior-esquerda eu não sei para que serve, então é melhor deixar o original do RTP.
[close]

[box class=titlebg]
Créditos
[/box]
Ao pkmnfan7 por criar o tutorial e a maioria dos templates (menos o das faces) e a mim lobozero por editar/adaptar o tópico.

Hey, não estou conseguindo visualizar nenhuma delas :c

Citação de: Cerian online 12/10/2016 às 21:32
Hey, não estou conseguindo visualizar nenhuma delas :c
Precisa de algum template em específico, Cerian?
O tópico é muito antigo, e o autor aparece por aqui bem esporadicamente. Pode ser que algum dia
ele conserte isso, ou alguém mesmo tire algum tempo para isso.

Oi King Gerar preciso de um template de iconset e tileset obrigado

Todos os templates estão no portal do fórum:
[hs width=320 height=240]https://i.imgur.com/lMd7F4v.png[/hs]
[close]